Prefeitura alerta folião para uso de camisinha e prevenção de doenças durante o Carnaval de Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

Durante o carnaval 2020, que acontece de 22 a 25 de fevereiro, a Prefeitura de Petrolina distribuirá 80 mil preservativos masculinos e femininos, como parte das ações de prevenção programadas para o período. Além do preservativo, gel lubrificante também estará presente no pacote.

No período da folia, o preservativo masculino ou feminino deverá ser oferecido a pessoas sexualmente ativas, como método eficaz para a redução do risco de transmissão do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de evitar a gravidez. “Isto tudo para garantir que a diversão seja, além de segura, consciente”, resume a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

A oferta dos preservativos deve ser realizada nas ações de prevenção e nas unidades de saúde do município, sem restrições de quantidade de retirada pela população e sem exigência de documentos de identificação. A distribuição deve ser feita como parte da rotina de atendimento, conforme a necessidade de cada pessoa, que deve ter livre acesso ao preservativo, sem nenhum constrangimento.

Hospital Regional de Juazeiro reforça campanha de doação de sangue visando aumentar estoque do Hemoba

(Foto: iStock/Thinkstock)

Uma campanha de incentivo à doação de sangue, foi iniciada, nesta sexta-feira (14), por profissionais da Comissão de Humanização, Serviço Social do Hospital Regional de Juazeiro (BA) e Hemoba. Durante o lançamento da ação, os realizadores convocaram doadores da região para doar sangue, e assim, ajudar a reforçar os estoques do hemocentro da cidade.

A campanha tem por objetivo aumentar o estoque de bolsas de sangue da unidade para atender à demanda transfusional dos hospitais públicos de Juazeiro e de outros municípios, além de estimular a reflexão para a importância da doação voluntária, altruísta, espontânea e habitual.

De acordo com Nilson Santos, assistente social do HRJ, durante a ação foram abordados os critérios para doação de sangue, quais fatores que influenciam a inaptidão temporária e inaptidão definitiva. Além disso foi feito o convite para a multiplicação das informações e a altruísmo na doação de sangue. 

LEIA MAIS

Unidades Básicas de Saúde de Petrolina vacinarão contra o sarampo e ofertarão outros serviços neste sábado

(Foto: Asom/PMP)

Este sábado (15) será o Dia D de vacinação contra o sarampo em todo o território brasileiro, e em Petrolina não será diferente, contudo, além da vacinação, algumas Unidades Básicas de Saúde oferecerão outros serviços, como é o caso da Unidades Amália Granja, na Vila Mocó, e Josefa de Souza Silva, no Pedra Linda, com atividades para a população, das 8h às 12h.

Na UBS Amália Granja, profissionais de saúde estarão à disposição da comunidade, para avaliar exames de mamografia e preventivos e elaborar uma planilha para agendamentos. O público-alvo são mulheres de 25 a 64 anos (exames preventivos) e de 50 a 69 anos (mamografia). A Vila Mocó onde está instalada a UBS Amália Granja, também contará com uma ação de saúde mental, com psicólogo e médico numa abordagem sobre ansiedade. Como estratégia de promoção da saúde bucal, serão oferecidos serviços como avaliação dentária, aplicação de flúor e ação educativa. Pessoas de todas as idades podem participar.

LEIA MAIS

Especialistas alertam para riscos da brincadeira da “rasteira”, que viralizou na internet recentemente

(Foto: Reprodução/G1)

Vídeos de adolescentes brincando de derrubar uns aos outros no chão dentro de escolas estão circulando novamente nas redes sociais, desde a última terça-feira (11). A brincadeira conhecida como “roleta humana” ou “rasteirinha”, tem preocupado pais e mãe neste início de ano letivo.

Em um desses registros, duas adolescentes aparecem dando uma rasteira em uma terceira. Em outros vídeos, a brincadeira envolve três pessoas – uma delas é girada para trás pelos outros colegas. Em novembro do ano passado, uma adolescente de 16 anos morreu em Mossoró, Oeste potiguar, depois de bater a cabeça enquanto participava da brincadeira.

LEIA MAIS

Justiça determina fim da greve dos enfermeiros em Pernambuco

(Foto: Ilustração)

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Evandro Magalhães Melo determinou, na noite dessa quarta-feira (12), o retorno imediato ao trabalho dos servidores da saúde em greve desde 30 de janeiro.

A decisão, dirigida ao Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (Seepe) e ao Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), também proibiu o bloqueio de via pública, como vinha ocorrendo durante os protestos na Avenida Agamenon Magalhães, em Recife.

LEIA MAIS

Petrolina: nova unidade de saúde do São José deve ser entregue em março

Obra está 90% concluída. (Foto: ASCOM)

Os moradores do bairro São José, em Petrolina (PE), devem ganhar, já neste mês de março, uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Segundo a prefeitura municipal, as obras de construção da UBS estão 90% concluídas. Ao todo foram investidos R$ 887.754,03.

Os principais serviços que vão ser oferecidos serão consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, tratamento odontológico e encaminhamentos para especialidades. “Será mais um equipamento que irá trazer saúde e bem-estar para a população”, disse o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado.

LEIA MAIS

Em uma semana, Pernambuco registra aumento de 130% no número de casos de dengue

(Foto: AFP Photo)

As notificações confirmadas de dengue em Pernambuco passaram de 53 para 122 em uma semana, o equivalente a um aumento de 130,2%. Os dados são do boletim de arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e consideram os períodos de 29 de dezembro de 2019 a 25 de janeiro de 2020 e 29 de dezembro de 2019 a 1º de fevereiro de 2020, respectivamente.

Ao todo, até o primeiro dia de fevereiro já são 900 casos notificados em Pernambuco (+47,3% em comparação à semana anterior) e 139 descartados. Seis mortes por arboviroses são investigadas. Apesar da escalada em sete dias, os números mostram redução em comparação ao período equivalente de 2019, quando foram registradas 1.795 suspeitas, uma queda de 49,9%. 92 municípios acionaram a secretaria para notificar casos da doença.

O Índice de Infestação Predial do 1º ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), recorte que considera amostragens larvárias bimestrais do mosquito em uma cidade, aponta para 44 cidades pernambucanas em situação de risco de surto de dengue, 83 em situação de alerta e 53 em situação satisfatório. Quatro cidades não enviaram dados.

LEIA MAIS

Coronavírus: cientistas britânicos começam a testar vacina em ratos

(Foto: Divulgação/ Josué Damasceno/ IOC/Fiocruz)

Uma equipe de pesquisadores britânicos anunciou hoje (11) que está testando em ratos uma vacina contra o novo coronavírus e espera concluir a experiência até o fim do ano.

“Acabamos de injetar em ratos a vacina que criamos a partir de bactérias e esperamos, nas próximas semanas, determinar a reação nos ratos, no seu sangue, a sua resposta em termos de anticorpos contra o coronavírus”, disse um dos pesquisadores à agência France-Presse (AFP).

A equipe do Imperial College, em Londres, acredita estar entre as primeiras a avançar com ensaios clínicos em animais, no momento em que a comunidade científica está empenhada em encontrar uma vacina eficaz, já que as atuais não protegem contra o novo coronavírus.

O desenvolvimento de uma nova vacina é um processo demorado, que pode se prolongar por vários anos até que se prove que ela é segura e eficaz. Em declarações à AFP, Paul McKay afirmou que sua equipe espera ser a primeira a fazer ensaios clínicos em humanos e a disponibilizar a vacina contra a nova epidemia. As pesquisas partiram do trabalho desenvolvido para o coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda (SARS, na sigla em iglês).

LEIA MAIS

Postos de Saúde de Serra Talhada funcionarão das 8h às 17h no Dia D de Vacinação contra Sarampo

Campanha teve início no dia 10 de fevereiro

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi iniciada na segunda-feira (10). O município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, se organiza para o Dia D, neste sábado (15). Devem se vacinar crianças entre 5 e 19 anos e os Postos de Saúde estarão abertos das 8h às 17h.

Além das unidades nos bairros e zona rural, os pais podem levar seus filhos para serem vacinados no Centro Municipal de Saúde. Esse grupo deve tomar duas doses no intervalo de 30 dias. A campanha segue até 13 de março e em seguida, serão priorizados os adultos com entre 30 e 59 anos.

“Essa etapa de vacinação é para o público entre cinco e dezenove anos e que nunca foi imunizado contra a doença. Quem já tem as duas doses da tríplice viral não precisa mais se vacinar, mas quem não tem deve procurar os postos de saúde. Não termos casos em Serra Talhada, mas temos casos em Pernambuco e não podemos descuidar”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Karla Medeiros.

Petrolina inicia nova fase de vacinação contra o sarampo

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina iniciou nesta segunda-feira (10) uma nova fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo com foco em crianças a partir dos 5 anos até jovens de 19 anos. A mobilização vai até 13 de março e o ‘Dia D’ está agendado para o próximo sábado (15). Vale ressaltar, que segundo a Secretaria de Saúde, não há caso de sarampo registrado na cidade.

A campanha de vacinação é a sequência das outras duas mobilizações realizadas em 2019, que tiveram como público-alvo crianças acima dos 6 meses a menores de 5 anos (em outubro) e depois em adultos dos 20 aos 29 anos (em novembro). Vale lembrar que a Secretaria de Saúde de Petrolina iniciou, no último dia 5 de fevereiro, uma ação estratégica com pontos de vacinação contra o sarampo no River Shopping e no Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho. Até o final de fevereiro, o esquema ficará assim: segundas, quartas e sextas no shopping e terças e quintas no aeroporto.

LEIA MAIS

Próximas semanas serão cruciais no combate ao coronavírus, afirma Conselheira da OMS

(Foto: Reuters/Nguyen Huy Kham/direitos reservados)

A conselheira sênior do Departamento de Gestão de Contágios da Organização Mundial da Saúde (OMS), Nahoko Shindo, disse que as próximas semanas serão um período vital nos esforços para conter a propagação do novo coronavírus.

Em entrevista à NHK, na sede da ONU, em Genebra, a conselheira da OMS disse ser extremamente difícil criar uma vacina que possa prevenir completamente uma doença contagiosa do sistema respiratório. Acrescentou que será necessário agregar conhecimentos de todo o mundo para combater o vírus.

LEIA MAIS

Sarampo: Pernambuco começa primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação nessa segunda-feira

De hoje (10) até o dia 13 de março Pernambuco realiza a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. O público alvo são crianças de 5 anos e jovens de até 19 anos, que nunca foram vacinados. Ou seja, eles deverão tomar duas doses da tríplice viral com um intervalo de 30 dias entre elas.

Quem está com a caderneta de vacinação em dia não precisa tomar novas doses. No Estado, em 2019 foram aplicadas 808.920 doses. “Continuamos com a circulação do vírus do sarampo em diversos estados brasileiros, inclusive em Pernambuco, além da ocorrência da doença em diversos países. Com os pernambucanos devidamente protegidos, podemos quebrar a cadeia de transmissão no nosso Estado“, ressalta a superintendente das Doenças Imunopreveníveis e Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.

No ano passado a campanha nacional focou nas crianças de 6 meses a 4 anos, em seguida, jovens de 20 a 29. Agora o público juvenil deve se imunizar.

Coronavírus: brasileiros que estavam na China já estão em Goiás

Grupo ficará em observação (Foto: Sílvio Túlio/G1)

Os brasileiros que estavam na cidade de Wuhan, epicentro do coronavírus na China já estão em Anápolis (GO). Eles desembarcaram no início da manhã desse domingo (9) na Base Aérea do município, em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Ministério da Defesa informou que todos os passageiros estão bem de saúde e assintomáticos. Eles ficarão em quarentena por 18 dias. No grupo de 34 pessoas há brasileiros, cônjuges chineses e estrangeiros. Os passageiros desceram usando máscaras cirúrgicas e foram direto para um ônibus.

“Não há nenhum sintoma de nenhum tipo de dificuldade. Eles seguem agora para os seus apartamentos, onde a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás irá fazer os exames. Depois, eles vão entrar na rotina diária de quarentena, quando três vezes ao dia farão uma consulta com os médicos“, disse ao G1 o general Manoel Pafiadache, secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa.

Quatro chineses casados com brasileiros, sete crianças com idades entre 2 e 12 anos, 23 brasileiros adultos, 14 médicos, oito tripulantes e dois jornalistas estão em observação. Os estrangeiros que pegaram carona na aeronave desembarcaram na Polônia.

Número de mortes pelo novo coronavírus chega a 722 na China

(Foto: Reuters/Nguyen Huy Kham/direitos reservados)

O número de mortes provocadas pelo surto do novo coronavírus na China aumentou hoje (8) para 722, anunciou a Comissão Nacional de Saúde chinesa, que registrou um aumento de novos casos superior ao que vinha sendo registrado nos últimos dias. Hoje, contam-se mais 3.399 casos, enquanto na sexta-feira (7) foram registradas 3.143 novas infeções, após vários dias em que o número de casos estava caindo.

As autoridades de saúde estão tratando 6.101 pacientes em estado grave e já deram alta a 2.050 pessoas que contraíram a pneumonia provocada pelo novo coronavírus, detectado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan, na província central de Hubei.

Desde o começo do surto, já foram acompanhadas 345.498 pessoas por suspeita de infecção, 189.660 das quais continuam sob observação.O médico chinês que deu o primeiro alerta sobre o surto do novo coronavírus morreu na quinta-feira (6), depois de ter contraído pneumonia na semana passada, anunciou o hospital onde estava internado. O oftalmologista Li Wenliang, de 34 anos, foi “infelizmente contaminado durante o combate à epidemia de pneumonia do novo coronavírus”, afirmou, em sua conta no Facebook, o Hospital Central de Wuhan.

LEIA MAIS