G20 deverá ter planejamento de suas cadeias produtivas

G 20

Nesta terça-feira (8), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, em Recife, sediou de uma reunião, que aconteceu para discutir novos rumos para o G20 Semiárido.

Representando o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, foi um dos interlocutores do encontro que reuniu também outros representantes das Prefeituras das cidades de Iguatu- CE e Arapiraca-AL Clériston Medeiros e Jamerson Silva, além dos membros da SUDENE Sérgio Alencar, diretor de Planejamento. Também esteve presente Carlos Eduardo, representando o BNDES.

De acordo com o Geraldo Junior, a partir das discussões que aconteceram durante a reunião, o grupo elencou três pontos que serão explorados a partir das definições: a SUDENE apoiará a formação do consórcio do G20-SEMIARIDO com assessoramento técnico. Será pensado a criação de um painel com os órgãos federais, que atuam no semiárido, a ser realizado no órgão. E será elaborado um estudo das cadeias produtivas que poderão ter um planejamento estratégico, como os setores de calçado, confecção, fruticultura, mineral etc.

Com o apoio do prefeito Lossio nas investidas que tragam o fortalecimento do G20 Semiárido, Petrolina se torna uma das cidades que mais investem no projeto, junto a outros municípios que formam o grupo. “Avalio que foi um grande momento e vamos monitorar e ver outras ações com outros órgãos federais”, considera o representante da Petrolina no encontro, Geraldo Junior.

‘Game Show’ reúne estudantes de Ciência da Computação em Petrolina

1º Game Show Facape

Estudantes de Ciência da Computação da (Facape) dedicaram a tarde do último sábado (5) para uma competição que teve como objetivo integrar calouros e veteranos do curso. O ‘Game Show’ foi uma disputa de jogos online, em que os discentes foram divididos em equipes e se enfrentaram em turnos.

O evento foi uma iniciativa do Diretório Acadêmico (DA) do curso, com o apoio do Colegiado e do professor Thomas Rabelo. A grande atração foi a competição de Counter Strike (CS), que foi encerrada com três equipes finalistas: Lava Jato, Pais de Família e Arara Preta. A final será realizada online e a equipe vencedora será premiada.

Além de CS, foram montadas duas salas com games – Xbox, Playstation2, Playstation3. Os mais jogados foram Just Dance, futebol, jogos de luta e Guitar Hero. De acordo com o presidente do DA, Vitor Hugo, além de reunir os estudantes, o ‘Game Show’ visa estimular a participação dos alunos nas ações promovidas pela instituição.

“O evento foi um sucesso e todos se divertiram e trocaram ideias numa tarde bem dinâmica. Agradecemos a participação e o empenho de todos. Os estudantes do nosso curso participam cada vez mais das atividades na faculdade”, ressaltou.

“O PMDB não me deu o espaço que eu merecia”, diz vereador Pérsio sobre sua saída da legenda em Petrolina

Vere Perssio 1

Durante a sessão da Câmara Municipal de Petrolina (PE), nesta terça-feira (8), o vereador Pérsio Antunes, enquanto cumprimentava os comunicadores na sala de Imprensa da Câmara, aproveitou o momento para fazer novas revelações que culminaram para sua mudança de legenda em Petrolina. Na próxima sexta-feira (11) o vereador se desligará oficialmente do Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB/PE) para ingressar na legenda do Partido Verde (PV).

Segundo Antunes, um dos principais motivos para o fim da permanência PMDB/PE, é porque o “ O partido não me deu o espaço que merecia, dei toda minha contribuição e o PMDB não me deu o espaço que eu merecia, mas não tenho nada contra o prefeito nem contra nenhum dos demais membros, secretários do Executivo Municipal, acho que cabe a eles seguirem o caminho deles e eu seguir o meu, com respeito as pessoas e discutindo as ideias e não pessoas, criando factoides para tentar enganar a população de determinadas situações que não existem”, pontuou o vereador.

A posse da nova diretoria do PV está agendada para acontecer na próxima sexta (11), na Câmara de Vereadores de Petrolina, às 18h.

Projeto “pedalar faz bem” realizará sorteios de bicicletas no Shopping de Petrolina

River Shopping

De 10 de março a 7 de abril, o River Shopping, localizado em Petrolina, irá realizar sorteios de 12 bicicletas OGGI Hacker aro 29.Para participar da campanha “Pedalar Faz Bem”, a cada R$ 180 em compras nas lojas participantes da promoção, o cliente pode trocar por um cupom eletrônico e concorrer aos prêmios. Esse valor poderá ser alcançado com até cinco comprovantes fiscais. Os sorteios serão realizados nos dias 15, 22 e 29 de março; 5 e 7 de abril.

Além de concorrer às bikes, no ato da troca o cliente ganhará um sachê com sementes da espécie Chuva de Ouro. “Com essa ação queremos incentivar os nossos clientes a plantar a sua árvore e deixar a nossa cidade ainda mais bonita e verde”, diz a gerente de Marketing, Eliária Reis.

A campanha será finalizada com um passeio ciclístico, no dia 10 de abril.  A saída ocorrerá na Orla I, às 8h, com a chegada no River Shopping. Na ocasião, haverá a entrega dos prêmios. As inscrições para o passeio ciclístico são gratuitas e podem ser feitas no quiosque de troca da promoção até o dia 9 de abril. Pessoas de todas as idades podem participar, mas os menores precisam de acompanhamento de um responsável. O intuito é reunir as famílias num momento de lazer e promoção da saúde.

Vereador Major Enfermeiro já está se ambientando para retomar mandato na Câmara

GEDSC DIGITAL CAMERA

Vereador Major Enfermeiro Foto: Waldiney Passos

Circulando pelos corredores da Câmara Municipal de Petrolina o vereador licenciado Major Enfermeiro (PRTB), já está preparando o ambiente para retornar à Casa já que o prazo previsto pela legislação eleitoral termina no dia 2 de abril, com isso o suplente Alvorlande Cruz deixará o mandato.

A dúvida é saber de que lado o edil voltará, se na situação ou oposição? Major cedeu a vaga na Câmara para assumir uma assessoria especial do prefeito Júlio Lossio (PMDB), mas continua integrando o grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB).

Major tem até o dia 18 de março para mudar de partido caso não seja mais conveniente permanecer no PRTB, esse é o prazo final da janela que permite a troca de partido sem que se configure infidelidade partidária.

Fantasma do bate chapa volta a assombrar o PSB de Petrolina

Lucas e Gonzaga

A disposição da dupla Gonzaga Patriota e Lucas Ramos, deputados federal e estadual respectivamente, em confrontar com o grupo liderado por Fernando Bezerra Coelho é bem maior do se imagina. Os dois não aceitam em hipótese alguma votar em candidato indicado pelo senador, muito menos em um dos filhos (Fernando Filho e Miguel Coelho) e pretendem mesmo disputar o pleito para prefeito de Petrolina pelo PSB.

A estratégia dos dois políticos é apoiar um ao outro, ou seja, quem estiver em melhor condição recebe o apoio do aliado. Fora isso, o caminho certo mesmo é o bate chapa como ocorreu em 2008 quando Gonzaga e o então prefeito Odacy Amorim disputaram a condição de candidato do partido, Gonzaga ganhou no voto, mas perdeu a eleição por não ter obtido o apoio na prática de Fernando Bezerra, Odacy e cia.

O fantasma do bate chapa, portanto, pode ser a alternativa para se definir o nome do candidato do PSB a disputar a prefeitura de Petrolina mais uma vez. Os reflexos desta possível disputa é que serão, neste cenário, devastadores, pois quem vencer no voto não vai contar com o apoio do vencido, pelo menos, esse é o pensamento de Gonzaga e Lucas, se não avançarem no bate chapa os dois vão declarar apoio a um outro candidato e aí pode ser Adalberto, Odacy ou mesmo um nome indicado por Júlio Lossio. É chumbo grosso, é racha na certa se FBC não recuar, desistir do sonho e apoiar um outro candidato que não seja um dos seus filhos.

Leitora reclama de lentidão no cadastramento biométrico em Petrolina

Fila Biome 1

Olá, gostaria de denunciar ao Blog o absurdo que está sendo fazer a biometria em Petrolina na Justiça Eleitoral, pessoas estão passando quase 10 horas na fila. Mesmo que seja usado o argumento de que as pessoas deixaram para fazer na última hora, não há justificativa, faltou planejamento, conversei com pessoas lá, por volta das 13h de hoje (8), que estavam na fila desde as 5 da manhã.Fila biome 2

Essa situação precisa ser resolvida, pois isso é uma falta de respeito com as pessoas que precisam fazer a biometria. Espero que providências sejam tomadas.

A reportagem entrou em contato com a Justiça Eleitoral de Petrolina às 18h, mas o responsável pela biometria não estava no local, tentaremos novamente uma resposta da instituição nesta quarta-feira (9).

Com informações da Professora Leuda Fernandes, eleitora petrolinense.

Assembleia reúne odontólogos em Petrolina

Assembléia Odotologos 1

Nesta segunda-feira (7) a Associação dos Servidores em Odontologia de Petrolina (ASOP) esteve reunida em assembleia na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) para esclarecer assuntos da categoria. A Assembleia contou com a participação do presidente do Sindsemp, Walber Lins, que também é membro da categoria, e da assessoria jurídica da instituição, através do advogado Leonardo Aragão.

Dezenas de odontólogos e auxiliares de saúde bucais (ASB) participaram do encontro. De acordo com a presidente da entidade, Andrea Pereira de Souza Pinto, na assembleia o servidor pode tirar todas as dúvidas. “Debatemos sobre a regularidade das nossas reuniões de forma trimestral, discutimos o Plano de Cargo Carreiras e Vencimento (PCCV) que foi apresentado por Walber Lins e apoiado por toda assembleia. Tiramos as dúvidas também em relação ao ponto eletrônico”, afirma.

A Servidora Gilmara de Silva Souza de Britto, ASB da AME do N8, presente ao encontro, também avaliou de forma positiva. “Tivemos uma boa participação dos associados. Os assuntos pautados foram tratados de forma clara e que correspondeu às expectativas da categoria em todos os níveis”. Gilmara destacou o debate do ponto eletrônico e do PCCV como pontos de pauta importantes da assembleia. “Temos, agora, um horizonte mais claro em relação ao Plano e como nos comportar em nosso ambiente de trabalho em relação ao registro de ponto”, comenta.

Caso Beatriz: pais da menina vão conceder nova entrevista coletiva nesta quarta-feira

Beatriz Mota

Está marcada para às 10h da manhã desta quarta-feira (09), no plenário da Câmara Municipal de Petrolina, uma entrevista coletiva com Lúcia Mota e Sandro Romildo, pais da menina Beatriz Angélica, brutalmente assassinada no dia 10 de dezembro do ano passado nas dependências do Colégio Maria Auxiliadora.

Após 4 manifestações seguidas e a repercussão do caso no programa Fantástico da Rede Globo, a única novidade apresentada pela polícia sobre as investigações foi a divulgação de um retrato falado que também não levou a identificação do criminoso.

Novos fatos, portanto, devem ser apresentados nesta coletiva pelos pais de Beatriz no sentido de esclarecer a sociedade sobre o andamento das investigações.

Câmara Municipal aprova projeto que muda nomenclatura do cargo de Serviços Gerais em Petrolina

Servidores 1

A 8ª Sessão Ordinária de 2016, da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), realizada na manhã desta terça-feira, que analisou, debateu e votou projetos importantes para o município, é considerada positiva para a plateia presente na Casa do Povo.

Os parlamentares derrubaram o Veto Integral nº 001/2016 do Poder Executivo petrolinense que não autorizava a mudança de nomenclatura do Cargo de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG).

Nas entrelinhas do documento enviado à Casa, o Prefeito Júlio Lóssio (PMDB) ressaltou que o Projeto de autoria do vereador Alvorlande Henrique da Cruz (PRTB), que dispõe sobre a mudança de nome do cargo de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) para Assistente Técnico de Administração e Auxiliar Técnico de Administração, tinha uma redação duvidosa que dificultava identificar qual o novo nome correto do Cargo se Assistente Técnico de Administração ou Auxiliar Técnico?

Mas dessa vez, por unanimidade o projeto de lei nº 111/2015 de autoria do vereador Alvorlande Henrique da Cruz (PRTB) aliado de primeira hora do prefeito Júlio, prevaleceu e representou mais uma derrota para o Executivo Municipal na Casa Plínio Amorim. O projeto foi aprovado por unanimidade. Agora o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) passa a ser chamado de Assistente Técnico de Administração.

Os Servidores Municipais de Petrolina que lotaram o plenário da Câmara, comemoraram a aprovação do projeto, para a presidente da Associação de Serviços Gerais Rosicleide de Soares, tal conquista representa um avanço para categoria.Servidores 2

“Somos 759 servidores de ASG, concursados da prefeitura e há muitos anos não tínhamos progressão e oportunidade de Planos de Cargos e Carreiras, e com a aprovação do projeto graças a Deus e a nova gestão do Sindsemp a gente vai ser inserido, mas para que isso acontecesse teríamos que mudar a nossa função que foi instinta em 2010, agora é só comemorar, pois somos assistentes técnicos de administração da prefeitura de Petrolina”, enfatizou a presidente.

Questionado como ficaria a relação com o gestor municipal após a derrubada do Veto o vereador Alvorlande Cruz destacou que, “ agradecer a Deus votamos para o povo o prefeito também comunga da aprovação do projeto, tivemos um problemazinho com a procuradoria municipal, mas estamos juntos com a categoria”, disse.alvorlande projeto instituição supeiror

Curso gratuito sobre o uso eficiente da energia elétrica é oferecido em cidades pernambucanas

Cursos profissionalizantes Pe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) oferecerá um curso gratuito para educadores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio interessados na capacitação da Metodologia Energia que Transforma, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL/ ELETROBRAS.

Para Pernambuco, estão disponíveis 240 vagas. O curso será realizado em seis Municípios – Carpina, Garanhuns, Serra Talhada, Araripina, Petrolina e Recife – no período de 5 de abril a 19 de maio. As inscrições estão abertas e o término varia de acordo com o município (ver quadro abaixo) e também ao preenchimento das vagas.

O curso terá carga horária de 24 horas, com três dias de formação presencial. Para participar, é preciso acessar o site www.celpe.com.br e, a partir dele, o link do projeto Energia que Transforma (www.celpe.com.br/Pages/Energia-que-Transforma.aspx) Com o objetivo de assegurar a presença dos educadores inscritos, é importante, que antes de realizar a sua inscrição no site, confirme com a sua unidade de ensino a viabilidade da participação na data proposta.

Além da metodologia, a capacitação contará também com o módulo de conteúdo com temas de eficiência energética, meio ambiente (parceria da WWF – Brasil) e segurança. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

O objetivo do curso é formar educadores para mobilizarem seus alunos e comunidade escolar para o uso consciente dos recursos naturais e na aprendizagem do combate ao desperdício de energia como forma de preservação do meio ambiente, através da exploração da metodologia Energia que Transforma.

Vereadora parabeniza mulheres sertanejas no 8 de março

Maria Elena 02O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, simboliza um dia de comemorar conquistar e lembrar que a luta por igualdade de direitos ainda é uma rotina seja em sua vida pública ou como parte de sua existência, uma data representativa para a vereadora Maria Elena Alencar (PSB/PE).

Defensora do protagonismo feminino, a parlamentar tem feito a sua parte por meio do mandato e da atuação envolvendo entidades que atuam no fortalecimento dos direitos e proteção da mulher.

 A chegada da vara da violência doméstica figura como mais um instrumento de defesa da mulher contra as agressões e agressores, símbolo de um trabalho que a vereadora tem buscado e levado como bandeira de atuação política e de via também. Uma luta que ela sempre travou desde a implantação da Lei Maria da Penha.

“São conquistas que me orgulho. Nossa vida seja como vereadora seja e como mulher, busca sempre referendar os direitos de gênero e colocar a mulher no lugar que lhe é devido. Temos pautado nossa vida pública nesse sentido e cada dia mais estamos lutando para que a igualdade de gênero seja uma realidade em nossas vidas”, assinalou a vereadora Maria Elena Alencar.

Uma das mais recentes batalhas de Maria Elena diz respeito ao apoio às mulheres grávidas e já com filhos que têm sofrido com o fantasma do zika vírus e da microcefalia. Elena disse que encaminhou ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, PSB, solicitação para a criação de um programa específico do estado voltado para essas mães ou futuras mamães, visando amenizar o sofrimento em filas de atendimento na saúde pública do estado.  Ela explica que a intenção é que esse programa tenha Petrolina como referência.

“A exemplo do programa Pernambuco Conduz que assiste individualmente às pessoas carentes como dificuldades de locomoção que o governador também implante essa força tarefa da saúde para atender de forma específica ás mães que foram vítimas do zika vírus com confirmação ou suspeitas de estarem com seus fetos com microcefalia. Frisei ao governador que essa agora deve ser prioridade número um do governo estadual”, justificou Maria Elena que encaminhou o mesmo documento aos deputados Miguel Coelho e Lucas Ramos, do PSB e Odacy Amorim, do PT, representantes de Petrolina na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).

Ronaldo Cancão defende redução de ISS para clínicas particulares, mas com contrapartida às pessoas carentes

GEDSC DIGITAL CAMERA

Vereador Ronaldo Souza Foto: Waldiney Passos

Está tramitando na Câmara Municipal de Petrolina um Projeto de Lei que trata da redução da alíquota do ISS para hospitais e clínicas particulares em Petrolina-PE. O assunto foi abordado pelo vereador Ronaldo Souza (Cancão), ao criticar o fato de determinados empresários da ramo da saúde já estarem de posse de cópia do projeto antes mesmo da discussão em plenário. “Tem cidadão com o projeto tramitando já antes de chegar na Casa, visitando vereador, então isso é inconcebível e eu não posso concordar”, alerta.

Cancão disse ainda ser a favor da redução da alíquota de 5% para 2%, mas com contrapartida das empresas. “Só aceito fazer a redução do ISS ou qualquer outro imposto em troca de serviço nas necessidades e carências das pessoas mais humildes”, ressalta.

Ele informou ainda está solicitando a realização de uma audiência pública, com data a ser definida, para dirimir as dúvidas acerca da matéria. “Vamos promover uma audiência pública, convocando a secretaria de Saúde, o Cremepe, os proprietários de hospitais privados  e a secretaria da Fazenda pra gente saber o verdadeiro teor e a importância do projeto”, disse.

“Eu vou arrepiar agora”, diz vereador Ailton Guimarães

Ailton Guimares 1

Antes da apreciação do Veto Integral nº 001/2016 que autoriza o Poder Executivo a efetivar a mudança de nomenclatura do cargo de Auxiliar de Serviços Gerais – ASG, para Assistente Técnico de Administração e Auxiliar Técnico de Administração de autoria do Poder Executivo. O vereador Ailton Guimarães (PMDB) saiu vermelho de raiva de uma breve reunião na Casa Plinio Amorim, com os vereadores Osório Siqueira (PSB) e Alvorlande Cruz (PRTB) e declarou que “ Eu vou arrepiar agora”, disse Ailton.

Minutos depois mais calmo na sala de Imprensa da Câmara, o parlamentar justificou o motivo da frase de efeito: “ foi uma forma de pressionar os colegas, estou com projeto em mãos para dar uma folga ao servidor municipal de Petrolina, que está tramitando na Casa a cerca de 40 dias, e a gente entende como uma coisa boa para o servidor público. Então fiz essa pressão para que os colegas dessem esse parecer ao projeto”, explicou o vereador.

Ainda de acordo com Guimarães seu projeto dispõe de ofertar uma folga para o servidor público municipal no dia do seu aniversário.

Homem é ferido com golpe de faca na Orla de Petrolina

crime faca

No final da noite de ontem (07) um homem de 26 anos, foi atingido por um golpe de arma branca na Orla de Petrolina, Sertão pernambucano. Segundo a Polícia Militar, A Central de Operações foi informada, que havia dado entrada no Hospital Universitário, um homem com uma perfuração no tórax.

De acordo informações colhidas no HU, o rapaz estava bebendo com uma pessoa conhecida como “Feira”, quando de repente, o mesmo golpeou com uma faca de cozinha. O acusado fugiu em seguida.

A vítima após medicada foi liberada, sendo o fato registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil.