Efetivos do GATI e da 7ª CIPM desarticulam ponto de venda de drogas e prendem traficantes na zona rural de Lagoa Grande

(Foto: Divulgação/PM)

Nesta segunda-feira (25), durante averiguação acerca de denúncia de tráfico de drogas no distrito de Vermelhos, zona rural de Lagoa Grande (PE), efetivos do GATI e Malhas da Lei da 7ª CIPM, se deslocaram até a rua Jutaí, onde nas proximidades de uma residência, foi realizada abordagem ao menor S.S.M, de 15 anos, o qual encontrava-se de posse de uma “trouxinha” de maconha.

Durante a abordagem policial em frente à residência citada na denúncia, foi verificada uma movimentação suspeita, sendo solicitado que os ocupantes da casa saíssem a fim de serem abordados. A denúncia sobre a existência de drogas na casa foi confirmada por uma das moradoras, a qual conduziu os policiais ao local em que a droga estava escondida, sendo apreendidas 53 “trouxinhas” de maconha pronta para consumo, pesando 955 gramas; uma balança digital, além de R$ 41,00.

Na ocasião, Francisca Tainara Moraes, de 19 anos, assumiu a posse dos materiais. Durante a abordagem foi identificado no interior da residência, Kevson Andson de Queiroz, de 18 anos, apontado na denúncia como autor de tentativa de homicídio ocorrida na cidade de Juazeiro (BA), no ano passado. O acusado confessou o crime e conduziu o efetivo policial até sua residência, onde foram apreendidas 210 gramas de maconha pronta para o consumo. Após a apreensão dos materiais, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para serem tomadas as devidas providências.

Paulo Bomfim autoriza reajuste salarial e outros benefícios para a Guarda Municipal, fiscais, engenheiros e arquitetos

(Foto: Ascom PMJ)

Servidores da Guarda Municipal, fiscais de Postura, de Obras e de Saneamento, como também engenheiros e arquitetos efetivos de Juazeiro (BA), começam a semana com uma ótima notícia. O prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) assinou nesta segunda-feira (25), no Paço Municipal, o Projeto de Lei que autoriza reajuste de 3,75% no salário base dessas categorias, além de outros benefícios.

Paulo Bomfim ressaltou a importância da valorização dos servidores. “Essa é uma das prioridades da nossa gestão porque entendemos ser algo que traz muitos benefícios para todos os juazeirenses. Ganham as categorias, que passam a ter ainda mais ânimo e compromisso em suas atividades e também ganha a população, que recebe um serviço eficiente e qualificado”. 

LEIA MAIS

Sebrae realiza Seminário sobre inovação em Santa Maria da Boa Vista nesta terça-feira 

(Foto: Internet)

Ampliar os conhecimentos e utilizar ferramentas mais criativas para gerar mais resultados pessoais e profissionais é essencial para empreendedores. Por isso, a Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco, em parceria com a CDL e a Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista (PE), está com inscrições abertas para o Seminário Negócios de Futuro, que será realizado nesta terça-feira (26), a partir das 19h, no Fórum Municipal.

O Seminário é gratuito, e contará com a palestra “Eu inovei! Uma história de Uaus  a ser contada por você!”, ministrada por Denilson Shikako. CEO da Fábrica de Criatividade, Shikako é, além de empresário: músico, cientista, graduado em computação pela Universidade Makenzie e em música pela Yamaha. O palestrante é especialista em neurociência e criatividade, sócio de startups de tecnologia e fundador da ONG Projeto Vida Nova.

Voltado para empresários e colaboradores de micro e pequenas empresas de Santa Maria da Boa Vista, que buscam bons resultados a partir da aplicação de ideias inovadoras, o Seminário conta com 150 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na loja online do Sebrae.

River Shopping abre em horário especial no Carnaval de Petrolina

(Foto: Ascom)

O River Shopping em Petrolina (PE) vai abrir em horário especial na terça-feira de Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas – data na qual se comemora também a Data Magna do Estado de Pernambuco –, respectivamente, 5 e 6 de março. Nos dois dias, o centro de compras vai funcionar conforme os horários abaixo:

5 de março – Terça-feira de Carnaval

Lojas – Das 12h às 20h

Hiper Bompreço – Das 8h às 22h

Praça de Alimentação e Lazer – Das 12h às 22h

Expresso Cidadão – Fechado

LEIA MAIS

75ª CIPM apreende equipamentos sonoros no Residencial Juazeiro I

(Imagem: Divulgação/PM)

Nesta segunda-feira (25), Policiais Militares do 1º pelotão/ PETO 75 apreenderam dois equipamentos sonoros no Residencial Juazeiro I, no bairro Itaberaba em Juazeiro (BA).

O fato se deu quando o CICOM (Centro Integrado de Comunicações) informou sobre a ocorrência de som alto no Residencial Juazeiro I. Diante da denúncia, os policiais se deslocaram até o local e constataram que em duas residências existiam aparelhos sonoros com o volume muito alto.

Segundo informações da PM, os aparelhos foram apresentados à Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) para serem tomadas todas as medidas cabíveis.

Juazeiro: prefeitura vai iluminar parte inferior da Orla e implementar segurança e zeladoria do Parque Fluvial

(Foto: Ascom PMJ)

O prefeito Paulo Bonfim (PCdoB) autorizou uma série de medidas que vão oferecer mais segurança, conforto e limpeza na margem do Rio Francisco, trecho que compreende toda a extensão do Parque Fluvial. Dentre elas, a iluminação em Led da área.

“Já concluímos a instalação dos eletrodutos e vamos começar ainda no mês de março a colocação das luminárias. A margem do nosso Velho Chico vai ficar iluminada, oferecendo às famílias condições de lazer e prática esportiva no período noturno”, disse o prefeito.

Paulo Bomfim também anunciou outras medidas de preservação e segurança para o parque. “A Guarda Municipal terá um destacamento exclusivo para a área, com rondas permanentes. Orientei a SESP a também dispor uma equipe de zeladoria, que ficará responsável pela limpeza e conservação do Parque Fluvial”, explicou.

LEIA MAIS

Programa de declaração do IR está disponível na internet

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

A Receita Federal liberou hoje (25), às 8h, o Programa Gerador da Declaração (PGD) do Imposto de Renda Pessoa Física. O contribuinte pode preencher a declaração e aguardar o início do período de envio, que vai das 8h do dia 7 de março até as 23h59 de 30 de abril de 2019, pela internet.

A declaração pode ser elaborada de três formas: pelo computador, por meio do PGD IRPF2019, disponível na página da Secretaria da Receita Federal do Brasil na internet. Também é possível fazer a declaração por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. O acesso é pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, que ficará disponível nas lojas de aplicativos Google play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS.

O serviço Meu Imposto de Renda também está disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no site da RFB na internet, com o uso de certificado digital.

LEIA TAMBÉM:

Declaração do Imposto de Renda deve ser entregue entre 7 de março e 30 de abril

A Receita espera receber neste ano 30,5 milhões de declarações. No ano passado, foram feitas 29,27 milhões de declarações. Desse total previsto para 2019, a expectativa é que entre 700 mil a 800 mil sejam feitas por tablets e smartphones. No ano passado, foram feitas 320 mil declarações por dispositivos móveis.

LEIA MAIS

Moradores do Residencial Vivendas em Petrolina estão sem energia há dois dias

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

No último sábado (23) uma queda de energia deixou o Residencial Vivendas I em Petrolina (PE), completamente sem luz. Segundo moradores do condomínio, o fornecimento foi sendo normalizado aos poucos, mas até hoje (25), algumas casas continuam sem energia.

De acordo com uma moradora do bairro, nas Ruas 0 e N, algumas casas, ainda estão sem energia, o que tem causado prejuízos à população.

“Ainda estamos sem energia elétrica; aparelhos eletrônicos já queimaram, carnes e alimentos já estragaram e a Celpe não resolve o problema. Lembrando que essa queda de energia no bairro já se tornou rotineira há pelo menos  quase um mês. Esperamos que providências sejam tomadas urgentemente pois pagamos muito caro para não ter energia elétrica”, desabafa um morador.

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para saber a motivação da queda de energia, quais providências serão tomadas, e quando o fornecimento de energia será totalmente normalizado. Até o momento a Celpe não se pronunciou sobre o caso.

Prefeitura de Petrolina alerta beneficiários do BPC sobre prazos para inclusão no Cadastro Único

(Foto: Divulgação)

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a Prefeitura de Petrolina (PE) tem alertado as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para que atualizem e incluam suas famílias no Cadastro Único. Os beneficiários que fazem aniversário entre janeiro e março devem procurar a ‘Casa Bolsa’, ou o CRAS da sua localidade, até o último dia útil de março para regularizar a situação.

Com o intuito de alcançar a maior quantidade de petrolinenses, uma equipe social de busca-ativa está realizando visitas domiciliares nos bairros com a maior concentração de pessoas que recebem o BPC, levando informações e agendando atendimentos para assegurar a continuidade do benefício às pessoas idosas e deficientes físicos que recebem o BPC.

LEIA MAIS

Quadro de saúde de Gonzaga Patriota apresenta complicações; situação do parlamentar inspira cuidados

Gonzaga Patriota segue internado em tratamento intensivo (Foto: Ascom)

Na última terça-feira (19), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) foi internado no Hospital Brasília, no Distrito Federal, onde foi diagnosticado com dengue. Segundo uma nota divulgada pela Assessoria de Comunicação do parlamentar, no último sábado (23), Gonzaga apresentava sinais de recuperação.

LEIA TAMBÉM:

Gonzaga Patriota segue internado no Hospital Brasília

No entanto, há pouco, a ASCOM do deputado informou por meio de nota, que Gonzaga Patriota “apresentou um quadro viral, que gerou complicações no pulmão, fígado e trombose na região abdominal e está há oito dias em tratamento intensivo, por ainda requerer cuidados.”

Ainda de acordo com a nota, “Patriota agradece, primeiramente a Deus e, também, aos seus familiares e amigos, pelo carinho, mensagens e orações de apoio que lhe estão sendo enviados.”

21º Baile Municipal: tradição e fantasias celebram abertura do Carnaval de Petrolina

(Foto: Alexandre Justino)

Na noite do último sábado (23) a tradicional Sociedade 21 de Setembro foi tomada pela criatividade e descontração dos bailes carnavalescos. O local foi cenário do 21º Baile Municipal de Petrolina, evento que abriu oficialmente os festejos de Momo na capital do Sertão do São Francisco.

O festejo reuniu foliões de todas as idades, que se vestiram com fantasias para todos os gostos e pularam por mais de seis horas ao som do grupo Patusco e da Philarmonica 21 de Setembro. O baile ainda foi marcado pelo glamour do concurso de fantasias, apresentando ao público três categorias (alegoria de cabeça, luxo e originalidade). Destaque para o homenageado do Carnaval 2019, Antônio Justino, que não concorreu na disputa mas fez um desfile simbólico para os foliões.

LEIA MAIS

Celpe investe R$ 7 milhões na preparação da rede elétrica para o carnaval 2019

(Foto: Divulgação/Celpe)

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) investiu R$ 7 milhões em obras de expansão, modernização e preparação da rede de distribuição de energia elétrica em todo o estado de Pernambuco. As frentes de atuação, no Litoral e Interior, tiveram como objetivo o Carnaval 2019, período onde é registrado um aumento na demanda por energia. Atuando preventivamente, a concessionária realizou, além de inspeções técnicas, serviços de manutenção em todo o sistema, como forma de garantir o perfeito abastecimento nos principais polos de folia. Os investimentos foram realizados, sobretudo, na rede que atende as principais cidades em atrações para o Carnaval, mas devem impactar positivamente todo o sistema de distribuição.

Na Região Metropolitana, Olinda e Recife concentraram os principais esforços de investimentos e melhorias. Nas cidades, foram investidos cerca de R$ 5 milhões em ações que vão desde as mais de três mil podas – que previnem o contato de vegetação com a rede, reduzindo assim as chances de ocorrências, até a substituição de 60 postes, além de transformadores e equipamentos da rede elétrica. Mais de 300 quilômetros da rede elétrica foi inspecionada, com carros de termovisão e equipes especializadas, em paralelo, bandeirolas e faixas de sinalização foram instaladas – reforçando os alertas de segurança com a rede de distribuição de energia.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro divulga 6º edital de convocação do Processo Seletivo da Seduc

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP) divulgou no Diário Oficial do Município de sexta-feira (22), o sexto edital de convocação do Processo Seletivo referente ao edital nº 002/2018 da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC).

Os candidatos convocados devem entregar a documentação solicitada na Superintendência de Valorização do Servidor, localizada na Orla II de Juazeiro, antigo prédio do IFBA, na próxima segunda-feira (25/02). Mais informações através do telefone (74) 3612-5674.

Mais de 27 mil candidatos farão concurso da Prefeitura de Petrolina neste domingo

Enquanto muitos petrolinenses já aproveitam o clima de carnaval, outros se preparam para um compromisso bem diferente neste domingo (24): as provas do concurso da prefeitura da cidade. Ao todo, mais de 27 mil candidatos se inscreveram para o processo seletivo  que oferece  370 oportunidades em diferentes níveis de escolaridade.

A seleção, lançada em novembro de 2018, disponibiliza 334 vagas para a área da Saúde e profissionais que atuarão na Administração Municipal e ainda 36 vagas para professor de Libras e Braile da Secretaria Municipal de Educação.

O maior número de inscrições foi para o cargo de agente comunitário de saúde que recebeu 5.274 inscritos. A seleção está sendo coordenada pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe) e as provas serão realizadas em dois turnos: manhã e tarde.

LEIA MAIS

Deputado Tum acompanha assinatura de convênios entre o Governo do Estado e pequenos agricultores do sertão

(Foto: Ascom)

Na última sexta-feira (22) o deputado estadual Tum (PSC) participou de um encontro, em Juazeiro (BA), que selou a destinação de cerca de 6 milhões de reais em convênios para cidades dos territórios do São Francisco e do Piemonte Norte do Itapicuru. Entre as iniciativas, estão a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM, em torno de R$ 240 mil), o investimento no processamento do leite de cabra, no município de Uauá (R$ 1,4 milhão), e a criação do Empório da Agricultura Familiar, em Juazeiro (4,6 milhões).

O encontro contou com a participação do deputado federal e futuro secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, dos prefeitos de Canudos, Genário Rabello, de Juazeiro, Paulo Bomfim, de Senhor do Bomfim, Carlos Brasileiro, além do Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), WIlson José Vasconcelos Dias, do assessor especial do Governo do Estado, Isaac Carvalho, e outras autoridades.

SIM

De acordo com o deputado Tum, o SIM é um serviço sanitário, voltado para agricultores familiares, que regulamenta a inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal e vegetal em nível local. “A partir do momento da implantação e funcionamento do Serviço, a produção passa a ser certificada, facilitando o comércio no mercado”, explica o parlamentar.

Empório da Agricultura Familiar

Já em Juazeiro, será instalado o Empório da Agricultura Familiar. O equipamento ficará em um dos casarios da antiga Franave, anexado ao Centro Gastronômico, que foi recentemente lançado. O local, de acordo com o convênio firmado nessa sexta, servirá de vitrine para pequenos produtores, facilitando a venda no varejo e o contato com grandes compradores.