Prefeitura de Petrolina adere à Mega-Vacinação contra covid

O final de semana será de vacinação contra a Covid-19 em Petrolina. O município aderiu à campanha ‘Mega-Vacinação’, do Ministério da Saúde e realizará uma força-tarefa para ampliar a imunização contra o vírus. A população deve comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 8h às 13h, neste sábado (20) e domingo (21).

A ação acontece na sede e interior. E não é necessário agendar a imunização. Ou seja, a demanda é espontânea. A Mega-Vacinação foi pensada para que os brasileiros completem o esquema vacinal contra a Covid-19 (2ª dose na maior parte dos brasileiros).

“Outra novidade é que a população que tomou a vacina da Janssen também precisará tomar a segunda dose. O imunizante será disponibilizado a população assim que chegar novas remessas ao município”, diz a nota da Secretaria de Saúde.

Covid: municípios sertanejos identificam mais casos da variante delta

Na coletiva de imprensa de quinta-feira (18), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que a variante delta é a predominante no estado. De 126 genomas analisados, 124 eram da linhagem ou sublinhagem da Delta, o que representa 98,5% das notificações.

E entre as amostras, coletadas entre o final de setembro e meados de outubro, estão casos de pacientes de municípios sertanejos. São eles: Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serrita.

LEIA MAIS

Alepe: Projeto que proíbe agrotóxico perto de criação de abelhas tem aval de Agricultura

A Comissão de Agricultura aprovou, nesta quarta (17), proposição que proíbe a aplicação aérea de agrotóxicos em plantações localizadas a menos de 1,5 quilômetro de áreas de criação de abelhas (apicultura) ou de produção de mel (meliponicultura). O colegiado ainda acatou políticas públicas para evitar o câncer de pele entre trabalhadores rurais e para estimular a juventude a permanecer no campo.

 

A mortalidade de abelhas por agrotóxicos é apontada pelo deputado William Brigido (REP), autor do Projeto de Lei (PL) n° 2408/2021, como um fator que prejudica diretamente a renda de famílias camponesas e pequenos agricultores. A substância afeta a polinização – e, portanto, a formação de frutos e sementes –, representando ameaça à preservação das florestas e da espécie humana.

LEIA MAIS

Variante Delta tem prevalência de 98% em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebeu mais um sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) em amostras de pacientes positivos para a Covid-19. A informação foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva do Governo de Pernambuco, nesta quinta-feira (18.11). Ao todo, de 126 genomas com qualidade para a análise, 124 (98,5%) apresentavam a linhagem e sublinhagens Delta. Apenas em dois deles (1,5%) foi constatada a variante Gamma.

As amostras, coletadas entre o final de setembro e meados de outubro, são de pacientes de 18 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão: Caruaru, Dormentes, Feira Nova, Igarassu, Inajá, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa Grande, Moreno, Olinda, Orocó, Ouricuri, Paulista, Petrolina, Quipapá, Recife, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, São Caetano, São José do Belmonte, Serrita e Triunfo.

LEIA MAIS

Em encontro com o governador Rui Costa, bispos baianos manifestam preocupação com possíveis festas de Réveillon e Carnaval 2022

Bispos integrantes da Regional Nordeste 3, que é composta por líderes católicos da Bahia e de Sergipe, e faz parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniram nesta quinta-feira (18) com o governador Rui Costa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

No encontro, eles entregaram uma carta na qual reforçam a preocupação quanto à possível realização de grandes festas de final de ano e do Carnaval 2022.

De acordo com o documento, a preocupação se dá, principalmente, pela “forma como essas festas acontecem, através de aglomerações massivas que podem causar um possível retorno de casos de Covid-19 e consequentes óbitos”. Ainda segundo a carta, “o sofrimento de nosso povo tem sido muito grande pelo elevado número de pessoas que foram contaminadas e, principalmente, de óbitos entre jovens, adultos e idosos”.

LEIA MAIS

Covid-19: Prefeitura de Juazeiro divulga cronograma de vacinação para esta sexta-feira; confira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar a vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (19). Haverá pontos de vacinação para adolescentes agendados na plataforma, população com 18 anos ou mais que ainda não recebeu a primeira dose, segunda dose e dose de reforço. Confira planejamento:

Adolescentes 12 a 17 anos agendados

Os adolescentes agendados na plataforma vacina.juazeiro.ba.gov.br serão vacinados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maringá, São Geraldo, Alto da Aliança e Tabuleiro, das 8h às 12h. Serão 100 doses em cada unidade. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis. Apenas adolescentes agendados receberão a vacina. O agendamento segue até o encerramento das doses

LEIA MAIS

Juazeiro registra um óbito por complicações da Covid-19 no boletim desta quinta-feira

Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19 nesta quinta-feira (18), segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Com isso, o município contabiliza 392 mortes provocadas por complicações da doença. A morte foi de uma pessoa do sexo masculino, de 73 anos, sem histórico de comorbidades.

Foram confirmados 42 novos casos da doença. De acordo com o levantamento, 19.029 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.392 já estão recuperados. Os casos descartados somam 34.092. Juazeiro tem 245 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Fisioterapeutas da Promatre estão sem receber salários: ” Pagaram a todos, só não os fisioterapeuta”

Funcionários estão com salários atrasados.

Sem receber os salários, os fisioterapeutas do Hospital Promatre em Juazeiro, Norte da Bahia, procuraram a redação do Blog, nesta quinta-feira (18), para denunciar a situação.

De acordo com um dos profissionais de saúde, o hospital recebeu repasses semana passada e pagou o salário de outras categorias, menos o dos fisioterapeutas. ” O hospital recebeu verba semana passada , pagaram a todos só não os fisioterapeuta”, afirmou.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que não há repasses em atraso com o Hospital Promatre.

Nós tentamos contato com a direção da Promatre, por telefone, mas não conseguimos. O espaço do Blog permanece aberto para divulgar a resposta do hospital.

Projeto do vereador Dr. Salvador propõe criação do banco de medicamentos doados de Juazeiro

O vereador Dr. Salvador, protocolou Projeto de Lei na Câmara de Vereadores de Juazeiro, nesta terça-feira (16), que dispõe sobre a criação do Banco de Medicamentos Doados de Juazeiro.

O Projeto de Lei, que deverá ser apreciado nos próximos dias, cria um ambiente legal para que o município possa receber “medicamentos a partir de doações por pessoas físicas ou jurídicas devidamente cadastradas pelo órgão municipal ou receptor do medicamento, para a distribuição gratuita à população carente, priorizando os idosos”, destaca.

De acordo com a lei, o “Banco de Medicamentos Doados será gerenciado pelo Município e funcionará em ambiente próprio para o fim do que se destina, tendo como local um espaço dentro da própria Secretaria Municipal de Saúde, lembrando ainda que é necessário receituário médico para o paciente ter acesso ao medicamento.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro abre agendamento para vacinar adolescentes de 12 a 17 anos contra Covid-19

Foto: Ascom

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), abriu o agendamento para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. Este público deve acessar a plataforma vacina.juazeiro.ba.gov.br.

A vacinação será nesta sexta-feira (19) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maringá, São Geraldo, Alto da Aliança e Tabuleiro, das 8h às 12. Serão 100 doses em cada unidade. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis. Apenas adolescentes agendados receberão a vacina. O agendamento segue até o encerramento das doses.

Petrolina soma mais 199 casos de covid-19


O boletim de quarta-feira (17) registra mais 199 casos de Covid-19 em Petrolina. Agora Petrolina soma 34.802 pacientes infectados, dos quais 32.828 estão recuperados e há ainda 756 mortes em decorrência da doença.

Dos 199 casos, 87 são do sexo masculino e 112 do feminino. Eles têm entre 10 meses de vida e 92 anos. Os dados de ontem também indicam uma alta na ocupação dos leitos de UTI. Dos 23, 19 estão ocupados (82,6%). Destes, nove estão com pacientes de Petrolina e 10 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 599 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: 17 pessoas se declararam pretas; 125 pardas; uma amarela; 20 brancas e 36 optaram por não declarar;
  • Casos descartados: Até agora, 150.150 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.398 casos ativos do novo coronavírus.

Pernambuco amplia 3ª dose da covid para pessoas entre 18 e 54 anos

O Governo de Pernambuco anunciou uma mudança na aplicação da dose de reforço contra a Covid-19. A partir de agora, quem tem entre 18 e 54 anos poderá se proteger, desde que esteja no intervalo de cinco meses entre a 2ª e 3ª dose. A novidade foi anunciada na quarta-feira (17).

O prazo de quatro meses permanecem para os trabalhadores da saúde e pessoas acima de 55 anos, que já estão sendo contempladas com a vacinação. “A medida foi analisada e recomendada pelos representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na manhã desta quarta-feira (17/11)”, diz a nota da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

LEIA MAIS

Novos públicos são contemplados com a dose de reforço em Petrolina; Veja quais

A partir de uma reunião entre a Secretaria de Saúde do Estado e dos municípios de Pernambuco, ficou pactuado nesta quarta-feira (17) que, a partir de agora, estão contemplados para a dose de reforço o público de 18 anos e mais.

A terceira dose da vacina será conduzida obedecendo aos seguintes critérios: pessoas de 18 anos a 54 anos devem estar com cinco meses de intervalo da segunda dose; pessoas a partir de 55 anos e trabalhadores da saúde precisam estar com intervalo de 4 meses da segunda dose; já pessoas com doenças imunossupressoras devem ter o intervalo de 28 dias. Para todos os públicos é necessário o agendamento na plataforma vacina.petrolina.pe.gov.br para receber o imuno de reforço.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro divulga planejamento de vacinação contra Covid-19 desta quinta-feira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (18). Haverá ponto de vacinação para a população com 18 anos ou mais que ainda não tomou a primeira dose, aplicação de segunda dose e da dose de reforço.

Repescagem- Público 18 anos ou mais

LEIA MAIS

Profissionais de Saúde reclamam de falta de materiais em Unidade Básica de Saúde de Petrolina; Sindsemp faz blitz na UBS

Servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bernardino Campos Coelho, localizada na Vila Eduardo, em Petrolina, reclamaram sobre a falta de materiais de trabalho como: caixas de perfuro cortante, máscaras para os profissionais de saúde, a necessidade de esfigmomanômetro digital (Aparelho para verificação da pressão arterial), a ausência de bebedouro para os profissionais e a troca do forros das macas de procedimento.
As reclamações foram feitas ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina que realizou uma blitz Nesta terça-feira (13) na UBS.
A situação foi verificada pelo o diretor de políticas sindicais, Edson Santos e a diretora de assuntos extraordinários, Luciedna Batista. O Sindsemp vai encaminhar as demandas à Secretaria de Saúde pedindo providências.
LEIA MAIS