Prodecon e Ipem fiscalizam postos de combustíveis em Petrolina 

Durante a fiscalização, 10 postos de Petrolina foram vistoriados (Foto: Ascom)

O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) está intensificando as fiscalizações aos postos de combustíveis de Petrolina (PE). Desta vez, o órgão preparou uma ação conjunta que foi realizada em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) para inibir condutas ilegais às normas de defesa do consumidor.

A fiscalização realizada nesta terça-feira (12) teve como objetivo coibir infrações como a elevação abusiva de preços sem justa causa. Cerca de 10 postos de combustíveis de Petrolina foram vistoriados e tiveram que apresentar notas fiscais de compra de combustível que foram comparadas aos preços repassados aos consumidores.

LEIA MAIS

Flagrante: policiais militares do 2º BIEsp prendem mãe e filho por tráfico de drogas em Petrolina

(Foto: Divulgação/2º BIEsp)

Na segunda-feira (11) as guarnições do 2º BIEsp efetuavam rondas pelo bairro Pedro Raimundo, mais precisamente na Avenida dos Tropeiros, quando avistaram uma pessoa posteriormente identificada como Osmario Rodrigues de carvalho em atitude suspeita, comprando duas pedras de crack dE Erlandi da Costa Silva na frente da residência da mesma. Questionada sobre a existência de mais drogas, Erlandi confirmou a existência de entorpecentes no interior de sua residência.

Juntamente com os Policiais, a imputada entrou na sua residência e entregou parte da referida droga. Segundo a polícia, outra parte da droga teria sido descartada no vaso sanitário pelo filho dela, Cândido Santos de Souza Júnior, que também encontrava-se no interior da residência durante a chegada da guarnição. Os policiais fizeram buscas na fossa da casa, conseguindo recuperar parte da droga descartada. Durante as buscas também foi encontrada uma quantia de R$ 500,00.

De acordo com a polícia, foram encontradas especificamente, 83g de cocaína e 54g de crack. A imputada, que já havia sido presa por tráfico, e seu filho, que já havia sido preso por roubo, juntamente com Osmario foram conduzidos à Delegacia  de Polícia Civil de Petrolina para serem tomadas as medidas legais.

Câmara de Juazeiro conta com dois novos vereadores; atividades legislativas serão retomadas após o carnaval da cidade

Ao lado do presidente, Alex Tanuri, os dois novos vereadores fizeram o juramento. (Foto: Ascom)

Tomaram posse na tarde da última segunda-feira (11), os vereadores Josafá Alves da Mota (PTC) e José Inaldo do Nascimento (PCdoB), em solenidade realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro (BA). A cerimônia contou com a presença dos vereadores, do prefeito Paulo Bomfim (PCdoB), lideranças políticas e comunitárias, além de amigos e familiares dos novos parlamentares.

Josafá e Inaldo assumem as vagas deixadas por Tia Célia (PTC) e Agnaldo Meira (PC do B), que atendendo ao pedido do executivo municipal, licenciaram-se para assumir cargo de Assessoria Especial de Gabinete e diretor executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), respectivamente, em solenidade realizada no Paço Municipal na manhã de segunda-feira (11).

“Quero agradecer ao Prefeito Paulo Bomfim que me ligou e disse: Você vem para Câmara para poder ajudar a governar Juazeiro e o que for bom você vai apoiar e o que for ruim, você vai questionar”, disse Josafá no tempo que lhe foi concedido pelo Presidente.

LEIA MAIS

Projeto Inclusão Digital da Facape comemora 10 anos formando mais uma turma

(Foto: Ascom)

O projeto “Inclusão Digital”, da Facape, realizou mais uma cerimônia de entrega de certificados aos alunos que terminaram o curso de informática básica em 2018. O projeto tem parceria com a prefeitura de Petrolina (PE) e objetiva fazer uma ligação entre alunos de Ciência da Computação e Gestão de Tecnologia da Informação e a comunidade externa. Dessa forma, os alunos oferecem aulas gratuitas de informática a pessoas de baixa renda da cidade de Petrolina. O curso fez 10 anos no fim do ano de 2018 e já formou mais de 7 mil pessoas.

O idealizador do projeto e professor da Facape, Vanderley Gondim, explica que a informática é essencial para o trabalhador hoje em dia. “O projeto Inclusão Digital trabalha com pessoas que normalmente moram em bairros mais afastados, que têm necessidade de emprego. E a tecnologia traz essa oportunidade porque permite que o jovem se aproprie dela e use a seu favor. Hoje em dia as empresas exigem muito dos profissionais, principalmente em relação à tecnologia, pois é uma necessidade básica do mercado hoje. Nosso propósito é fazer com que as pessoas atinjam seus objetivos através das ferramentas tecnológicas”, conta.

Um dos estudantes que recebeu certificado, Emerson de Araújo, expressou sua gratidão na cerimônia dizendo que ficou muito feliz pelo curso. “Gostei muito. Era uma coisa que eu estava buscando, algo que eu gostasse de verdade. Me encontrei no curso de informática pois gosto de entender e consertar computador, e fui melhorando com o tempo. Cada vez que recebo conhecimento levo para a vida, e esse certificado posso usar ao meu critério para conseguir um trabalho e construir uma carreira”, agradeceu.

Hospital Regional de Juazeiro (BA) convoca candidatos aos cargos de fonoaudiólogo, motorista e maqueiro para participar de processo seletivo

(Foto: Arquivo)

O Hospital Regional de Juazeiro (BA) divulgou na manhã desta terça-feira (12) as listas de convocação de candidatos aos cargos de fonoaudiólogo, motorista e agente operacional (maqueiro), para participar do processo seletivo.

Os candidatos concorrentes ao cargo de fonoaudiólogo, devem comparecer ao Hospital na próxima quinta-feira (14), às 8h. Já os candidatos ao cargo de motorista, o processo seletivo também está marcado para o dia 14 de fevereiro, às 10h.

O processo seletivo para o cargo de agente operacional (maqueiro) também acontece na próxima quinta (14), os candidatos devem comparecer ao Hospital às 14h.

Polícia Civil de Senhor do Bonfim prende homem em flagrante por furto

Na segunda-feira (11) Policiais Civis da 1ª Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim (BA) (19ª COORPIN), receberam uma informação via WhatsApp, dando conta de que havia ocorrido um furto de uma motocicleta Honda CG 150 FAN ESI, Placa: OLA 9798, vermelha, 2012/13,  na cidade de Capim Grosso (BA), e que o suposto autor do crime tinha fugido com destino a cidade de Senhor do Bonfim.

Diante da informação, o SI da 1ª DT passou a fazer diligências contínuas e ininterruptas, e, por voltas das 17h, lograram êxito prendendo em flagrante delito Hemerson Mendonça dos Santos, de 18 anos, na cidade de Senhor do Bonfim. De acordo com a polícia, o abordado estava na posse da referida motocicleta, e ao ser questionado sobre os fatos confessou o crime aos policiais, em seguida foi dando voz de prisão ao flagranteado e apresentado a autoridade competente.

O acusado foi preso, autuado em flagrante delito e encontra-se à disposição da Justiça, custodiado na carceragem do Complexo Policial da 19ª Coorpin em Senhor do Bonfim.

Univasf divulga 1ª Convocação da Lista de Espera do Sisu 2019

(Foto: Arquivo)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou hoje (11) a 1ª Convocação da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 para os cursos de graduação presenciais. São 620 vagas  remanescentes nos 30 cursos ofertados nos sete campi da instituição, com entradas nos dois semestres letivos do ano. Todos os convocados precisam realizar a Confirmação da Permanência na Lista de Espera (CPLE) da Univasf, por meio de um formulário online, que deve ser preenchido até as 23h59 do dia 19 de fevereiro.

O formulário para Confirmação da Permanência na Lista de Espera (CPLE) da Univasf estará disponível para preenchimento no Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase) durante o período determinado na Portaria Nº 2/2019. Consulte Nota Oficial com orientações sobre este procedimento. A instituição está chamando nesta 1ª Convocação um número dez vezes maior que a quantidade de vagas remanescentes de cada curso, por modalidade de concorrência.

Todos os candidatos que integram esta primeira convocação deverão preencher o formulário da CPLE para confirmar a permanência na lista de espera. Após preencher o questionário, os candidatos devem clicar em ‘Finalizar’, e imprimir o protocolo, conforme determina a portaria de convocação. Esta confirmação é obrigatória para que o candidato continue concorrendo às vagas remanescentes. Aqueles que não o fizerem no prazo estipulado na Portaria Nº 2/2019 estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo 2019 para os cursos da Univasf.

Vagas Reservadas 

Os candidatos que concorreram às vagas reservadas para pessoas com renda per capita de até 1,5 salário mínimo (Grupos L1, L2, L9 e L10), além de preencher o questionário como todos os outros convocados, devem obrigatoriamente comprovar a renda, postando no Sase os documentos exigidos no Edital N° 1/2019 do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG) 2019. E os candidatos classificados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência também devem postar os documentos comprobatórios da deficiência pelo Sase e ficar atentos à convocação para perícia médica, a ser divulgada posteriormente. Em todos estes casos, o prazo para preencher o questionário e enviar os documentos é até as 23h59 do dia 19 de fevereiro.

LEIA MAIS

Solenidade marca inauguração de novo prédio da NDL e Associação Comercial em Afrânio

(Foto: Ascom)

Na noite do último sábado (9), uma sessão solene marcou a inauguração do novo prédio do Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL) e da Associação Comercial na cidade de Afrânio (PE). A nova instalação está localizada na Rua Antônio Jubilino Cavalcanti, S/N, Centro, próximo à agência dos Correios, e tem uma estrutura moderna, que vai garantir mais conforto e praticidade aos lojistas e a população.

Durante a solenidade, que contou com a presença do prefeito da cidade, Rafael Cavalcanti; do presidente da Associação Comercial, Esperidião Rodrigues; lideranças politicas e vereadores, o presidente da CDL de Petrolina (PE), Manoel Vilmar explicou sobre o papel da NDL para o município de Afrânio.

LEIA MAIS

Bolsonaro tem alta da Unidade Semi-Intensiva e é transferido para apartamento

(Foto: João Doria/Redes Sociais/Direitos reservados)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), recebeu alta na manhã de hoje (11) da Unidade de Terapia Semi-intensiva, após melhora do quadro clínico, e está internado em apartamento no Hospital Israelita Albert Einstein, informou boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira(11).

O presidente não tem dor, nem febre e segue com melhora do quadro pulmonar. Na última semana, ele havia sido diagnosticado com pneumonia. Foi suspensa a nutrição parenteral (endovenosa) e introduzida dieta leve e mantido o suplemento nutricional.

LEIA MAIS

Semáforo auxiliar implantado em cruzamento na Avenida da Integração deve promover mais segurança aos condutores e pedestres

(Foto: Ascom)

Uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina (PE) já está fazendo a diferença na rotina de quem passa pelo cruzamento entre a Avenida da Integração e a Rua Zélia Matias, no bairro São José. O local acaba de ganhar um semáforo auxiliar que possibilita mais segurança aos pedestres e também aos condutores que precisam fazer a conversão à direita.

A ação faz parte de uma série de melhorias que estão sendo implantadas nas vias da cidade pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla). O diretor-presidente da Ammpla, Edilson Leite, lembra que o novo equipamento foi instalado na faixa direita da Avenida da Integração que é exclusiva para quem fará a conversão pela Rua Zélia Matias (saindo na orla) e que o semáforo também melhora a segurança dos pedestres.

“Se trata de um cruzamento de grande fluxo, principalmente, nos horários de pico como início da manhã e noite. Os acidentes neste local também eram constantes, mas a partir destas melhorias e o fluxo controlado  será mais fácil e seguro transitar nesta região”, disse.

SDS emite nota sobre a possível demissão do presidente do SINPOL

(Foto: TV Jornal/Reprodução)

Na última quarta-feira (6) o Blog Waldiney Passos publicou um matéria sobre a manifestação de Policiais Civis de todo o Brasil contra a demissão do presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL), Áureo Cisneiros. O protesto foi realizado na última quinta-feira (7), no Parque 13 de maio, em Recife (PE).

De acordo com o SINPOL, Áureo Cisneiros e demais diretores do sindicato, estão sendo vítimas de perseguições políticas por parte do Governo do Estado de Pernambuco, que teria ameaçado demitir o presidente do SINPOL.

LEIA TAMBÉM

Policiais Civis de todo o Brasil confirmam participação de ato contra a demissão de Áureo Cisneiros nesta quinta-feira

Áureo Cisneiros é eleito presidente da Federação Interestadual de Trabalhadores Policiais Civis do Nordeste

Para saber o posicionamento do Governo do Estado sobre as denúncias feitas pelo SINPOL, a equipe de Produção do Blog Waldiney Passos contactou a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, que por meio de nota não confirmou a demissão de Áureo Cisneiros, mas explicou a atual situação trabalhista do presidente do SIINPOL. Confira a nota na íntegra: 

LEIA MAIS

Fernando Bezerra Coelho lamenta a morte do jornalista Ricardo Boechat

(Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

A notícia da morte do jornalista, âncora do Jornal da Band e da rádio BandNews FM, Ricardo Boechat, causou comoção em todo o Brasil nesta segunda-feira (11). Boechat estava em um helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, e bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via. O piloto Ronaldo Quattrucci também morreu no acidente.

Diante do fato, várias autoridades políticas manifestaram pesar pela morte de Ricardo Boechat, entre elas, o Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que lamentou com tristeza, a perda de um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro.

“Nos despedimos hoje, com muita tristeza, do grande jornalista Ricardo Boechat, que sempre demonstrou absoluto comprometimento com a notícia, com o jornalismo, com os fatos. A imprensa, o país e todos nós lamentamos esta partida tão precoce. Que a família, os colegas e os amigos de Boechat encontrem o conforto necessário neste momento tão difícil”, disse.

Prefeitura de Petrolina divulga calendário de feriados em 2019

Às vésperas do carnaval, os petrolinenses já podem começar a programar os dias para descanso em 2019. É que um decreto publicado pela Prefeitura de Petrolina no Diário Oficial do Município estabelece o calendário de feriados para os órgãos e entidades da Administração direta e indireta do Poder Executivo Municipal.

Segundo a Procuradoria Municipal, foram considerados os tradicionais feriados civis e religiosos de âmbito nacional, estadual ou municipal, que modificam a rotina dos serviços públicos. A Administração Municipal lembra ainda que o decreto é uma ferramenta que auxilia no planejamento das atividades econômicas da cidade e que os feriados não interferem nos serviços considerados essenciais à população.

Confira o calendário:

 I.        1º de janeiro (terça-feira) – Confraternização Universal

II.        5 de março (terça-feira) – Carnaval

III.        6 de março (quarta-feira) – Data Magna

 IV.        19 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo

  V.        21 de abril (domingo) – Tiradentes

VI.        1º de maio (quarta- feira) – Dia Mundial do Trabalhador

VII.        20 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi

VIII.        24 de junho (segunda-feira) – São João

IX.        15 de agosto (quinta-feira) – Nossa Senhora Rainha dos Anjos

 X.        7 de setembro (sábado) – Independência do Brasil

XI.        21 de setembro (sábado) – Emancipação Política do Município de Petrolina

 XII.        12 de outubro (sábado) – Nossa Senhora Aparecida

XIII.        28 de outubro (segunda-feira) – Servidor Público

XIV.        02 de novembro (sábado) – Finados

XV.        15 de novembro (sexta-feira) – Proclamação da República

XVI.        25 de dezembro (quarta-feira) – Natal

Guarnição da 75ª CIPM prende homem por receptação em Juazeiro

Na última sexta-feira (9), durante rondas ostensivas e preventivas nas proximidades do Posto Frei Damião em Juazeiro (BA), a Guarnição do PETO/75 CIPM observou um homem em atitude suspeita. Ao realizar a abordagem seguida de busca pessoal, constatou-se que o suspeito não possuía nada ilícito.

Segundo a PM, como o abordado, ex-presidiário, se encontrava bastante nervoso, foi realizada a consulta do EMEI do aparelho celular Samsung J7 que estava em sua posse e o mesmo apresentava queixa de Roubo/Furto.

O acusado e o aparelho celular foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro para serem adotadas as medidas cabíveis.

Celpe ressalta parcelamento de faturas de energia no cartão de crédito como opção para primeiros meses do ano

(Foto: Ilustração)

Para facilitar a vida dos clientes, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, reforça que a conta de energia elétrica pode ser parcelada em até 12 vezes no cartão de crédito. A facilidade é oferecida aos clientes que possuem duas ou mais faturas vencidas. Entre os meses de dezembro de 2018 e janeiro deste ano, a Celpe identificou um aumento superior a 50% na procura pela modalidade de quitação. O pagamento pode ser efetuado por meio do site da empresa, assegurando mais comodidade aos consumidores.

O parcelamento das faturas em atraso é uma das estratégias da distribuidora para contribuir com o processo de adimplência. Na nova modalidade de quitação são aceitos os cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Hiper. Os clientes podem recorrer ao parcelamento desde que a prestação mínima seja de R$ 5,00, incluindo a taxa da operadora do cartão. A transação foi possível a partir de uma parceria da Celpe com a Flexpag, empresa especializada em pagamento por meio de cartões de crédito e débito.

LEIA MAIS