Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (20) a aplicação do imunizante CoronaVac em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos – exceto em casos de menores imunossuprimidos (com baixa imunidade). A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da diretoria colegiada.

 

Crianças e adolescentes com comorbidades também poderão receber a vacina, que será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma utilizada atualmente na imunização de adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica.

 

LEIA MAIS

Crianças de 10 anos são vacinadas contra Covid-19 nesta sexta-feira, em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue avançando com a vacinação contra Covid -19. Nesta sexta-feira (21), serão vacinadas crianças de 10 a 11 anos que não fazem parte do grupo prioritário. Também haverá vacinação para crianças de 5 a 11 anos que integram o grupo prioritário, além de aplicação de primeira dose, segunda dose e dose de reforço para a população com 12 anos ou mais.

Crianças

Nesta sexta-feira serão vacinadas crianças de 10 a 11 anos que não integram o grupo prioritário. Mães, pais ou responsáveis de crianças de 5 a 11 anos que fazem parte do grupo prioritário também devem buscar um dos pontos. Serão distribuídas 100 doses em cada unidade e 300 doses no Juá Garden Shopping para crianças de 10 e 11 anos que estejam fora do grupo prioritário.

LEIA MAIS

Prefeitura de Salgueiro decreta restrições de acesso aos prédios da administração municipal

O município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, decretou restrições de acesso ao prédio da prefeitura, as unidade administrativas e as secretarias municipais. A medida entrou em vigor desde a terça-feira (19) , devido ao crescente número de servidores infectados com a Covid-19 e apresentando sintomas gripais.

Segundo a gestão municipal, a medida segue até o dia 24 de janeiro, podendo ser prorrogada. A entrada nos prédios da administração municipal será liberada apenas para demandas urgentes e será preciso apresentar cartão de vacinação da Covid-19. Além disso, o atendimento ao público será feito de forma individualizada, podendo estar presentes no mesmo ambiente, simultaneamente, cinco usuários.

LEIA MAIS

Mãe de Jair Bolsonaro é internada no interior de São Paulo

A mãe do presidente Jair Bolsonaro (PL), Olinda Bolsonaro, de 94 anos, está internada no Hospital São João, em Registro, no interior de São Paulo, desde a última segunda-feira (17).

As informações foram confirmadas ao G1 nesta quinta-feira (20) pelo médico clínico-geral Petrônio Bezerra dos Santos, responsável pelo tratamento dela e pelo hospital.

LEIA MAIS

Governador da Bahia anuncia redução de público em eventos para 1.500 pessoas

Rui Costa, governador da Bahia.

O governador Rui Costa anunciou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (20), uma nova redução do público dos eventos para 1.500 pessoas. A capacidade de ocupação dos espaços segue em 50%. Segundo o G1 Bahia, o decreto com a determinação deverá ser publicado na sexta-feira (21).

 

A última redução de público, por medidas restritivas na Bahia, aconteceu em 11 de janeiro, quando Rui Costa restringiu o público dos eventos a três mil pessoas. Esse decreto era válido até o dia 25 de janeiro, mas perde a validade com a nova publicação.

LEIA MAIS

Covid-19: Prefeitura de Juazeiro divulga boletim com dados atualizados desta quarta-feira 

 

Juazeiro não registrou óbito por complicações da Covid-19 nesta quarta-feira (19). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Com isso, o município permanece com 424 mortes provocadas pela doença.

 

Foram confirmados três novos casos. De acordo com o levantamento, 20.097 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 19.561 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.240. Juazeiro tem 112 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Crianças de 11 anos serão vacinadas contra Covid-19 nesta quinta-feira em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai ampliar a vacinação de crianças nesta quinta-feira (20). Serão vacinadas crianças de 11 anos que não fazem parte do grupo prioritário. Também haverá vacinação para crianças de 5 a 11 anos que integram o grupo prioritário, além de aplicação de primeira dose, segunda dose e dose de reforço para a população com 12 anos ou mais.

 

Crianças

 

Nesta quinta-feira serão vacinadas crianças de 11 anos que não integram o grupo prioritário. Mães, pais ou responsáveis de crianças de 5 a 11 anos que fazem parte do grupo prioritário também devem buscar um dos pontos. Serão distribuídas 100 doses em cada unidade para crianças de 11 anos que estejam fora do grupo prioritário.

LEIA MAIS

COVID-19: Crianças acompanhadas pela APAE recebem primeira dose da vacina em Petrolina

Nesta quarta-feira (19), as crianças que são atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) tiveram uma manhã diferenciada. É que a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, levou a vacina contra a COVID-19 para imunizar todas as crianças de 5 a 11 anos que possuem comorbidades.

As equipes levaram doces e muitos brinquedos para deixar o momento mais lúdico e agradável para todas as crianças presentes. Acompanhadas pelos pais, cerca de 10 crianças receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer, a segunda dose deve ser realizada com o intervalo de 8 semanas.

LEIA MAIS

Crianças de 5 a 11 anos na Apae são vacinadas contra Covid-19 em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou nesta quarta-feira (19), a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos que estudam na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Elas fazem parte do grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI).

A vacinação na unidade foi acompanhada pelo secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa. “A vacinação de nossas crianças representa mais um passo em direção à superação da luta contra a Covid-19. Fico muito feliz em acompanhar esse momento importante aqui da Apae e a gente nota que tanto as crianças, quanto os pais delas, ficam muito satisfeitos com esse processo realizado aqui, no local que eles já conhecem”, destacou Fernando Costa.

LEIA MAIS

Covid-19: Taxa de ocupação de leitos em Petrolina se aproxima dos 50%

(Foto: @Kaio)

O boletim epidemiológico desta terça-feira (18) informa que dos 120 leitos de UTI disponíveis para a Rede PEBA, 58 estão ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação está em 48,3%.

O boletim apresenta 124 novos casos, assim, Petrolina está com 39.173 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 37.229 já estão recuperadas, isso representa 95% de cura clínica. O município está com 1.425 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Saiba como receber prótese dentária em Petrolina através da prefeitura

Somente em 2021, 1.248 pacientes foram acompanhados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e receberam próteses dentárias que ajudaram essas pessoas a recuperarem seus sorrisos e sua autoestima.

Os pacientes receberam próteses dos tipos parcial mandibular removível, parcial maxilar removível, total mandibular e total maxilar. De acordo com a diretora de Saúde Bucal, Roberta Araújo, a reabilitação dentária envolve não somente a parte estética, como também se faz necessária para a questão funcional (mastigação e fala).

Como ter acesso às próteses

Para ter acesso aos serviços disponíveis pelo Centro de Especialidades Odontológicas, os pacientes precisam ser encaminhados pelo dentista da Unidade Básica de Saúde do seu bairro.

Os pacientes são acompanhados para manutenção e ajustes, além de orientações sobre higiene bucal para a boa preservação da prótese e evitar outros problemas que possam ocasionar danos a outros órgãos como o coração.

Juazeiro registra um óbito por Covid-19 no boletim desta terça-feira

 

Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19 nesta terça-feira (18). Com isso, o município contabiliza 424 mortes em decorrência da doença. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

 

O óbito foi de uma pessoa do sexo feminino, de 70 anos, e ocorreu em um hospital particular de Petrolina. Segundo o boletim, a paciente não possuía histórico de comorbidade.

 

Foram confirmados 6 novos casos da doença. De acordo com o levantamento 20.094 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 19.549 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.236. Juazeiro tem 121 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Laboratório é interditado pela Vigilância Sanitária de Petrolina

 

Nos primeiros 18 dias do ano, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) intensificou as fiscalizações nos estabelecimentos com prestações de serviços em Petrolina. A partir dessas fiscalizações, três locais já foram interditados por ausência de responsáveis técnicos e/ou licença sanitária. A última interdição ocorreu nesta terça-feira (18), no bairro Antônio Cassimiro, onde um laboratório foi notificado e fechado até que regularize o espaço para funcionamento.

 

No laboratório foi constatado a ausência de responsável técnico que responda pela prestação de serviços realizados, além de não apresentar licença sanitária para funcionamento. A Vigilância Sanitária tem fiscalizado vários estabelecimentos da cidade, aqueles que apresentam irregularidades são notificados e interditados até que apresentem a regularização de todos os itens solicitados pelos fiscais durante a operação.

 

LEIA MAIS

Paulo Câmara assume presidência do Consórcio Nordeste

O governador Paulo Câmara assumiu, na manhã desta terça-feira (18), a presidência do Consórcio Nordeste. Após a transmissão de cargo, realizada no Palácio do Campo das Princesas, ele ressaltou a honra de representar os colegas governadores à frente de uma instituição que tem cumprido papel fundamental na integração e cooperação entre os nove Estados da região, além da busca de soluções conjuntas para desafios em comum.

 

“Aprofundar a cooperação entre os Estados, impulsionar os potenciais em comum e compartilhar as soluções dos desafios são as metas para o mandato à nossa frente. Desde já, meu objetivo é, no mínimo, repetir a altivez e a liderança dos meus dois antecessores, Rui Costa e Wellington Dias. Vamos seguir cada vez mais integrados na direção de um Nordeste e um Brasil menos desigual, mais próspero e, sobretudo, mais humano”, afirmou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Após sofre acidente de moto, homem espera mais de 3 horas por ambulância do SAMU em Petrolina

Um homem sofreu um acidente de moto nesta segunda-feira (17)  e teria esperado por três horas até ser atendido por uma ambulância do SAMU. A denúncia foi feita por um leitor do blog. A vítima teria se desequilibrado e caído da moto em que estava na curva do R4 no Projeto de Irrigação Maria Tereza, no Km 25, em Petrolina no Sertão de Pernambuco.

Os moradores da região chegaram a improvisar uma cabana para abrir o homem que ficou exposto ao sol enquanto aguardava o socorro. “O rapaz sobrou numa curva aqui, tá com o fêmur quebrado e tem mais de duas horas, quase três horas que o pessoal ligou pra SAMU e nada. Isso é um absurdo”, destacou uma testemunha do acidente em uma rede social.

O que disse o SAMU

A Secretaria Municipal de Saúde informou que na tarde desta segunda-feira (17), as macas das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ficaram retidas com pacientes em hospitais públicos da cidade, por isso a demora no atendimento do socorro. Com o retorno de um dos equipamentos, uma ambulância de suporte básico se dirigiu até o projeto Maria Tereza para resgate do paciente acidentado.