Brasil adere a aliança para aceleração da vacina contra a covid-19

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (24) a adesão ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility), ação administrada pela Aliança Gavi e a liberação de cerca de R$ 2,5 bilhões para viabilizar o ingresso do Brasil nesta iniciativa. A adesão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Segundo o governo, os países são convidados a participar do grupo e poderão se beneficiar, ao ter garantido o acesso ao fornecimento das vacinas disponibilizadas por meio da Covax Facility. Dessa forma, espera-se que o Brasil possa comprar imunizantes para garantir a proteção de 10% da população até o final de 2021, o que permite atender populações consideradas prioritárias.

A adesão permitirá o acesso ao portfólio de nove vacinas em desenvolvimento, além de outras em análise. Com a diversificação de possíveis fornecedores, aumentam as chances de acesso da população brasileira à vacina no menor tempo possível. Caberá à Covax Facility negociar com os fabricantes o acesso às doses das vacinas em volumes especificados, os cronogramas de entrega e os preços.

LEIA MAIS

Bahia ultrapassa a marca de 300 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus

(Foto: Ascom/SESAB)

A Bahia chegou e ultrapassou a marca de 300 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus nesta quinta-feira (24). O boletim mais recente da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que desde o início da pandemia foram identificados 301.248 diagnósticos positivos para a doença causada pelo coronavírus.

A Covid-19 matou 6.455 pessoas no estado.

O primeiro caso da doença foi registrada na Bahia em 6 de março deste ano. O primeiro caso no Brasil foi confirmado em 26 de fevereiro.

Os casos ativos da Covid-19 na Bahia nesta quinta são 7.307, de acordo com a Sesab. Menor que o registrado no dia anterior, quarta-feira (23), em que era 7.378.

A ocupação de leitos de UTI, em que são internados os pacientes em estado grave da doença, está em 49,20%. O índice representa 523 pacientes, conforme informações do boletim.

Prefeito nega que Juazeiro tenha recebido mais de R$ 45 milhões para combate ao novo coronavírus

Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim.

Na semana passada o site Bahia Econômica, com sede em Salvador, divulgou uma reportagem dando conta de que Juazeiro está entre as cidades baianas que mais recebeu recursos do Governo Federal para combater o novo coronavírus. Segundo a matéria, o município baiano teria recebido cerca de R$ 45,7 milhões de reais.

Durante entrevista coletiva virtual na manhã desta quinta-feira (24), o prefeito Paulo Bomfim foi questionado pelos jornalistas e negou que tenha recebido este montante. “Desde o início da pandemia, aqui para a prefeitura  de Juazeiro, chegaram R$ 17.733.774,39. Esse foi o recurso que chegou. Sendo que R$ 3 milhões foram para filantrópicas aqui da nossa cidade e para a prefeitura ficou R$ 14.733.774,39. E no portal da transparência da prefeitura está lá informando detalhe por detalhe, centavo por centavo todo o valor que nós usamos e como nós usamos”, explicou o prefeito.

Site baiano diz que Juazeiro recebeu mais de R$ 45 milhões para combater o novo coronavírus

Ainda sendo indagado se o restante do montante divulgado pelo o site da capital teria ido para unidades de saúde privadas, como Hospital Promatre e outros, Paulo Bomfim enfatizou: “Para a prefeitura de Juazeiro até esse momento chegou a importância de R$ 14.733.774,39. Esses R$ 45 milhões pode está em qualquer outra prefeitura… de Juazeiro do Norte ou qualquer outro Juazeiro aí do Brasil, mas pra aqui ainda não chegou não. Eu gostaria muito que tivesse chegado, porque teríamos mais ações para proteger nossa população, porque todos nós sabemos que Juazeiro não é só Juazeiro. Juazeiro são 53 cidades da região da Rede Peba,” concluiu.

‘Não quero ser responsável pela morte de alunos e professores’, diz Rui Costa em relação ao retorno das aulas presenciais

Rui Costa, governador da Bahia.

Enquanto em Pernambuco o retorno das aulas da rede estadual de ensino está marcado para o dia 06 de outubro, na Bahia a posição do governo é bem diferente.

O governador Rui Costa (PT) repetiu nesta quarta-feira (23) que não tem data prevista para o retorno às aulas, o que só deve acontecer quando a média diária de óbitos por covid-19 reduzir. “Não quero ser responsável pela morte de alunos e professores. Quem dá segurança que um jovem não vai morrer?”, afirmou Rui, ao ser questionado sobre uma carta aberta de instituições particulares pedindo a retomada. “Só vamos analisar retorno às aulas, seja particular, seja pública, com redução de mortes”.

Falando durante a entrega de obras em uma encosta no IAPI, Rui fez uma comparação com times de futebol ao falar dos dados de mortes na Bahia. “Tem morrido por dia 4 times de futebol. Numa semana, todos times da Série A estariam mortos. Quando caiu aquele avião da Chapecoense houve uma comoção nacional. (É ) Como se todo dia 4 aviões com equipes estivessem caindo. Só não tem essa comoção nacional”, disse o governador. “A doença não foi embora, não tem vacina ainda sendo distribuída, de hora para outra tenho a sensação que as pessoas acham que acabou”.

Ele afirmou que a retomada de algumas atividades tem acontecido de maneira cautelosa, mas não é possível se descuidar e liberar tudo sob risco de aumentar o volume de mortes.

Procura por testes de Covid-19 diminuiu em Juazeiro, diz Secretária de Saúde

Drª Fabíola Ribeiro, Secretária da Saúde de Juazeiro (BA).

Os últimos boletins divulgados pela Secretaria da Saúde de Juazeiro, cidade do norte da Bahia, estão informando que a quantidade de pessoas infectadas pelo novo coronavírus está diminuindo gradativamente.

Questionada na manhã desta quinta-feira (24), durante entrevista coletiva virtual, se o órgão diminuiu a quantidade de testes sobre a doença, a Secretária de Saúde, Doutora Fabíola Ribeiro afirmou que o município tem testes suficientes para quem sentir os sintomas, o que diminuiu, segundo ela, foi a procurar por parte da população.

Sesau afirma que Juazeiro apresenta queda nos números da Covid-19; Veja os dados desta quarta-feira (23)

“Nós temos testes para a população. A gente fez nova compra de testes, a gente está distribuindo para os postos de saúde… agora de forma muito categórica diminuiu as solicitações das unidades de saúde. Não diminuímos testes. A procura diminuiu tanto no ponto de coleta, quanto dentro das unidades básicas de saúde. Pedimos as pessoas que ao apresentar sintomas, procurem imediatamente uma unidade de saúde porque quanto mais cedo for detectada a doença, mais fácil de tratar,” afirmou Doutora Fabíola Ribeiro, Secretária de Saúde de Juazeiro.

No boletim mais recente da Secretaria da Saúde de Juazeiro divulgado na noite desta quarta-feira (23), o município registrou 18 casos positivos para a Covid-19, chegando a um total de 4.366 pessoas que já contraíram a doença. Juazeiro tem ainda 3.314 pessoas clinicamente curadas das infecções do novo coronavírus e 99 óbitos ocasionados pela Covid-19.

UPAE/IMIP de Petrolina lembra Setembro Verde

(foto: internet)

Setembro é um mês marcado por várias cores no calendário da saúde. O amarelo representa a prevenção ao suicídio, e o verde faz referência à campanha nacional de doação de órgãos, assim como promove um alerta sobre o câncer colorretal (de intestino).

Sobre este último, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) traz algumas informações. “No Brasil, o câncer de cólon e reto é menos frequente apenas que os tumores de próstata e mama. Ele já é considerado o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA. Apesar disso, ainda é pouco conhecido pela população, por isso, a necessidade do esclarecimento”, ressalta a coloproctologista, Bruna Spíndola.

LEIA MAIS

Pernambuco registra 538 novos casos de covid-19

PE tem mais 538 casos e 25 óbitos (Foto: Internet)

Pernambuco tem mais 538 casos positivos de covid-19 e 25 novos óbitos. Os dados são referentes ao boletim dessa quinta-feira (24). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 28 casos (5%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 510 (95%) são leves.

Com os números de hoje, Pernambuco soma 143.703 pacientes infectados pelo novo coronavírus: 26.153 graves e 117.550 leves. Já os óbitos totalizam 8.110. Das mortes confirmadas nessa quinta-feira, 13 (52%) são dos três últimos dias.

O boletim completo será divulgado ao final do dia, trazendo também as curas clínicas. Até ontem (23), Pernambuco totalizava 124.650 recuperados.

Governo do Estado projeta Petrolina e região avançando à Etapa 9 a partir de outubro

Petrolina somente entrará nessa Fase em outubro (Foto: Ilustração)

Os municípios da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul, Caruaru (Agreste) e a própria capital pernambucana avançarão à Etapa 9 do Plano de Convivência com a Covid-19 a partir do dia 28 de setembro. Mas hoje (24) essas cidades já podem ampliar o funcionamento dos estabelecimentos de alimentação, das 6h até meia noite. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa ontem (23).

No que diz respeito ao Sertão, a região da IXª Geres com sede em Ouricuri, evoluiu à Etapa 8, igualando-se a Petrolina. De acordo com o secretário de Saúde, André Longo, nessa macrorregião, houve redução de 36,8% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O que muda na Etapa 9

Os municípios autorizados a avançar à Etapa 9 também poderão, mas somente a partir de segunda-feira, liberar a realização de eventos sociais e culturais, assim como a abertura de cinemas e teatros com novos protocolos e limite de público de até 100 pessoas, ou 30% de ocupação do espaço, o que for menor.

Petrolina não avança

A 8ª Geres, cuja sede é Petrolina, avançará a Etapa 9 no dia 5 de outubro, segundo previsão do Estado. Confira a seguir o que é permitido nas Etapas 8 (Ouricuri) e 9 (apenas para Região Metropolitana, Recife e Caruaru):

Etapa 8: Fica permitido 100% da mão de obra dos serviços de escritório. Os serviços de alimentação podem receber 70% da sua capacidade e são reabertos o comércio de praia e os museus e espaços de exposição.

Etapa 9: Cinemas e eventos sociais com até 100 pessoas ou 30% da capacidade. Serviços de alimentação podem passar a receber até 70% da capacidade.

A partir da próxima semana, a IX Geres alcançará a Etapa 8. Veja quais cidades estão englobadas: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

Números da Covid-19 voltam a crescer na Bahia e Estado registra 1.610 novos casos nas últimas 24 horas

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.610 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 1.893 curados (+0,7%). Dos 299.415 casos confirmados desde o início da pandemia, 285.629 já são considerados curados e 7.378 encontram-se ativos.

Na Bahia, 25.369 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 49 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), justifica a existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos afirmando que isso acontece por causa da sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

Ainda segundo a SESAB, outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 583.455 casos descartados e 68.902 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (23).

Sesau afirma que Juazeiro apresenta queda nos números da Covid-19; Veja os dados desta quarta-feira (23)

(Foto: ASCOM)

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) registra no boletim desta quarta-feira (23) 18 casos positivos para a Covid-19, sendo 03 pessoas do sexo masculino e 15 do sexo feminino, com idades de 02 e 71 anos, mantendo uma tendência acentuada de queda para novos infectados.

Dos resultados obtidos, 14 foram por meio do teste rápido e 03 por swab rápido e 01 pelo LACEN de Salvador. Todos os pacientes em isolamento domiciliar. Com estes novos dados, agora são 4.366 pessoas que já contraíram a doença. Juazeiro tem ainda 3.314 pessoas clinicamente curadas da doença e há ainda o registro de 99 óbitos ocasionados pela Covid-19.

Com essa atualização o município chega a 15.608 exames realizados com 11.242 resultados negativos para a COVID-19, sendo considerados descartados. Dos 4.366 casos confirmados, 2.367 são do sexo feminino, 1.999 do sexo masculino, sendo 268 profissionais de saúde. Seguem em isolamento domiciliar 942 pessoas, 11 estão internadas, sendo 09 em UTIs e 02 em leitos intermediários.

Veja os números do novo coronavírus em Petrolina nesta quarta-feira (23)

Petrolina registrou 64 casos novos da Covid-19 e tem 38 pessoas recuperadas da doença nas últimas 24 horas. Os dados estão no boletim epidemiológico da prefeitura desta quarta-feira (23), totalizando 5.220 registros do novo coronavírus e 4.135 curas clínicas.

Dos novos positivados, 62 foram confirmados através dos 238 testes rápidos realizados pela gestão municipal, e 2 por exames laboratoriais. Dos testes, são 31 pessoas do sexo feminino, com idades entre 01 a 59 anos, e 31 do sexo masculino, entre 08 meses de vida a 61 anos. Por exames laboratoriais são 2 pessoas do sexo feminino, de 30 e 37 anos.

Do total de casos até o momento, 4.331 foram confirmados por testes rápidos da prefeitura e 889 diagnosticados através de exames laboratoriais. Petrolina tem 89 óbitos por Covid-19.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 22,95%. Dos 61 leitos disponíveis, 14 estão ocupados, sendo 11 pacientes de Petrolina e 3 de outras cidades da região. Os dados completos seguem abaixo.

Taxa De Ocupação De Leitos 23.09.20

Funcionários do Hospital Dom Malan Petrolina são vacinados contra o Sarampo

A imunização está acontecendo em etapas e deve prosseguir até conseguir vacinar todos que estejam dentro da faixa etária. A ação faz parte da quarta etapa de vacinação do Governo Federal, que abrange adultos entre 20 e 49 anos. Todos aqueles que correspondem ao perfil são orientados a tomar a dose extra da vacina. A população também deve procurar os postos de saúde para garantir a imunização. A campanha vai até o dia 31 de outubro em todo o país.
O sarampo é uma doença infecciosa grave causada pelo vírus Measles morbillivirus, que está em plena circulação no Brasil, assim como a Covid-19. A diferença é que existe uma vacina para prevenção, chamada tríplice viral, aplicada em todas as unidades básicas de saúde (UBSs).
“Independente de quantas doses já tenha tomado, é importante tomar outra, desde que não tenha sido nos últimos 30 dias. O objetivo é eliminar a circulação do sarampo no Brasil, que está em surto ativo”, esclarece a enfermeira do trabalho, Emanuelle Malvim.
O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.
A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano na rotina de vacinação dos serviços de saúde do país. Para viabilizar a estratégia de vacinação, foram enviadas 4,3 milhões de doses da vacina aos estados brasileiros.

Covid-19: Rotary Club de Juazeiro e Núcleo Regional de Saúde Norte vão distribuir 6 mil máscaras

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O clube de serviços Rotary Club de Juazeiro (BA) em parceria com Núcleo Regional de Saúde Norte, órgão vinculado a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), está distribuindo 6 mil máscaras descartáveis em pontos de grande circulação da cidade e também no interior do município baiano.

Segundo Francys Medrado, presidente do Rotary Clube de Juazeiro, desde o início da pandemia a entidade vem participando dessa distribuição de máscaras, mas agora a doação desses acessórios de proteção será intensificada devido ao relaxamento das pessoas devido a queda nos números de infectados divulgados no boletim da Secretaria Municipal de Saúde.

“A gente percebe que o número caiu, só que agora a nossa preocupação é que as pessoas começam a relaxar. As pessoas começam a sair sem máscara, fazer caminhada, etc e a gente pegou essa clientela pra gente atender e fazer esse trabalho”, diz Francys.

O trabalho é voluntário, os integrantes do Rotary não recebem nenhuma remuneração. “Esse trabalho voluntário se faz necessário. Nós enquanto rotarianos, contribuímos muito a nível mundial na questão da erradicação da paralisia infantil. Praticamos erradicamos essa doença, a exemplo do Brasil que há anos não se registra nenhum caso. É momento agora também dos rotarianos estarem abraçando e conscientizando, principalmente, a população para que ela possa, também, a nos ajudar combater esse vírus que vem tomando conta da qualidade de vida de todos nós,” enfatizou a presidente do Rotary Club de Juazeiro.

Francys chamou a atenção sobretudo para conscientização da população. “Nós estamos conscientizando a população dizendo a ela que não adianta o poder público trazer políticas públicas preventivas com uma determinada verba se nós não tivermos os cuidados de prevenção como: higiene das mãos, usar máscara e principalmente sair de casa somente se for necessário”, concluiu.

Para Marli Carvalho, do Setor de Educação do Núcleo Regional de Saúde Norte, os números de contaminação pelo o novo coronavírus ainda são preocupantes e por isso todo cuidado no sentido de prevenir é necessário. “Nós entedemos que as pessoas ainda não podem, em hipótese nenhuma, relaxar nesse sentido. Então é preciso muito cuidado, é preciso muito conhecimento para que possamos vencer. Nós ainda não vencemos. A batalha continua”, afirmou Marli.

Vacina norte-americana da covid-19 entra na Fase 3 de testes

Estudo entra na última fase (Foto: Getty Images)

A corrida pela tão esperada vacina da covid-19 segue a todo vapor. Hoje (23), foi a vez da empresa Johnson & Johnson anunciar o início da Fase 3 de testes clínicos em humanos. No Brasil, a expectativa é que oito mil voluntários participem do estudo.

A Fase 3 é a última etapa exigida por agências regulatórias antes da aprovação. Aqui no Brasil, 22 instituições dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal devem atuar como centros de estudo.

Nessa etapa, busca-se comprovar a eficácia e a segurança da vacina em um grande número de pessoas. No total, 60 mil voluntários serão testados. Eles têm entre 18 e 60 anos. A testagem deve levar de seis a oito semanas. Segundo a Veja, a meta da empresa é alcançar o mínimo de 60% de eficácia.

Pernambuco confirma mais 677 casos de covid-19 e 30 mortes

(Foto: Internet)

Pernambuco tem mais 677 novos casos de covid-19 e 30 óbitos, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nessa quarta-feira (23). Com os números de hoje, o estado soma 143.165 pacientes infectados pelo novo coronavírus e 8.085 mortes.

Dos casos confirmados hoje, 29 (4%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outros 648 (96%) são leves. Quanto aos óbitos, há registros datados ainda em 11 de maio. Apenas 10 (33,3%) são do mês de setembro, informa a SES-PE.

Até ontem, Pernambuco somava 124.013 recuperados da doença. O boletim completo será divulgado ao final do dia.