Feira de Orgânicos da Univasf será retomada nesta sexta-feira em Petrolina e Juazeiro

hotaliças orgânicos

A Feira de Orgânicos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá recomeçar a partir de amanhã (4). Verduras e legumes como espinafre, alface, coentro, rúcula, pimenta e abobrinhavindos direto da horta estarão à disposição de toda a comunidade. A feirinha será realizada todas as sextas-feiras, das 8h às 11h em frente à Reitoria no Campus Centro, em Petrolina (PE), e em frente ao bloco dos colegiados no Campus Juazeiro (BA) com a oferta de hortaliças produzidas de forma sustentável sem uso de agrotóxicos.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Horta Orgânica Comunitária”, idealizado pela pró-reitora de Extensão, professora Lucia Marisy. A feira de orgânicos teve início em 2014. No final do ano passado, houve a interrupção nas vendas devido ao recesso acadêmico.

As hortaliças são produzidas por 30 famílias de produtores no Espaço Plural da Univasf, localizado no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA), numa área com cerca de oito mil metros quadrados. Os produtores estão inseridos na Associação dos Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf), um projeto que objetiva a comercialização de produtos orgânicos provenientes da agricultura familiar.

Antes da realização da feira, as famílias contempladas nesta ação receberam capacitação de professores da Univasf. Durante a capacitação, os docentes ensinaram os participantes a fazer a compostagem, um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica em adubo. Também foram orientados sobre processamento dos produtos e como realizar de modo adequado a venda dos itens.

A pró-reitora de Extensão Lucia Marisy faz um balanço do projeto, iniciado em 2012. “Avançamos na proposta cooperativista, entretanto a gente sabe que trabalhar coletivamente é algo difícil e com muitas implicações. As pessoas não têm essa formação, porque temos muito o pensamento de assalariamento. Mas depois de quatro anos ainda temos grupos atuando”, observa.

A professora também reflete sobre a importância da participação de mulheres agricultoras. “As mulheres que lá permanecem adquiriram uma autonomia financeira. Além de elas melhorarem a alimentação da família, também conseguem uma renda capaz de melhorar a qualidade de vida”, conclui.

Com informações de Ascom

Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio passará por modificações na próxima terça

monsenhor angelo sampaio

Na próxima terça-feira (08), serão iniciadas as obras de recapeamento asfáltico da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio.  O trânsito nessa localidade passará por modificações a partir das 6h deste dia.

Os motoristas devem usar os acessos da Avenida Sete de Setembro, Avenida São Francisco e Avenida Cardoso de Sá durante o período da interdição da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio. Os acessos pelas vias locais também estarão liberados para os veículos.

Além do recapeamento será implantado sinalização vertical e horizontal e algumas alterações viárias que visam o ordenamento do trânsito.

A engenheira de trânsito da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Paula Lopes, revela que o trânsito na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio com a Avenida da  Integração, também será modificado.

“Uma dos pontos de conflito que identificamos no Plano de Mobilidade foi na Avenida Monsenhor. Então, para acabar com esse conflito vamos abrir o canteiro para que quem venha da Avenida da Integração faça o cruzamento direto para não ter que fazer o contorno mais à frente. Vamos fazer um cruzamento controlado por semáforo”, explicou Paula.

Codevasf quer repassar gestão sistemas de esgotamento sanitário para Compesa 

obra-de-esgotamento-em-municpio-mineiro-vai-beneficiar-cerca-de-35-mil-habitantes_11645222024_o

Representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) estiveram reunidos recentemente para discutir o encaminhamento e andamento das obras de esgotamento sanitário na área de atuação da Codevasf em Pernambuco.

A Codevasf diz que não é atribuição legal dela gerir sistemas de esgotamento e vai passar a gestão dos sistemas finalizados para a Compesa como uma das prioridades da Companhia em Pernambuco.

O engenheiro civil da Codevasf, Ricardo Lisboa, que está substituindo, temporariamente, o superintendente Luciano Albuquerque, afastado por licença médica, acredita que essa é uma ação essencial para o bom funcionamento dos sistemas.

“Esse assunto já vem sendo tratado pelo superintendente Luciano há algum tempo. Durante esta semana nós nos encontramos com representantes da Compesa para definir os termos do recebimento provisório por parte da Companhia Pernambucana de Saneamento. Os municípios onde nós já finalizamos as obras de esgotamento como Ouricuri, Granito, Cedro, Parnamirim, Santa Maria e Belém do São Francisco já vão iniciar esse processo de transferência para a Compesa nos próximos meses”, informou Ricardo.

Para agilizar o processo, foi estabelecida uma parceria entre a Compesa e a Codevasf e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para análise e liberação de operação dos sistemas, necessária para que haja a transferência de gestão dos sistemas. Já estão agendadas. As visitas da CPRH, Compesa e Codevasf aos municípios, para que seja realizada a análise,

Conforme as obras de implantação de sistemas de esgotamento sanitário que estão em andamento forem sendo finalizadas, os municípios passarão pelo mesmo processo de transferência de gestão.

Universitários de Juazeiro e Petrolina se integram no 1º torneio de futebol acadêmico no Vale

Jogos Universitários 2016O projeto “Jogos Universitários do Vale” tem como objetivos: promover a interação sócio desportiva entre os estudantes do Vale do São Francisco e incentivar e exaltar a prática desportiva como instrumento para o pleno funcionamento do organismo, além de conscientizar os acadêmicos da interação saudável entre as diversas universidades localizadas na região.

O evento desportivo está previsto para acontecer este ano na região, e irá envolver as universidades de Juazeiro e Petrolina.

A primeira reunião preparatória realizada na manhã desta quinta-feira (2) para discutir os Jogos, contou com a presença de representantes de instituições universitárias; da organização dos jogos e também do superintendente de Esportes de Juazeiro, Gilberto Pacheco. De acordo com a organização do evento, a 1ª edição dos Jogos Universitários do Vale será uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e da vizinha Petrolina.

Após deliberações iniciais, da primeira reunião, ficou marcada uma nova reunião a ser realizada na próxima quinta-feira,9, no parque Josefa Coelho, em Petrolina. “O intuito é de arrematar mais alguns detalhes para a realização dos jogos”, explicou o gerente de Juventude, Stallone Lima Araújo.Jogos Universitários do Vale - reunião na Casa dos Conselhos (1)

Secretária responde Miguel Coelho sobre obra da perimetral em Petrolina e manda o parlamentar circular nas áreas periféricas da cidade 

TATIANE- SeC mobilidade urbana Petrolina

A prefeitura de Petrolina (PE) resolveu quebrar o silêncio sobre o abandono da “Rodovia da Morte” a famosa estrada da Perimetral Transnordestina, localizada nas imediações do bairro Pedra Linda.

Em nota envida ao Blog assinada pela Secretária Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Tatyanne Lima a prefeitura diz que:

Depois de anunciar, com 7 anos de atraso, o evento Petrolina de Futuro, já realizado pelo prefeito Julio Lossio em 2009, o deputado Miguel Coelho (PSB) anunciou ter conseguido junto ao governo do Estado projeto para perimetral em Petrolina (PE).

Infelizmente o deputado, mais uma vez, mostra total desconhecimento da dinâmica da cidade já que a prefeitura, através da secretaria de infraestrutura, já iniciou obras de melhoramento da via, com alargamento do acostamento e logo iniciará iluminação já aprovada pela equipe técnica da CELPE.

Após anunciar a conquista de uma escola estadual, que já havia sido uma conquista do então deputado Geraldo Coelho, o deputado Miguel agora anuncia projeto de obra que já se iniciou. Seria bom o deputado visitar mais as áreas periféricas da cidade para evitar falar menos e, quem sabe, fazer mais.

Tatiane Lima, secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

Prefeito pede autorização para sair do país em março

PREFEITO JULIO LOSSIO

Foi dado entrada nesta quinta-feira (03) na Casa Plínio Amorim em Petrolina, sertão de Pernambuco, o pedido de saída do país do prefeito do município, Júlio Lossio (PMDB), para apresentar o programa do governo nos Estados Unidos.

O ofício de número 048, pede a autorização para se ausentar do país entre os dias 11 a 19 de março. O curso de “Liderança Executiva de Primeira Infância” será realizado entre os dias 13 e 18 deste mês, na Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos da América. O prefeito deve apresentar o programa “Nova Semente” na universidade. Por 13 à 0, foi aprovado o requerimento.

Durante este período, quem responde pela cidade de Petrolina será o vice Guilherme Coelho (PSDB).

Prefeito usa redes sociais para pedir que vereadores votem projetos do Executivo em Lagoa Grande

Dhoni Amorim 1

O prefeito da cidade de Lagoa Grande (PE) Dhoni Amorim (PSB), o filho de Robson que é secretário de planejamento do município, usou a rede social Facebook nesta quarta-feira (2), para fazer um apelo aos vereadores da Terra do Vinho. Entre outas coisas o prefeito diz que está com o coração apertado com a falta de empregos na cidade e diz que o Presidente da Câmara, o vereador Ítalo de Vilma (PDT), engaveta projetos em prol do município. Confira a baixo à íntegra do texto escrito por Dhoni.

“Todos os dias recebo vários pedidos de emprego e isso me dói muito por não poder ajudar a essas pessoas. Já fui desempregado e sei como é ruim querer trabalhar e não ter oportunidade. Já tive que sair de minha terra para trabalhar fora e essa é uma decisão que corta o coração da gente.

Sabemos o quanto nosso município é carente de emprego, quanto nossas pessoas precisam e a Prefeitura não consegue acomodar todos. Há 11 meses comecei a ver uma luz no fim do túnel. Três grandes empresas demonstraram interesse em instalar centrais de distribuição em Lagoa Grande: Tintas Yalen, Logistica Broker & Transportes e a Veneza Distribuidora, que podem gerar mais de 600 empregos diretos e muitos outros indiretos.

O amigo Sandro Patrício tem se dedicado muito em fazer a ponte entre a prefeitura e os diretores das empresas, estas pediram os terrenos para se instalarem aqui na sede e um período de isenção. Como Prefeito, determinei uma equipe para fazer a localização dos terrenos e, todos os outros tramites.

Encaminhamos o projeto para a Câmara de Vereadores desde o dia 10 de outubro de 2015 e o senhor presidente até hoje não botou em votação, recebi uma mensagem de que essas empresas podem se instalar em outra cidade e o meu povo pode perder essas oportunidades. Isso não é justo! As disputas políticas não podem atrapalhar a vida das pessoas.

A oposição deve fazer e dizer o que quiser comigo. Critiquem, xinguem se eu merecer. Mas não prejudiquem um povo que já sofre as dificuldades de não conseguirem o sustento para suas famílias.

Peço encarecidamente à população que recorram aos seus vereadores para aprovarem esse projeto. Cobrem do Sr. Presidente da Câmara (Que vive dizendo que a cidade está abandonada) que coloque o projeto em votação. Não é hora de fazer politicagem. Não é hora de medir força. É hora de abraçar essa causa em benefício de todos aqueles que estão desempregados e precisando de uma oportunidade. Só sabe o que é desemprego quem está passando ou já passou por isso”, apela o prefeito Dhoni Amorim.

Vereadora Maria Elena dá últimato a gerente dos Correios em Petrolina

Maria Elena 02

Vereadora Maria Elena (PSB) Foto: Waldiney Passos

A demora da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) em entregar correspondências em Petrolina-PE, foi questionada na sessão desta quinta-feira (03) pela vereadora Maria Elena (PSB). Ela informou já ter procurado por várias vezes o gerente da empresa Gean Weber Porto, para obter informações sobre o que estaria acontecendo, mas não obteve nenhuma resposta. “Que crise é essa que os Correios passam que o senhor não atende um agente do povo, meu gabinete está tentando uma conversa com o senhor para falar dos problemas, do atraso, do mal serviço que os Correios prestam e o senhor manda dizer que a empresa está em trabalho, em serviço e que não pode receber”, questionou.

A vereadora elevou o tom ao afirmar que se o gente dos Correios continuar desdenhando dos petrolinenses vai ser obrigado a receber uma comissão da Câmara. “É o senhor marcar, por que senão nós vamos em comissão, nós vamos a Câmara quase toda aí para dizer dessa dificuldade que o gerente dos Correios está colocando para que esta Casa, que fiscaliza e representa o povo de Petrolina, possa ter acesso a ele e fazer as dividas reclamações”, ressaltou.

Rebatendo às críticas, vereador da situação dá entrada em 15 projetos nesta quinta-feira

EDNALDO LIMA

O vereador Ednaldo Lima (PMDB), dá entrada nesta quinta-feira (03) em 15 Projetos de Lei na Câmara Municipal de Petrolina. Rebatendo as críticas que têm recebido e até sendo chamado de “estagiário” por alguns colegas, o parlamentar resolveu mostrar serviço.

Em eminência ao ‘Dia Internacional da Mulher’, o vereador deu entrada em projetos ligados a questão de gênero. São eles: os que tornariam compulsórias as notificações de agressão à mulher, até mesmo de hospitais privados, um projeto que conscientiza os homens do município para diminuir a violência contra filhas, companheiras e mães e outro que fala sobre política de geração de emprego e renda.

Neste momento, os vereadores de Petrolina dão entrada em requerimentos na Casa Plínio Amorim.

Após denúncia do Blog WP, Compesa sai do gabinete e realiza obra na Clementino Coelho

A reportagem do Blog mostrou que no mês de janeiro período de chuva em Petrolina e região, motoristas e pedestres que cotidianamente trafegam na Avenida Clementino Coelho, principal acesso ao distrito industrial, enfrentavam um enorme desafio. Uma cratera exposta fez o asfalto ceder a prefeitura sinalizou e há quase dois meses o buraco continuava aberto provocando acidentes no local.Buraco Clemetino Coelho 3

Mas a imagem a cima e a denúncia do Blog finalmente chegaram a mesa do Gerente Regional da Compesa, João Rafael, que enviou um equipe da Companhia para resolver o problema da Cratera na Avenida Clementino, mais precisamente na entrada do contorno que dá acesso ao distrito industrial de Petrolina.Clementino Coelho Compesa 1

3 bairros de Petrolina ficarão sem água até às 18h desta quinta-feira

Lata de água na cabeça

Um velho problema exposto no bairro São José, Centro de Petrolina (PE) referente ao desperdício de água potável, esgotos estourados e um cheiro nada agradável nas ruas da comunidade, finalmente poderá ser resolvido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

A Companhia promete que na manhã desta quinta-feira, realizará uma intervenção no sistema de abastecimento d’água do bairro e a substituição de um registro de distribuição.

Durante a execução dos trabalhos o abastecimento será interrompido nos bairros: Alto Cheiroso, São José e Vila dos Ingás. A previsão é de que a partir das 18h o sistema seja reativado. A expectativa da população é que o problema seja resolvido por completo e não seja só mais um serviço meia boca.

Petrolina inicia primeiras produções de Vinho na Ilha do Massangano

Ilha do Vinho lossio

A enocultura no Vale do São Francisco, ganha mais um parceiro na região, a Ilha do Massangano, passa a realizar a produção de uvas. É o projeto municipal “Ilha do Vinho”, onde moradores da Ilha se tornaram produtores de uva e agora também ingressarão no mercado como microempresários, já que a fruta será matéria-prima para diversos produtos inclusive o vinho.

O projeto Ilha do Vinho foi idealizado pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio, e executado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, coordenada por Newton Matsumoto. A concepção e execução do projeto foram acompanhadas de perto pela ex-vereadora Raimunda Sol Posto, moradora da Ilha e entusiasta de inciativas que proporcionem oportunidades de crescimento para a comunidade.

O prefeito ao receber os produtos das mãos do atual coordenador do projeto, Wedson Miranda, destaca que. “Há um ano conversa com Raimunda Sol Posto, Chagas e Niltinho e tivemos ideia de fazer projeto familiar de plantio uva. Hoje recebi com alegria o resultado da primeira safra e da produção suco de uva. O sonho que vira realidade”, afirmou

O plantio da uva, tipo Isabel, resultará na produção de suco integral e vinho colonial. O beneficiamento da uva será um incremento financeiro e um incentivo à agricultura familiar, já que esses trabalhadores poderão atuar no sistema agrícola, como produtores rurais.

Serviços do Detran devem ficar paralisados por uma semana em Pernambuco

detran-pernambuco

Os funcionários do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) devem paralisar as atividades a partir desta sexta-feira (4) até o dia 11. Os servidores pedem reajuste salarial e aumento no vale alimentação.

A paralisação das atividades deve afetar todos os serviços do órgão como exames de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vistorias de veículos e transferência de documentos.

O diretor financeiro do sindicato Anthony Cavalcanti, disse que uma pauta sobre as reivindicações foi enviada para o Governo de Pernambuco, que ainda não se pronunciou sobre os reajustes. “Enviamos um texto pedindo uma resposta sobre as reivindicações e não foi marcada nenhuma reunião para discutir sobre a situação dos servidores”, pontuou Anthony.

O Sindetran-PE pede reposição salarial de 32,85 % e reajuste no vale alimentação no valor de R$ 96, passando dos atuais R$ 154 para R$ 250 mensais.

Com informações do (JC)

Vereador propõe que ônibus parem próximo as casas das mulheres que trabalham à noite

Geraldo Acerola

Um projeto no mínimo curioso foi apresentado na Câmara Municipal de Petrolina na sessão da última quinta-feira (29). De autoria do vereador Geraldo da Acerola (PT), a matéria sugere que a partir das 22h os ônibus coletivos parem próximo as residências das mulheres que trabalham ou estudam à noite. “É uma questão de segurança, a partir da 10h da noite as mulheres ficam mais vulneráveis, então acredito eu que todos vereadores devem votar a favor da segurança das mulheres”, disse.

A preocupação do edil é com o percurso que essas mulheres são obrigadas a fazer do ponto de ônibus até suas residências, sujeitas a assaltos ou mesmo a ação de maníacos sexuais.

Geraldo acrescentou que projetos iguais a este já foram aprovados em outras cidades e espera que após aprovação na Casa Plínio Amorim o Poder Executivo acate a proposta.