Prefeitura de Petrolina participa de evento promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Saúde de Petrolina, através do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), participou de um evento, nesta sexta-feira (31), que aconteceu durante todo o dia no prédio da VIII Gerencia Regional de Saúde (Geres), promovido pelo Secretaria Estadual de Saúde. A reunião teve o objetivo de mostrar as diversas realidades dos municípios que compõe a gerência, troca de experiências, além da capacitação dos servidores.

Foram convidados para a apresentação as equipes do SAD de Recife, Caruaru, Petrolina e do Hospital em Casa. Na ocasião, foram ministradas palestras sobre os cuidados paliativos na atenção domiciliar, delirium e queda de idoso. Segundo a coordenadora do serviço de Petrolina, Natália Ramos, conhecer as diferentes realidades dentro de cada SAD possibilitou experiências que podem ser implantadas no município.

LEIA MAIS

Sesc promove ‘Feira de Saúde’ em Bodocó

(Foto: Divulgação)

Com diversos serviços gratuitos de saúde, o Sesc promove segunda-feira (3) a Feira da Saúde, em Bodocó. Os serviços são gratuitos.

O evento é uma iniciativa do Sesc Ler da cidade e acontece das 7h30 às 12h30, na Praça José Gomes de Sá, no Centro, onde funciona a feira livre do município.  O objetivo é orientar a população e prevenir sobre a hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis e diabetes. Serão oferecidos serviços como: aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e testes de HIV. Também serão distribuídos preservativos masculinos, femininos e lubrificantes.

O evento celebra antecipadamente o Dia Mundial da Saúde, que é comemorado no dia 7 de abril, e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Bodocó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Outras informações através do telefone (87) 3878-1724.

Secretaria de Saúde de Petrolina encerra comemorações do mês da mulher com curso no N-8

(Foto: ASCOM)

Durante o encerramento das comemorações do mês da mulher, a Secretaria de Saúde de Petrolina, promoveu, nesta quinta-feira (30), uma ação na Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do Perímetro Senador Nilo Coelho, Núcleo 8. O evento, promovido pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), contou com a participação de fisioterapeutas, psicóloga e nutricionista.

Na programação, as mulheres participaram de um curso de sucos que ajudam na prevenção e combate a doenças. O público presente ainda teve a oportunidade de aprender e degustar diversas receitas, feitas, segundo a nutricionista Alessandra Gonçalves, com as frutas mais acessíveis na zona rural, ou seja, produzidas por eles mesmos.

“A gente resolveu trazer para a comunidade, principalmente para as mulheres, a ideia de sucos chamados de ‘detox’, por eliminar as impurezas do nosso organismo, como também prevenir doenças como anemia, colesterol alto, câncer e pressão alta. Durante o curso eu observei que todos ficaram muito empolgados, principalmente porque usamos os ingredientes mais simples e que são da região, como por exemplo, acerola, uva e limão. Outro ponto importante foi a orientação de não utilizar açúcar nos sucos, e quando necessário usar o mel ou o adoçante”, frisou a nutricionista.

Ministério libera R$ 125 milhões para tratamento de crianças com microcefalia

(Foto: Internet)

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou nesta quinta-feira (30) o investimento de R$ 135 milhões em pesquisas e centros de reabilitação para estimulação de crianças com microcefalia e outras alterações associadas ao vírus da zika. O anúncio foi feito durante o encontro da Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas (Renezika) no centro de Brasília.

Do total, serão investidos R$ 114,3 milhões para reabilitação de crianças com microcefalia, e R$ 10,9 milhões serão destinados à formação de 51 equipes de apoio à Saúde da Família com atuação em estimulação precoce. Os demais R$ 10 milhões irão para a pesquisa e criação de bancos nacionais de amostras de vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

De acordo com o ministro, o Brasil tem 2.542 casos confirmados de crianças com microcefalia e “80% delas já estão sendo atendidas em centros de reabilitação”. As mães recebem um salário mínimo por mês (R$ 880) de auxílio. “A diferença é que estamos ampliando esse serviço e incluindo a estimulação precoce”, completou Barros. Atualmente há 4.152 casos da doença sendo investigados.

Sobre a contaminação pelo vírus da zika, o ministro destacou a redução no número de casos confirmados. Entre o dia 1º de janeiro e 25 de março foram identificadas 90.281 contaminações contra 941.130 casos registrados no mesmo período do ano passado.

Com informações do G1

Estão abertas as inscrições para o voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

O Hospital Dom Malan/IMIP convoca interessados em fazer parte da equipe de voluntariado, as inscrições estão abertas e poderão ser feitas até o dia 20 de abril. Para concorrer à vaga, o candidato deve ter idade acima de 21 anos.

Para participar, o candidato deve procurar a sede do grupo, localizada na unidade materno/infantil, de segunda à quinta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h, e na sexta das 8 às 12h e das 13 às 16h. No momento da inscrição, o interessado deve apresentar a identidade, CPF e comprovante de residência originais.

Para concorrer à vaga, o candidato deve ter idade acima de 21 anos, ter disponibilidade para realizar atividades filantrópicas 4h por semana (no período da manhã ou da tarde) e ser solidário ao próximo.

No final do mês de abril, os concorrentes passarão por uma entrevista e os selecionados participarão de uma formação antes do início do trabalho voluntário. São funções do voluntariado fazer visitas e passar informações aos pacientes internados, promover campanhas solidárias e atividades lúdicas em datas comemorativas; entre outras ações.

Outras informações através do telefone (87) 3202-7027.

Argentina aprova uso medicinal da maconha

(Foto: Ilustração)

O Senado da Argentina aprovou nessa quarta-feira (29) o projeto que aprova o uso medicinal da maconha no país. O texto já tinha obtido sinal verde da Câmara dos Deputados em novembro de 2016. A informação é da Agência EFE.

A proposta, que garante a certos pacientes o acesso ao óleo de cannabis, habilitando a importação até que o governo esteja em condições de produzi-lo, foi aprovada por unanimidade pelos 58 senadores argentinos.

Defendido por organizações civis como Mamá Cultiva, integrada por mães cujos filhos precisam do óleo de cannabis para aliviar os efeitos de suas doenças, o projeto autoriza que a maconha seja produzida por vários órgãos científicos estatais, com fins de pesquisa, mas não permite o cultivo particular.

LEIA MAIS

Estão abertas as inscrições para a Corrida Tiradentinhos em Juazeiro

(Cartaz Divulgação)

Crianças com idades entre sete e 14 anos, já podem se inscrever para a 15ª Corrida Tiradentinhos, em Juazeiro. A corrida acontecerá no dia 21 de abril.

A corrida acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, a Associação de Moradores da Rua Tiradentes, do Bairro Santo Antônio.

O evento conta com a participação de cerca de 400 crianças irão disputar a corrida, que está dividida em oito categorias, masculina e feminina: faixa etária de 07 e 08 anos – 200 metros, saída e chegada na rua Tiradentes; 09 e 10 anos – 400 metros, saída das Lojas Americanas e chegada na rua Tiradentes; 11 e 12 anos – 800 metros, saída do Hotel Rio Mar e chegada na rua Tiradentes; 13 e 14 anos – 1.500 metros – saída do Posto de Saúde do Angary e chegada na rua Tiradentes.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 13 de abril no Ginásio de Esportes Aloísio Viana, das 08h às 12h e das 14h às 18h, assim como na Associação de Moradores da Rua Tiradentes e a taxa cobrada são dois quilos de alimentos.

Outras informações através do telefone (74) 9 88347143

Petrolina adere ao programa ‘Criança Feliz’

(Foto: Ilustração)

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho esteve em reunião com ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra e conseguiu inserir Petrolina no programa do Governo Federal, ‘Criança Feliz’.

Petrolina estava fora da iniciativa devido ao baixo Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referências da Assistência Social (ID-CRAS) no ano de 2015. O programa contempla gestantes e crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família, e as de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Através de visitação familiar, técnicos capacitados mostram aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida da criança.

“Mesmo sendo considerada cidade de grande porte, Petrolina ficou fora do programa devido ao ID-CRAS de 2015, que foi bem menor que 3. Municípios menores, como Cabrobó, Parnamirim e Ouricuri, por exemplo, alcançaram o índice de 3.33, enquanto Petrolina ficou abaixo de 2.5”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, Kátia Carvalho.

Prazo para inscrição no processo seletivo para médicos especialistas do HDM/IMIP de Petrolina encerra neste domingo

(Foto: Internet)

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina está com seleção aberta para médicos especialistas nas áreas de neonatologia, pediatria e ginecologia/obstetrícia. As inscrições vão até domingo (26) e os interessados em participar devem seguir o passo a passo abaixo indicado.

Primeiro o candidato deve se cadastrar e/ou atualizar o currículo no site do IMIP, na guia de CONTATO e, posteriormente, acessar a guia TRABALHE CONOSCO, fazer o login com o CPF e a senha gerados no cadastro do currículo e entrar no link “CLIQUE AQUI PARA VERIFICAR PROCESSO SELETIVO”, finalizando a sua inscrição.

Será feita inicialmente uma triagem curricular e, posteriormente, uma convocação para a segunda fase composta por uma entrevista.

Juazeiro: começa distribuição de repelentes para grávidas beneficiárias do Bolsa Família

(Foto: ASCOM)

A entrega de repelentes para as gestantes beneficiárias do Bolsa Família de Juazeiro (BA) foi iniciada nessa segunda-feira (27) durante um ato solene no Hospital Materno Infantil. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde (Sesau) do município, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedis).

Segundo o secretário de Saúde, Plínio Amorim, até o fim da semana, todas as Unidades de Saúde estarão abastecidas. “A distribuição para as gestantes beneficiárias do Bolsa Família seguirá a programação das Unidades de Saúde, visto que será necessário um trabalho educativo acerca do uso do produto e dos cuidados para combater o Aedes Aegypti. Nos próximos meses, as mulheres poderão pegar o repelente durante a consulta de pré-natal”, esclarece.

O objetivo do evento foi formalizar o início da entrega dos repelentes e, na ocasião, foi realizado um trabalho educativo acerca do uso do produto. Cada gestante tem direito a dois frascos mensais, além da distribuição de um folder explicativo. A diretora médica do Hospital Materno Infantil, Fabíola Ribeiro, realizou as devidas orientações.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde incluiu 14 novas terapias alternativas ao SUS

(Foto: Ilustração)

Portaria do Ministério da Saúde, publicada nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União, incluiu 14 novas terapias alternativas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Foram incluídas na PNPIC, a arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e ioga.

Cada município é responsável por oferecer os serviços à população nas Unidades de Atenção Básica. No entanto nem todas as cidades oferecem a totalidade das terapias que constam no PNPIC, pois cada município pode optar por práticas em que há demanda.
De acordo com o Ministério da Saúde, desde a criação em 2006 da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, mais de 5 mil estabelecimentos passaram a oferecer terapias alternativas.

Com informações do G1

Hong Kong suspende o embargo e volta a importar carne brasileira

(Foto: Internet)

Hong Kong retomou a compra de carne originária do Brasil, a compra foi interrompida por causa das investigações reveladas pela operação carne fraca. O país analisou 66 amostras de carne brasileira que chegaram nos portos de lá recentemente e constatou que nenhuma delas apresentava problemas.

O governo comemorou a volta de Hong Kong ao mercado brasileiro. Em nota, o Palácio do Planalto disse que com essa medida, todos os grandes mercados para exportações de carnes brasileiras encontram-se novamente reabertos. E que a reabertura confirma a qualidade e a solidez do sistema sanitário nacional.

Com informações do G1

Estão abertas as inscrições para fisioterapia voltada para pessoas com dor lombar na UPE

(Foto: Ilustração)

Segue até domingo (2) o período de inscrição para pessoas dor lombar crônica, interessados em participar de um projeto da Universidade de Pernambuco (UPE) que oferece fisioterapia gratuita.

Não podem participar pessoas com hérnia de disco, escoliose, cirurgia na coluna, fraturas na coluna, osteoporose, doenças reumáticas, estar em tratamento, fisioterapêutico, praticar atividades físicas regulares. O tratamento vai ocorrer durante três vezes por semana à noite na UPE em Petrolina durante três meses.

Para garantir a inscrição é preciso realizar um agendamento através dos telefones (87) 9 8843-8835/ 9 88047806 ou (87) 9 98207386.

Petrolina é destaque na doação de órgãos em PE

(Foto: Ilustração)

Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (28) pelo o Hospital Dom Malan (HDM), Petrolina foi responsável por captar seis dos dez corações transplantados em Pernambuco e 44% dos fígados (8, de um total de 18), além de 39% dos rins (18, de um total de 46). Todos os 32 órgãos foram doados por 19 doadores.

Ainda segundo o levantamento, o serviço só foi possível devido a generosidade dos familiares da região que autorizaram as doações.

“Nosso trabalho é diariamente checar nas unidades hospitalares de Petrolina se há potenciais doadores para, a partir disso, realizar todos os protocolos necessários. Esse é um trabalho que precisa de agilidade, para que os órgãos não percam suas funções vitais, mas também de muito cuidado com a família e de preparo para o recebimento da notícia do falecimento do parente que está por vir. Além disso, precisamos explicar todo o processo da doação e a importância desse ato para os pacientes que estão em fila de espera, como também tirar todas as dúvidas para que a família tenha a autonomia necessária para decidir favorável pela doação”, afirma o coordenador médico da OPO Dom Malan, Pedro Carvalho.

 Durante todo o ano de 2016, a OPO de Petrolina diagnosticou 113 potenciais doadores de órgãos. Desses, 55 efetivaram a doação (48,6%). O percentual é maior do que a média do Estado que, em 2016, tinha 508 potenciais doadores e, desses, 140 realmente fizeram a doação (27%).

Os 55 doadores foram responsáveis pela doação de 162 órgãos e tecidos, sendo 96 rins, 42 fígados, 22 corações e 2 pâncreas. Em 2015, foram 45 doadores (ampliação de 22%) e 139 órgãos e tecidos (crescimento de 16%). Quando analisados os números de transplantes no Estado em 2016, Petrolina ficou responsável por captar 36% dos fígados, 33% dos pâncreas, 33% dos rins e 57% dos corações transplantados em Pernambuco.

Piora estado de saúde de jovem baleado por PM em Itambé

Após atirar, os policiais o arrastam pelo asfalto até a viatura da Polícia Militar (Foto: Arquivo)

Novo boletim médico divulgado nesta terça-feira (28) pelo Hospital Miguel Arraes, revelou que o jovem de 19 anos que foi baleado por um policial militar apresentou piora clínica, voltando à respiração mecânica.

O manifestante continua internado, desde o dia 19, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tratando também de infecções associadas à gravidade do quadro que apresenta. O HMA informou que as visitas ao paciente permanecem restritas à família, nos horários determinados pelo hospital. Um novo boletim deve ser emitido na próxima segunda-feira (3) ou quando e se houver alteração no estado de saúde.

Com informações do FolhaPE