Jovem é assassinado na Cohab Massangano, em Petrolina

(Foto: Ilustração/Internet)

Um jovem, de 21 anos, foi assassinado na noite deste sábado (7) no bairro Cohab Massangano, em Petrolina (PE). De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima, Lucas  Mateus de Souza, estava na rua 32 do bairro, quando dois indivíduos em uma moto efetuaram disparos de arma de fogo contra o jovem.

Até o momento os suspeitos não foram identificados. A vítima não resistiu e veio a óbito no local.

Plano de segurança anunciado pelo governo pode não surtir efeito, dizem analistas

(Foto: Internet)

Horas depois de eclodir a segunda rebelião em presídios em menos de uma semana, com saldo total de ao menos 90 mortes, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, lançou nesta sexta-feira (06) no Palácio do Planalto um novo Plano Nacional de Segurança. Entre as metas do programa estão a redução em 15% da superlotação carcerária até 2018 e o aumento em 10% da apreensão de armas e drogas até o final deste ano. O governo anunciou ainda a pretensão de reduzir os homicídios, melhorar o sistema penitenciário e combater o crime organizado nas fronteiras. Até o fim do ano, ainda prevê a criação de um sistema interligado em todo o Brasil com todas as informações sobre os presos, com informações dos processos criminais de cada detento.

Para especialistas ouvidos pelo Jornal O GLOBO, afirmam que as medidas anunciadas pelo ministro da Justiça são uma tentativa de dar uma resposta à sociedade em meio à crise carcerária no país, mas, na prática, podem não surtir efeito.

Medidas para aplacar opinião pública

“A maior parte das medidas do pacote segurança do governo de Michel Temer são inócuas e visam apenas contentar a opinião pública. Não há dúvida de que é preciso construir presídios. Mas que efeito terá a construção de 5 presídios de segurança máxima, que podem gerar mais 1.250 vagas, considerando 250 presos em cada, num sistema carcerário superlotado? Isso não significa quase nada num cenário de 640 mil presos. Outras medidas como controle de fronteiras e o bloqueio de celulares e detectores nas penitenciárias têm sido anunciadas nos últimos anos, mas exigem muitos investimentos não só em equipamentos caros, como também em pessoal. Em meio à crise, é difícil crer que isso sairá do papel. O importante no curto prazo é separar os grupos rivais para evitar mortes e alocá-los por critério de periculosidade. Presos perigosos e condenados têm que estar em cadeiras diferentes dos provisórios e daqueles que cumprem regime semiaberto”
Guaracy Mingardi, cientista político e membro do Fórum Brasileiro de Segurança

Solução passa por mais educação
“A carnificina ocorrida na penitenciária Agrícola Monte Cristo, em Roraima, é reflexo do quadro caótico do sistema. Nesse cenário, as medidas tão divulgadas pelo governo federal anteontem são apenas paliativos. Construída no final da década de 80, quando Roraima ainda era território federal, a penitenciária Monte Cristo era um modelo de ressocialização de presos. Lá, eles plantavam, criavam porcos e galinhas e produziam tudo que precisavam para se manter. Desde 1990, após Roraima se tornar um estado, a cadeia passou a receber presos de todos os tipos. Hoje, há cerca de 1.500 detentos para uma capacidade de 750 vagas. Há plantões em que há 50 agentes para tomar conta do presídio. Um modelo assim, que se repete em diversos estados, não pode dar certo. A solução passa pelo investimento em educação, geração de emprego, assim como na inspiração em experiência bem sucedidas para ressocialização, como temos em Minas Gerais.”

Geysa Alves Pimentel, coordenadora pedagógica da Pós Graduação em Segurança Pública da Universidade Federal de Roraima

Com informações de O Globo

Pernambuco é o primeiro estado do NE habilitado para receber um presídio federal

(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

Nos próximos dois anos o estado de Pernambuco, poderá ganhar duas novas unidades prisionais, incluindo um presídio federal de segurança máxima. Do Nordeste Pernambuco foi o primeiro a se habilitar junto ao Ministério da Justiça para receber uma das cinco unidades que o governo federal vai construir no País, o investimento será de R$ 45 milhões.

Segundo o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico o estado tem grande chance de ter um presídio federal.

“No Nordeste inteiro só existe a unidade de Mossoró (RN). Pernambuco fica em uma posição estratégica na região”, afirmou o secretário.

Para uma outra unidade prisional e modernização de equipamentos do sistema, já existem R$ 44 milhões liberados pelo governo federal. No próximo dia 17, Eurico e o governador Paulo Câmara se encontrarão em Brasília, com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para definir a aplicação desses recursos. “Pode-se, inclusive, decidir pela contração de duas unidades em vez de uma”.

Com informações do JC

Madrugada de terror em Afrânio, bandidos explodem agência bancária e fazem reféns

(Foto: via whatsapp)

Durante a madrugada deste sábado (07), bandidos invadiram a agência do Banco do Brasil de Afrânio (PE) e a agência de Correios. A ação aconteceu durante a madrugada e cerca de oito pessoas foram feitas de reféns.

Segundo informações da Polícia Civil de Afrânio, cerca de 15 homens fortemente armados estiveram em um bar da cidade onde fizeram oito reféns e em seguida assaltaram a agência do Banco do Brasil da cidade. Eles arrobaram um caixa eletrônico e o cofre do banco, em seguida invadiram a agência dos Correios. O valor levado pelos assaltantes, ainda não foi estimado.

Algumas notas de dinheiro ficaram espalhadas pelo chão, mas são invalidadas pela tinta (Foto: via whatsapp)

Ainda segundo o Comissário da Polícia Civil Sérgio Olímpio, os assaltantes ficaram espalhados pela cidade, enquanto o assalto estava em andamento. Eles explodiram também uma loja da cidade.

Os reféns foram levados durante a fuga e libertados cerca de 1km depois, na rodovia. Um dos reféns ficou ferido com um tiro na região das nádegas, tudo indica que o tiro aconteceu de maneira acidental. Os bandidos seguiram em direção ao Piauí.

Associadas da ACOSAP saem em defesa do vereador Manoel Antônio Coelho Neto

Vereador Manoel da Acosap registrou Boletim de Ocorrência contra a vereadora Cristina Costa por agressão física

Nossa redação recebeu uma nota em nome das Associadas da ACOSAP (Associação de Agentes Comunitários de Saúde), lamentando a postura da vereadora Cristina Costa (PT) por ter acusado o vereador Manoel da Acosap (PTB) de tê-la agredida durante uma entrevista na Rádio Jornal Petrolina, na manhã desta sexta-feira (6).

Confira a íntegra da nota:

Pessoal, pedimos que analisem o peso das palavras dessa vereadora, considerando que é mulher, professora, negra e representante do PT, partido dos trabalhadores, cuja essência filosófica é a inclusão social e respeito à diversidade com vistas à igualdade de direitos.

Ficamos chocadas pela forma preconceituosa como a vereadora Cristina desqualifica a mulher negra, pois sinonimizar “nega” e puta é deflagrar um comportamento autoritário e arrogante imposto por uma matriz cultural que impõe um modelo de beleza e caráter vinculado a cor da pele e estrato social.

Isso fica claro quando a vereadora Cristina diz à reportagem no respectivo vídeo; “não era nega dele”.

É lamentável que em pleno século XXI sejamos obrigados a ouvir uma crueldade dessas da boca de uma pessoa que foi eleita pelo povo e por esse é muito bem paga para representa-lo em meio à diversidade, multiplicidade e desigualdade que permeia a nossa sociedade.

É inaceitável que em pleno século XXI, políticos ainda enganem e manipulem as pessoas como se fossem fantoches.

A vereadora usa para substituir a palavra puta, a palavra “nega”, a cor da pele de seres humanos que ajudaram a construir a história da humanidade, a saber, aqui no nordeste, em muito contribuíram enriquecendo a nossa cultura e constituindo o nosso português nordestino que se configura nesse jeito doce e simplificado trazido pelos essenciais NEGROS explorados na agricultura no século XV. Aliás, percebam que a vereadora, para dizer que não era caso da vítima, faz uso dessa herança cultural simplificada que diminui as palavras e não exige monitoramento da fala, pois, fala o português vulgar, “nega”, como se a hipocrisia fosse menos violenta que o preconceito de atribuir o adultério à cor negra, visto que o vereador que fora sua vítima é muito bem casado e sendo assim para ser “sua nega” teria que ser um caso extra conjugal, o que é impossível pelo caráter de Manoel da ACOSAP. Homem sério, honesto e de valores religiosos e sociais incorruptíveis.

Isso nos faz refletir sobre o caráter das pessoas em quem votamos. Seguram a bandeira da honra e da decência, mas no seu íntimo são podres, falsas, arrogantes, prepotentes e preconceituosas. Que bom que um dia a máscara cai. A vereadora preconceituosa diz com suas próprias palavras o que atribui a mulheres com a mesma cor da sua pele, porque já ouvi várias vezes a vereadora Cristina se identificar como negra.

Podemos ouvir da própria agressora a confissão do seu crime quando confessa ter segurado a vítima e rasgado a sua camisa bem como ferido o seu corpo para mostrar-lhe o que é respeito e inconformada por não realizar o seu desejo, o que nos faz questionar: Como mostraria isso? Ela ainda chama a vítima de covarde e diz que ele saiu correndo escada abaixo.

Questionamos: O fato da vítima ter corrido uma atitude de covardia ou de sabedoria?

Vereadora Cristina, temos fundamentos para afirmar que a senhora não deu o devido valor às teorias humanistas em sua formação de professora e como acreditamos na transformação das pessoas através da educação, nos sentimos qualificadas para sugerir uma leitura que vai ajudar a vossa excelência na importante tomada de consciência sobre a necessidade da aproximação entre discurso e prática com Pedagogia da Autonomia de Freire.

Percebe-se a inversão de valores nas práticas e discurso da vereadora Cristina, quando logo ela, que defende a igualdade de gêneros, utiliza uma linguagem que desqualifica o vereador agredido por ter corrido para se afastar e não se contagiar com o seu descontrole emocional.

Ela ainda diz que a vítima ”não aguentou o debate ideológico”. Nos poupe dessa sua ideologia autoritária e dominante, onde você própria não se percebe como ser social e se esconde por trás de um discurso “legítimo” questionável, pois a sua autoritariedade e intolerância são latentes.

Digo latentes porque tenta camuflar por trás da bandeira de um partido popular e de um discurso bonito, e, ainda assim é possível enxergar sua arrogância.

Manuel da ACOSAP é o único vereador que lida diretamente com uma categoria constituída da maioria de mulheres, é a todo tempo questionado, bombardeado por pessoas que tem mais de 20 anos de convívio e nunca agrediu nenhuma dessas.

Sua fala no vídeo é esclarecedora.

Não se envergonha de acusar na delegacia uma pessoa injustamente?

Não assistiu o vídeo onde diz que agrediu e só não o fez mais pq ele correu?

Não acredita em Deus?

Acha que pode manipular a todos?

Deixamos uma reflexão:

“A liberdade custa muito caro e temos ou de nos resignarmos a viver sem ela ou de nos decidirmos a pagar o seu preço.” José Martí

Associadas da Acosap

Ataque a tiros deixa 5 mortos e 8 feridos em aeroporto na Flórida

(Foto: Wilfredo Lee/AP)

Um atirador abriu fogo na tarde desta sexta-feira (6) no aeroporto da cidade de Fort Lauderdale, no Estado americano da Flórida, deixando ao menos cinco mortos e oito feridos, segundo as autoridades locais.

De acordo com a prefeita de Broward County, o incidente foi provocado por um atirador solitário. Um suspeito está sob custódia da polícia. As autoridades aeroportuárias informaram que o incidente ocorreu no terminal 2, próximo às esteiras de retirada de bagagem. As operações do aeroporto foram suspensas.

Mais cedo, imagens de TV mostraram passageiros correndo para se proteger e outros reunidos na pista, enquanto a emissora NBC noticiou que uma pessoa havia sido morta, segundo autoridades do condado de Broward. Tanto a NBC News quanto a CNN relataram que o homem armado foi levado sob custódia.

Com informações do FolhaPress

Petrolina pode ter uma central integrada de monitoramento para auxiliar no combate a violência

(Foto: Ivaldo Reges)

Nesta sexta-feira (06) o prefeito Miguel Coelho, esteve reunido com o comando da Polícia Militar, em busca de soluções para o combate à violência no município.

O encontro contou com a presença do comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel André Rodrigues, o titular da Diretoria Integrada do Interior da PM, coronel Ailton Teles. Entre os temas discutidos na reunião a criação de uma central integrada de monitoramento, em parceria com PM e a prefeitura, foi levada em consideração.

“Sabemos que esta é uma responsabilidade maior do Governo do Estado, mas em todos os lugares onde houve políticas bem-sucedidas, ocorreu a participação do município no combate à violência. Este é o primeiro passo para estabelecer uma política integrada para superar esse desafio enorme que é a preservação do bem-estar da população” afirmou o prefeito.

Também estiveram na reunião o diretor da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), Geraldo Miranda e o vereador Edilsão. Junto com o prefeito trataram de assuntos pertinentes a mobilidade e ao trânsito do município.

“Assim como na segurança, pretendemos unir esforços com a PM para melhorar o trânsito de Petrolina. É outro desafio que precisa de participação de vários entes para ser superado”, completou o prefeito.

Com informações da AscomPMP

Homem acusado de triplo homicídio é preso, em Triunfo

(Foto: PC)

Nesta quinta-feira (05) a Polícia Civil de Triunfo, prendeu um agricultor, de 23 anos que é acusado de planejar e executar triplo homicídio no Sítio Mombaça, na zona rural da cidade.

O agricultor Thiago Honorato, é acusado de ser o responsável pela morte de três pessoas da mesma da mesma família em 2016. Segundo informações da delegada Dra. Andreza Gregório, que acompanha o caso a prisão aconteceu quando os policiais foram informados de que próximo a residência do acusado, teria uma fossa com odor e que poderia ser o corpo do aposentado José Oliveira de Macedo, que estava desaparecido. Com uma rápida investigação no local os policiais encontrar o corpo do aposentado na residência de Thiago Honorato dos Santos, que não estava em casa.

Thiago foi localizado em uma igreja e foi conduzido para a Delegacia onde confessou o crime, motivado pelo desejo de tomar posse das terras que pertenciam a vítima. O acusado também confessou ter assassinado a esposa da vítima, Marlene Maria dos Santos Macedo, 58 anos e o filho do casal Sidnei Macedo dos Santos.

Criança morre após atirar na própria cabeça com arma do pai, em Sertânia

(Foto: Internet)

Uma criança de 4 anos morreu após atirar acidentalmente na própria cabeça com a arma de seu pai, que é policial civil do estado de Sergipe. O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira (5) em Sertânia (PE).

Segundo informações do 3º Batalhão da Polícia Militar, o menino estava brincando quando encontrou a pistola calibre .40 e fez o disparo.

A criança chegou a ser socorrida  para o Hospital Regional de Arcoverde e em seguida para o Hospital Dr. Lídio Paraíba em Pesqueira, mas não resistiu e vei o a óbito. A arma foi apreendida na casa da família e o pai do menino já se apresentou à polícia.

Polícia Militar de Juazeiro prende fugitivo

(Imagem ilustrativa)

Nesta quinta-feira (05) Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar (Base Sertão), prenderam um homem, no bairro Sol Levante em Juazeiro (BA).

Segundo os policiais, durante ronda no bairro Sol Levante, encontraram Railson Ferreira dos Santos em atitude suspeita. Após abordagem foi feita uma consulta aos antecedentes criminais onde foi constatado que Ranilson era um foragido da justiça. Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro (BA).

 

PGR abre investigação sobre sistemas carcerários do AM, RS, RO e PE

A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai apurar o quadro do sistema penitenciário do Amazonas, Rio Grande do Sul, de Pernambuco e Rondônia. A entidade poderá, inclusive, propor ao Supremo Tribunal Federal (STF) a intervenção federal na gestão carcerária desses estados. Os governadores dos quatro estados, além do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, serão oficiados e deverão prestar informações à PGR.

O procurador-geral da República em exercício, Nicolao Dino, instaurou os procedimentos administrativos para investigar possíveis descumprimentos de normas constitucionais e infraconstitucionais. O Brasil é signatário de instrumentos internacionais de direitos humanos, como a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica), e a PGR vai investigar se houve descumprimento desses acordos.

O Estado brasileiro já responde ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos por violações nas unidades prisionais do Rio Grande do Sul (Presídio Central de Porto Alegre), Rondônia (Urso Branco), Pernambuco (Aníbal Bruno) e Maranhão (Pedrinhas), além de São Paulo (Parque São Lucas).

No último domingo (1º) e na segunda-feira (2), facções criminosas entraram em confronto no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, totalizando 56 mortes, e mais quatro assassinatos de presos no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), conhecido como Piraquequara. O incidente levou o ministro da Justiça a Manaus, onde se reuniu com autoridades do governo local. Nessa viagem, ficou acertada a transferência de lideranças de facções criminosas para presídios federais.

Sistema prisional de Pernambuco recebe um repasse no valor de R$ 44,7 milhões

(Foto: Ilustrativa)

O sistema prisional voltou a ter  destaque negativo recentemente, com o massacre de 60 detentos em unidades prisionais do Amazonas. Para amenizar as carências do setor o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) liberou R$ 1,2 bilhão para o sistema prisional, deste valor R$ 44,7 milhões foi destinado para o estado de Pernambuco.

Em Pernambuco, R$ 31,9 milhões serão destinados à abertura de novas vagas e outros R$ 12,8 milhões, à compra de equipamentos que reforcem a segurança nos presídios.

Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, na próxima semana, o secretário Pedro Eurico deve participar de um encontro com secretários de outros estados para discutir o tema e a aplicação dos recursos. Não foi informado ainda se o montante para a abertura de novas vagas será utilizado em alguma unidade prisional ainda não anunciada pelo Governo ou na conclusão de complexos prisionais que já tiveram obras iniciadas, como os de Araçoiaba e de Itaquitinga. Atualmente, Pernambuco tem um déficit de cerca de 20 mil vagas. De 2015 para cá, duas novas unidades foram abertas – Santa Cruz do Capibaribe, com 176 vagas, e Tacaimbó, com 676.

Conforme o Governo Federal, o repasse é o “maior investimento jamais realizado no sistema penitenciário do Brasil”. Do total de R$ 1,2 bilhão, R$ 799 milhões serão destinados à construção de penitenciárias nos estados, e R$ 321 milhões, à promoção da cidadania.

Com informações do FolhaPE

Polícia vai reforçar combate a assaltos a bancos em Pernambuco

(Foto: Arquivo)

Aproximadamente 12 criminosos armados realizaram mais uma tentativa de assalto a caixas eletrônicos na madrugada desta quinta-feira. A Secretaria Estadual de Educação, no bairro da Várzea, foi o alvo dos bandidos, que renderam os vigilantes, explodiram caixas eletrônicos do banco Bradesco instalados no local e trocaram tiros com a polícia. Houve perseguição por parte dos PMs, mas os elementos conseguiram fugir.

Depois do ocorrido, representantes da defesa social do Estado de Pernambuco convocaram uma coletiva na Secretaria de Defesa Social (SDS) na qual esclareceram o processo de investigações do caso e comentaram sobre as medidas que estão sendo tomadas para coibir esse tipo de ação criminosa.

O secretário executivo João Luiz Caetano de Araújo expôs em sua fala que 15 quadrilhas e 110 criminosos já foram presos, além de 102 inquéritos emitidos no Estado envolvendo apenas assaltos a bancos com dimensões que alcançam níveis interestaduais.

LEIA MAIS

Mensagem divulgada no Whatsapp sobre radar na Ponte Presidente Dutra é falsa

(Foto: Divulgação)

As mensagens que circulam via WhatsApp informando sobre a instalação de um radar de velocidade na Ponte Presidente Dutra são falsas, de acordo a Polícia Rodoviária Federal.

Mais uma vez circula nos grupos de WhatsApp a mensagem de que teria um radar fixo na Ponte Presidente Dutra, que estaria multando quem ultrapassa o limite de velocidade de 50 km/h. Entretanto o Inspetor da Polícia Rodoviária Paulo Lima, informou que essa notícia não procede desta maneira.

“Com a existência de um radar fixo ou não, o limite de velocidade é de 50km/h e precisa ser respeitado. As pessoas precisam dirigir de acordo com a velocidade regulamentar”, afirma o inspetor.

Ainda para quem costuma ultrapassar o limite estipulado, Paulo Lima deixa claro, que não existe um radar fixo, entretanto existe o radar portátil, que é utilizado diariamente na ponte durante fiscalização.

Polícia Civil de Pernambuco prende Grupo com 100 quilos de maconha

Cerca de 100 quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Civil de Pernambuco, na noite da última quarta-feira (4), em Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes.

Quatro pessoas foram presas durante a abordagem do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), sendo três homens e uma mulher.

O quatro foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Além dos 100 kg de maconha, foram apreendidos ainda três carros usados pelo grupo na distribuição da droga.