Covid-19: casos em acompanhamento mais do que dobram em uma semana

Os casos de covid-19 em acompanhamento mais que dobraram em uma semana. Segundo o Ministério da Saúde, há 1.761.197 casos da doença em acompanhamento no país. A expressão designa casos notificados nos últimos 14 dias em que os pacientes não tiveram alta, nem evoluíram para morte. Há uma semana o total de pessoas nessa condição era menos da metade: 817.292 infectados.

Divulgada diariamente, a atualização do Ministério da Saúde consolida informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de Saúde sobre casos e mortes associados à covid-19.

Com o avanço da doença puxado pela variante Ômicron, o Brasil chegou a 23.311.317 de infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia. Novos diagnósticos confirmados de ontem para hoje foram 183.722. Na segunda-feira (24), o painel de informações da pandemia marcava 24.127.595 casos acumulados.

Já o número de pessoas que morreram por complicações da covid-19 chegou a 623.843. Em 24 horas, foram registradas 487 mortes. Na segunda-feira o sistema de informações registrava 623.356 óbitos em decorrência da doença.

Ainda há 3.110 óbitos em investigação, porque a definição da causa da morte demanda exames e procedimentos posteriores. Até o momento, 21.926.277 pessoas se recuperaram da covid-19, o que corresponde a 90,2% dos infectados desde o início da pandemia.

 Nela, são consolidadas as informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de saúde sobre casos e mortes associados à covid-19.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, o estado que registra mais mortes por covid-19 é São Paulo (156.778), seguido por Rio de Janeiro (69.700), Minas Gerais (56.976), Paraná (41.034) e Rio Grande do Sul (36.692).

Os estados com menos óbitos resultantes da doença são Acre (1.857), Amapá (2.041), Roraima (2.086), Tocantins (3.986) e Sergipe (6.077).

Vacinação

Até esta terça-feira (25), foram aplicados 348,7 milhões de doses de vacinas contra covid-19 no Brasil. Receberam a primeira dose 163,2 milhões de pessoas. A segunda, ou a dose única, foi aplicada em 150,5 milhões de pessoas e a dose de reforço, a 33,9 milhões.

Fonte: Agência Brasil

Juazeiro registra dois óbitos por Covid-19 nesta terça-feira

Juazeiro registrou dois óbitos por complicações da Covid-19 nesta terça-feira (25). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Com isso, o município contabiliza 429 mortes provocadas pela Covid-19.

Os óbitos foram de duas pessoas do sexo masculino, de 55 e 86 anos. Ambos possuíam histórico de comorbidade.

O município confirmou 14 novos casos da doença. De acordo com o levantamento, 20.241 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 19.686 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.250. Juazeiro tem 126 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Crianças a partir de 5 anos já estão se vacinando contra Covid-19 em Petrolina

A Secretaria de Saúde iniciou nesta terça-feira (25) a vacinação contra a COVID-19 no público infantil em geral. As crianças de 5 a 11 anos já estão recebendo a primeira dose do imunizante na sede do Transforma Petrolina, no Parque Municipal Josepha Coelho. Para atender esse público, a princesa Elsa, o capitão América e demais super-heróis foram convidados para dar uma forcinha na hora da vacina.

A Secretaria de Saúde estará com uma equipe no local aplicando as vacinas até às 17h. É necessário levar RG ou certidão de nascimento da criança, CPF ou cartão do SUS, e o menor deve estar acompanhado por um responsável, com documento de identificação com foto e um comprovante de endereço.

Prédio da Prefeitura de Petrolina estará fechado nesta quarta-feira para serviço de desinfecção 

Os petrolinenses que precisam buscar algum atendimento presencial na sede da Prefeitura de Petrolina devem ficar atentos: o expediente no prédio da Administração Municipal estará suspenso nesta quarta-feira (26) devido ao serviço de desinfecção.

A medida sanitária faz parte de uma série de ações que estão sendo tomadas como prevenção ao coronavírus em todos os órgãos municipais de atendimento ao público.

Ao Blog Waldiney Passos, a assessoria de comunicação da prefeitura esclareceu que o fato do prefeito Miguel Coelho ter testado positivo para Covid -19, nesta segunda -feira (24), não tem relação direta com a desinfecção. A assessoria ressaltou que essa é um medida de prevenção que vinha sendo tomada periodicamente.

LEIA MAIS

Covid-19: confira o cronograma de vacinação de crianças de 5 a 11 anos desta quarta-feira em Juazeiro


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue com a vacinação de crianças, adolescentes e adultos contra a Covid-19. Confira cronograma completo para esta quarta-feira (26):

Crianças

A vacinação das crianças de 5 a 11 anos será:

– Juá Garden Shopping, das 10h às 16h

– Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dom Thomás e Alagadiço, das 8h às 11h30; Alto da Maravilha, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

A criança precisa possuir CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência. Além disso, é preciso levar documento oficial da criança e o cartão de vacina. Para a vacinação, a criança precisa estar acompanhada do pai ou mãe, não sendo obrigado, neste caso, levar o termo de autorização impresso e assinado. Porém, caso a criança esteja na companhia de outro responsável, o pai ou mãe deve emitir por escrito uma autorização assinada.

LEIA MAIS

Salgueiro: há 47 dias sem registrar mortes por Covid-19, município apresenta alta no número casos da doença

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (25), foram confirmados mais 479 casos da doença, em 24 horas. Entre os novos infectados, está o prefeito, Marcones Sá. Esse é o maior índice, desde o início da pandemia.

Para o secretário de saúde de Salgueiro, George Arraes, os dados publicados pela gestão municipal são resultados de uma testagem em massa realizada no município.

“O que acontece é que com os festejos de fim de ano, confraternização e festas, junto ao grande número de pessoas aglomerando, os efeitos começam a aparecer. Os casos vêm crescendo no Brasil inteiro, mas o que aconteceu é que Salgueiro vem realizando testagens em massa”, explica.

LEIA MAIS

Profissionais da rede municipal de ensino de Juazeiro participarão de curso sobre desinfecção e sanitização escolar

Para reforçar o cuidado e prevenção ao coronavírus e suas variantes nas escolas municipais de Juazeiro, profissionais que atuam nas unidades de ensino participarão de um curso de desinfecção e sanitização escolar, que será realizado no dia 27 de janeiro. A iniciativa realizada pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) será aplicada pela empresa Vulcanjet Brasil, com o objetivo de garantir a segurança sanitária nas escolas, a partir das etapas de desinfecção do ambiente, superfícies e do ar, para eliminar microorganismos causadores de doenças, entre eles, as variantes do coronavírus, Delta e Ômicron.

O curso é destinado a cerca de 600 profissionais, entre auxiliares de serviços gerais, merendeiras, gestores e vice-gestores que atuam em unidades de ensino da sede e interior do município. A participação ocorrerá mediante inscrição prévia, que pode ser realizada até o dia 26 de janeiro, através de formulário eletrônico (https://www.even3.com.br/cursodesinfeccaoseducvulcanjet/).

Formações

As formações acontecerão na Comunidade Alcance, no período de 8h às 17h, de forma escalonada, e contarão com palestras ministradas por um corpo técnico especializado. O local também será sanitizado antes, nos intervalos e ao término do curso, bem como, as carteiras e utensílios utilizados.

“Essa atividade é mais uma ferramenta de preparação dos nossos colaboradores para o retorno das aulas, considerando as diversas repercussões da pandemia. Cuidar dos ambientes de ensino e orientar nossos profissionais quanto a esse cuidado que será diário nas escolas, é imprescindível para a segurança sanitária de nossos alunos e colaboradores”, finalizou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.

Ascom

Mais de 200 novos casos de Covid-19 são confirmados em Petrolina

O boletim epidemiológico dessa segunda-feira (24) apresenta um elevado crescimento no número de positivos para Covid-19 na cidade. Foram registrados 244 novos casos pela Secretaria de Saúde. Assim, Petrolina está com 39.917 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 37.666 já estão recuperadas, isso representa 94,4% de cura clínica. O município está com 1.630 casos ativos do novo coronavírus.

O boletim informa ainda que dos 120 leitos de UTI disponíveis para a Rede PEBA, 68 estão ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação está em 56,7%.

Há também o registro de uma morte por complicações da doença. Trata-se de uma pessoa do sexo feminino, de 88 anos, com comorbidades. A morte ocorreu no dia 17 de janeiro em um hospital privado de Petrolina, mas a secretaria só recebeu a declaração de óbito nesta segunda-feira. O município contabiliza agora com 621 mortes em decorrência do novo coronavírus.

Outras informações sobre a pandemia estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Ascom-Sesau

Prefeitura de Petrolina amplia vacinação para crianças a partir de 5 anos contra Covid-19

A Prefeitura de Petrolina continua avançando na vacinação contra a COVID-19 para o público infantil e agora, todas as crianças com 5 anos ou mais poderão receber a sua primeira dose do imunizante. A expectativa é que mais de 47 mil crianças sejam imunizadas.

Seguindo os protocolos adotados e as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, a partir desta terça-feira (25), a vacina Coronavac também estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde para aplicação no público infantil em geral com idade de 6 a 11 anos sem comorbidades.

Para ser imunizado basta procurar as UBS’s no mesmo turno das vacinas da rotina. É necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis, precisa levar RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência. Os responsáveis devem estar munidos de um documento de identificação com foto. No caso das crianças com comorbidades é necessário apresentar um laudo médico.

“Há uma semana estamos vacinando crianças em Petrolina e o avanço está imenso. Agora, chegou a vez de atender a todo o público infantil preconizado para ser imunizado contra a COVID-19. É o momento de deixar nossas crianças mais seguras. Então, peço aos pais, mães e responsáveis que procurem a unidade mais próxima, no turno de aplicação da vacina de rotina, e protejam seu filho. A ciência está avançando cada dia mais com o objetivo de nos proporcionar mais segurança, claro, atrelado aos nossos cuidados de higiene e proteção”, reforçou a Secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Ascom

Unidade Móvel de Atendimento Odontológico é inaugurada em Juazeiro 

Juazeiro agora conta com uma Unidade Móvel de Atendimento Odontológico. A inauguração do equipamento aconteceu nesta segunda-feira (24) durante a segunda edição do programa ‘Saúde em Movimento’, que foi realizada na comunidade quilombola de Alagadiço, no Salitre.

Na ocasião, a prefeita Suzana Ramos conversou com a comunidade e, junto com o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, inaugurou oficialmente os atendimentos no veículo totalmente equipado para realizar procedimentos de saúde bucal.

LEIA MAIS

Pernambuco autoriza uso da CoronaVac para vacinar crianças a partir dos 6 anos

Pernambuco autorizou o início da imunização contra a Covid-19 em crianças de 6 a 11 anos com a vacina da Coronavac/Butantan, liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e incorporada pelo Ministério da Saúde (MS) no Plano Nacional de Operacionalização (PNO). A decisão, aprovada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação na manhã desta segunda-feira (24), foi pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na tarde de hoje. Ficou definido que os municípios que possuem estoque do imunizante já podem iniciar a vacinação das crianças nessa faixa etária enquanto o Estado aguarda envio de novas doses pelo governo federal.

LEIA MAIS

Novo carregamento da vacina pediátrica da Pfizer chega ao Brasil

Chegou hoje (24) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior paulista, um carregamento de 1,8 milhões de doses de vacina pediátrica contra a covid-19. É o terceiro lote enviado ao Brasil do imunizante da Pfizer destinado a aplicação em crianças.

A entrega de hoje estava prevista para ser realizada na próxima quinta-feira (27), porém foi antecipada pelo laboratório norte-americano. Já tinham sido enviadas 2,5 milhões de doses desde que a vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até o fim de março, o governo federal espera receber 20 milhões de doses de vacinas pediátricas da Pfizer.

LEIA MAIS

Criança desmaia em posto de vacinação da covid-19 em Juazeiro; Sesau nega relação com a vacina

Uma criança desmaiou no posto de vacinação contra a covid-19 no shopping de Juazeiro nesta segunda-feira (24). De acordo com a mensagem, que acompanha a imagem divulgadas nas redes sociais, a criança teria passado mal 20 minutos após receber o imunizante contra o coronavírus.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro confirmou o episódio de desmaio da criança, mas negou haver relação com a vacina contra a Covid-19. “Segundo pai e a mãe que acompanhavam a garota, ela não tinha se alimentado ou mesmo bebido água pela manhã até a vacinação. A criança foi assistida pela equipe de saúde, bem como pelos bombeiros civis que estavam no local, melhorou muito rapidamente e foi para casa”, diz a nota da Sesau.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde altera ponto de testagem em Petrolina

A Secretaria de Saúde informa que, a partir desta terça-feira (25), o ponto de testagem que funcionava na Unidade Básica de Saúde do bairro Cohab VI estará instalado na unidade do Nova Petrolina. A medida visa atender com mais conforto os pacientes com sintomas gripais há mais de três dias.

A secretaria reforça que a testagem está sendo priorizada em pacientes que estejam com sintomas há no mínimo três dias ou em pacientes que tiveram contato com um caso positivo há cinco dias. A testagem é feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Juazeiro registra novos casos da Covid-19 nesta segunda-feira

Juazeiro registrou 40 novos casos da Covid-19 nesta segunda-feira (24). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Não houve registro de óbito por complicações da doença. Com isso, o município permanece com 427 mortes provocadas pela Covid-19.

De acordo com o levantamento, 20.227 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 19.643 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.240. Juazeiro tem 157 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS