Curso de Formação do GASP recebe apoio de Sindicato dos Servidores de Petrolina

reunião

Na manhã desta sexta-feira (4), representantes da Associação dos agentes de segurança patrimonial de Petrolina (GASP) participaram de uma reunião com os diretores do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) na sede da instituição.

Na oportunidade o GASP teve uma boa notícia, pois conseguiu o apoio do Sindsemp para a iniciativa da associação que é promover o Curso de Formação do GASP, e melhorar o Plano de Cargos, Carreira e Vencimento da categoria.

O diretor do Sindical Edson dos Santos ressalta que a reunião foi oportuna. “Para definir alguns pontos sobre a formação, onde o Sindicato em parceria com a Associação vem buscando a cada dia melhorar a qualidade da prestação de serviço do servidor. Estamos conscientes de que iremos proporcionar, com essa formação e outras que virão o que desejamos, a valorização do servidor e a excelência na prestação dos serviços”, pontuou Santos.

Discriminação com a mulher é tema de mesa redonda na Facape na próxima terça

Dia da mulher

Refletir sobre o Dia Internacional da Mulher e possibilitar espaços de debates sobre o conceito de gênero é a proposta da mesa redonda, que acontecerá na Facape na próxima terça-feira (8). Uma mesa redonda formada por personalidades do Vale do São Francisco, debaterá o tema: ‘Discutindo gênero: conceito, discriminação e espaço de poder’.

A mesa redonda contará com a participação de profissionais do curso de Serviço Social, Economia e de entidades, como a Marcha Mundial das Mulheres. Qualquer pessoa interessada no tema poderá participar. Será emitido certificado de atividade complementar com a carga horária de três horas.

O evento é uma organização do Colegiado de Serviço Social e acontecerá no auditório principal da autarquia, a partir das 19h. De acordo a professora de Serviço Social, Maria Lúcia Souza, a universidade é um espaço privilegiado que deve promover esse tipo de diálogo, além de despertar consciência e transformação social em seu corpo acadêmico. A docente ainda salienta a importância da celebração do dia 8 de março.

“O Dia Internacional da Mulher é além de uma simples comemoração. É um dia de luta contra todo e qualquer tipo de opressão que as mulheres ainda são submetidas na sociedade, pelo fim da violência doméstica e em prol de uma sociedade justa e igualitária”, destacou.

Programe-se com a agenda cultural do Blog WP:

Sexta-feira:

Targino Gondim 1

O sanfoneiro de Ouro, Targino Gondim e Pedro Duarte e Linguagem Musical são atrações desta sexta, 4 de março, a partir das 22h, no Clube da Aesa em Petrolina/PE, no bairro José e Maria.


Distrito 013

E para quem gosta de Rock o bar Distrito 013, na Rua 1, Vila Mariana, em frente ao Parque Municipal – Josepha Coelho em Petrolina (PE), promove o Trance e Hip – Hop na madrugada, o evento acontece a partir das 20h. Quem anima a festa é o DJ Lokarely.


Trup Errante

Para marcar os dez anos do grupo teatral Trup Errante de Petrolina (PE), atores montam uma exposição no River Shopping, de 4 a 14 de março.  A visitação é gratuita e pode ser feita diariamente: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos das 14h às 20h.


Sábado:

Festeja Petrolina 1

Neste sábado (5) a região recebe um dos maiores eventos da música sertaneja, é o Festeja Petrolina, que acontece a partir das 17h na Marina do Iate Clube. A animação da festa será feita pelos músicos: Marília Mendonça,Henrique e Juliano e Mano Walter.

Teatro

O espetáculo de teatro ‘Calango Deu! – Os Causod da Dona Zaninha’ será encenado neste fim de semana, 05 e 06 de março, sábado e domingo, às 20h no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro/BA. Os ingressos custam 10,00 inteira e 5,00 meia.

No sábado, 05 de fevereiro, a atriz Suzana Nascimento ministrará uma oficina gratuita das 10h às 13h, na sala do Centro de Cultura João Gilberto. Os interessados podem ligar para (74) 9 9198.2750 / (74) 9 8838.1528 ou se inscrever na secretaria do Centro de Cultura. São 20 vagas destinadas.

A peça teatral ‘O Auto da Compadecida’ uma montagem do Teatro Popular de Arte será apresentado de 05 a 20 de março, sábados e domingos, no Teatro Dona Amélia no Sesc região central de Petrolina/PE.

A peça, Amaranta – Atriz Que Vai e Vem será apresentada de 06 a 13 de março às 19h Espaço Cultural Janela 353 no Ingressos: R$30 e R$15 (meia) e com classificação: Livre!


Domingo:

AMARANTA por Fernando Pereira (15)

Espetáculo teatral ‘Amaranta’ estreia no domingo

Amaranta é uma atriz que atravessou várias gerações e acompanha as mudanças da arte de contar histórias, desde o início da História do Teatro, que já possui mais de 2.500 anos. Essa é a personagem apresentada pelo ator Rafal Moraes no monólogo que estreia nesse domingo (06), às 19h, no Espaço Cultural Janela 353. O texto é uma criação original da Trup Errante e ganha a sua segunda versão nos palcos.

Um espetáculo feito por várias mãos, preenchido com as referências e inspirações do grupo. O diretor da peça, Thom Galiano, diz que o trabalho é “criado a partir de experiências e reflexões sobre o teatro e o que ele representa para quem o constrói na labuta de todo dia, além de uma sincera e divertida homenagem às atrizes que fizeram e que fazem essa arte acontecer.

Parque Josefa Coelho será reaberto ao público em abril

parque reforma finalizando 3

A data prevista pela prefeitura de Petrolina (PE) para reabertura do Parque Municipal Josefa Coelho, localizado na Rua Adelina Santana, Nº 2, bairro Maria Auxiliadora, será no dia 09 de abril.

Com a reforma o espaço de lazer público, será contemplado com uma academia ao ar livre, reparação do parque infantil e implantação de novos brinquedos, além de reforma geral da pista de caminhada, implantação de campo de futebol Society gramado, bancos, lixeiras, calçadas, iluminação e espaço para práticas de esportes radicais a exemplo dos skatistas.

Ainda segundo o executivo municipal, o investimento na obra é de aproximadamente R$ 1.750.000 mi.  A secretaria de Infraestrutura, Tatyanne Lima, destacou que a reforma era necessária, uma vez que há muito tempo o Parque não era reformado. “O espaço estava completamente degradado, agora a comunidade do entorno e toda a população de Petrolina terá um lugar que dá condição para as pessoas fazerem suas atividades físicas e terem momentos de lazer com as crianças”, afirmou.parque reforma finalizando 5

Radialistas visitam obras do Hospital Dom Tomás em Petrolina

Dr. Augusto Coelho Apami

Alguns radialistas de Petrolina foram convidados na manhã desta sexta-feira (04), pelo gestor da Associação Petrolinense de Amparo a Maternidade e a Infância (APAMI), Dr. Augusto Coelho, para visitarem as obras de construção do Hospital Dom Tomás (Hospital do Câncer) que está sendo erguido na avenida das nações.

Radialistas visita apami

No primeiro momento o objetivo é concluir o térreo do nosocômio que já está com as obras avançadas. Neste local haverá espaço para atendimento de emergência e salas amarela e vermelha para acolher os pacientes portadores da doença.

Hospital do Cancer

Devido a burocracia brasileira que mais atrapalha do que ajuda o hospital tem dificuldades de receber apoio financeiro governamental, dependendo exclusivamente da contribuição da sociedade.

Os radialistas ficaram impressionados com o avanço das obras. “É um trabalho muito bonito tando à frente o Dr. Augusto Coelho, a população precisa continuar contribuindo com esta que vai ser a grande obra da região”, disse José Maria Silva.

Hospital do Cancer 02

Encontro de Educação e Cordel de Petrolina homenageia Chico Pedrosa nesta edição

edu cordelOficinas, bate papo e uma cantoria em homenagem ao poeta Chico Pedrosa. Já foi definida a programação da segunda edição do Encontro de Educação e Cordel de Petrolina – Edu…Cordel, que vai movimentar 600 alunos das escolas da rede estadual de ensino e o Sesc de Petrolina de 11 a 14 deste mês.

O projeto começa às 17h, na sexta-feira (11), no pátio da escola do Projeto Nilo Coelho – N 11, com o lançamento do livro produzido pelos alunos nas oficinas de cordel, seguido de um bate papo e cantoria com os artistas regionais Josemar Pinzoh, João Sereno e Mariano Carvalho.

No dia 14 de março, Dia Nacional da Poesia, o Edu… Cordel reúne pesquisadores, cantadores e educadores a partir das 14h, no Teatro Dona Amélia (Sesc Petrolina). Para falar sobre música, cordel, educação e cidadania, estão sendo esperados nomes, a exemplo de Armandinho Macedo (Trio Elétrico Armandinho Dodô & Osmar), Mário Ulloa, Socorro Lacerda, Maviael Melo e a participação do poeta Chico Pedrosa.

Uma cantoria encerra o evento às 20h, no Teatro Dona Amélia com as participações de Lirinha (ex-vocalista do Cordel do Fogo Encantado), Mariano Carvalho, Marcone Melo, Maurício Menezes, Maviael Melo, João Sereno, Renan Mendes e Clênio Sandes. Ao final, todos cantam os parabéns pelo aniversário de 80 anos de Chico Pedrosa.

Segundo o idealizador do Edu… Cordel, Maviael Melo o projeto foi contempladopelos programas Mais Cultura (MINC) e Mais Educação (MEC) e contou com o apoio do Sesc Petrolina e a Clas Comunicação & Marketing. Distribuído em 3 etapas, a primeira e a segunda, aconteceram nos dias 28, 29 e 30 de julho e 26, 27, 28 e 29 de agosto de 2014, com oficinas, bate papos e apresentações culturais para toda a comunidade do N11, em Petrolina. Nas oficinas foram produzidos textos em cordel pelos alunos, resultando no livro que será  lançado agora, no dia 14 de março.

“Nossa proposta é a construção e integração de pensamentos com jovens de escolas públicas. Utilizando a Literatura de Cordel como a ferramenta propulsora dos diálogos e das ideias sobre temas locais e reais de cada participante. O livro dos alunos também será publicado em Braille”, concluiu Maviael Melo.

Prefeitos de Petrolina e Juazeiro se unem pelo “Anel Viário”

lossio isaac

Dois dos municípios mais importantes da região do Vale do São Francisco estão reunidos para discutir e implementar ações que darão maior fluidez ao trânsito de ambas as cidades, que estão interligadas diretamente. Petrolina-PE e Juazeiro-BA desenvolvem juntas a construção do projeto do Anel Viário, que vai beneficiar não apenas as cidades, mas também todo o conglomerado de municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE).

As discussões sobre a construção do Anel, vem se desenhando através de diálogo entre os prefeitos Julio Lossio, de Petrolina-PE e Isaac Carvalho, de Juazeiro-BA. Para a sua execução, os gestores municipais têm articulado audiências e reuniões com órgão federais e estaduais a fim de capitanear recursos para a concretização do projeto. Durante esta semana Lossio e Isaac se reuniram com representantes da Caixa Econômica Federal e nesta quinta-feira (3), os chefes municipais aproveitaram a passagem do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, por Petrolina para entregar a minuta do projeto e solicitar do ministro o apoio ao pleito.

A proposta é composta por vias com acessibilidade e pontes sobre o Rio São Francisco. A construção das pontes permitirá a criação do anel em torno do centro urbano das cidades, provocando e facilitando a expansão urbana para as faixas lindeiras (divisas) ao rio tanto a Leste como a Oeste da centralidade atual, desafogando o tráfego central. As duas passagens permitirão a implantação de um sistema de transporte público intermunicipal de passageiros, utilizando o Eixo de Integração Centro e ligando todas as áreas periféricas das duas cidades, beneficiando aproximadamente 400.000 pessoas.

Julio Lossio explica que o projeto pode ser executado através de Parceria Público-Privada (PPP) ou por concessão patrocinada. “Este é um projeto grande, mas que tenho certeza que será concretizado. Através do Anel vamos ter uma nova configuração no trânsito das duas cidades, melhorar o escoamento de produtos que circulam pelas nossas rodovias e também possibilitar uma melhor fluidez do transporte público”, avalia o prefeito.

Com informações de Ascom

Quase 8 mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos em Petrolina

prf cigarro apreensão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quase oito mil maços de cigarros contrabandeados nesta quinta-feira (03), em Petrolina, Sertão de Pernambuco. A prisão foi realizada na BR 407 e a mercadoria vinha da cidade baiana de Feira de Santana.

Dentro do veículo foram encontrados cinco caixas com os cigarros, e quase R$ 3 mil reais em espécie, estando R$ 2 mil escondido no local do estepe do carro.  Os cigarros foram encontrados pelo Grupo de Policiamento Tático da PRF durante uma fiscalização na rodovia, próximo ao distrito de Rajada, em Petrolina.

O condutor informou que a mercadoria havia sido adquirida em uma feira em de Feira de Santana, na Bahia, e que o dinheiro era vinha da venda do cigarro. O homem, de 35 anos, também informou que na casa em que residia, em Juazeiro havia mais do produto apreendido, e que iria comercializá-las na cidade de São João do Piauí.

Ao chegar no local informado, os policiais localizaram mais 10 caixas de várias marcas de cigarro, que também foram recolhidas. Os envolvidos e a mercadoria foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro.

 

Senador Fernando Bezerra afirma ter sonho em ver um filho prefeito de Petrolina

Fernado Bezerra

Foto: André Santos

Durante a Agenda 40, evento realizado pelo PSB de Petrolina, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) disse ter perdido 14 quilos porque está com vontade de andar de casa em casa em Petrolina nesta eleição. “Eu quero andar em todos os bairros aonde eu fiz um trabalho, aonde as pessoas me conhecem, para que eu possa levar a minha palavra, falar do que fiz e dizer o que quero fazer”, salientou.

Em discurso eloquente Fernando Bezerra afirmou que gostaria de repetir a proeza do tio Nilo Coelho que quando eleito senador de Pernambuco teve a felicidade de ter o irmão, Augusto Coelho, prefeito de Petrolina. ”  Eu tenho esse sonho sim. Pernambuco quis que eu fosse o seu senador com o apoio de Paulo Câmara, com o apoio de todo o partido, eu hoje represento meu estado no Congresso Nacional, mas eu carrego comigo a minha origem, eu nasci aqui, eu nasci no Hospital Dom Malam, eu sou filho aqui desse rio, eu nasci aqui nessas barrancas, o meu sonho é que o meu mandato de senador possa ajudar Petrolina a avançar ainda mais e eu quero ter essa alegria”, enfatizou.

Na oportunidade, e para um bom entender meia palavra basta, Fernando Bezerra lançou o nome de um dos filhos a pré candidato a prefeito de Petrolina. “Vocês sabem que eu pedi isso em 2012, não fui atendido, mas eu não sou de desistir, eu sou um cabra perseverante, quem me conhece sabe que eu gosto da boa luta e eu quero pedir de novo, agora na condição de senador, lá atrás eu era ministro de Estado, como senador agora o mandato vai até 2023, eu quero ser senador de Pernambuco, mas quero ter a alegria de ver um filho meu governando Petrolina

População prestigia inauguração da AME do N-8

GEDSC DIGITAL CAMERA

Centenas de pessoas compareceram na noite desta quinta-feria (03), a inauguração da 14ª AME Saúde da Família, no núcleo 8 do projeto irrigado Nilo Coelho. Vereadores das bancadas da situação e oposição também prestigiaram a inauguração: Alvorlande Cruz, Manoel da Acosap, Geraldo da Acerola, Elias Jardim, Ailton Guimarães, Paraíba e o vereador licenciado Major Enfermeiro.

Também marcaram presença o prefeito de Petrolina Júlio Lossio (PMDB), o ministro Armando Monteiro (PTB) e o pré-candidato a prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro (PMDB).

GEDSC DIGITAL CAMERA

Foto: Waldiney Passos

A AME, que recebeu o nome do saudoso superintendente regional da Codevasf, Hildo Diniz da Silva,  falecido em 2008, vai atender 5.794 moradores do  N-8, N-7, Vila Nova do N-7 e Vila Nova do N-8.

Com duas equipes de saúde da família e saúde bucal, a população contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal, recepcionistas, auxiliares de serviços e agentes comunitários de saúde.

A AME Hildo Diniz da Silva funcionará de segunda a sexta, de 7h às 14h, com os principais serviços de saúde: médico, de enfermagem, odontológico, farmacêutico, psicológico, educação física, nutrição, fisioterapia, marcação de exames, além de grupos para idosos, gestantes, hipertensos, diabéticos.

“Essa é a nossa AME, foi feita para vocês, vamos cuidar com carinho para que a gente tenha uma unidade bonita, acolhedora, toda com equipamentos novos para atender as necessidades de vocês”, enfatizou a secretária de saúde Lúcia Giesta.

Reconciliação: ex vice-prefeito Domingos Sávio pode está de volta ao grupo de Júlio Lossio

GEDSC DIGITAL CAMERA

Pelo menos foi isso que o prefeito Júlio Lóssiso (PMBD) deixou a entender quando convidou seu primeiro vice-prefeito Domingos Sávio para o palco durante a solenidade de inauguração da AME do N-8 na noite desta quinta-feira (03).

“Quero aqui agradecer ao meu primeiro vice-prefeito, esse é um reencontro gente importante, a gente às vezes se desencontra, isso acontece com irmão, mas eu sempre digo aos meus amigos que o primeiro passo é sempre o mais difícil e Domingos foi quem me ajudou, escorou no primeiro passo e isso eu serei eternamente grato, não precisa mais nem me apoiar politicamente, mas se ele quiser é bom”, afirmou Julio Lossio.

Domingos Sávio havia rompido com Júlio Lossio na campanha eleitoral de 2012 quando foi trocado por Guilherme Coelho para disputar o cargo de vice na reeleição do prefeito. Na época ele enviou uma carta ao presidente do PSDB de Pernambuco, Evandro Avelar, afirmando ter faltado coragem ao partido  para lhe comunicar a decisão de que não estaria na chapa de Júlio Lossio.

Caixas de CEF estão sem funcionamento

 cef petrolina

Na tarde desta quinta-feira (03), todos os caixas eletrônicos da agência da Caixa Econômica Federal, localizada na rua Clementino Coelho, no Centro de Petrolina, Sertão de Pernambuco, encontravam-se inoperantes.

cef petrolina 2

A imagem vazia da agência era de se causar estranheza, ao tentar utilizar as máquinas, o usuário percebia que o sistema de operacional de todos, estava fora do ar.

 

Lucas Ramos faz visita rodovias com diretor de obras do DER nessa sexta

deputado-lucas-ramos-100-1024x681

Na próxima sexta-feira (04) o deputado estadual de Pernambuco, Lucas Ramos (PSB), visitará juntamente como diretor de obras do DER, as rodovias mais críticas de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.

Em Petrolina, o primeiro compromisso, será a visita as PEs que dão acesso ao balneário da Pedrinhas e a Ilha do Rodeadouro. Em seguida, será feita uma visita também a estrada do aeroporto e a Transnordestina.

A visita tem a finalidade de  fotografar as condições das vias para que seja elaborado um documento que dará subsídio

Reforma do Estádio Adauto Moraes deve ser entregue nesta sexta

Adauto Moraes 2 (1)

Será entregue nesta sexta (4), às 11h, a reforma do Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, Norte da Bahia. Entre as modificações, está praça esportiva ganhou novo gramado e passou por melhorias em toda a sua estrutura.

Foram feitos ainda construção de lanchonetes em todos os lances de arquibancadas e módulo policial, instalação de sistema de descargas elétricas, implantação de hidrantes, reforma e climatização das cabines de imprensa, vestiários de árbitros e atletas, pintura geral e reforços estruturais.

Com a conclusão das obras, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, em seu site oficial, a partida entre Juazeirense e Bahia, pela Copa do Nordeste, para o Estádio Adauto Moraes, no dia 09 de março, às 21h45min. O jogo terá transmissão da Rede Bahia e da TV Esporte Interativo.