Atendimentos pioneiros em Ortodontia é realizado no CEO III em Petrolina

Em Petrolina, as equipes da Secretaria de Saúde têm apresentado atendimentos de referência em saúde bucal, tanto que registrou casos de sucesso pioneiros apresentados em congressos nacionais. Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) existentes no município atendem seis tipos de especialidades, como periodontia, endodontia e odontopediatria.

Como destaque sobre os atendimentos está a correção de mordida cruzada anterior em dentição primária de uma criança atendida no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO III). Esse foi um trabalho inovador desenvolvido por José Ricardo Amorim e Malvina Souza Pereira, profissionais da Secretaria de Saúde que atuam na unidade do CEO III, além da graduanda em Odontologia, Claudia Thayna Lima Carrilho.

LEIA MAIS

Governador da Bahia autoriza contratação extraordinária de profissionais de saúde

Rui Costa, governador da Bahia.

Por conta do aumento de casos de covid-19, o Governo da Bahia fará a contratação emergencial de profissionais de saúde para garantir o atendimento à população. Foi o que informou o governador Rui Costa, nesta quinta-feira (27). Os profissionais serão admitidos via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Para Rui Costa (PT) a medida tem como objetivo garantir o atendimento de pacientes com Covid-19 ou outras doenças.

“Diferente do ano passado que não tivemos esse ritmo tão grande de contaminação se continuar desse jeito em menos de uma semana ultrapassaremos 30 mil contaminados. Os paciente estão chegando com outros problemas de saúde, as vezes sem sintomas nenhuma de covid, mas com problemas no coração, com algum acidente ou trauma ortopédico, com problemas gastrointestinais, quando você vai fazer o teste no hospital ele tá de covid. Então isso vira um grande problema, isso aumento a contaminação dos profissionais de outros hospitais que não são de covid e levou o afastamento de muita gente. Então nós autorizamos inclusive a contratação extra de profissionais para todos os hospitais para manter o nível de atendimento de outras doenças”, explicou.

Covid-19: Juazeiro segue com vacinação de crianças de 5 a 11 anos

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue com a vacinação de crianças, adolescentes e adultos contra a Covid-19. Confira cronograma completo para esta sexta-feira (28):

Crianças

A vacinação das crianças de 5 a 11 anos será:

– Juá Garden Shopping, das 10h às 16h.

– Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Alagadiço e Alto da Maravilha, das 8h às 11h30.

A criança precisa possuir CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência. Além disso, é preciso levar documento oficial da criança e o cartão de vacina. Para a vacinação, a criança precisa estar acompanhada do pai ou mãe, não sendo obrigado, neste caso, levar o termo de autorização impresso e assinado. Porém, caso a criança esteja na companhia de outro responsável, o pai ou mãe deve emitir por escrito uma autorização assinada.

LEIA MAIS

Juazeiro: com suspeita de Covid-19, paciente procura USF CAIC, mas não encontra médico nem enfermeiro; Sesau justifica

Uma paciente com suspeita de Covid-19 procurou a USF CAIC, no bairro Antônio Conselheiro em Juazeiro, no Norte da Bahia, em busca de atendimento, mas  encontrou a unidade sem médico e sem enfermeiro. Ela procurou a redação do Blog Waldiney Passos para denunciar o caso.

A leitora procurou a Unidade de Saúde da Família do CAIC porque está com febre, dor de garganta e coriza. De acordo com ela, ao chegar na unidade, nesta segunda-feira (27), foi informada que não tinha médico e nem enfermeira realizando atendimento no posto.

Ainda segunda a leitora, os demais profissionais da unidade disseram que a médica estava de atestado e o enfermeiro de férias.

O que disse a Secretaria de Saúde de Juazeiro ?

Em nota encaminhada ao blog, a Secretaria de Saúde de Juazeiro confirmou que a médica da USF do CAIC está afastada porque sofreu um acidente e o enfermeiro está de férias. Ainda de acordo com a nota da Sesau, os dois profissionais retornarão ao trabalho na segunda-feira (31).

Pernambuco prorroga medidas restritivas até 15 de fevereiro

Após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o Governo de Pernambuco prorrogou até 15 de fevereiro as atuais medidas restritivas previstas no Plano de Convivência. A decisão foi anunciada durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (27). De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, apesar de uma queda nos registros de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que vem reduzindo a pressão sobre a rede de saúde, há uma preocupação com o avanço da variante Ômicron da Covid-19 no Estado.

“O novo coronavírus está em franca aceleração, com um forte impacto nos casos leves. A positividade para a doença, que estava abaixo de 20% na semana passada, com o avanço da Ômicron aumentou em 37%. Nos centros de testagem estaduais, de cada 100 testes realizados, 35 continuam positivando para o vírus. Nesse cenário, a manutenção das atuais restrições tem o objetivo de diminuir a circulação viral e estimular a vacinação”, ressaltou Longo.

Também presente à coletiva de imprensa, o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, destacou que o governo espera a diminuição de casos para tomar novas medidas que possam afrouxar as que estão vigentes. “Neste momento, vamos dar continuidade às regras atuais de proteção, que é a decisão mais adequada, renovando as restrições impostas nos últimos 15 dias”, complementou. O secretário de Saúde, por sua vez, lembrou que desde o final de dezembro, o Governo de Pernambuco já abriu 758 leitos para pacientes com quadro respiratório, sendo 314 de UTI, e ainda há a previsão de mais 400 vagas (216 de UTI) nas próximas semanas.

LEIA MAIS

Saúde e Anvisa atualizam regras para doação de sangue durante pandemia


O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram as regras para doação de sangue em função da pandemia de covid-19. De acordo com nota técnica divulgada ontem (25), quem foi infectado pelo vírus fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença. Anteriormente, o prazo era de 30 dias.

O período de inaptidão de dez dias vale para quem apresentou sintomas de Covid, incluindo casos leves e moderados. No caso de assintomáticos, o mesmo prazo deve ser observado, mas em relação a data de coleta do exame.

A nota também trata de pessoas que tiveram contato com indivíduos que testaram positivo. Nesse caso, a inaptidão é de sete dias após o último contato.

O ministério e a Anvisa orientam os hemocentros a seguirem medidas de proteção para evitar contaminação durante a pandemia. É recomendada a higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores.

Fonte: Agência Brasil

Secretaria de saúde ressalta período de isolamento para sintomáticos e assintomáticos gripais em Petrolina

A Secretaria de Saúde de Petrolina, seguindo as orientações repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde, com relação às pessoas sintomáticas e assintomáticas gripais, reforça o protocolo de isolamento. Para aqueles que estão com sintomas e que testaram positivo para a COVID-19, é necessário se isolar por 10 dias, desde que esteja sem sintomas nas últimas 24h. Já no caso dos em que o resultado seja negativo para COVID-19, mas a pessoa esteja sintomática, deve permanecer em isolamento por sete dias (por se tratar de um provável caso de influenza).

Nos casos ainda de pacientes assintomáticos que tiverem resultado positivo para a COVID-19, estes devem ficar sete dias em isolamento. Em casos que o resultado for negativo, não há necessidade de cumprir isolamento.

O diretor médico da Secretaria de Saúde, Eric Oliveira, explica a necessidade de cumprir essas medidas. “Reforço que estamos em um período sazonal para a gripe comum, por isso solicito que as pessoas busquem os cuidados caseiros iniciais em casos leves, casos que comprometam a respiração a busca pela urgência deve ser imediata. Outra atenção que pedimos é com relação ao período de isolamento, os prazos mudaram e precisam de atenção e cuidado da população. Essa não é uma batalha individual, é coletiva. Se gestores públicos e população não se unirem, infelizmente, não vamos sair deste círculo pandêmico”, destacou.

Ascom-Sesau

Moderna iniciou testes de reforço da vacina específico para ômicron

O laboratório americano Moderna anunciou nesta quarta-feira (26) que iniciou os ensaios clínicos de uma dose de reforço da vacina projetada especificamente para agir contra a variante ômicron.

Participarão dos testes 600 adultos. Metade deles já recebeu duas doses da vacina Moderna há pelo menos seis meses e a outra metade recebeu as duas doses iniciais mais o reforço já autorizado. Assim, o reforço voltado para a ômicron será avaliado tanto como uma terceira quanto uma quarta dose.

A empresa também relatou resultados sobre a eficácia de seu reforço geral: seis meses após a injeção, os níveis de anticorpos neutralizantes contra a nova cepa caíram seis vezes em relação ao pico observado 29 dias após a vacinação, mas permaneceram detectáveis em todos os participantes.

Esta informação foi obtida pela observação do sangue de 20 pessoas que receberam um reforço de 50 microgramas, metade da quantidade das duas primeiras doses.

“Estamos tranquilos com a persistência de anticorpos contra a ômicron seis meses após o reforço atualmente autorizado. No entanto, dada a ameaça de longo prazo demonstrada pelo escape imunológico da ômicron, estamos adiantando em nossa vacina candidata de reforço específica para a variante”, afirmou o diretor executivo da Moderna, Stephane Bancel, em um comunicado.

O anúncio da Moderna chega um dia depois que suas rivais Pfizer e BioNTech disseram que começaram a fase de testes clínicos para um imunizante direcionado à ômicron.

Ambas as vacinas são baseadas na tecnologia de RNA mensageiro, o que as torna relativamente fáceis de atualizar diante das mutações das novas variantes.

Diversos países, incluindo os Estados Unidos, começaram a ver uma queda nos casos associados à onda de infecções causada pela ômicron, a variante mais transmissível detectada até agora, mas o número de casos segue aumentando em nível mundial.

Fonte: Foha PE

Fiocruz aponta piora na ocupação de leitos de UTI por covid-19 no SUS

A ocupação de leitos públicos de unidade de terapia intensiva (UTI) para adultos com covid-19 está piorando com a rápida disseminação da variante Ômicron, avaliaram pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no boletim do Observatório Covid-19 divulgado hoje (26).

“Não se pode ignorar que o quadro está piorando, apesar de estar claro que o cenário com a vacinação é muito diferente daquele observado em momentos anteriores mais críticos da pandemia, nos quais se dispunha de muito mais leitos”, diz o boletim, que pondera que pessoas totalmente imunizadas são pouco suscetíveis a essas internações, mas comorbidades graves ou idade avançada podem deixá-las vulneráveis.

LEIA MAIS

MP-BA recomenda disponibilização de mais enfermarias e leitos de UTI pediátricos para pacientes com Covid-19 

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou ao Governo do Estado e à Prefeitura de Salvador que disponibilizem mais enfermarias e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricos para pacientes com Covid-19.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na terça-feira (25), Salvador tinha 95% dos leitos de UTI pediátricos ocupados para pacientes com Covid-19.

Segundo os dados da Sesab, existia apenas uma vaga para leitos de UTI na capital baiana, já que 19 dos 20 implantados estão ocupados.

LEIA MAIS

Ceará passa a exigir máscaras N95 ou PFF2 em estabelecimentos com contato direto com o público

Os trabalhadores da área da saúde, de farmácias, supermercados e escolas que têm contato direto com o público devem passar a usar máscaras N95, PFF2 ou similares a partir desta segunda-feira (24) em todo o Ceará. O uso obrigatório foi regulamentado no último decreto estadual de combate à pandemia de Covid-19, publicado em 15 de janeiro.

Segundo o G1, a decisão pela obrigatoriedade partiu do governo após a introdução da variante ômicron do coronavírus do estado, que tem maior grau de transmissibilidade do que todas as versões anteriores do vírus. As autoridades sanitárias dos Estados Unidos alertaram que as pessoas devem procurar usar máscaras com o maior grau de proteção que estiverem ao seu alcance, como é o caso da N95 ou PFF2.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde de Petrolina orienta como proceder sobre sintomas gripais e COVID-19

(Foto: Ilustração)

Com o aumento gradual dos casos de pessoas com sintomas gripais em Petrolina, a Secretaria de Saúde repassa à população a importância de fazer no período correto o teste contra a COVID-19. Pacientes que apresentam algum sintoma gripal devem esperar o terceiro dia para realizar o teste, já em casos de pessoas que tiveram contato com caso positivo para o novo coronavírus a quantidade de dias aumenta para cinco, sendo necessário buscar um ponto de testagem a partir desse período por ser mais confiável o resultado.

Para o diretor médico da Secretaria de Saúde, Erick Oliveira, o cumprimento dos prazos para testagem e isolamento são essenciais para a contenção do vírus. “Estamos revivendo o cenário inicial da pandemia, onde os casos estão aumentando diariamente. Dessa vez com menos gravidade, tendo em vista a vacinação. No entanto, o que chamamos a atenção da população é para com a responsabilidade dos dias de sintomas, é obrigatório seguir três dias com sintomas e cinco de contato com caso positivo. Não vai ser se testando todo dia que você ficará aliviado, ou com menos preocupação”, explicou.

LEIA MAIS

Covid-19: Juazeiro registra novos casos da doença no boletim desta quarta-feira

Foram confirmados 44 novos casos da Covid-19 nesta quarta-feira (26) em Juazeiro. A informação está no boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

De acordo com o levantamento, 20.285 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 19.689 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.250. Juazeiro tem 167 casos ativos do novo coronavírus. Não houve registro de óbito. O município contabiliza 429 mortes em decorrência da Covid-19.

LEIA MAIS

Confira o cronograma de vacinação para esta quinta-feira em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue avançando na imunização contra Covid-19. Nesta quinta-feira (27), a Sesau disponibiliza pontos estratégicos de vacinação para crianças de 5 a 11 anos e também vacinação para pessoas acima de 12 anos com primeira dose, segunda dose e dose de reforço.

Crianças

A vacinação das crianças de 5 a 11 anos será:

– Juá Garden Shopping, das 10h às 16h

– Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dom Thomáz, Alagadiço, Alto da Maravilha e Santo Antônio das 8h às 11h30.

A criança precisa possuir CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência. Além disso, é preciso levar documento oficial da criança e o cartão de vacina. Para a vacinação, a criança precisa estar acompanhada do pai ou mãe, não sendo obrigado, neste caso, levar o termo de autorização impresso e assinado. Porém, caso a criança esteja na companhia de outro responsável, o pai ou mãe deve emitir por escrito uma autorização assinada.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro realiza primeira cirurgia para tratamento de câncer de mama

Um passo importante para o aprimoramento dos serviços de Oncologia ofertados no interior da Bahia foi dado neste primeiro mês de 2022: a realização, com sucesso, da primeira cirurgia para tratamento de câncer de mama no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Referência na assistência a pacientes com tumores, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do complexo hospitalar agora amplia o leque de atendimentos para os tumores de mama e ginecológicos.

O objetivo da ampliação, segundo afirma o médico oncologista da Unacon, Josenon Gomes, é descentralizar a oferta da assistência oncológica e, assim, promover maior bem-estar para os pacientes que necessitam desses procedimentos. “Durante muito tempo, pacientes diagnosticadas com câncer de mama necessitavam se deslocar até as capitais para serem tratadas. Por isso, a implementação desse tipo de cirurgia significa uma grande contribuição para a qualidade de vida dessas mulheres, bem como uma conquista para Juazeiro”, explica.

A cirurgia, que aconteceu no último dia 18 de janeiro, inaugurou a ampliação dos serviços prestados pela Unacon, que até então se dedicava à assistência de tumores não-ginecológicos. “A partir dessas mudanças, foi observado que seria necessário disponibilizar atendimento aqui no Hospital Regional de Juazeiro para tratamento desses tipos de câncer”, ressalta Josenon. O oncologista também explica que, desde dezembro, as mulheres que possuem esses tumores já estão realizando quimioterapias na unidade: “Agora, pacientes que residem na região Norte da Bahia poderão realizar os procedimentos cirúrgicos necessários”.

Atualmente, o câncer de mama é o segundo mais frequente entre as mulheres no Brasil e exige a realização de exames periódicos de rastreio como forma de prevenção. Para acessar os serviços de tratamento na Unacon, os procedimentos de diagnóstico, como a mamografia, são essenciais, sendo necessária a confirmação do tumor através de biópsia. “A partir da detecção da doença, essas pacientes são referenciadas para o Hospital Regional, onde recebem todo o tratamento e assistência necessários”, ressalta.

Ascom HRJ