Polícia Militar e CSTT realizam a Operação ‘Fecha Juá’

(Foto: Ascom PMJ)

A Polícia Militar e a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) iniciaram nesta terça-feira (12) a Operação ‘Fecha Juá’, que segue até amanhã (14), período que antecede o Carnaval de Juazeiro (BA).

De acordo com o Tenente Bruno Reis de Oliveira, o objetivo da Operação é intensificar as ações de policiamento e fiscalização de veículos nas proximidades do circuito do carnaval antecipado de Juazeiro.

O mototaxista Cosme José da Silva, legalizado há seis anos, destaca a importância desta ação. “É muito positiva essa parceria da CSTT com a PM, principalmente nesse período de festa porque vai coibir muitas coisas como assaltos, acidentes com pessoas alcoolizadas e, inclusive, o mototáxi clandestino que é nossa principal reivindicação”, destaca.

O diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, esclarece que essa será a primeira de muitas ações em parceria com a PM. “É de nosso total interesse dar continuidade com essa parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil de Juazeiro. Essa união das forças de segurança é muito benéfica para nossa população”, ressaltou Damião.

Homem acusado de furtar casa do vizinho é preso pela Guarda Civil em Petrolina

(Foto: Guarda Civil Municipal)

Um morador do bairro Vila Esperança, acionou a Guarda Civil de Petrolina reclamando de que alguém teria invadido a casa dele e furtado alguns objetos. De imediato, o efetivo da Guarda fez rondas nas imediações e encontrou os pertences furtados na residência em frente à casa da vítima. No local, foram reconhecidos uma cama box e um macaco veicular.

Por volta das 13h30 desta terça-feira (12), Cícero Wallisson de Souza Santos, de 23 anos, foi detido e conduzido até a Delegacia da 213ª Circunscrição da Polícia Civil que fica no bairro Ouro Preto. Ele foi apresentado para a autoridade policial de plantão para serem tomadas as providências cabíveis.

Explosão em contador provoca queda de energia na Rua 14 do bairro Cohab Massangano

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Na tarde desta quarta-feira (13), uma explosão em um contador instalado ao lado de uma escola particular, localizada na Rua 14 do bairro Cohab Massangano, em Petrolina (PE), deixou professores, alunos e moradores aflitos.

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com o corpo de Bombeiros de Petrolina, que confirmou o fato, e ressaltou que não foi necessário o envio de equipe ao local, já que o ocorrido foi considerado de baixa complexidade. A causa da explosão ainda é desconhecida.

Toda a rua está sem energia. Uma equipe da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi acionada para averiguar a situação.O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Celpe para saber maiores informações sobre a ocorrência, bem como quando o fornecimento de energia será normalizado. Até o momento a empresa não se pronunciou sobre o assunto.

O Blog também tentou contato com a escola envolvida no ocorrido para saber o que aconteceu no momento da explosão, e quias providências serão tomadas, mas ninguém atendeu as nossas ligações.

Prefeitura de Juazeiro afirma que não contratou Bombeiros Civis para atuar no carnaval

(Foto: arquivo)

Nesta quarta-feira (12) o Grupo de Bombeiros Civis de Juazeiro (BA), divulgou uma nota denunciando que a prefeitura municipal havia contratado alunos de cursos de formação de Bombeiro Civil para atuar como profissionais no carnaval da cidade que será realizado entre os dias 15 e 17 deste mês.

Em nota, o grupo afirma que “este ato fere as leis número 11.901 federal NBR 14.608 e Lei Municipal 2.616 que impedem os alunos a prestarem serviço antes da sua formação e certificação por escola devidamente registrada.”

LEIA MAIS

Flagrante: Gestantes dormem em bancos e cadeiras na maternidade de Juazeiro

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Fotografias que circulam nas redes sociais e em grupos de WhatsApp da região, desde a manhã desta quarta-feira (12) mostram gestantes dormindo em bancos e cadeiras na Maternidade de Juazeiro (BA), localizada no bairro Santo Antônio. As imagens disseminadas na internet, mostram o descaso e desrespeito da gestão municipal com as pacientes.

A mensagem descritiva que acompanha as fotos, afirma que as mulheres grávidas resolveram dormir de forma improvisada por que no Hospital não tem leitos disponíveis para abrigar todas as pacientes.

LEIA MAIS

Homem é preso por agredir filho de quatro anos e o próprio pai em Juazeiro

A criança foi encaminhada para o hospital devido  a gravidade das lesões. (Foto: Ilustração)

Na terça-feira (12), Policiais Militares do 2º Pelotão /RP-9.7512 prenderam um homem por agredir seu próprio filho e seu genitor no bairro Dom Tomaz em Juazeiro (BA).

A prisão se deu após os policias serem informados pelo CICOM (Centro Integrado de Comunicações), sobre um homem que teria agredido seu próprio filho de 4 anos de idade, e seu genitor, de 80. Diante da denúncia, os referidos Policiais Militares deslocaram até o local informado e constataram a veracidade do fato.

O agressor foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro para que fossem adotadas as medidas cabíveis, já a criança de 4 anos foi internada no hospital da Criança devido a gravidade das lesões apresentadas.

Mercadorias de comerciantes de frutas são apreendidas no Centro de Petrolina

Vendedores ambulantes estavam trabalhando em local irregular. (Foto: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação)

Uma fiscalização realizada ontem (12) pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURBH) resultou na apreensão das mercadorias de dois comerciantes informais de frutas. Eles estavam trabalhando da maneira irregular em dois pontos da Avenida Souza Filho no Centro de Petrolina (PE).

De acordo com a SEDURBH, a ação foi necessária porque a atividade comercial estava desrespeitando um acordo firmado em setembro do ano passado entre a os comerciantes, a Associação de Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelos de Petrolina (AFEABACAP) e a Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas da SEDURBH. Na época foi estabelecido que os vendedores de frutas e verduras só poderiam trabalhar no espaço reservado a eles, localizado num antigo ponto de transporte alternativo na Rua João Amorim de Araújo, nas imediações do Mercado do Turista.

LEIA MAIS

Evento ‘Tô Na Paz’ abre Carnaval de Juazeiro nesta quinta-feira

(Cartaz/Divulgação)

Nesta quinta-feira (14) às 18h30, no Palco da Orla II, a Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, realiza o evento ‘Tô Na Paz’ com o cantor Lázaro, bandas Violla Santa e A Rede. Segundo a prefeitura, o Tô na Paz surgiu a partir de projeto de lei da Virada Evangélica do vereador Charles Leal.

De acordo com o Gestor da SECULTE Sérgio Fernandes, a organização do evento espera reunir pessoas de todas as religiões para um momento de louvor. “No ano passado o público era composto, em sua grande maioria, por evangélicos protestantes, mas havia pessoas de outras religiões também presentes, o que nos deixou felizes. Abrimos a festa de Carnaval com muito louvor e pedindo a Deus que abençoe a cidade e as pessoas que irão brincar o carnaval”, disse.

Prefeitura de Dormentes realiza encontro entre agricultores e IPA

(Foto: Ascom)

O salão principal do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Dormentes (PE) ficou lotado para a reunião com a diretoria do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A deputada estadual, Dulcicleide Amorim (PT) e o gerente de negócios do Banco do Nordeste, Fábio Cipriano também participaram do encontro.

Produtores e agricultores de todo o município foram convidados pela prefeita Josimara Cavalcanti (PTB) para uma conversa com o novo presidente do IPA, Odacy Amorim. “Fiquei muito feliz com a indicação de Odacy para essa instituição que é tão importante para gente. Semana passada estive em Recife onde conversamos sobre as necessidades dos agricultores do município e fui muito bem recepcionada. Sai de lá com boas notícias e fiz questão de marcar esse encontro aqui no sindicato, junto aos trabalhadores para eles saberem das coisas boas que estão vindo para gente”, explicou a prefeita. 

LEIA MAIS

Texto da reforma da Previdência está pronto e aguarda parecer de Bolsonaro

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O texto-base da reforma da Previdência foi concluído pela equipe de governo e agora aguarda a análise do presidente Jair Bolsonaro (PSL), ainda internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo o secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, que esteve hoje (12) reunido com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em Brasília, o presidente dará a palavra final sobre o projeto que será enviado à Câmara dos Deputados.

O secretário informou que o texto foi construído por diversas áreas do governo, além da contribuição de economistas e avaliação do projeto enviado pelo ex-presidente Michel Temer ao Congresso. Ele não antecipou nenhuma regra.

Marinho disse que o texto final é “bem diferente” da minuta do projeto que vazou para a imprensa na semana passada. Nessa minuta, o governo proporia idade mínima única de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem no Brasil. Além disso, a minuta de projeto ainda previa um mínimo de 20 anos de contribuição para o trabalhador receber 60% da aposentadoria chegando, de forma escalonada, até o limite de 40 anos, para o recebimento de 100%. 

LEIA MAIS

“Poder do voto”: aplicativo de acompanhamento do trabalho parlamentar é lançado

(Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil)

Para marcar o lançamento do aplicativo ‘Poder do Voto’, um binóculo gigante apontado para o Congresso Nacional foi instalado hoje (12) em frente ao Parlamento, na Esplanada dos Ministérios. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e IOs.

Por meio do aplicativo, o cidadão poderá acompanhar as discussões no Congresso dos projetos de lei em pauta e conhecer a opinião de diferentes entidades sobre determinada matéria. O cidadão pode seguir, no aplicativo, até três senadores e um deputado, e saber como votaram. O usuário também poderá comentar se é a favor ou contra uma lei.

Segundo Mario Mello, fundador do Poder do Voto, instituição sem fins lucrativos criada em 2017, ao se cadastrar no aplicativo, o usuário recebe alertas de leis relevantes antes de a matéria ser votada em plenário. “Você coloca a sua opinião e o parlamentar receberá um relatório de quantos são contra ou a favor”, explicou.

LEIA MAIS

Policiais militares do 5º BPM recuperam moto roubada no bairro Henrique Leite

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

No início da manhã desta terça-feira (12), por volta das 06h48, a GT 25108 com o apoio da GT 25105 foi acionada pela Central de Operações do 5°BPM pra verificar a procedência de uma moto abandonada na Rua 22 do bairro Henrique Leite, em Petrolina (PE).

No local, os policiais fizeram contato com a Central 5°BPM, e, após consulta verificou-se que o veículo marca HONDA, Modelo CG TITAN, cor Preta, placa PEV-8393, constava como roubada. A moto foi encaminhada para a 213ª Delegacia de Polícia Civil de Petrolina, localizada no bairro Jardim Maravilha.

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe ação sobre alerta do trabalho infantil durante o carnaval

(Foto: Ascom PMJ)

Durante a manhã desta terça-feira (12), equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizaram  ação preventiva de combate ao trabalho infantil no Mercado do Produtor de Juazeiro (BA) focada no carnaval que acontece de 15 a 17 deste mês. O objetivo é alertar a população sobre os malefícios causados pelo trabalho para crianças e adolescentes.

Durante a ação, foram distribuídos panfletos,  adesivos aos transeuntes e permissionários com informações acerca da proteção e garantia de direitos da criança e do adolescente, erradicação do trabalho infantil e combate ao abuso e exploração sexual. O carrinheiro Cícero Pedro escutou as orientações dos profissionais. “Interessante essa ação no Mercado, pois vemos muitas crianças que às vezes são obrigadas a trabalhar e deveriam estar estudando e brincando. Gostei muito dessa iniciativa aqui no Ceasa”, disse.

LEIA MAIS

Inadimplência abre o ano em desaceleração, com crescimento de 2,42% no mês de janeiro, aponta pesquisa

(Foto: Internet)

O ano de 2019 começa com sinais de acomodação da inadimplência. Dados apurados pelo Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que mesmo com o crescimento do número de consumidores negativados na comparação anual, o avanço foi menor em janeiro de 2019 ante os últimos meses, alcançando 2,42%.

Já o número de dívidas apresentou recuo de 0,29% no mesmo período, embora o volume de pendências continue crescendo em dois setores específicos: o de bancos, com avanço de 2%, e o de água e luz, com aumento expressivo de 14%. Em contrapartida, comércio e comunicação registraram queda de 7%.

O presidente da CNDL, José Cesar da Costa, destaca que apesar do avanço da quantidade de devedores, o número médio de dívidas vem caindo. “O problema da inadimplência, que cresceu muito nos anos mais recentes, ainda está longe de resolvido. Mas já se observa uma tendência de acomodação, que pode ser um prenúncio de melhora na capacidade de pagamento das famílias”, explica. “Este cenário só deve mudar quando a retomada da economia for percebida de fato pelos consumidores, ou seja, com a criação de novos empregos e o aumento renda”, observa Costa.

Curral instalado no bairro Dom Avelar tira o sossego dos moradores

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Em plena zona urbana, moradores do bairro Dom Avelar, em Petrolina (PE), não sabem mais o que fazer, já que estão sendo obrigados a morar ao lado de um curral instalado na Rua do Cobre.

Segundo o relato de um moradora que não quis se identificar, o cercado de madeiro abriga cavalos e jumentos que produzem sujeira, mau cheiro e poeira. Na tentativa de driblar o problema, ela conta o que faz para ter conforto em sua própria residência.

“[…] As portas estão vedadas com fitas isolante, devido ao pó que os animais causam. Peço encarecidamente, a colaboração e retirada dos animais, para que possamos respirar com saúde, usufruir da ventilação natural.”

A Produção do Blog Waldiney Passos entrou em contato com a prefeitura de Petrolina para saber quais providências serão tomadas para resolver o problema dos moradores do bairro Dom Avelar. Até o momento, a gestão municipal não se pronunciou sobre o caso.