Frente Brasil Popular inicia mobilização em prol das eleições diretas em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Neste domingo (21) representantes da Frente Brasil Popular, iniciaram uma mobilização em Petrolina com o pedido de eleições diretas, no bairro Areia Branca e Centro.

Durante a mobilização, foram distribuídos cerca de 1.000 jornais Brasil de Fato e colados 300 adesivos em carros e motos. Segundo o grupo, esta semana será marcada por muitas manifestações em Petrolina e em todo o país. Além dos atos de rua neste domingo, no dia 24 está marcando o início da Ocupação em Brasília por milhares de pessoas que se posicionam contra as reformas e assim como exigem Diretas Já.

Em Petrolina, haverá novo adesivaço no bairro José e Maria nesta segunda (21), e na quarta (24) o grupo está articulando uma mobilização em frente à Prefeitura da cidade.

Lava-Jato: Bancada de Oposição emite nota sobre denúncias envolvendo o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio

(Foto: Arthur Mota)

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), divulgou neste sábado (20) uma nota sobre o envolvimento do governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio, nas delações dos executivos do grupo JBS.

Veja a nota na íntegra:

“A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), assim como todos os pernambucanos, acompanharam perplexos os desdobramentos das delações dos executivos do grupo JBS, por envolver, nominalmente, o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio.

Em um dos trechos da gravação, o diretor da JBS Ricardo Saud afirma que destinou R$ 15 milhões para as campanhas de Eduardo Campos à Presidência da República e de Paulo Câmara ao Governo do Estado. Saud afirmou ainda que, após a morte do ex-governador, foi procurado por Paulo e Geraldo para que honrasse os compromissos acertados, como mostra o anexo 37, da delação, quando revela que:

‘Geraldo Júlio, à época prefeito do Recife, e o então candidato a governador Paulo Câmara, fizeram reunião com Ricardo Saud e JB (Joesley Batista) na sede da J&F, na qual pediram que os pagamentos não fossem interrompidos e que JB ajudasse a eleger Paulo Câmara…’

Ainda no mesmo anexo, Saud revela que fora feitos pagamentos em espécie da ordem de:

‘R$ 1 milhão entregues por André Gustavo Vieira da Silva em Recife/PE para Paulo Câmara.’

Não é a primeira vez que o PSB e seus quadros políticos são citados em delações no âmbito da Lava-Jato. Nos últimos meses estamos acompanhando delações, como dos executivos da Odebrecht, além de sete operações da Polícia Federal nos últimos três anos, que têm revelado a existência de um esquema de propinas para financiamento de campanhas do partido no Estado. Diante das novas denúncias agora tornadas públicas, a Bancada de Oposição cobra explicações, tanto do governador quanto do prefeito, sobre as denúncias e a negociação agora reveladas. A sociedade pernambucana quer saber: Essa visita à sede da J&F realmente aconteceu?

O PSB nacional cobrou, oficialmente, a saída do presidente Temer do cargo. Resta saber se vão adotar o mesmo critério em relação ao governador Paulo Câmara e ao prefeito Geraldo Júlio. Os pernambucanos merecem uma resposta, além das evasivas notas já publicadas”.

OAB vota a favor do impeachment de Michel Temer

(Foto: Ilustração)

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, promoveu neste sábado (20) uma reunião para decidir sobre a aprovação do relatório que recomenda que a entidade ingresse com pedido de impeachment do presidente Michel Temer. O pedido será protocolado nos próximos dias na Câmara dos Deputados.

Depois de mais de sete horas de reunião, por 25 votos a 1, onde cada voto representa a OAB de um estado ou do Distrito Federal (DF). O Acre, ausente, não votou. A representação do Amapá foi a única a votar contra o pedido de impeachment. Todos as demais unidades da federação votaram a favor do pedido.

O relatório foi elaborado por uma comissão formada por seis conselheiros federais e concluiu que “as condutas do presidente da República, constantes de inquérito do STF, atentam contra o artigo 85 da Constituição e podem dar ensejo para pedido de abertura de processo de impeachment”.

Na votação, o Conselho Pleno da OAB decidiu pelo pedido de abertura de processo de impeachment por considerar que o presidente Michel Temer cometeu crime de responsabilidade.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirmou que o momento é de “tristeza”.

“Estamos a pedir o impeachment de mais um presidente da República, o segundo em uma gestão de um ano e quatro meses. Tenho honra e orgulho de ver a OAB cumprindo seu papel, mesmo que com tristeza, porque atuamos em defesa do cidadão, pelo cidadão e em respeito ao cidadão. Esta é a OAB que tem sua história confundida com a democracia brasileira e mais uma vez cumprimos nosso papel”, disse.

Com informações do G1

Ruy Wanderley fala sobre posicionamentos da bancada de situação na Câmara de Vereadores de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Câmara de Vereadores de Petrolina tem passado por momentos conturbados. Os vários embates entre os parlamentares da Casa têm chamado a atenção de quem se dispõe a assistir as sessões. Observando a situação, o líder da bancada de situação, Ruy Wanderley (PSC), afirmou que há uma necessidade dos vereadores se atentarem ao regimento interno para evitar discussões desnecessárias.

“Eu vou falar algo que já falei anteriormente: os vereadores têm que procurar ler o regimento interno. Estão usando a palavra toda hora, na hora que querem e está levando a essas discussões que não leva a nada. Nós já conversamos com alguns vereadores e vamos pedir uma reunião com todos os parlamentares, inclusive com a mesa diretora para que, na ausência do presidente ou não, o tratamento seja uniforme para a situação e a oposição”.

De acordo com Ruy, já foi marcada uma reunião com o líder da oposição na Câmara, Paulo Valgueiro (PMDB), para buscar melhorar a situação. “Conversei com o líder da oposição para a gente ter uma reunião para ver de que maneira a gente pode orientar nossas bancadas e evitar esse tipo de embate que não leva a nada. O embate vai ter, mas tem que ser na hora do vereador. Não é um falando e o outro interrompendo. Então a gente tem que buscar disciplinar”.

Comissão de Ética

Ainda segundo Ruy, na sessão passada o presidente da Casa, Osório Siqueira (PSB), comunicou a instalação de uma Comissão de Ética para apurar o comportamento dos parlamentares. Ruy afirmou que independentemente da instalação da comissão, os vereadores devem observar os seus atos para não tumultuar as sessões.

“Na sessão passada o presidente Osório Siqueira comunicou a instalação da comissão de ética. Estamos aguardando a nomeação dos cinco vereadores que vão compor essa comissão, que já foi oficializado pela mesa diretora. O importante é que cada vereador tenha consciência que tem que melhorar”.

Gabriel Menezes responde declarações de Aero Cruz sobre politicagem em requerimentos

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Após o vereador Aero Cruz (PSB) afirmar que alguns vereadores estavam aproveitando os requerimentos para fazer politicagem durante as sessões da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Gabriel Menezes respondeu afirmando que está apenas cumprindo o seu papel na Câmara de Vereadores.

“Quero apenas dizer que o colega Aero está equivocado no seu ponto de vista. Apresentar requerimento solicitando informações sobre os gastos público do município não é fazer política ou politicagem, é cumprir as obrigações do cargo de vereador.

Gabriel afirmou ainda que a programação do São João está boa e que o seu requerimento é necessário à transparência da festa de São João.

“Toda a sociedade petrolinense quer saber quanto vai ser gasto neste evento (São João), que eu sou totalmente a favor. Eu não vou me furtar do meu dever porque qualquer colega vereador tem um outro ponto de vista”.

PSB decide romper com base aliada do governo; Situação de Fernando Filho não foi definida

(Foto: Internet)

A Executiva Nacional do PSB anunciou hoje (20) o rompimento com a base aliada do governo do presidente Michel Temer. A decisão foi tomada em uma reunião da cúpula do partido nesta manhã, após a divulgação, ontem (19) da íntegra das delações dos donos da empresa JBS. A legenda tem 42 parlamentares no Congresso Nacional.

Ao fim da reunião, o partido divulgou uma resolução na qual defende a saída do presidente Temer. A legenda também defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado federal Miro Teixeira (Rede-RJ), que prevê eleições diretas em caso de vacância da Presidência e da Vice-Presidência da República.

Em pronunciamento à nação esta tarde, o presidente Michel Temer disse que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o inquérito aberto contra ele seja suspenso até que verificada a autenticidade da gravação feita pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, de uma conversa com o presidente.

Fernando Filho

Segundo o presidente do partido, Carlos Siqueira, a situação do ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, filiado à legenda, não está definida. “O ministro não é indicação do partido. Eu sugeri que ele deixasse o cargo, mas ele tem liberdade para ficar, não em nome do partido”, disse.

Fonte Agência Brasil

Temer prepara novo pronunciamento para este sábado

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer vai fazer neste sábado (20) um novo pronunciamento público para rebater as delações da JBS, que o tornaram alvo de um inquérito por obstrução de Justiça, formação de organização criminosa e corrupção.

A equipe do presidente prepara desde as primeiras horas da manhã deste sábado o discurso do peemedebista, que está reunido em Brasília com seus principais auxiliares. O pronunciamento será às 14h.

Temer também vai pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) a suspensão do inquérito aberto contra ele por corrupção, obstrução de justiça e formação de organização criminosa. A defesa do peemedebista, comandada pelo advogado criminalista Antonio Claudio Mariz de Oliveira, argumenta que a investigação não pode prosseguir enquanto não for analisada a validade da gravação de uma conversa entre o presidente e o empresário Joesley Batista, que embasou a abertura do inquérito.

LEIA MAIS

Delatores dizem que JBS pagou a partidos para apoiarem Aécio em 2014

(Foto: Internet)

O empresário Joesley Batista, dono da JBS, e o diretor de Relações Institucionais e Governo da empresa, Ricardo Saud, afirmaram em depoimentos à Procuradoria-Geral da República (PGR) que repassaram dinheiro à campanha do então candidato à Presidência da República, Aécio Neves, por meio de caixa 2.

Em um dos 15 depoimentos que prestou para fechar acordo de delação premiada, Saud diz que, diante da possibilidade de Aécio vencer a disputa em 2014, a JBS “abriu um crédito de propina que chegou a quase R$ 100 milhões”. Segundo o executivo, parte dessa quantia foi usada para “comprar” o apoio de partidos à candidatura do tucano.

“Somando tudo, dá R$ 100 milhões para o Aécio, tudo em propina. Uma parte ele ia pagar a gente de volta, caso ganhasse. Pelo jeito, ficou para a próxima e estou pondo juros e correção. Se ele ganhar na próxima, ele paga”, ironiza Saud diante dos procuradores e advogados.

De acordo com o executivo, além de se comprometer a beneficiar a empresa caso chegasse a ocupar o Palácio do Planalto, Aécio teria sinalizado que atuaria junto ao governo de Minas Gerais para favorecer a JBS, que tentava obter a liberação de créditos financeiros, entre outras coisas. De acordo com o executivo, isso também não se concretizou.

LEIA MAIS

Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, fala sobre o momento político atual

(Foto: ASCOM)

O governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), fez um pronunciamento em vídeo, divulgado na manhã desta sexta-feira (19) para o povo pernambucano, em que afirmou que as denúncias reveladas contra o presidente da república, Michel Temer (PMDB), “são graves” e devem ser “investigadas a fundo com isenção e responsabilidade”. Câmara cobrou explicações do presidente e apelou para o respeito irrestrito à Constituição:

“Qualquer solução para esse novo impasse político deve passar por um necessário e absoluto respeito à Constituição. Um país da dimensão e importância do Brasil não pode pegar atalhos”, afirmou.

Paulo Câmara também defendeu o diálogo como “melhor caminho para superar a atual crise” e voltou a lembrar do difícil momento econômico em que o país se encontra.

 “Vivemos um desajuste severo, que insiste em se prolongar, afetando milhões de brasileiros com desemprego crescente e desalentador”, disse.

Em tom conciliador, Câmara termina o vídeo conclamando a população para um reencontro com a “unidade nacional”, “preservando a paz e o respeito à democracia”.

Janot diz que Aécio tentou impedir avanço da Lava Jato

(Foto: Internet)

O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) teria buscado estratégias para impedir o avanço das investigações da Operação Lava Jato e, para tanto, tentado articulação com o presidente Michel Temer e o atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que à epoca era ministro da Justiça. A constatação é do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em documento enviado ao STF.

“Mais especificamente sobre a Lava Jato, o senador teria tentado organizar uma forma de impedir que as investigações avançassem, por meio de escolhas dos delegados que conduziam os inquéritos, direcionando as distribuições, mas isso não teria sido finalizado entre ele, Michel Temer e o ex-ministro da Justiça e atual ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes”, registra Janot.

A afirmação do procurador-geral da República está na decisão do ministro do STF Luiz Edson Fachin, que determinou a abertura de inquérito para investigar Temer e Aécio Neves a partir das informações dos depoimentos de delação premiada de executivos do grupo JBS.

Os pedidos de abertura de inquérito formulados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e o conteúdo dos depoimentos foram divulgados hoje (19) pelo STF. A defesa de Aécio nega todas as acusações.

Fonte Agência Brasil

Paulo Câmara rebate denúncias feitas por Ricardo Saud e afirma que JBS não ajudou na sua campanha

Governador diz que todas as doações para a sua campanha foram feitas na forma da lei, registradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral

O Governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), afirmou, em nota oficial distribuída à imprensa, que as doações feitas em 2014 ao PSB não tiveram condicionamento nem troca de favor, como insinuou o diretor de Relações Instituições da JBS, Ricardo Saud.

 

Confira a íntegra da nota:

Venho repudiar, veementemente, a exploração política do depoimento do delator Ricardo Saud, que já antecipo não corresponde à verdade. Não recebi doação da JBS de nenhuma forma. Nunca solicitei e nem recebi recursos de qualquer empresa em troca de favores. Tenho uma vida dedicada ao serviço público. Sou um homem de classe média, que vivo do meu salário.

Como comprovará quem se der ao trabalho de ler o documento que sintetiza a delação, o próprio delator afirma (no anexo 36, folhas 72 e 73) que nas doações feitas ao PSB Nacional “não houve negociação nem promessa de ato de ofício”, o que significa que jamais houve qualquer compromisso de troca de favores ou benefícios. Desta forma, é completamente descabido o uso de expressões como “propina” ou “pagamento”.

Reafirmo a Pernambuco e ao Brasil que todas as doações para a minha campanha foram feitas na forma da lei, registradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Paulo Câmara – Governador de Pernambuco.

Confira a delação assinada por Ricardo Saud, diretor de Relações Institucionais da JBS:

 

Em rede social, Paulo Câmara diz que Temer ‘precisa dar explicações à Nação’; veja vídeo

Nesta sexta-feira (19), o Governador, Paulo Câmara (PSB), usou sua página no Facebook, para divulgar um vídeo sobre as denúncias contra o presidente Michel Temer (PMDB). Em vídeo, Câmara diz que o presidente deve explicações.

“Infelizmente, o Brasil enfrenta mais uma vez dificuldades políticas que impactam fortemente o futuro do nosso País. As denúncias contra o presidente Michel Temer são graves e precisam ser investigadas a fundo com isenção e responsabilidade”, afirmou. “O presidente precisa dar explicações à Nação. É obrigação de quem está na vida pública dar satisfação permanente dos seus atos”, acrescentou. Paulo também defende o respeito à Constituição. “Um Brasil da dimensão do Brasil não pode pegar atalhos. É preciso preservar a nossa jovem democracia”, afirma.

Veja vídeo:

Joesley Batista afirma que transferiu para o exterior US$ 150 milhões para campanha de Dilma e Lula

(Foto: Felipe Frazão/AE)

Em depoimento, o dono da JBS, Joesley Batista, afirmou que transferiu para contas no exterior US$ 70 milhões destinados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais US$ 80 milhões em conta, também no exterior, em benefício da ex-presidente Dilma Rousseff.

Os montantes, afirmou, foram enviados por meio do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e gastos “tudo em campanha”. Joesley falou que tanto Lula quanto Dilma tinham conhecimento dos repasses.

A defesa do ex-presidente Lula afirma “que as afirmações de Joesley Batista em relação a Lula não decorrem de qualquer contato com o ex-presidente, mas sim de supostos diálogos com terceiros, que sequer foram comprovados”. Lula é inocente, ainda segundo nota assinada pelos advogados Cristianio Zanin Martins e Roberto Teixeira. A assessoria da ex-presidente Dilma negou irregularidades, e disse que “são improcedentes e inverídicas as afirmações do empresário”.

A declaração foi dada por Joesley em 3 de maio de 2017 na sede da Procuradoria Geral da República, em Brasília. “Teve duas fases, a do presidente Lula e teve a fase da presidente Dilma”, disse. “Na fase do presidente Lula chegou a US$ 80 milhões de dólares, na fase da presidente Dilma chegou a uns US$ 70 [milhões]. Ou ao contrário: US$ 70 [milhões] na do Lula e US$ 80 [milhões] na da Dilma.”

Joesley disse que inicialmente não tinha se dado conta de que os valores eram destinados às campanhas eleitorais de Lula e Dilma. Ele afirma ter percebido quando, ainda segundo ele, Guido pediu a abertura de uma segunda conta, em nome do próprio empresário. “Foi aí a primeira vez que eu desconfiei que o dinheiro não era dele [Guido]”.

“Quando terminou o governo Lula, ele falou: agora tem que abrir outra conta. Essa conta é da conta do Lula. Essa aqui… tem que abrir uma para Dilma”, disse. Fiz uma pergunta pra eles sabem disso? Lula sabe disso, Dilma sabe? Não, sabe sim, eu falo tudo pra eles”. Ele disse levar frequentemente o extrato das contas para o então ministro.

LEIA MAIS

‘Os brasileiros devem se mobilizar’, diz Joaquim Barbosa

(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (19), através do Twitter, o ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, afirmou que os brasileiros devem ir às ruas e pedir a renúncia do presidente Michel Temer. Ele ainda disse a delação de Joesley Batista, são estarrecedoras e gravíssimas.

O Ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, usou a sua conta no Twitter para falar sobre os recentes acontecimentos da política brasileira. Em um twitte, ele instiga os brasileiros a pedir a saída do presidente, Michel Temer.

“Não há outra saída: os brasileiros devem se mobilizar, ir para as ruas e reivindicar com força: a renúncia imediata de Michel Temer”, diz.

Joesley Batista afirma que seu grupo pagou R$ 500 milhões em doações eleitorais a políticos nos últimos 15 anos; veja vídeo

O STF liberou no início da tarde desta sexta-feira (19) os vídeos e os documentos da delação do empresário Joesley Batista, dono da J&F, empresa que controla o frigorífico JBS.

Na delação, Joesley Batista afirmou à Procuradoria que seu grupo pagou R$ 500 milhões em doações eleitorais a políticos nos últimos 15 anos. O empresário disse ainda que a pedido de Temer aceitou fazer pagamentos totais de R$ 4,7 milhões, de 2010 a março de 2017.

Veja vídeo com delação:

Fonte Folha