Adolescente é apreendido após roubar jovem na Cohab Massangano

(Imagem ilustrativa)

(Imagem ilustrativa)

Na tarde de ontem (08), uma jovem, de 17 anos foi roubada e agredida no bairro Cohab Massangano, em Petrolina (PE). De acordo com a Polícia Militar (PM), por volta das 14h, duas pessoas abordaram a vitima em via pública e tomaram o celular.

A jovem gritou e foi agredida por um dos acusados com um soco na boca, fugindo em seguida. Um deles foi perseguido e detido por populares. O outro abandonou o objeto de roubo e conseguiu fugir.

 O acusado, que tem 17 anos, foi  detido e conduzido para o Hospital Universitário, pois apresentavas pequenos hematomas. Em seguida foi apresentado na Delegacia de Plantão, onde foi confecciona um Boletim de Ocorrência Circunstanciada

 

 

Início de noite violenta em Petrolina com duas tentativas de homicídio

mulher-morta-no-n-5

Mulher atingida por três disparos de arma de fogo em Petrolina

Informações compartilhadas através das redes sociais registram a violência em Petrolina no início da noite desta quarta-feira (12). A primeira vítima foi uma mulher de nome ainda não revelado, ela teria sido atingida por três disparos de arma de fogo na Vila do Meio do N-5, PSNC. O autor dos disparos e a motivação do crime não foram informados.

homem-assassinado-vila-eulalia

A outra vítima foi um homem de idade não revelada, conhecido por Maycon, ele foi atingido por 5 disparos de arma de fogo na rua 4 da Vila Marcela. Populares o socorreram para o hospital, mas até o fechamento desta matéria não conseguimos obter mais informações sobre o estado da vítima. A motivação e os autores do crime também não foram informados.

Manchetes dos principais jornais do país

O Globo
Limite para gasto público avança na Câmara

Folha de São Paulo
Subsídio pode subir R$ 1 bi em SP com tarifa congelada

O Estado de São Paulo
Rio pede R$ 14 bi à União e negocia intervenção branca

Jornal do Commercio
Novo comando para regatar Pacto pela Vida

Diário de Pernambuco
Bancários encerram greve em Pernambuco. Exceto Caixa

Folha de Pernambuco
STF fatia principal inquérito da Lava Jato e passa a investigar Lula e Cunha

A Tarde
Bancos dão reajuste de 8% e acabam greve de 31 dias

Tribuna da Bahia
Acaba a greve dos bancários

Correio da Bahia
Dois triplos homicídios em menos de meia hora

O Dia
Ações na justiça garantem a troca da aposentadoria

Correio Braziliense
Operação liga máfia a hospital no Lago Sul

Valor Econômico
Relator cria ‘subteto’ que aumenta controle de gasto

Meio Norte
Substituta da Vale do Piauí: níquel começa a ser produzido

Diário do Nordeste
Justiça Eleitoral pede reforço de tropas federais no 2º turno

Manchetes dos principais jornais do país

O Globo
Crivella e Freixo duelam por 2,4 milhões de eleitores

Folha de São Paulo
Doria afirma que vai congelar tarifa de ônibus em 2017

O Estado de São Paulo
Vitória de Doria antecipa disputa por 2018 no PSDB

Jornal do Commercio
PSDB e DEM propõem aliança contra o PT no Recife

Diário de Pernambuco
Janot acusa Fernando Bezerra por propina de R$ 41,5 milhões

Folha de Pernambuco
Temer diz que votos nulos e abstenções pressionam por reforma política

A Tarde
Soma de votos, nulo, branco e abstenções é recorde no país

Tribuna da Bahia
Neto vai redesenhar a equipe de governo

Correio da Bahia
Um raio-x da eleição na Bahia

O Dia
Crise no estado se agrava

Correio Braziliense
Nível de barragem cai e conta de água deve ter taxa extra

Valor Econômico
Reforma vai acabar com pensão integral por morte

Meio Norte
Firmino é eleito para o 4º mandato

Diário do Nordeste
Começa corrida por votos no segundo turno; Roberto e Wagner vão em busca de mais apoio

 

Pesquisa: Miguel Coelho assume liderança em Petrolina

PESQUISA

Pesquisa do Instituto Opinião, encomendada pelo blog do Magno Martins, revela uma mudança no cenário da sucessão do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB). Adalberto Cavalcanti (PTB) e Odacy Amorim (PT), que apareciam empatados na primeira sondagem, em fevereiro passado, perderam a liderança para o candidato do PSB, Miguel Coelho. Se a eleição fosse hoje, o socialista teria 24,8% dos votos. Em segundo lugar aparecem empatados, tecnicamente, Odacy, com 17%, e Adalberto, com 16,6%. Edinaldo Lima, candidato do PMDB e apoiado pelo prefeito, tem 8,8%, enquanto Perpetua Rodrigues, do Psol, aparece com apenas 0,4%. Brancos e nulos somam 11% e 21,4% se apresentam indecisos.

Na espontânea, modelo pelo qual o nome do candidato não aparece no disco, obrigando o eleitor e entrevistado a lembrar do nome preferido, Miguel também lidera com 16,6%, seguido de Adalberto Cavalcanti com 11% e Odacy, que pontua em 9,8%. Edinaldo Lima é citado por 5,4% e brancos e nulos somam 11,2%. Neste cenário, os eleitores que se apresentam como indecisos sobem para 46%.

No item rejeição, Miguel Coelho e Adalberto aparecem empatados com 14,6% e 14,4%, respectivamente, seguidos de Edinaldo Lima, com 13,2%. Perpetua aparece com 9,4% e Odacy é o menos rejeitado, com 5,2%. Dos entrevistados, 7% disseram que rejeitam todos os candidatos e 36,2% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos apresentados no disco contendo todos os nomes.

As entrevistas foram realizadas nos bairros Alto da Boa Vista, Alto do Cocar, Antônio Cassimiro, Areia Branca, Atrás da Banca, Catinguinha, Centro, Cidade Universitária, COHAB Massangano, COHAB VI, Cosme e Damião, Distrito de Rajada, Dom Avelar, Gercino Coelho, Jardim Amazonas, Jardim São Paulo, Jatobá, João de Deus, José e Maria, Km-25, Loteamento Recife, Maria Auxiliadora, Massangano, N I a XI, Nova Descoberta, Núcleo de Serviço I e II, Pau Ferro, Pedra da Cerca, Pedra Grande, Pedra Linda, Pedrinhas, Pedro Raimundo, Ponta da Ilha, Quati I e II, Rio Corrente, Rosado, São Gonçalo, São José, Serrote do Urubu, Tapera, Terra da Liberdade, Uruás, Vila XII, Vila Debora, Vila Eduardo, Vila Esperança, Vila Marcela, Vila Mocó e Vila Rotary.

O levantamento, com 500 questionários aplicados, foi a campo nos dias 01 a 04 de setembro. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.  Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-08071/2016.

Miguel tem suas maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores com renda acima de cinco salários (36,7%), entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (29,8%) e entre os eleitores com grau de instrução superior (28%). Por sexo, 26% dos seus eleitores são mulheres e 23,3%, homens. Já Odacy tem suas maiores indicações de voto entre os eleitores jovens, na faixa de 16 a 24 anos (22,1%), entre os eleitores com renda familiar até dois salários (19,5%) e entre os eleitores  com grau de instrução no ensino médio (18,6%). Por sexo, 20,7% são homens e 13,9%, mulheres.

O candidato Adalberto Cavalcanti tem seus maiores percentuais de voto entre os eleitores jovens, da faixa de 16 a 24 anos (25%), entre os eleitores com grau de instrução da 6ª a 9ª séries (25%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (19,5%). Por sexo, 21,1% são homens e 12,8%, mulheres.

UPAE/IMIP atende em média 300 pacientes por dia

upae imip

A urgência e emergência clínica da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) é um serviço de complexidade intermediária entre a atenção básica e a rede hospitalar, compondo com estas um sistema organizado de atenção à saúde. Funciona 24 horas e recebe uma demanda de, em média, 300 pacientes por dia. Desde a inauguração, em 29 de julho de 2013, a Unidade já realizou mais de 260 mil atendimentos.

“Somos a referência secundária de urgência e emergência em clínica médica e odontologia para população de Petrolina e região. Prestamos atendimento aos pacientes que apresentam quadros agudos ou crônicos agudizados; e realizamos procedimentos de baixa e média complexidade. Isso significa que recebemos os casos que precisam de observação por um período de até 24h, mas que não caracterizam internação hospitalar”, esclarece a coordenadora geral, Magnilde Alves.

LEIA MAIS

Mutirão de Saúde é realizado em Afrânio

mutirao

Ao todo, 30 exames de Colposcopia, foram feitos pelo ginecologista Otávio Pedroza./ Foto: Ascom

Foram realizados em Afrânio, Sertão de Pernambuco, atendimentos realizados pela Secretaria de Municipal de Saúde em parceria com  o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Idesne), com ações voltadas a saúde da mulher. Ao todo, 30 exames de Colposcopia, foram feitos pelo ginecologista Otávio Pedroza. este exame permite que sejam detectadas lesões precursoras da doença em estágio inicial, antes mesmo do aparecimento dos sintomas, reduzindo a incidência da mortalidade por câncer do colo do útero.

Paralelo a isso, ainda foram realizados nos últimos dias, mutirão de parecer cardiológico (ECG) em pacientes para cirurgias de catarata com o cardiologista Edílson Cavalcanti. No total 71 pessoas foram atendidas

Ataque de fúria: mulher esfaqueia namorado no Rodeadouro

crime faca

O que era para ser um dia de lazer quase se transforma em tragédia envolvendo um casal de namorados na cidade de Juazeiro-BA. Nesta sábado (26), o casal saiu para se divertir no localidade do Rodeadouro, chegando ao local eles se desentenderam e a namorada em ataque de fúria desferiu um golpe de faca no peito do homem, que não esperou por socorro e saiu em sua moto em busca de atendimento, antes de chegar ao local ele ainda deixou a arma utilizada no crime em uma unidade militar, ao lado da UPA de Juazeiro.

Cremepe vai abrir sindicância para apurar omissões do Hospital Universitário

Sílvio Luiz - Cremepe

O absurdo do fechamento dos portões aos pacientes na madrugada do último domingo (13), por falta de médico ortopedista, no centro cirúrgico do Hospital Universitáriao (HU), culminou com a vinda à Petrolina-PE, do presidente do Conselho Regional de Medicina (CREMPE), Sílvio Luiz, que concedeu uma entrevista coletiva logo após a vistoria na unidade.

O presidente destacou a importância do nosocômio para a região por ser o único de referência de traumas que atende cerca de 53 municípios, no total são mais de 2 milhões de pessoas atendidas, reconhecendo, portanto, ser um local que tem um quantitativo de leitos inferior a necessidade que deveria ter na região.

Ele afirmou ter vindo sempre a Petrolina averiguar a situação do HU, já tendo encontrado de tudo desde a falta de insumos, de medicamentos, de motorização, material cirúrgico,  mas uma coisa que segundo Sílvio vem persistindo é a falta de Recursos Humanos.“Principalmente quando se trata de anestesistas, que hoje é o grande problema da unidade, principalmente nos finais de semana tanto na sexta e sábado no horário noturno, onde teve a ocorrência, como domingo e segunda no plantão diurno está funcionando sem nenhum anestesista de plantão”, assegurou Sílvio Luiz, acrescentando que o ideal seria no mínimo dois anestesistas por plantão.

Outra deficiência apontada foi o número reduzido também de clínicos de plantão no total de dois, sendo necessário no mínimo de 3 a 4 clínicos “porque tem que dar suporta a toda sala vermelha e toda sala amarela”, alertou.

Sílvio informou ainda que 95% das pessoas internadas esperando por cirurgia são pacientes de ortopedia e considerou insuficiente o número de ortopedistas e anestesistas cedidos através do convênio que foi confirmado através das prefeituras de Petrolina e Juazeiro, portanto, salientou que o hospital precisa também da colaboração de todos os municípios. “Todos têm que dar o suporte com os leitos de retaguarda, que são os hospitais de pequeno porte, que têm aqueles pacientes que estão estáveis no hospital de traumas,  universitário, eles encaminham para essa cidade para que fiquem por lá, pois passaram da situação crítica dando vaga aos pacientes que vão chegando com mais gravidade”, sugeriu.

Sobre o caso específico dos portões fechados no último domingo, ele disse que a medida foi errada e que vai servir para abertura de uma sindicância. “A partir da abertura de uma sindicância aí ela segue em sigilo, como presidente eu não posso manifestar minha opinião apesar de já ter tido uma avaliação de toda a situação, essa fiscalização nós vamos colocar junto com a denúncia, vai ser escolhido um conselheiro sindicante que vai apurar todos os fatos, vai chamar todas as pessoas envolvidas na situação e aí uma câmara de sindicância é quem vai decidir se vai abrir um processo ou não”, afirmou Sílvio Luiz.

Deputados Gonzaga Patriota e Lucas Ramos anunciam parceria administrativa e política

Lucas e Gonzaga

Os deputados Gonzaga Patriota (federal) e Lucas Ramos (estadual), ambos do PSB, estão anunciando uma parceria administrativa e política, que segundo nota enviada a nossa redação “vai nortear a ação dos parlamentares em vários municípios pernambucanos”.

“O deputado Gonzaga Patriota, como eu, tem uma história orgânica e de construção dentro do partido. Sempre teve compromisso e fidelidade a Arraes, Eduardo e Paulo”, dispara Lucas.

Essa parceria teria sido formatada durante uma visita que os dois parlamentares fizeram ao Projeto Fulgêncio e Assentamento Catalunia, no município de Santa Maria da Boa Vista, ocasião em que anunciaram a recuperação da PE-550 (que liga o Projeto Carnaíba ao distrito de Urimamã) e a PE-555 (entre Parnamirim e Lagoa Grande), rotas fundamentais para o escoamento da produção agrícola da região. Também anunciaram a liberação de recursos pela Codevasf para os produtores rurais.

Os dois grupos se reúnem na próxima sexta-feira (04) para discutir uma pauta administrativa para os próximos três meses que antecipam o período eleitora. É em Petrolina que temos nossa base mais importante, nosso domicílio eleitoral. É onde moramos, vivemos e construímos família. E essa parceria deve ser ampliada para outros municípios”, destaca Gonzaga Patriota.

Prefeito de Itamaracá é afastado do cargo por 90 dias, vice-prefeito tomou posse nesta quarta

downloadO prefeito de Itamaracá, Paulo Batista Andrade (PTB), foi afastado do cargo pelo período de 90 dias devido a denúncias de improbidade administrativa. A decisão de afastamento foi da Câmara de Vereadores do município, localizado na Região Metropolitana do Recife, a 45 km da capital pernambucana, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (23). Com isso, o vice-prefeito, Ephrem Teodoro de Macedo (PPS), já tomou posse nesta quarta-feira (24).

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Itamaracá, Sargento Edson (PTB), uma comissão processante foi criada na casa legislativa com a finalidade de obter a cassação definitiva do mandato do prefeito.

“O prefeito cometeu diversas irregularidades, desde fraude em licitações para contratação de limpeza urbana até a contratação de uma empresa laranja com custo de aproximadamente R$ 1,5 milhão para locação de máquinas e equipamentos para uma obra, mas na empresa apenas existem quatro roçadeiras e um trator velho. Ele não prestou informações à Câmara, por isso, desde maio do ano passado, iniciamos uma investigação mais aprofundada”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Itamaracá.

O Ministério Público de Pernambuco confirmou que possui procedimentos investigatórios contra o prefeito de Itamaracá, limitando-se a informar que estão em trâmite, aguardando prazos e avaliações da Justiça.

Com informações do G1 PE

Manchetes principais jornais do país 18/02/2016

A Tarde
Agência de risco volta a rebaixar nota do Brasil

Correio da Bahia
Sexo e polêmica no Rio Vermelho

Tribuna da Bahia
A luz do pânico está acessa

O Globo
Sem ajuste fiscal Brasil é rebaixado mais uma vez

O Dia
INSS vai marcar perícia de segurados por telefone

Extra
Polícia pede prisão preventiva do pai que filmou tortura de filho de 1 ano

Folha de São Paulo
STF autoriza prisão de réu antes do fim do processo

O Estado de São Paulo
STF aprova prisão após julgamento de 2ª instância

Correio Braziliense
Governo do DF vai importar medicamento à base de canabidiol

Jornal do Commercio
Mais alunos se formam na idade certa

Diário do Nordeste
PF envia documentos para OAB investigar advogados

 

Chuvas aumentam nível do rio São Francisco e baronesas são arrastadas pela correnteza

Com elevados volumes de chuva de até 200 milímetros registrados nos últimos dias na metade centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região da Serra da Canastra, o nível do rio São Francisco voltou a subir em vários municípios mineiros nas últimas horas.
Segundo informações do professor e meteorologista da UNIVASF Mário Miranda, a vazão do Rio São Francisco vai mais do que dobrar nos próximos 35 dias. A grande notícia é que a vazão do rio em Minas Gerais é de mais de 3500 m3/segundo, enquanto na Bahia está passando 1500 m3/segundo. Isso é resultado das fortes chuvas que estão ocorrendo na bacia do Rio São Francisco. Portanto, o volume de água que vai entrar na região de Sobradinho vai dobrar em relação à que passa hoje, que é de 1440 m3/segundo.

Nossa reportagem foi conferir de perto na localidade de Pedrinhas o aumento do nível do rio e constatou também que a correnteza está levando muitas baronesas. Confira o vídeo:

Aeroporto de Petrolina é fechado por causa das chuvas

d830b75ccb938eb7d5cc8864c1ed1dccO Aeroporto Senador Nilo Coelho, localizado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi fechado na tarde desta sexta-feira (22)  para pousos e decolagens por causa das fortes chuvas que atinge a região. De acordo com a Infraero, a pista do aeroporto ficou indisponível das 12h às 14h10 e os voos que estavam programados para decolar e pousar foram cancelados.

Em entrevista ao NE10, Assis Santos, do setor de Operações e Segurança do aeroporto, informou que a pista está sendo operada com ajuda de instrumentos. “Temos mais dois pousos e duas decolagens marcadas para hoje. Não sabemos se elas irão ocorrer. As condições não estão boas, mas dentro do possível podemos operar. Por enquanto, não tem aeronave saindo daqui” explicou.

A Infraero informou ainda que os voos cancelados serão remarcados de acordo com o horário de cada companhia. Os passageiros que se sentirem prejudicados podem procurar o balcão da empresa no aeroporto ou ligar para o telefone (87) 3867-9611.

Retrospectiva 2015: solenidade marca lançamento do Blog Waldiney Passos

LANÇAMENTO BLOG WALDINEY PASSOS

26 de novembro é lançado o blog Waldiney Passos, realização de um projeto pessoal antigo, que se efetivou depois de muito trabalho e dedicação, levando ao público a oportunidade de acompanhar as  notícias do Vale do São Francisco e demais regiões, através do meio mais democrático hoje de comunicação, que é a internet, um meio fácil, barato e acessível a todos.

4567