O que é cardiomiopatia hipertrófica, causa da morte de Gabriel Ganley

Fisiculturista Gabriel Ganley (Foto: Reprodução/Instagram)

No último sábado, 23, o fisiculturista e influenciador Gabriel Ganley foi encontrado morto. O laudo apontou morte súbita por cardiomiopatia hipertrófica, condição que, segundo especialistas tem origem genética, mas pode ser potencializada pelo uso de anabolizantes e pelo excesso de atividade física.

Trata-se da principal causa de morte súbita em atletas jovens, segundo Natália Olivetti, cardiologista do Einstein Hospital Israelita.

A doença é caracterizada pelo espessamento do músculo cardíaco associado à combinação de predisposição genética e fatores ambientais, de acordo com Luiz Augusto Riani Costa, cardiologista e especialista em medicina esportiva da Dasa.

“A cardiomiopatia hipertrófica é a combinação de uma predisposição genética associada a um estímulo ambiental, que pode envolver treinamento de alta intensidade”, explica Costa.

A prevalência é de cerca de um caso a cada 500 pessoas e a condição costuma ocorrer principalmente entre indivíduos de 20 a 40 anos.

LEIA MAIS

Atleta da APA Petrolina conquista dois ouros no Pan-Americano de Paraciclismo e celebra nova fase na carreira

O atleta José Cleber Silva, da Associação Petrolinense de Atletismo (APA Petrolina), conquistou duas medalhas de ouro no Pan-Americano de Paraciclismo 2026, realizado em Indaiatuba (SP). Clebinho competiu nas provas de estrada no sábado (28) e no domingo, dia 1º de março, garantindo o lugar mais alto do pódio nas duas disputas.

No sábado, na prova contra o relógio, modalidade em que cada competidor larga individualmente e vence quem completa o percurso no menor tempo, Clebinho competiu na categoria Tricycle MT1 (destinada a atletas que utilizam triciclo adaptado e possuem comprometimento severo de coordenação e equilíbrio). O petrolinense completou os 15 quilômetros com o tempo de 28min11s643, garantindo o título com vantagem expressiva de 3min34s863 sobre o segundo colocado, o mexicano Gilberto Anguiano Valenzuela, que registrou 31min46s506.

Já neste domingo (1º), Clebinho voltou a brilhar na prova de resistência (Road Race). Ele percorreu sete voltas, totalizando 29,680 km, com o tempo de 1h11min29s496. O brasileiro abriu 6min51s514 de vantagem sobre o mesmo adversário mexicano, confirmando o segundo ouro no campeonato.

Emocionado com a conquista, o atleta destacou que as vitórias marcam um momento especial em sua carreira, já que está em processo de transição do atletismo para o paraciclismo. “Esses ouros representam muito para mim. Estou vivendo uma fase de transição, aprendendo a cada treino e a cada prova. Ganhar um Pan-Americano logo no início dessa caminhada no paraciclismo me dá ainda mais confiança para seguir evoluindo”, afirmou Clebinho.

Ele também fez questão de ressaltar o apoio recebido pela APA durante todo esse processo. “A APA Petrolina sempre acreditou no meu potencial. Essa medalha é fruto de muito trabalho, dedicação e do suporte que tenho recebido por todos da equipe. Só tenho a agradecer.”

As conquistas representam ainda um feito importante para a APA Petrolina, que segue ampliando sua atuação no esporte paralímpico e investindo no desenvolvimento de atletas em diferentes modalidades. Recentemente, a equipe firmou termo de cooperação com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), tornando-se referência do paraciclismo na região ao sediar um núcleo da Escola de Paraciclismo Brasil.

A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento. Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.

Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.

Ascom

Jovem promessa do Taekwondo brasileiro, Cauã Batista morre aos 18 anos

Grande esperança brasileira de medalhas na renovação da seleção de taekwondo, o jovem Cauã Batista Gomes Este, de apenas 18 anos, morreu na noite da última terça-feira (24) após uma semana internado no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada. Cauã estava internado no Hospital Miguel Couto, no Rio, e a família e sua equipe vinham fazendo campanha por doação de sangue nos últimos dias. Representante da categoria adulto até 63 quilos, o atleta da Soares Team ia participar da Seletiva Aberta Nacional, agendada para o dia 26 de fevereiro.

“A Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) manifesta seu mais profundo pesar pela morte do atleta Cauã Batista Gomes Este, de 18 anos”, lamentou a confederação, ressaltando a habilidade e o talento da revelação. “Jovem talento do taekwondo brasileiro, Cauã era um atleta conhecido pela dedicação, pelo respeito e pela paixão ao esporte, querido por todos os que tiveram a oportunidade de acompanhá-lo dentro e fora das competições. Neste momento de dor, a CBTKD se solidariza com familiares, amigos e toda a comunidade do taekwondo, aos quais deseja força e conforto.”

A Soares Team manifestou solidariedade à família e amigos em lindo post de despedida a Cauã Batista. “Hoje a comunidade do taekwondo está de luto. Luto pela perda não apenas de um incrível taekondista, mas de um ser humano extraordinário. KSN Cauã Batista Gomes, nosso aluno desde os 9 anos, formado pela Escola Soares Team, foi exemplo dentro e fora do Dojang – um atleta admirável, competidor incansável e um verdadeiro lutador da vida”, começou a nota da equipe.

“Sua partida hoje nos deixa uma dor imensa, mas também um legado inesquecível de garra, disciplina e determinação em tudo que se propôs a fazer. Por onde passou, conquistou respeito e admiração Hoje nosso emblema está renovado. Uma estrela foi colocada em sua homenagem – não apenas para encerrar sua jornada entre nós, mas por tudo que continuará representando para a nossa equipe, que defendia com pés e mãos. Deixamos aqui nossas condolências à família. Admirações sempre, Taewwon, Cauã eterno.”

A equipe Alcateia, onde Cauã fez uma aparição para se preparar para a Seletiva Aberta Nacional, também prestou homenagens. “A vida é um sopro… No início do mês, Cauã esteve treinando conosco e foi um intercâmbio incrível. A equipe Alcateia presta nossos maiores sentimentos aos familiares, amigos e toda equipe Soares Team e seu treinador. Vai em paz, guerreiro”, prestou solidariedade a academia.

Diario de Pernambuco

Atleta juazeirense é campeão na Paraíba do 2⁰ Tour de Jampa de Ciclismo

O atleta juazeirense de ciclismo, Patricson Braz, foi o campeão da prova da 2ª Edição do Tour de Jampa. A prova aconteceu entre os dias 22 e 24 de agosto em João Pessoa, na capital da Paraíba, e contou com a participação de mais de 70 atletas e 13 equipes. Patricson é atleta de Ciclismo há mais de 10 anos, competindo desde as categorias de base e colecionando títulos estaduais e nacionais. O Tour de Jampa foi realizado em 4 etapas, em 3 dias. Patricson venceu 2 etapas e ficou em 4° e 5° em outras duas, somando o maior número de pontos e se consagrando campeão geral da prova, onde também contribuiu para ser o campeão por equipe.

A vitórias fizeram com que o atleta fosse beneficiado pelo programa Faz Atleta, do Governo da Bahia, além de contar com o patrocínio da empresa Agrovale e apoio do deputado Zó. A próxima competição será a copa Norte/Nordeste de ciclismo, que acontecerá em Rio Branco-AC, entre os dias 29 e 31 de agosto. “Estarei representando a Bahia, pela seleção baiana de ciclismo, além de Juazeiro, o sertão e todo o Vale do São Francisco. Espero ajudar e conseguir o tricampeonato para o nosso Estado”, relembra Patricson.

Ascom

Juazeiro sedia 14ª edição do Desafio dos Sertões entre os dias 18 a 20 de agosto

Tudo pronto em Juazeiro -BA, para a 14ª edição do Desafio dos Sertões, a corrida de aventura que vai mobilizar atletas de todo Brasil nas modalidades de trekking, mountain bike, canoagem, orientação e natação, de 18 a 20 de agosto.

O evento, que é chancelado pela Federação Baiana da modalidade e corresponde a quarta etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, espera reunir cerca de 500 pessoas, entre atletas, equipes (staffs) e organização.

Pioneira no sertão da Bahia e realizada ininterruptamente desde 2010, a competição multiesportiva, mobiliza equipes de dois a quatro atletas em um trajeto, para iniciantes de 60 km e de 140 km para a prova completa, marcado em mapas e cartas topográficas, explorando corpos d’água, grutas, sítios arqueológicos e patrimônio arquitetônico local.

LEIA MAIS

Atleta da APA Petrolina é convocado para disputa de campeonato na Espanha

O atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Edson Amaro, foi convocado para defender a Seleção Brasileira de Atletismo na disputa do Campeonato Ibero-Americano, que acontece de 20 a 22 de maio, em La Nucia, província de Alicante, na Espanha. A convocação foi anunciada nesta terça-feira (10), pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Essa é a terceira vez que Edson é chamado para a seleção. O atleta, que é um dos principais nomes da APA Petrolina, vai  representar o Brasil na meia maratona. “Estou muito feliz. Vai ser uma honra estar novamente defendendo o Brasil, junto com outros atletas brasileiros”, destacou o corredor.

O Campeonato reúne países ibero-americanos, mais Andorra e africanos, onde a língua oficial é o espanhol ou o português. Mais de 500 atletas vão participar da competição.

LEIA MAIS

Em visita a uma instituição apoiadora, maratonista juazeirense fala sobre a importância da prática esportiva

Maratonista, Marcelino Alves durante visita ao NAENDA. (Foto: ASCOM)

Nesta semana, o maratonista juazeirense, Marcelino Alves, visitou as instalações do Núcleo de Arte e Educação Nego D’água (NAENDA), no bairro Quidé, em Juazeiro (BA) para expor aos colaboradores e para as crianças e adolescentes atendidos pela instituição que o apoia, sobre a importância de praticar esportes.

Neste domingo (30), o atleta participa de uma prova na cidade de Curaçá (BA), mais precisamente na comunidade de Melancia, sendo essa uma competição que já se tornou tradicional na região.

Sobre a competição, o atleta juazeirense, que também é morador do bairro Quidé, falou dos desafios da competição regional. “Devido ao tipo de terreno, e a experiência nesse tipo de prova, espero retornar para Juazeiro com o título de campeão da competição. Se eu ganhar, vou dedicar a vitória às crianças e adolescentes atendidas pelo NAENDA, para que se inspirem e possam se interessar por essa modalidade de esporte”, ressaltou.

“Quero convidar as crianças do bairro Quidé e de Juazeiro a iniciarem a prática do esporte, pois esporte é saúde e dá oportunidade aos jovens de ser alguma coisa na vida, e que as mesmas busquem estudar e que não queiram nunca se aproximar das drogas”, concluiu Marcelino.

Prazo para inscrições do Programa Bolsa Atleta de Juazeiro termina na próxima terça (03)

(Foto: Arquivo)

Atletas e Paratletas que moram no município de Juazeiro tem até terça-feira (03) para se inscrever no programa Bolsa Atleta 2018. O programa existe desde 2014, através de Projeto de Lei 2.520 e contempla com uma bolsa de R$1.000, durante o período de um ano, atletas e paratletas de esportes de alto rendimento. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) localizada à Praça da Bandeira, 20, Centro de Juazeiro. O horário para atendimento é das 08h às 12h e 14h às 18h.

LEIA MAIS

Judoca pernambucana vende sacolés para disputar campeonato e ganha ouro e prata no Peru

Jovem é atual tricampeã brasileira na faixa verde super ligeiro. (Foto: Cortesia)

A judoca pernambucana Rebeka Venceslau, de 12 anos, sagrou-se campeã do Campeonato Pan-Americano de Judô sub-15 e vice-campeã sul-americana da mesma categoria, em Lima, no Peru.

Atual tricampeã brasileira na faixa verde super ligeiro (até 36 kg), a jovem de Jaboatão dos Guararapes partiu para a capital peruana, no final de outubro, como uma das favoritas às competições que terminaram neste domingo (5).

Sem patrocínio, a judoca vendeu sacolés para arrumar recursos para participar das competições, além de contar com o apoio da Prefeitura de Jaboatão. Promessa do judô nacional, Rebeka desembarca na capital pernambucana nesta terça-feira (7).

Atleta da Facape é campeã em Jogos Universitários Pernambucano

(Foto: ASCOM)

Tecnologia e Judô, qual o elo entre os dois? Cynthia Silva tem a resposta. Judoca e estudante do curso de Ciência da Computação, a jovem de 22 anos consegue unir a paixão pelo esporte aos estudos de dados, software e programações. Atleta que representa a Facape e a Marinha do Brasil em competições estaduais, nacionais e internacionais, Cynthia treina desde os oito anos de idade e desde 2012 luta judô profissionalmente.

Representando a Facape, recentemente a judoca foi campeã dos Jogos Universitários de Pernambuco, realizado em Recife. A colocação da atleta deixou a Faculdade em 2º lugar no quadro geral do campeonato. Agora, Cynthia segue para representar a Instituição nos Jogos Universitários Brasileiros, que acontecerão em outubro em Goiânia-GO.

Ao longo de cinco anos Cynthia acumula participação em competições como o Panamericano de Judô, que aconteceu este ano no Peru e alcançou a 5º posição. A jovem sonha alto e seu maior objetivo é representar o Brasil nas Olimpíadas e para isto se dedica a uma rotina intensa de treinos.

LEIA MAIS

Petrolina Futebol Clube lamenta morte de atleta na Ilha do Fogo, em Petrolina

(Foto: Divulgação)

O jovem Roberto de Lucas Souza Santos, de 23 anos, conhecido como Heré, ex-atleta do Petrolina Social Futebol Clube, morreu vítima de afogamento no Rio São Francisco, mais precisamente na Ilha do Fogo, em Petrolina (PE), na tarde dessa quinta-feira (13).

A vítima, que estava participando dos treinos de avaliação para retornar a equipe, saiu do treino e foi até a Ilha para tomar banho no Velho Chico. Contudo, após um mergulho, o jovem desapareceu. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizaram buscas no local. O corpo do atleta foi encontrado momentos depois.

O jovem morava no bairro Piranga II, em Juazeiro (BA). O corpo foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina.

Luto no Petrolina Social Futebol Clube

Nas redes sociais, o clube afirmou estar de luto. Segundo o Petrolina, Heré era conhecido por ser um grande atleta, honesto, um meia/volante de muito talento e um rapaz que prezava muito por sua família. O clube emitiu nota de pesar pelo falecimento do atleta.

O atleta que já jogou pela Fera Sertaneja sob o comando do técnico Neco (2015) e foi junto ao treinador para o Timbaúba, voltou para o Vale do São Francisco por causa de sua família e na tentativa de retornar ao elenco do Petrolina.

Atualmente Heré participava do grupo de atletas que passavam pelos treinos de avaliação física e técnica para, se avaliado positivamente, compor futuramente a equipe que será comandada pelo técnico Andrade.

Na manhã desta quinta-feira o jogador participou do treinamento no estádio municipal Paulo Coelho em Petrolina e, segundo informações, na volta para casa decidiu fazer uma parada com mais alguns amigos para fazer fotos no rio São Francisco onde aconteceu o lamentável desfecho.

O corpo foi encaminhado para o IML e a causa da morte será divulgada posteriormente por meio das investigações que seguirão.

Sobre o enterro e velório maiores informações serão passadas pelos familiares.

O clube lamenta imensamente a perda irreparável da família do jovem atleta. Que todos que admiravam o Heré Barril encontrem o conforto para amenizar esta dor

Pernambucana Etiene Medeiros é eleita a melhor da América do Sul

Etiene foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha no Mundial de Piscina Curta, em 2014.

A pernambucana Etiene Medeiros continua colhendo os frutos do trabalho realizado neste ano de 2016. A atleta recebeu, neste domingo (25), o título de melhor atleta do ano da natação feminina da América do Sul, em escolha realizada pelo site especializado “Swim Swam”.

A jovem nadadora, de 25 anos,  fez a melhor campanha entre as nadadoras do continente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ficando com a oitava colocação na final dos 50 metros livre, com 24s69. Além disso, ela estabeleceu novo recorde sul-americano ao cravar 24s45 na semifinal da mesma prova.

“Foi um ano importante, teve muita coisa envolvida. Peguei final olímpica. Lógico que queria mais, mas foram alguns altos e baixos dentro da competição e acho que tivemos um desempenho legal. Encerrar o ano com o bicampeonato mundial também foi maravilhoso. Tem muita gente envolvida nessa conquista, muita gente que trabalhou para isso e que está feliz com essa concretização. Estou feliz, realizada, e é muito bom chegar aqui [Recife]e ver que as pessoas acompanharam, que comentam”, disse Etiene.

Com informações da FolhaPE

Raimundo Nonato é eleito melhor atleta de Pernambuco no paradesporto em 2016

Nonato recebeu o Prêmio Pódio Pernambuco como melhor para-atleta do ano no Estado. (Foto: Internet)

O atleta Raimundo Nonato, que é jogador da seleção brasileira de futebol de 5, para cegos, e é de Orocó (PE), foi eleito o melhor atleta de Pernambuco no paradesporto neste ano de 2016 e recebeu o Prêmio Pódio Pernambuco, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, nesta quinta-feira (22) . Ele desbancou Jeniffer Martins, dos 100m e salto em distância, que faturou o título nos anos anteriores.

Os dois disputaram os Jogos Paralímpicos do Rio, mas foi Raimundo Nonato que voltou com a medalha de ouro. O feito do jogador foi o diferencial para que ele vencesse o prêmio desta quinta-feira. A terceira concorrente foi Ana Cláudia da Silva, do paratletismo.

Yane Marques foi eleita a melhor atleta. Esta é a 9ª vez consecutiva que Yane é considerada a melhor competidora de Pernambuco. Ela disputou o troféu com Fernando DDI, do futebol de areia, e Cisiane Dutra, da marcha atlética. Faturou o prêmio por ser um dos principais nomes do pentatlo moderno no mundo atualmente e pela história que constrói no esporte brasileiro.

Xique-Xique decreta três dias de luto após morte de atleta em acidente com time do Chapecoense

750_20161129152916690A prefeitura de Xique-Xique (BA) decretou, na tarde desta terça-feira (29) três dias de luto em homenagem ao jogador xiquexiquense Sérgio Manoel, meiocampista do Chapecoense, que foi vítima do acidente de avião em Medellín, na Colômbia.

A equipe da Chape, como é conhecida, estava viajando para jogar a final da Copa Sul-Americana com o Atlético Nacional. O avião levava 77 pessoas, entre jornalistas, jogadores e dirigentes. Foram confirmadas 71 mortes e seis sobreviventes.

Confira a nota da prefeitura da cidade:

A Prefeitura Municipal de Xique-Xique lamenta profundamente o acidente aéreo ocorrido na madrugada de hoje, 29/11/16, com a delegação do time da Chapecoense na Colômbia, no qual estava o nosso ilustre representante, o xiquexiquense Sérgio Manoel Barbosa Santos, de 27 anos.

Considerando assim a relevância e o legado enquanto atleta profissional dedicado à prática esportiva, servindo como modelo de simplicidade, humildade, luta e de inúmeras conquistas no futebol brasileiro, o Prefeito Dr. Ricardo Magalhães decreta luto oficial por 03 dias no nosso município a partir de hoje“.

Após eliminação, Joanna Maranhão desabafa: “Brasil é racista, machista e homofóbico”

(Foto: Internet)

A nadadora Joanna Maranhão, fez um desabafo durante uma entrevista após a sua eliminação. (Foto: Internet)

Na tarde de ontem (9), a nadadora Joanna Maranhão, fez um desabafo durante uma entrevista após a sua eliminação da fase classificatória dos 200 metros borboleta dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Joanna revelou os ataques preconceituosos e machistas que têm sido constante nas redes sociais.

“Ontem à noite foi o dia mais difícil para mim. Tentei ficar fora de rede social, mas fui no Facebook e vi uma enxurrada de críticas, ataques. Alguns dizem que eu merecia ser enxutada, que minha história é uma grande mentira. Eu tentei segurar a onda, mas agora eu desabafei. E muito duro receber”, desabafou.

LEIA MAIS
12