Juazeiro registra 3 óbitos e 39 novos casos da Covid-19 nesta quarta-feira

Juazeiro registrou três óbitos por complicações da Covid-19 nesta quarta-feira (17), segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Com isso, o município contabiliza 391 mortes provocadas por complicações da doença.

Uma das mortes foi de um homem, de 45 anos, em um hospital particular de Petrolina. As outras duas foram em Juazeiro, de uma pessoa do sexo masculino e outra do sexo feminino, ambas com 75 anos. Todas possuíam histórico de comorbidades.

LEIA MAIS

Leitora denuncia aparecimento de animais peçonhentos no bairro Terra do Sul, em Petrolina

Uma infestação de escorpiões tem tirado o sossego de moradores do bairro Terras do Sul, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Uma leitora procurou a redação do blog para denunciar a situação.

Segundo ela, esses animais peçonhentos estão aparecendo devido ao acumulo de lixo na avenida do Cascalho.  ;”Por conta do grande lixão da Avenida do Cascalho, estão aparecendo nas casas muitos insetos perigosos. Em especial os escorpiões, que agora estão por toda parte. Essa semana foram cinco. Temos muitas crianças e recém nascidos na rua, sabemos que a picada dele é fatal”, disse a leitora.

Ainda de acordo com a leitora, já foi feito contato com o Centro de Controle do Zoonoses por três vezes, mas até o momento nada foi feito. “Estamos muito aflitos e queremos respostas das autoridades competentes”, afirmou a moradora.

O que disse a Prefeitura ?

A Prefeitura de Petrolina esclareceu que uma equipe será enviada ao local para atender a demanda. A gestão ressaltou também que a coleta de lixo passa regularmente na comunidade (três vezes por semana), o que não justifica essa quantidade de lixo espalhado no local.

Nós entramos em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, sobre a reclamação relacionado ao Centro de Zoonoses, mas até o fechamento desta matéria não tivemos resposta.

Castramóvel faz atendimento na Cidade Universitária em Petrolina

Dessa terça-feira (16) até sexta-feira (19), o Castramóvel estará realizando captura e cirurgia para controle populacional dos animais em situação de rua que ficam na Cidade Universitária e nos bairros mais próximos. A ação é uma parceria entre a prefeitura de Petrolina, FACAPE e Organizações Não Governamentais (ONG’s) de proteção animal. A atividade visa castrar os animais para manter o controle e reprodução animal, após o procedimento, os bichos ficarão disponíveis para adoção.

A meta é castrar, até sexta-feira, uma média de 20 animais. Desde julho o Castramóvel está nas ruas de Petrolina, já passou pelo Loteamento Recife, Areia Branca e agora vai atender na Cidade Universitária. Neste momento, a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está levando em consideração os bairros e localidades que apresentaram casos positivos da leishmaniose, bem como, ambientes com grande concentração de pessoas.

LEIA MAIS

Petrolina registra mais 198 casos de covid e vê ocupação de leitos aumentar

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de terça-feira (16) aponta mais 198 casos de covid-19 em Petrolina. Os números, segundo a Secretaria de Saúde são altos porque trazem testes realizados no final de semana e no feriado, mas apenas foram contabilizados no boletim divulgado hoje (17).

Dos novos casos, 86 são do sexo masculino e 191 do feminino. Eles têm entre um e 81 anos de vida. O boletim também registra mais um óbito covid-19: uma mulher de 83 anos, com histórico de comorbidade. Agora Petrolina soma 576 vítimas fatais.

Ocupação dos leitos

Petrolina perdeu mais dois leitos e soma 23 vagas na UTI, para pacientes com covid. Desse total, 15 estão ocupados, sendo sete pacientes de Petrolina e oito de outras cidades da região. Assim, a taxa de ocupação está em 65,2%.

LEIA MAIS

Covid: Governo da Bahia publica decreto que exige vacinação de servidores públicos

Assim como já acontece em Pernambuco, a Bahia passará a exigir a vacinação dos servidores e empregados públicos. O decreto estadual foi publicado nesta quarta-feira (17) e busca “conter a disseminação do coronavírus e salvar vidas em toda a Bahia”, afirma o Governo do Estado.

LEIA TAMBÉM

Paulo Câmara sanciona lei que obriga vacinação contra Covid-19 para servidores estaduais

O documento é assinado pelo governador Rui Costa (PT) e estabelece que a recusa em se submeter à vacinação, sem justa causa, é passível de apuração de responsabilidade pelo não cumprimento de ordem superior.

Quem não se vacinou está sendo comunicado

Os servidores e empregados que ainda não se vacinaram serão notificados pelo Estado, para que realizem imediatamente a imunização. Quem não cumprir com a medida está sujeito a pena de afastamento cautelar de suas funções.

LEIA MAIS

Covid-19: ministério reduz intervalo de reforço e amplia público

O Ministério da Saúde anunciou, hoje (16), a redução do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 dos atuais seis meses para cinco meses. A decisão, que será implementada pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios, contempla todas as pessoas acima de 18 anos, independentemente do grupo etário ou profissão. Inclusive aquelas que receberam a Janssen, que passa a contar com uma segunda dose – aplicada dois meses após a primeira – e a dose de reforço.

“Já tínhamos autorizado a aplicação desta dose de reforço, ou adicional, para todos aqueles que tinham tomado a segunda dose há mais de seis meses e que tivessem [mais de] 60 anos. Agora, graças às informações advindas dos estudos científicos realizados para avaliar a aplicação da terceira dose – e dos quais já temos dados preliminares -, decidimos ampliar esta dose de reforço para todos aqueles acima de 18 anos de idade que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

LEIA MAIS

Covid-19: Prefeitura de Juazeiro divulga cronograma de vacinação desta quarta-feira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar a vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (17). Haverá aplicação de segunda dose com Oxford e CoronaVac, além da dose de reforço. O município aguarda o recebimento de nova remessa para dar continuidade à vacinação da segunda dose com o fabricante Pfizer, bem como da primeira dose contra a Covid-19.

Segunda dose- Oxford e CoronaVac

A vacinação com Oxford e CoronaVac será no Auditório do Centro de Saúde III (bairro Angary), das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência.

LEIA MAIS

Estudantes começam a ser vacinados contra covid-19 nas Escolas Municipais de Petrolina

Os estudantes de 12 a 17 anos das escolas da rede municipal, que ainda não foram imunizados contra a Covid-19, começaram a receber a 1ª dose da vacina nesta terça-feira (16) nas instituições de ensino. A aplicação das doses tiveram início nas Escolas Municipais Professora Eliete Araújo de Souza, Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Caic), Eduardo Campos e Paulo  Freire, contemplando um total de 164 alunos. Já na quarta-feira (17), a imunização segue para as Escolas Jacob Ferreira, Jeconias José dos Santos, Júlia Elisa Coelho e Bárbara Maria Ribeiro Neta Santana. A ação faz parte de uma parceria entre as secretarias de Educação, Cultura e Esportes e Saúde, com o objetivo de garantir maior segurança aos alunos diante do retorno das aulas presenciais.

LEIA MAIS

Juazeiro confirma 8 novos casos da Covid-19 nesta terça-feira

Juazeiro confirmou 8 novos casos da Covid-19 nesta terça-feira (16), segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Não houve registro de óbito. O município permanece com 388 mortes provocadas por complicações da doença.

De acordo com o levantamento, 18.948 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.355 já estão recuperados. Os casos descartados somam 33.965. Juazeiro tem 205 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Covid-19: mais 284.310 doses da Pfizer chegam ao Estado

(Foto: Ascom)

Para seguir avançando na vacinação dos pernambucanos, Pernambuco recebeu, no final da manhã desta terça-feira (16), mais 284.310 doses de vacina da fabricante Pfizer/Biontech. O insumo é destinado à primeira dose de adolescentes, segundas doses e doses de reforço nas pessoas que já iniciaram o esquema vacinal. O Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) vem acompanhando sistematicamente a evolução e as necessidades dos municípios para contemplar a todos e, com isso, continuar ampliando o número de pessoas protegidas contra a Covid-19.
 
“Atuamos em diversas frentes para garantir a proteção dos pernambucanos. Estamos estimulando os municípios a vacinarem os adolescentes nas escolas, a fazerem ações extras e a busca ativa de quem está com a segunda dose em atraso, lembrando da importância da dose de reforço para os grupos contemplados com a iniciativa. É por meio desse esforço conjunto das mais diversas esferas de poder, além do apoio da população, que vamos conseguir superar esta pandemia”, frisou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
 

LEIA MAIS

Faculdade em Petrolina oferece serviços de fisioterapia gratuitos para gestantes

Atendimentos gratuitos de fisioterapia estão sendo oferecidos por uma faculdade particular em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os serviços são voltados para gestantes, puérperas e mulheres com incontinência urinária. As interessadas devem realizar o agendamento por meio de formulário eletrônico disponível no site da instituição (clique aqui).

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia, Karla Melo, a estimativa é de atender cerca de 24 pessoas por dia. Os atendimentos são realizados na sede da Instituição de Ensino Superior, na Avenida Cardoso de Sá, bairro Vila Eduardo, nº 950, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 14h às 17h.

Vigilância Sanitária interdita local que oferecia serviço oftalmológico sem autorização em Petrolina

Durante fiscalização da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina foi interditado um local que oferecia serviço de consultas oftalmológicas sem a presença de um profissional da área. A ação ocorreu no fim de semana e foi feita após denúncia da população. Além da notificação e autuação, foram apreendidos os equipamentos utilizados para consulta.

Para atuar na prestação de serviço é necessário ter autorização dos órgãos sanitários, sendo obrigatório a licença sanitária, isso assegura aos usuários que o local foi inspecionado e atende as necessidades para prestar atendimento ao público dentro das condições de segurança em saúde.

LEIA MAIS

Estudantes começam a ser testados contra covid nas escolas municipais e estaduais de Juazeiro

Alunos da rede municipal e estadual estão sendo testados contra covid-19 nas unidades escolares de Juazeiro (BA). A testagem começou nesta terça-feira (16) e foi acompanhada pelo secretário de Saúde do município, Fernando Costa e pela de Educação, Normeide Carvalho.

A Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira de Oliveira foi escolhida para o início da ação denominada de “Partiu #Testagem das Escolas”, encabeçada pelo Governo do Estado da Bahia, realizado em parceria com a Prefeitura de Juazeiro. O objetivo é rastrear a disseminação do vírus nas escolas.

LEIA MAIS

Boletim da Covid não registra novos casos em Petrolina

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de segunda-feira (15) não apresenta novos casos de Covid-19 em Petrolina. Desta forma, a cidade segue com 34.405 pacientes infectados, dos quais 32.592 estão recuperados e há ainda 575 mortes.

A ocupação dos leitos aponta que a cidade voltou a contar com 25 leitos de UTI a pacientes com Covid-19. Assim, a ocupação dos leitos está em 60%. Isso significa que 15 continuam ocupados, sendo oito pacientes de Petrolina e sete de outras cidades da região.

Outras informações
  • Casos investigados: 591 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos descartados: até agora, 147.932 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: o município tem 1.238 casos ativos do novo coronavírus;

Juazeiro registra 11 novos casos da Covid-19 nesta segunda-feira e ocupação do Hospital de Campanha é de 45%

 

Juazeiro registrou 11 novos casos da Covid-19 nesta segunda-feira (15). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Sem registro de óbito nesta segunda, o município contabiliza 388 mortes provocadas por complicações da doença.

 

De acordo com o levantamento, 18.940 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.285 já estão recuperados. Os casos descartados somam 33.895. Juazeiro tem 267 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS