MPPE: Sassepe deve observar regras relativas ao período de carência para internação em UTI

MPPE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco (Sassepe) que promova o saneamento de irregularidades relativas ao período de carência para internação em UTI, no município de Petrolina.

De acordo com a promotora de Justiça Ana Rúbia Torres, a recomendação visa prevenir a submissão de pacientes a prazo de carência superior a 24 horas, nos casos de atendimentos de urgência e emergência que demandem internação em UTI. A medida também pretende sanar as impropriedades de nova contagem de período de carência do dependente, quando este assumir a titularidade por ocasião de morte do titular.

LEIA MAIS

Hemope Petrolina precisa de doações de sangue tipo AB+

hemope-doacao

Com uma abrangência de atendimento de sete cidades da região, o hemocentro de Petrolina (PE), o Hemope, está com o estoque, no geral, estável. Porém, os tipos sanguíneos B+, AB+ e todos os de fator negativo, são os que apresentam maior escassez na fundação.

Na recepção do Hemope, algumas pessoas aguardavam para realizar doações, outras, esperavam para que outros doassem para amigos ou familiares. Como é o caso de Claudiane, mãe de um pequeno recém-nascido internado no Hospital Dom Malan. 

LEIA MAIS

Odontologista da UPAE/IMIP de Petrolina alerta: “prevenir ainda é o melhor tratamento para saúde bucal”

saude-bucal

Em outubro, além do Dia do Dentista, comemora-se no Brasil o Dia da Saúde Bucal. De acordo com dados do Ministério da Saúde, houve uma melhora com relação à saúde odontológica do brasileiro nos últimos anos, entretanto, a realidade ainda é alarmante. Pesquisas apontam que bebês, de 18 a 36 meses, já têm em média um dente cariado e que o problema também afeta de 60 a 90% das crianças em fase escolar. Com relação aos idosos, existem 3 milhões de pessoas (entre 65 e 74 anos) precisando de prótese total ou em pelo menos um dos maxilares.

Os estudos também afirmam que para melhorar este cenário, o caminho é trabalhar a prevenção, sendo esta a escolha mais barata e eficaz. Nesse sentido e com o objetivo de orientar a população de Petrolina e região, a odontologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Drª. Karicia Falcão, preparou uma série de dicas, que vão desde a orientação sobre escovação até informações sobre o que fazer em caso de perda de dente por trauma.

LEIA MAIS

Entrevista com o professor Marcos Bagno

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Autor de quase 30 livros entre eles “Preconceito linguístico: o que é, como se faz”, o professor Marcos Bagno está em Petrolina para abordar o “português brasileiro” e suas implicações sociais! Em palestra e noite de autógrafos no auditório do Centro Cultural Dom Bosco, nesta quinta-feira (27). O evento é voltado a professores, estudantes e profissionais de comunicação.

Para mais informações: https://www.facebook.com/criaturismo ou (87)  9 8809-7201

Veja a entrevista que o professor e colunista concedeu na manhã de hoje ao nosso blog.

Após reclamações, Compesa emite nota sobre esgoto estourado nos bairros Jardim Petrópolis e São Gonçalo

d97bc748-cc7f-44a3-89be-f14d1f5b48f8Após as reclamações dos moradores dos bairros do Jardim Petrópolis e do São Gonçalo, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) emitiu nota afirmando que nesses bairros as manutenções acontecem somente às quartas-feiras. Confira:

A Compesa informa que no bairro São Gonçalo a Compesa realiza manutenções paliativas nas quartas-feiras, uma vez que a comunidade não possui sistema de saneamento básico. Sendo assim uma equipe será encaminhada no próximo dia 02/11 para executar o serviço“.

Estudantes ocupam plenário da Casa Plínio Amorim em protesto contra contra a PEC 241 e o presidente Michel Temer

(Foto: Waldiney Filho)

(Foto: Waldiney Filho)

Estudantes da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco e Petrolina estão neste momento ocupando a Câmara de Vereadores de Petrolina para reivindicar, principalmente, contra a PEC 241 e o presidente Michel Temer. Representados pela estudante Larissa Vanessa, os estudantes pediram o espaço para poder discutir os temas na tribuna.

Outra reivindicação dos estudantes é a reforma do ensino médio que promove alterações como aumento da carga horária mínima anual, ensino obrigatório da língua portuguesa e matemática, dentre outras. Larissa chegou a comentar também, durante discurso na tribuna, sobre a reforma na previdência. Em breve mais informações.

Funcionários dos Correios de Petrolina entram em greve por tempo indeterminado

(Foto: Internet)

(Foto: Internet)

Os funcionários dos Correios de Petrolina (PE) entraram em greve por tempo indeterminado. Neste momento vários funcionários estão em frente à agência dos correios, na Av. Guararapes, próximo à igreja Catedral, reivindicando contratação de mais profissionais e melhorias nas condições de trabalho.

Os Correios conta com 33 carteiros para atender toda a população de Petrolina, mas segundo o sindicato o número de funcionários necessários para atender a demanda da cidade é de 50 profissionais.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos afirma que as mudanças impostas pelo Governo Federal fizeram com que novas contratações não acontecessem. Além disso, a instituição afirmou que atua na melhoria das condições de trabalho para os funcionários de Petrolina.

Vigilância Sanitária interdita academias em Petrolina

(Foto: Ilustração)

(Foto: Ilustração)

Nesta quarta-feira (26) a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), em ação conjunta com o Conselho Regional de Educação Física 12ª região Pernambuco e Alagoas (CREF12 PE/AL), interditou três academias de ginástica nos bairros José e Maria, Portal da Cidade e Fernando Idalino. Os estabelecimentos estavam descumprindo normas sanitárias.

Durante a fiscalização foram constatadas a ausência de profissionais com registro no Conselho da categoria, caracterizando o exercício ilegal da profissão, e a falta, em algumas, da Licença Sanitária de funcionamento.

LEIA MAIS

Força política: Prefeito eleito Miguel Coelho se reúne com presidente Michel Temer e mais 12 ministros

oie_27113920a2vtutn7

Foto: Carolina Antunes/Presidência da República

O presidente Michel Temer (PMDB) se reuniu nesta quarta-feira (26) com o prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho, o pai dele, o senador Fernando Bezerra Coelho (PE), e o irmão, o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, todos do PSB. Na pauta oficial, uma aliança política com o peemedebista para viabilizar recursos para projetos para a cidade no Sertão pernambucano, principalmente relacionados ao abastecimento e à fruticultura irrigada.

“Saio dessa grande agenda com a certeza de que Petrolina terá uma importante aliança para retomar o tempo bom do desenvolvimento. O presidente Michel Temer e todos os ministros com os quais conversei demonstraram apoio total sabendo que nossa cidade é uma potência de desenvolvimento no Sertão e com essa força política que nós estamos construindo, a certeza é de que muita coisa boa será feita nos próximos anos”, afirmou Miguel Coelho após o encontro com o presidente. O prefeito eleito havia se reunido com 12 ministros antes.

Dia do Funcionário Público será comemorado com dia de lazer no Clube do Sindsemp

Nesta sexta-feira, 28 de outubro, data comemorada o Dia do Funcionário Público, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) promoverá um dia de lazer no Clube de Campo do Sindsemp a partir das 8h.

Na programação, que será estendida durante todo o dia, haverá torneio de futebol, atividades para as crianças, música ao vivo, sorteio de brindes, churrasco e muito mais. O sindicato colocará, ainda, um ônibus a disposição de quem tem dificuldade de locomoção. O transporte sairá às 8h da Praça 21 de Setembro e é gratuito. 

LEIA MAIS

Moradores do Jardim Petrópolis e São Gonçalo reclamam de esgoto estourado

esgoto estourado

Imagem enviada via Whats App

d97bc748-cc7f-44a3-89be-f14d1f5b48f8

Imagem enviada via Whats App

Os moradores dos bairros Jardim Petrópolis e São Gonçalo, em Petrolina (PE), não aguentam mais ter que conviver com o esgoto estourado. Segundo os moradores, a água suja toma conta da Avenida da Cerca, que pega entre as ruas 59 a 67.

A equipe de jornalismo do blog WP encaminhou nota solicitando resposta da Compesa para que a companhia informe quando será feito o reparo na rede de esgoto do local.

Mutirão “De Olho no Diabetes” será realizado em novembro em Petrolina

O mutirão é voltada para pessoas que possuam diabetes./ Foto: internet

O mutirão é voltada para pessoas que possuam diabetes./ Foto: internet

Será realizado em Petrolina (PE),no dia 05 de novembro, sábado, o mutirão de olhos “De Olho no Diabetes”. A ação pretende prevenir as complicações oculares causadas pela doença. O atendimento se inicia às 08h, a partir das 07h serão distribuídas 250 fichas.

Segundo o oftalmologista Guilherme Moura, serão realizados os exames de fundo de olho, aferição de pressão arterial e medição de taxa de glicemia. O evento é voltado apenas a pessoas que tenham a doença, que são mais suscetíveis a danos oculares.

A ação faz parte do Dia Mundial da Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro. O mutirão será realizado na rua Doutor Júlio de Melo, Centro de Petrolina, por trás do Banco Itau, em frente ao Hospital de Olhos.

 

Prefeito eleito de Petrolina Miguel assegura no Governo Federal investimentos para saúde, habitação e infraestrutura

O gestor do banco público garantiu a manutenção de uma linha de financiamento na ordem de R$ 100 milhões para o orçamento de Petrolina.

O gestor do banco público garantiu a manutenção de uma linha de financiamento na ordem de R$ 100 milhões para o orçamento de Petrolina. (Foto: Ascom)

A viabilização de uma maternidade e obras de infraestrutura e do Minha Casa, Minha Vida já são os primeiros resultados da série de visitas que o prefeito eleito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, fez aos ministros da República, em Brasília (DF). O deputado socialista reuniu-se, nesta terça (25), com sete ministros para apresentar projetos e fechar parcerias para tocar obras em Petrolina na gestão que inicia no próximo ano.
O encontro com o presidente da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, foi o que trouxe maior resultado. O gestor do banco público garantiu a manutenção de uma linha de financiamento na ordem de R$ 100 milhões para o orçamento de Petrolina. Os recursos devem ser empregados em infraestrutura urbana, mobilidade e habitação.
LEIA MAIS

Queda de energia interrompe fornecimento de água na Zona Oeste de Petrolina; Compesa também faz manutenção em rede

A previsão é de que os trabalhos de conserto da rede sejam concluídos às 22h (Imagem ilustrativa)

A previsão é de que os trabalhos de conserto da rede sejam concluídos às 22h (Imagem ilustrativa)

A Compesa informa que devido a uma queda de energia na captação da Estação de Tratamento de Água Vitória, o abastecimento d’água foi interrompido em alguns bairros da zona Oeste da cidade de Petrolina. A Celpe já foi acionada para solucionar o caso.

Na oportunidade a equipe da Compesa realizará o conserto de uma rede de 500 milímetros que rompeu no final da manhã de hoje (26) no Distrito Industrial e também interferiu na distribuição.

LEIA MAIS

Em homenagem ao Dia do Dentista, a UPAE/IMIP de Petrolina celebra dia do Dentista e destaca coesão e compromisso da equipe

(Foto: ASCOM)

A coordenação geral destacou a coesão, compromisso e qualidade do trabalho dos profissionais. (Foto: ASCOM)

Nesta terça-feira (25) foi comemorado o Dia do Dentista, e a UPAE/IMIP de Petrolina fez uma homenagem à sua equipe de odontólogos com decoração no refeitório com mensagens, almoço e sobremesa especiais, além das entregas de um brinde e um cartão.

“Passaremos a semana entregando os mimos que preparamos, pois cada dentista cumpre um plantão. É tudo muito simples, mas representativo. Pois, dessa forma estamos dizendo o quanto eles são importantes para nós e para os nossos pacientes”, ratifica a gestora da unidade, Magnilde Alves.

A coordenação geral destacou a coesão, compromisso e qualidade do trabalho dos 7 profissionais que atuam na urgência e emergência do pronto atendimento.

“Nós temos a sorte de poder contar com profissionais sérios, comprometidos com o serviço público e que estão conosco desde que abrimos as portas aos usuários, em julho de 2013. Essa equipe nasceu junto com a UPAE, cresceu e está construindo uma bela história ao prestar serviço de qualidade no SUS. E isso não é dito só por nós. Recebemos muitos elogios na ouvidoria referente aos dentistas”, disse Magnilde.

LEIA MAIS