Segunda parcela do 13º para aposentados e pensionista começa a ser paga hoje (26)

(Foto: Internet)

Aposentados e pensionistas começam a receber nessa segunda-feira (26) a segunda parcela do 13º salário. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os depósitos serão feitos até 7 de dezembro, junto com a folha mensal de pagamento de novembro.

Pelo calendário do INSS, os primeiros a terem o valor depositado serão os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito.  30,1 milhões de brasileiros receberão a segunda parcela do 13º, totalizando R$ 21,4 bilhões, segundo a Secretaria da Previdência.

A segunda parcela corresponde a 50% do valor de cada benefício. A primeira parte do dinheiro foi paga entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. O 13º salário é pago a quem recebeu benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário maternidade, proporcional ao período no qual teve esse tipo de apoio.

Confira a tabela de pagamentos dos benefícios:

LEIA MAIS

Estados e municípios enfrentam dificuldades para pagar o décimo terceiro salário

(Foto: Internet)

Ainda distantes de uma situação confortável no quesito contas públicas, Estados e municípios de todo o País mais uma vez encontram dificuldades para pagar o 13º salário dos seus servidores, sejam eles ativos ou inativos. Pelo terceiro ano consecutivo, ao menos 1,5 milhão de servidores estaduais correm o risco de não receber o benefício até o fim do ano.

Os governos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte ainda não têm dinheiro em caixa para o pagamento dos funcionários, embora afirmem estar tentando arrumar verbas para cumprir o compromisso. Em Pernambuco, a situação tende a ser mais confortável.

Ao Jornal do Commercio, a Secretaria de Administração do estado de Pernambuco afirmou que o 13º salário “como em todos os anos, está previsto para ser pago no mês de dezembro”. A data, contudo, ainda não foi definida pelo executivo estadual. Atualmente, Pernambuco tem 218.454 servidores, sendo 122.990 ativos, 69.996 inativos e 25.468 pensionistas.

Todos os governos estaduais e o Distrito Federal foram consultados sobre o pagamento do benefício este ano, mas alguns Estados sequer quitaram a gratificação devida para 2017. O Rio Grande do Sul, por exemplo, pagou, no mês passado, a décima parcela (de um total de 12) do benefício do ano passado e já avisou que não tem dinheiro para o de 2018. Até o salário de outubro, que deveria ter entrado no dia 31, ainda não caiu na conta dos servidores.

Municípios

LEIA MAIS

Pagamento da primeira parcela do 13º a aposentados e pensionistas começa hoje (27)

(Foto: Arquivo)

A segunda-feira (27) começou com a antecipação da primeira parcela do 13º salário a aposentados e pensionistas. O pagamento seguirá até 10 de setembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios de 2018. A Secretaria de Previdência estima injeção de R$ 20,7 bilhões na economia do país com o dinheiro pago.

Segundo o INSS, 29,7 milhões de brasileiros terão direito a receber a primeira parcela do abono anual, que corresponde à metade do valor do benefício. Quem passou a ser beneficiário a partir de janeiro desse ano, receberá em outro momento.

Não haverá desconto de Imposto de Renda nesta primeira parcela, o tributo será cobrado apenas em novembro e dezembro, quando for paga a segunda parcela.

Tem direito ao décimo terceiro quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

13º salário de aposentados e pensionistas será pago a partir de agosto

A primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas começará a ser paga em agosto. De acordo com a Secretaria de Previdência, o depósito cairá na conta entre 27 de agosto e 10 de setembro, juntamente com os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Cerca de 30 milhões de brasileiros têm direito ao benefício e o valor da antecipação do 13º salário deve chegar a R$ 20,6 bilhões. Nessa primeira parcela não haverá desconto do Imposto de Renda, que será feito somente em dezembro.

O 13º deve ser pago a que recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade durante um ano.

Crise: 60% dos prefeitos baianos não pagaram 13º

“Podemos dizer que 2017 foi um ano muito ruim para os prefeitos de todo o Brasil, e para os da Bahia em especial”. Esse é o balanço de fim de ano do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), que também é prefeito de Bom Jesus da Lapa. Ele estimou, em entrevista à Tribuna, que aproximadamente 60% dos 417 gestores baianos ainda não conseguiram pagar o 13º salário dos servidores públicos municipais. E para os outros 40% que conseguiram quitar a gratificação a situação também não está muito boa. “Desses 40%, a maioria dos prefeitos que conseguiu pagar o 13º em dia tirou esse dinheiro de algum lugar. Com certeza nessas cidades os prefeitos deixaram de pagar algum fornecedor, deixaram de honrar algum compromisso para pagar a gratificação dos servidores públicos em dia”, lamentou Eures Ribeiro.

Além do cenário de “crise generalizada”, o presidente da União dos Municípios da Bahia diz ainda que a queda na arrecadação de tributos municipais e a redução de repasse do governo federal para programas sociais contribuem para o panorama devastador nos cofres públicos. Eures Ribeiro afirma que a situação só tem como melhorar com a liberação de R$ 2 bilhões que Michel Temer prometeu para prefeitos de todo o País ainda neste ano. Em reunião na Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no final de novembro último, Temer prometeu liberar os recursos, praticamente os condicionando ao apoio dos prefeitos em sua saga pela reforma da Previdência Social, com mobilização dos parlamentares com as bancadas de deputados federais de seus respectivos estados. De acordo com a promessa do peemedebista, cerca de R$ 200 milhões devem chegar à Bahia. O critério para rateio entre os prefeitos será o número de habitantes de seus respectivos municípios. O presidente da UPB avalia que o valor não resolverá o problema, mas “amenizará o sofrimento dos municípios”.

Eures Ribeiro é terminantemente contra o pagamento de 13º salário a prefeitos e vices, vereadores e secretários municipais, conforme liberação do Supremo Tribunal Federal (STF). O pagamento depende, contudo, de legislação específica de cada cidade, e Eures Ribeiro diz com orgulho que vetou o projeto de lei aprovado pelos vereadores de Bom Jesus da Lapa. O prefeito diz que “no momento atual, receber esse dinheiro seria imoral diante da população”.

INSS antecipa pagamento da primeira parte do 13º salário

A consulta ao extrato pode ser feita no banco. (Foto: Internet)

A partir desta sexta-feira (25) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia o pagamento da primeira parcela do 13° salário. De forma antecipada, mais de 29 milhões de beneficiários receberão a parcela.

A expectativa em Pernambuco é de movimentar R$ 705 milhões, através de mais de um milhão de beneficiários. No Nordeste, 7,7 milhões de pessoas vão receber R$ 4,2 bilhões. O depósito vai acompanhar o pagamento da folha mensal do INSS. Eles começam a ser liberados a partir do dia 25 e seguem até 8 de setembro.

Por lei, os segurados que recebem benefícios Assistenciais (LOAS) não têm direito ao 13º salário, que corresponde a cerca de 4,5 milhões de benefícios.

Com informações do FolhaPE

Pagamento do 13º salário será antecipado na Prefeitura de Petrolina

(Foto: Arquivo)

Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Petrolina irá antecipar 50% do 13º salário, para 6.000 servidores, com um valor que chega à R$ 7,5 milhões. O restante será pago no mês de dezembro.

“Desde o início do governo estamos empenhados em priorizar o pagamento dos servidores regularmente. Isso tem sido possível graças a muito planejamento financeiro. Agora estamos garantindo a antecipação do décimo terceiro num momento especial para nossa cidade que é o São João. Então além de movimentar a economia injetando recursos, estamos dando maior tranquilidade para os servidores poderem curtir esse grande evento tradicional de Petrolina”, ressaltou o prefeito Miguel Coelho (PSB).

Após pagamento do 13º salário, Sindsemp cancela manifestação

Após anunciar que seria realizada uma manifestação caso o 13º salário dos Servidores Muncipais não fosse pago, O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) emitiu uma nova nota nesta quarta-feira (21) afirmando que o compromisso foi regularizado. Segundo o sindicato, a pressão exercida pela categoria foi fundamental para o pagamento dos valores.

Confira a nota

“Graças a uma pressão do SINDSEMP, a prefeitura de Petrolina honrou seu compromisso e pagou no dia que preconiza a Lei o 13º salário dos servidores da Saúde.

Por isso, nossa manifestação, agendada para hoje, caso não fosse creditado os valores, foi cancelada. A diretoria da entidade reforça a disponibilidade de continuar atentos às demandas do servidor e ficar vigilantes”.

Pesquisa revela que 56% dos brasileiros usam o 13º salário para quitar dividas

(Foto: Internet)

Pesquisa feita com mais de 5 mil pessoas com renda média de R$ 3 mil por mês, revelou que mais da metade dos brasileiros preferem usar o 13º salário para saldar dívidas. A porcentagem de consumidores que decidiram quitar as dívidas subiu 51% em 2015 para 56% este ano.

A pesquisa também mostra o reflexo da crise que o país enfrenta, segundo informações da empresa responsável pela pesquisa, a Lendico, o consumidor está mais preocupado em poupar e investir do que em gastar com itens supérfluos e viagens. “É mais uma reação à crise do que uma mudança definitiva”, afirma o fundador da Lendico, Marcelo Ciampolini.

Com informações do JCOnline.

Governo de Pernambuco começa a pagar hoje a primeira parcela do décimo terceiro

13o-salario

Já em dezembro será a vez da folha de novembro e a segunda parcela do décimo. Em 20 dias será injetado R$ 1,6 bilhão na economia local

Todos os servidores ativos e inativos do Poder Executivo Estadual, estarão recebendo nesta quarta-eira (30) a primeira parcela do 13° salário, num valor total de R$ 416 milhões. “Diante de uma das maiores crises em que o País enfrenta, Pernambuco é um dos poucos Estados a manter o pagamento dos seus servidores em dia, e agora garante mais o 13°”, ressaltou o secretário de Administração Milton Coelho.

Nos dias 06, 07 e 08 de dezembro serão pagos os salários de novembro para os aposentados, ativos e comissionados, consecutivamente, num total de R$ 832 milhões. Já no dia 20 de dezembro, será a vez do pagamento da segunda parcela do décimo terceiro no valor de R$ 416 milhões.  “Ou seja,  com o valor da soma das folhas de pagamento do mês de novembro e as parcelas do décimo terceiro dos servidores estaduais, o Estado estará injetando, em um espaço de 20 dias, R$ 1,6 bilhão na economia pernambucana. E esperamos com isso, dar um fôlego ao comercio, que vem apresentando queda nas vendas nos últimos meses”, calculou o secretário.

Pernambuco possui aproximadamente 221 mil servidores, entre ativos e inativos.

Apostador do Rio leva sozinho mais de R$ 58 milhões na Mega-Sena

Dezenas sorteadas foram: 23 – 24 – 32 – 38 – 40 – 41. Já a quina do concurso teve 81 apostas vencedoras

A Caixa Econômica Federal sorteou o concurso de número 1.850, na noite desta quarta-feira (24), e apenas um apostador do Rio de Janeiro levou o prêmio de R$ 58.632.725,66. As dezenas sorteadas foram: 23 – 24 – 32 – 38 – 40 – 41. Até o momento, a Caixa ainda não divulgou o bairro do premiado. Já a quina do concurso teve 81 apostas vencedoras e dividirão o valor de R$ 48.339,16.

Decreto formaliza antecipação de metade do 13º dos aposentados em agosto

oie_2612541ZnlSEGFa

A medida atinge mais de 28 milhões de segurados do INSS

O governo federal editou decreto que formaliza o pagamento antecipado da primeira metade do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS em agosto. O decreto está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 25.

De acordo com o texto, o abono anual será efetuado em duas parcelas: a primeira corresponderá a até 50% do valor do benefício do mês de agosto e será paga juntamente com os benefícios do mês; e a segunda corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios do mês de novembro.

A medida atinge mais de 28 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde 2006, o governo federal antecipa o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto. Pela Constituição Federal, o benefício deve ser quitado até o final do ano.

Prefeitura de Salgueiro antecipa primeira parcela 13º para servidores

Com a antecipação, os servidores poderão aproveitar melhor as festividades juninas que começam na próxima quinta-feira (23), na Estação do Forró.

A Prefeitura de Salgueiro, por meio das Secretarias de Finanças e Administração, anunciou nesta segunda-feira(20), mudanças no pagamento do adiantamento do décimo terceiro salário para servidores do município. A partir da próxima quinta-feira (23),iniciará o pagamento da primeira parcela do 13º salário, que estava agendada para o dia 30 desse mês.

De acordo com o secretário de Finanças, João Gomes, o adiantamento representa um recurso extra de mais de 2 milhões de Reais, que será injetado no comércio. “Diante do momento de crise econômica, esse dinheiro tem um grande peso para a movimentação do comércio local. É algo, altamente, positivo”, explicou.

Ele ainda complementou: “O nosso objetivo, também, é proporcionar maior alegria e tranquilidade aos servidores e seus familiares, durante os festejos juninos”.

João Gomes disse que a folha dos servidores, referente ao mês de junho, será mantida para o dia 30 e serão mais 4,5 milhões circulantes no município, conforme o calendário de pagamento divulgado já nos primeiros dias de janeiro, de acordo com a prática que se tornou uma das mais fortes marcas do governo.

Para o prefeito Marcones Libório de Sá, a administração tem mantido um rigoroso planejamento, no sentido de sustentar a pontualidade dos salários e fazer as reposições para que não haja perdas. “Os municípios estão em situação de dificuldade para manter as obrigações, com os recursos centralizados na União. Cada dia aumentam as políticas e ficamos a mercê de um controle que é complicado e impacta na lei de responsabilidade fiscal. Nesse sentido, a reposição das perdas salariais é um grande avanço”.

Com a antecipação, os servidores poderão aproveitar melhor as festividades juninas que começam na próxima quinta-feira (23), na Estação do Forró.

Até o domingo(26), passarão pelo palco da Estação, atrações locais, regionais e de renome nacional. Paralelamente, a Prefeitura, também, realiza programações nas áreas rurais.

Gerência Regional do Trabalho de Petrolina notifica empresas por não pagar o 13º salário

20 de dezembro foi o último dia para o pagamento da 2ª (segunda) parcela do 13º salário em 2015. Em virtude de informações recebidas sobre atraso ou não pagamento do 13º salário, o Setor de Inspeção do Trabalho da GRTE/Petrolina realizou ação fiscal referente a diversas empresas no município e notificou algumas.

GRTE convoca as empresas notificadas para comparecer na Auditoria Fiscal Trabalhista da GRTE – Petrolina para que observem, cuidadosamente, a data e horário de comparecimento, pois o não comparecimento em tal data e horário já implicará em lavratura de auto de infração, com a posterior imposição de multa administrativa.

Confira a nota da GRTE na íntegra aqui!

Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista comemora pagamento do décimo terceiro salário de servidores municipais

Eliane prefeita santa mariaA prefeita do município de Santa Maria da Boa Vista (PE), Eliane Costa,  anunciou o pagamento do complemento do décimo terceiro salário de todos os servidores do município e o duodécimo da câmara municipal.

Como os servidores efetivos do município recebem o décimo terceiro salário na data de seu aniversário, todo o quadro efetivo receberá agora apenas a diferença do beneficio. Foram investidos R$ 371.208,59 para a quitação destas obrigações. Além da diferença do décimo e o repasse da câmara de vereadores, na ultima sexta feira (11), a prefeitura já havia feito o pagamento de todo o quadro de comissionados e na semana que vem, já está se programando para quitar os vencimentos de contratados e prestadores de serviços da secretaria de educação.

1234