Lei sancionada em Juazeiro obriga condomínios a denunciarem casos de violência e discriminação

Síndicos e administradores deverão comunicar casos em até 48 horas ou imediatamente em situações de flagrante

Foi sancionada nesta terça-feira (12) a Lei Municipal nº 3.320/2026, que torna obrigatória a comunicação às autoridades competentes de casos ou indícios de violência e discriminação registrados em condomínios residenciais e comerciais de Juazeiro.

A nova legislação é de autoria do presidente da Câmara Municipal, Emerson José da Silva, conhecido como Emerson Mitu, e foi publicada no Diário Oficial do Município após sanção do prefeito Marcos Andrei Souza Gonçalves da Silva.

De acordo com a norma, síndicos, administradores e responsáveis legais pelos condomínios deverão informar, no prazo máximo de 48 horas, situações que envolvam violência doméstica e familiar contra a mulher, agressões contra crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, além de casos de racismo e discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero.

LEIA MAIS

Câmara de Juazeiro aprova lei que obriga condomínios a denunciarem casos de violência

Medida determina que síndicos e administradores comuniquem casos suspeitos ou confirmados em até 48 horas, com penalidades que podem chegar a R$ 10 mil

A Câmara Municipal de Juazeiro aprovou um Projeto de Lei que torna obrigatória a comunicação de casos ou suspeitas de violência e discriminação em condomínios residenciais e comerciais da cidade. A proposta é de autoria do presidente da Casa, Emerson José da Silva.

De acordo com o texto, síndicos, administradores ou responsáveis legais terão até 48 horas para informar às autoridades competentes situações envolvendo violência doméstica contra mulheres, agressões a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, além de casos de racismo e discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero.

Nos casos de flagrante ou risco iminente, a comunicação deverá ser imediata, sendo feita diretamente à Polícia Civil ou a órgãos de segurança pública, preferencialmente especializados no atendimento às vítimas.

LEIA MAIS

Programa habitacional poderá financiar obras de melhorias em condomínios

O Projeto de Lei 220/21 permite que o Programa Casa Verde e Amarela financie obras de melhorias, consideradas essenciais ao bem-estar dos moradores, em condomínios construídos por programas habitacionais públicos.

O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, é do deputado Professor Joziel (PSL-RJ), e altera a lei que criou o programa habitacional (Lei 14.118/21), que substituiu o Minha Casa Minha Vida.

LEIA MAIS