Petrolina: Prefeitura convoca agricultores do Pronaf para zerar dividas

O prazo para assinatura do termo vai até dezembro e o agricultor não pagará nada.

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, está convocando todos os agricultores familiares que tenham contraído empréstimos junto ao Banco do Nordeste, através das linhas de crédito PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) nas faixas A, B, C, D e Semiárido até o ano de 2011, para quitação de débitos pela Lei Federal nº 13.340/2016.

Para que a quitação seja realmente efetivada, o agricultor deve comparecer na agência do Banco do Nordeste munido dos seus documentos pessoais (RG e CPF) e assinar o termo de quitação de débito. O prazo para assinatura do termo vai até dezembro e o agricultor não pagará nada. Tudo será pago pela Prefeitura de Petrolina.

Mais informações, os agricultores devem se dirigir a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural e Irrigação que fica localizada na Avenida Honorato Viana, 980 “A”, bairro Gercino Coelho (próximo à UPA).

Codevasf investe em projetos de convivência com o semiárido em municípios afetados pela seca

Diante de diversos estudos, a seca se tornou algo previsível e diante disso foi possível elaborar novas formas de sobrevivência. (Foto: Divulgação)

Este ano o Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 62 municípios afetados pela seca. Diante desta realidade a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) atua em ações de convivência com o semiárido para amenizar a dura realidade da estiagem prolongada.

“A seca não vai deixar de existir, mudou o paradigma. Agora deixamos de combater e passamos a conviver com a seca, estimulando, estruturando e capacitando as atividades agrícolas e pecuárias. Além da implantação de sistemas de abastecimento de água, para que essas comunidades permaneçam em suas casas e consigam manter o seu sustento”, afirma o gerente regional de revitalização, Maxwell Rodrigo Lima Tavares.

A Companhia atua nas regiões ribeirinhas dos rios São Francisco e Parnaíba, com projetos ligados a atividades agrícolas. Neste período de longa estiagem, a Codevasf opera com a garantia de água para consumo humano, reprodução agrícola, dessalinização animal e para a sobrevivência de pequenos cultivos que garantem a segurança alimentar de famílias inteiras.

Neste período de longa estiagem, a Codevasf opera com a garantia de água. (Foto: Divulgação)

“Nos últimos três anos, mais de R$ 1,2 bilhão, vem sendo executados pela Codevasf, que tem como missão promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias do Rio São Francisco, Parnaíba e Rio Itapecuru-Mirim com a utilização sustentável de recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para inclusão social e econômica em ações emergenciais que visam aliviar, para mais de 1,7 milhão de moradores rurais do semiárido brasileiro, os efeitos da longa estiagem, que já é considerada a mais severa do último século”, afirma Maxwell Rodrigo.

Diante de diversos estudos, a seca se tornou algo previsível e diante disso foi possível elaborar novas formas de sobrevivência, inclusive mudando o posicionamento de “combate à seca”, para “convivência com o semiárido”.

“Assim como outros países precisam saber lidar com nevascas e com o frio. O governo brasileiro trabalha hoje com essa mentalidade mudando o foco de ‘combate à seca’, para ‘convivência com o semiárido’. Essa mudança de foco pode ser facilitada pela capacidade de previsão do fenômeno da seca, por meio de informações meteorológicas e estudos climáticos”, explica Maxwell Rodrigo.

Centro de manejo e melhoramento genético de caprinos em Parnamirim

Com um investimento superior a R$ 500 mil, no âmbito das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, do governo federal, foi implantado em 2015. O projeto busca o melhoramento genético dos rebanhos da região.

“A Codevasf implantou em Parnamirim e fez a doação de reprodutores. Foram cinco ovinos e cinco caprinos, em Parnamirim. Uma equipe trabalha na capacitação dos produtores que procuram o centro de manejo”, diz o gerente regional.

Outros projetos são a ampliação e construção de adutoras, instalação de flutuantes, perfuração e montagem de poços modulares, limpeza de assoreamento de água, implantação de cisternas, entre outras demandas.

Em Petrolina, a Codevasf investiu R$ 65 milhões, na ampliação do esgotamento sanitário de que já está em operação. Além da doação de peixes para incentivo da cadeia produtiva.

PDT assume Secretaria de Agricultura do Estado

O martelo foi batido após longo período de conversas e a posse está marcada para a quinta-feira (28), quando o PDT passará a comandar a Secretaria de Agricultura do Estado, hoje na cota do PSB. Já houve, inclusive, reunião de transição na pasta.

No início de agosto, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi chegou a registrar que a “intenção” dos pedetistas, para 2018, era lançar José Queiroz candidato a governador. Em 2014, Queiroz chegou a perder o comando do PDT-PE, ao decidir se manter na aliança com Paulo Câmara, enquanto Lupi interviu no diretório estadual e levou o partido para uma composição com Armando Monteiro Neto.

Herdeiro político de José Queiroz e atual presidente do PDT-PE, Wolney Queiroz chegou a fazer campanha para deputado federal sem acesso ao tempo de TV. De lá para cá, o desconforto vinha crescente com a ausência de acenos da gestão Paulo Câmara. Agora, a construção coloca o PDT no primeiro escalão, mas o movimento chega em cima da hora, quando falta um ano só para a eleição. A despeito do imbróglio que dividiu o partido em 2014, pedetistas costumam lembrar que Paulo teve mais de 70% dos votos em Caruaru.

Ao cogitar lançar Queiroz para governador, Lupi ponderou que uma eventual aliança nacional poderia também levar o ex-prefeito a disputar o Senado. E projetou: “Se a aliança com o PSB não acontece, podemos nos aliar ao PCdoB e ao PTB e ter o apoio deles. Agora, o José Queiroz vai ser candidato na majoritária, como governador ou senador”. A ida do PDT para Agricultura obedece essa lógica, embora não seja possível cravar uma candidatura majoritária de Queiroz com um ano de antecedência. Até então, a Secretaria de Agricultura era comandada por Nilton Mota, que é deputado estadual licenciado.

Com informações da colunista da Folha de Pernambuco, Renata Bezerra de Melo.

Prefeitura de Afrânio e Banco do Nordeste firmam parceria para anistiar dívidas de agricultores

(Foto: Internet)

A prefeitura de Afrânio (PE) e o Banco do Nordeste estão convocando todos os agricultores que contrataram financiamentos rurais no Banco do Nordeste até 31 de dezembro  de 2006  para uma reunião neste sábado (16), a partir das 9h, no Memorial Jose Theodomiro, em Afrânio. Na reunião, será coletada a assinatura de todos para liquidação das dívidas contraídas até 2006.

São mais de 200 agricultores que serão beneficiados com a quitação das dívidas e que terão a possibilidade imediata de fazer novos empréstimos junto ao Banco do Nordeste. O prefeito Rafael Cavalcanti está confiante com a parceria e diz que a iniciativa prever impulsionar e estimular os produtores do município com a recuperação do crédito.

“Estamos cuidando do homem do campo. Essa conquista junto ao Banco do Nordeste aliada às ações que estamos desenvolvendo na zona rural, como perfuração de poços, construção de tanques e barragens para reservação de água, patrolamento das estradas , entre outras, é a esperança  para que todos possam  retomar a capacidade de produção e gerar renda,” destaca.

Prefeitura articula ampliação da atuação da agricultura familiar na área ribeirinha de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Com o objetivo de abrir novas perspectivas para o crescimento e fortalecimento da comercialização dos produtos da agricultura familiar do Projeto de Irrigação Comunitária da região de Porto de Palha, em Petrolina, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário realizou uma visita técnica na localidade, na última sexta-feira (18).

No encontro, que também contou com as presenças do secretário da pasta, José Batista da Gama e do presidente da associação dos produtores do Projeto, Cícero Almeida, foram discutidas ações com vistas à ampliação da área irrigada e a viabilização de uma nova área para que mais famílias possam trabalhar.

“A gente está aqui para cobrar, mas também para contribuir. Juntos somos fortes. Temos um prefeito jovem e uma equipe muito competente. Quero agradecer a gestão municipal por estar escutando as nossas demandas”, comentou Cícero.

O secretário José Batista, ressaltou a importância da agricultura familiar e reforçou o apoio da prefeitura ao projeto. “Viemos visitar esse projeto exitoso de irrigação comunitária que produz frutas e hortaliças de excelente qualidade para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nossa intenção é ajudar para que se possa abrir mais as fronteiras de comercialização, bem como buscar recursos para atender as demandas dessa comunidade”, disse o secretário.

Agricultores de Petrolina recebem apoio da Prefeitura para implantação de Terreiros Produtivos

(Foto: ASCOM)

Incentivar o uso da água de poços artesianos no cultivo de hortaliças, frutíferas e forrageiras. Esse foi o principal objetivo da visita da equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, no povoado de Satisfeito I, zona rural de Petrolina, nesse final de semana.

Na ocasião, aconteceu uma reunião na Associação dos moradores e produtores da localidade, onde o secretário José Batista da Gama pôde conhecer e ouvir as principais demandas dos moradores, além de checar “in loco” a implantação de um “Terreiro Produtivo”.

“É uma determinação do Prefeito Miguel Coelho estar nas comunidades rurais, escutando os reclames e desenvolvendo ações que possam amenizar o sofrimento do homem do campo. Aqui, no início do ano foi perfurado um poço e orientamos aos agricultores a plantação de “Terreiros Produtivos”, e hoje nos deparamos com essa riqueza. Uma plantação belíssima de maracujá”, comemorou o secretário.

O agricultor Ivanildo Telles, elogiou a iniciativa da gestão municipal e agradeceu a presença de todos. “Estamos muito felizes com essa visita e esperamos continuar recebendo apoio e orientação técnica para poder dar continuidade a outros plantios”, adiantou Ivanido.

LEIA MAIS

Petrolina: Ex-presidente do STR acusa atual presidente de “esquentar” carteira para se candidatar ao sindicato dos assalariados

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolina, José Tenório, fez uma grave denúncia sobre o atual presidente do STR, Francisco Pascoal, “Chicô”, durante o programa ‘Super Manhã, com Waldiney Passos, na rádio Jornal. De acordo com Tenório, Chicô estaria ‘esquentando’ sua carteira, ou seja, estaria com a carteira assinada, mas não estaria trabalhando, para poder se candidatar e participar das eleições para o Sindicato dos Assalariados.

“É muito grave essa situação porque trata-se do caso de funcionário fantasma, que tem uma carteira assinada em uma empresa, mas não presta serviço. Não sei quanto tempo tem, mas as contribuições dele vem de março para cá. Não é só ele, tem mais umas três pessoas do grupo dele na mesma situação.  Nós fomos atrás de trabalhadores dessa empresa, Fênix Agropecuária, que funciona no Maria Tereza, e eles afirmaram que nunca o viram ele trabalhando lá”, denunciou Tenório.

Segundo o ex-presidente do STR, Chicô estaria ferindo o art. 10 do estatuto do sindicato, que prevê a eliminação do quadro social daquele que “se filia para ser diretor titular ou suplente de outro sindicato que represente qualquer categoria”, já que ele estaria como diretor financeiro do Sindicato de Agricultura Familiar. Tenório criticou a atuação de Chicô para tentar se candidatar em outro sindicato.

“Os assalariados não estão satisfeitos é com o presidente querer participar de todos eles e agora esquentar uma carteira este ano para poder fazer parte da categoria tirando o direito dos associados que estão em evidência. O sindicato dos assalariados tem que ser conduzido pelos que estão na ativa, de carteira assinada, e o companheiro nunca foi assalariado”, completou.

Outro que esteve presente no programa e pediu esclarecimentos a Chicô foi o ex-diretor do STR, José Renner. “Eu fico triste com isso, porque eu sou trabalhador rural a 15 anos na Queiroz Galvão, onde ele, Chicô, vem a tanto tempo defendendo a agricultura familiar e de uma hora para outra a gente encontra ele tentando entrara na área de assalariado. Eu acho isso uma vergonha. Ele tem que dar oportunidade a quem está no campo de saber o que é uma CLT, uma convenção coletiva, dar o direito a um trabalhador ser um presidente, participar do sindicato. A gente está aqui para esclarecer algo que está sendo feito de forma escondida”, disse.

Produtores de Petrolina são beneficiados com o Balcão do Milho

(Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina continua beneficiando os produtores da região com a venda do milho a preços mais acessíveis. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Em 40 dias de funcionamento na cidade, a operação do programa de venda em Balcão da CONAB, já comercializou cerca de 420 toneladas de milho para 623 criadores de Petrolina, Parnamirim e Lagoa Grande.

Com o subsídio da Companhia Nacional de Abastecimento, Governo Federal e a parceria da Prefeitura de Petrolina, os pequenos produtores atualmente pagam R$ 33 (saca de 60 quilos). Até 31 de dezembro, serão 8 mil toneladas disponíveis, que beneficiarão principalmente os pequenos produtores rurais.

Como participar

Os interessados em participar do programa precisam se dirigir ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), localizado na Av. das Nações, 280 – Gercino Coelho,  de posse dos documentos de Identidade, CPF, Escritura ou ITR e Declaração da Adagro informando sobre o rebanho que possui.

Prefeitura leva projeto de agricultura urbana para o residencial Brasil em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Entre os próximos dias 19 e 21, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM), em parceria com o Instituo Pólis, irá promover um projeto de agricultura urbana no residencial Brasil, zona Oeste da cidade.

A iniciativa visa o plantio de hortaliças, legumes e frutas, a fim de se constituir uma horta comunitária orgânica na localidade, ou seja, sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes e que será voltada para o consumo das famílias beneficiadas pelo programa ‘Minha Casa Minha Vida’, do Governo Federal.

Com a ação, é possível incentivar a segurança alimentar, a melhoria dos hábitos alimentares e a economia do orçamento familiar a partir da produção de alimentos na própria comunidade. Após o plantio da horta, a empresa PROATEC, responsável pelo desenvolvimento do Trabalho Técnico Social junto aos moradores do residencial Brasil, irá acompanhar a manutenção do empreendimento.

A atividade integra o projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social, idealizado pelo Instituto Pólis e que tem como tema a ‘Produção Agroecológica de Alimentos em Meio Urbano. O patrocínio é da Fundação Banco do Brasil.

IF Sertão-PE realiza chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar

(Foto: ASCOM)

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) divulgou, nesta terça-feira (11), a Chamada Pública nº 01/2017, sob a modalidade Compra Institucional com dispensa de licitação para aquisição de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar para os campi Petrolina e Petrolina Zona Rural. Podem participar agricultores familiares e demais beneficiários que se enquadrem nas disposições da Lei n.º 11.326/2006.

Os interessados devem apresentar a documentação para habilitação e Proposta de Venda entre os dias 17 e 28 de julho, até às 16h, na Coordenação de Compras e Vendas do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. Caso desejem concorrer aos dois campi, os proponentes deverão apresentar projetos de vendas distintos para cada campus no mesmo envelope, preenchendo detalhadamente a identificação da unidade executora, conforme os modelos constantes no anexo III do edital. 

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina e Valexport discutem parceria para projetos

(Foto: Divulgação)

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama recebeu em seu gabinete o Gerente Executivo da Valexport, Tássio Lustosa Silva Gomes, nesta quinta-feira (21). Durante a reunião foram apresentados dados sobre a fruticultura irrigada do Vale do São Francisco e seu agronegócio.

A visita também teve o objetivo de trocar experiências e firmar parcerias em projetos a exemplo da ativação de leilões eletrônicos de frutas para permitir o escoamento e a comercialização da produção interna dos agricultores, como também a volta da realização da FENAGRI em Petrolina.

“Primeiramente agradeço o convite do secretário José Batista e quero dizer que a Valexport está à disposição para contribuir no que for preciso”, adiantou o Gerente Executivo da Valexport, Tássio Lustosa.

O secretário José Batista da Gama, aproveitou para reforçar a disponibilidade da Secretaria em trabalhar firmando parcerias em prol do desenvolvimento e fortalecimento da agricultura na região. “Vamos começar a nos articular junto aos produtores e atacadistas para que tudo se torne realidade, pois essa é uma forma de aquecer o mercado interno dando oportunidade principalmente, ao pequeno produtor”, comentou o secretário José Batista.

Na ocasião, também estiveram presentes o diretor-presidente da AGE, Sebastião Amorim e o secretário executivo de Indústria e Comércio de Petrolina, Luca Ballalai.

Carne Fraca: Michel Temer convoca reuniões de emergência

(Foto: Internet)

O esquema de corrupção envolvendo frigoríficos e fiscais agropecuários, revelado pela a Operação Carne Fraca, fez o presidente Michel Temer (PMDB) convocar uma reunião para domingo (19), com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi; o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e representantes de frigoríficos.

O governo está preocupado com o impacto da operação nas exportações de carnes e outros produtos animais. Através de nota técnicos da Agricultura deve justificar o que de fato aconteceu a embaixadores de vários países.

De acordo com a pasta, o texto deverá informar sobre a Operação Carne Fraca e esclarecer dúvidas já levantadas por outros países, além de certificar de que o governo brasileiro está tomando todas as providências.

Com informações do Estadão

Técnicos fiscalizam agricultores cadastrados no PAA em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Uma equipe de técnicos da prefeitura de Petrolina, estão em campo para verificar as informações apresentadas durante as inscrições dos agricultores familiares que se cadastraram para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Durante a visita serão verificados se os candidatos atendem aos requisitos exigidos para participar do PAA, além de buscar uma aproximação com os agricultores cadastrados.

Todos os produtos adquiridos, através deste programa, serão doados a entidades socioassistenciais cadastradas e voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Podem participar da chamada pública do PAA agricultores familiares que estejam inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os nomes dos agricultores selecionados serão divulgados na próxima sexta-feira (24), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, localizada na Rua Santa Cecília nº 35, Vila Mocó.

Feira semanal de produtos agroecológicos será lançada em Petrolina

(Imagem ilustrativa)

A partir da próxima sexta (10), Petrolina ganhará uma feira semanal de produtos agroecológicos. Serão 24 agricultores oferecendo desde produtos convencionais da agropecuária local, no pátio do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco).

O serviço será permanente e além da comercialização de alimentos sem agrotóxicos ou qualquer tipo de composto químico, será possível adquirir uma variedade de artesanato, bolos, doces, atividades culturais e experiências desenvolvidas pelos camponeses no campo da agroecologia.

A feira, que acontecerá às sextas-feiras, é uma parceria entre o Incra, os movimentos sociais e sindicais do campo, Governo do Estado e prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário.

Agricultores já podem renegocias dívidas rurais com descontos de até 95%

(Foto: Divulgação)

Dando sequência as demandas da região o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, esteve nesta segunda-feira (13), no Projeto Senador Nilo Coelho. Na ocasião homologada a lei do K1 e a titulação dos produtores rurais.

A portaria estabelece novas regras operacionais para a renegociação de dívidas de agricultores em perímetros públicos irrigados sob gestão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Serão cerca de 12 mil agricultores beneficiados com a iniciativa, trabalhadores que foram atingidos pela seca prolongada em regiões do semiárido. Os débitos são relativos a vendas de lotes para titulação e uso de infraestrutura de irrigação, conhecidas como K1 O documento regulamenta o artigo 13 da Lei n. 13.340, de 28 de setembro de 2016.

“Hoje damos mais um passo para garantir a adimplência do produtor rural, para que ele possa ter preservado aquilo que é mais valioso, que é ter seu nome limpo e, dessa forma, possa continuar trabalhando com afinco para fazer o Nordeste e o Brasil crescerem”, destacou o ministro Helder Barbalho.

A renegociação é válida para parcelas de dívidas vencidas entre 31 de dezembro de 2006 e 31 de dezembro de 2011. Os pagamentos poderão ser quitados até 29 de dezembro de 2017 e os descontos variam de 15% a 95%, considerando o período do débito.

5678