Artistas de todas as linguagens são chamados para o Mapeamento Cultural de Juazeiro

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro, convoca artistas, grupos culturais e profissionais da cultura para participarem do Mapeamento Cultural do município, uma iniciativa fundamental para fortalecer e organizar a produção artística local.

O mapeamento é destinado a artistas de todas as linguagens, residentes tanto na sede quanto no interior de Juazeiro, e é requisito obrigatório para participação no Edital da Lei Aldir Blanc – Ciclo 2. A ação permitirá a construção de um diagnóstico completo do fazer cultural juazeirense, orientando políticas públicas, projetos e investimentos no setor.

Por meio do cadastro, os artistas contribuem diretamente para o planejamento do futuro da cultura no município, facilitando a comunicação institucional e ampliando as oportunidades de participação em editais, eventos e ações culturais promovidas pelo poder público.

O cadastramento já está disponível e pode ser realizado online, por meio de formulário digital https://docs.google.com/forms/u/1/d/e/1FAIpQLSc-UUNqZFJOAjppl6EQL87Nph7LqfQJFonyCv6w_e6-ykWMXg/viewform?usp=send_form, ou pelo WhatsApp (74) 98818-7033.

Ascom

Artistas pernambucanos assinam alegorias do desfile da Grande Rio em homenagem ao Manguebeat

O maior carnaval em linha reta do mundo é de Pernambuco. Mas, megalomaníaco como só ele, segue se desenhando por outros cantos do país. Desde 1951, quando o frevo do Clube Vassourinhas inaugurou um jeito de festejar em Salvador, até os dias de hoje, com o Galo da Madrugada batendo as asas também em São Paulo. Agora, é o Rio de Janeiro que entra na rota. Na próxima terça-feira, às 22h, a escola de samba Acadêmicos da Grande Rio apresenta na Marquês da Sapucaí o enredo “A Nação do Mangue”, em homenagem ao movimento cultural pernambucano Manguebeat.

Para isso, a agremiação convidou quatro artistas visuais pernambucanos independentes, de diferentes áreas artísticas, para criar a identidade visual da alegoria. O ponto em comum é que todos dialogam com as expressões culturais do estado em seus trabalhos. “É muito massa ver que o pessoal da Grande Rio, enquanto pessoas do sudeste, tiveram profundidade e cuidado na pesquisa do tema. Saíram do superficial e procuraram abordar o tema com densidade”, celebra a muralista e ilustradora Carolina Noemia, que assina os trabalhos ao lado dos artistas Evêncio Vasconcelos e Tchôca, e do Coletivo Vacilante.

Nascida no bairro da Mustardinha, na Zona Oeste do Recife, Carolina mistura em suas telas e ilustrações referências à xilogravura, ao Maracatu Rural e ao manguebeat. “Não existe meu trabalho sem os estudos sagrados que Chico deixou em terra”, destaca a artista. Entre os personagens que habitam o trabalho de Carol, um deles vai ganhar a avenida: a Catita. Figura que dá início à celebração do Maracatu Rural, ela representa a mulher simples do povo, com seu jereré — rede de pesca de mariscos — onde guarda o dinheiro arrecadado.

A Tricolor de Caxias, como é conhecida a escola, desfilará dentro do Grupo Especial na próxima terça-feira com a proposta de aproximar às culturas que germinam nos diferentes mangues do Brasil. “Fazemos essa conexão entre os mangues de Caxias e os do Recife, porque, na verdade, a produção cultural aqui na Baixada Fluminense tem a mesma raiz identitária do Manguebeat. O samba e o Manguebeat nascem da mesma lama”, aponta Antônio Gonzaga, carnavalesco da Grande Rio que desenvolve o enredo ao lado do escritor Renato Lemos e do pesquisador Jader Moraes.

Carolina revela que só verá como sua arte ficou na alegoria no dia do desfile, ao mesmo tempo que o público. “É tão bonita essa magia, esse mistério que envolve o carnaval. Os desfiles, aquela expectativa de ‘só saber na hora’…, confesso que me deixa ansiosa. Mas é uma ansiedade boa, dessas que a curiosidade traz. Vai ser lindo. Terça-feira a gente descobre tudo e celebra”, afirma a artista.

Samba-enredo

Ailson Picanço, Marquinho Paloma, Davison Wendel, Xande Pieroni e Marcelo Moraes são os nomes por trás do samba-enredo. A letra que vai ecoar na Sapucaí exalta a resistência negra e periférica, a luta ambiental e social e a força transformadora do carnaval, com referências a Zumbi, Paulo Freire e, claro, Chico Science. “Freire, ensine um país analfabeto/ Que não entendeu o manifesto/ Da consciência social/ Chico! Manguebeat está na rua/ Caxias comprou a luta/ E transforma em carnaval”, diz um dos trechos.

Diario de Pernambuco

Começa a despedida a Arlindo Cruz na quadra do Império Serrano, com cântico do candomblé e homenagem

Em Madureira, bairro que o inspirou em tantas composições, o corpo de Arlindo Cruz começou a ser velado ontem na quadra do Império Serrano, sua escola do coração. Entre as canções que eternizaram o subúrbio carioca, “O Meu Lugar” tornou-se um hino afetivo da região — e nada poderia ser mais simbólico do que uma despedida em forma de gurufim, celebração tradicional do mundo do samba com música, festa e encontro da comunidade.

A cerimônia começou com o cântico “Alujá pra Xangô”, tocado nos atabaques por integrantes do centro de candomblé que o artista frequentava. Fãs, amigos e familiares lotaram a verde e branca de Madureira desde o início da noite. O velório teve início às 18h, marcado por roda de música, bebida e dança.

Antes mesmo da abertura ao público, enquanto a quadra ainda era preparada e coroas de flores chegavam — entre elas, as enviadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela primeira-dama Janja, uma das primeiras a chegar —, admiradores já se aproximavam para prestar homenagem.

Amigos do sambista também fizeram questão de estar presentes, como os músicos Marcelo D2, parceiro em composições como “Dor de verdade” e “O mundo em que renasci”; Marquinhos de Oswaldo Cruz; a atriz Regina Casé; o humorista Hélio de la Peña; e a escritora Conceição Evaristo. Ao som da bateria da escola e de sucessos do compositor, músicos, amigos e integrantes da comunidade formaram uma grande roda de música, misturando reverência e celebração.

Emocionada, a filha de Arlindo, Flora Cruz, se manteve ao lado do caixão do pai durante os cânticos, e consolava seu filho Rian, neto de Arlindo, que chorava muito. A homenagem ao sambista deve se estender até as 10h da manhã de domingo (10), e o sepultamento será às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A morte de Arlindo Cruz foi confirmada pela família na sexta-feira, que divulgou comunicado nas redes sociais do compositor. Ele estava internado no hospital Barra D’Or, na Zona Oeste do Rio, e teve falência múltipla dos órgãos. Arlindo deixa três filhos, Arlindinho e Flora Cruz, fruto do seu casamento com Babi Cruz, e Kauan Felipe.

“Com imenso pesar, a família e a equipe de Arlindo Cruz comunicam seu falecimento. Mais do que um artista, Arlindo foi um poeta do samba, um homem de fé, generosidade e alegria, que dedicou sua vida a levar música e amor a todos que cruzaram seu caminho”, diz o comunicado.

Um dos maiores sambistas de sua geração, conhecido pela riqueza melódica de suas composições e pela malandragem de seu partido-alto, Arlindo Domingos da Cruz Filho nasceu e foi criado em Madureira, bairro do subúrbio do Rio que virou musa de suas canções. O cantor respirou música desde cedo por influência do pai, Arlindão, que promovia encontros em casa onde apareciam figuras como Candeia. Foi no disco “Roda de Samba”, de Candeia, inclusive, que Arlindo começou sua carreira tocando cavaquinho, aos 17 anos, em 1975.

Em 2017, Arlindo Cruz sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O episódio o deixou acamado, com dificuldades motoras e cognitivas, e o deixou impossibilitado de cantar e tocar. Desde então, ele passou por algumas internações.

Agência O Globo

Cantor Gisley Ribeiro morre enquanto se apresentava em um bar de Juazeiro

O cantor Gisley Ribeiro, de 43 anos morreu na noite deste sábado (21) . O artista passou mal enquanto se apresentava em um bar na Vila Bossa Nova, em Juazeiro. Ele chegou a ser encaminhado a um hospital da cidade, mas não resistiu a um infarto. O velório do cantor está acontecendo no SAF de Juazeiro.

Com informações do PNB

Lima Duarte grava homenagem a Francisco Cuoco: “Estou a caminho também”

O ator Lima Duarte, 95, gravou uma homenagem ao colega Francisco Cuoco, que morreu na última quinta-feira, 19, aos 91 anos. Ele estava internado havia cerca de 20 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo comunicado emitido pela TV Globo, ele morreu por falência múltipla dos órgãos.

Duarte publicou um vídeo em seu perfil no Instagram em que relembrou a amizade e os trabalhos em que atuou ao lado de Cuoco “Tantos anos juntos, tanto tempo vivendo vidas tão lindas que não são desse mundo. São do outro mundo: o das novelas”, disse.

O ator desejou que o amigo “faça um bom caminho, como fez na vida”. “Até o eterno, até o para sempre. Me espera aí, que eu estou a caminho também. Claro, umas lamentações idiotas que de vez em quando eu faço. […] Que Deus o tenha, mas que Deus o tenha no melhor que Deus tem para hospedar os amigos. Eu sei que é lá que você vai viver.”

O velório de Francisco Cuoco ocorreu nesta sexta, 20, e foi aberto ao público. Na ocasião, um dos filhos do ator, Diogo Cuoco, comentou sobre a morte do pai.”Acho que a longevidade que ele teve está muito ligada justamente a ter encontrado esse propósito, esse ofício que ele amava tanto e que fazia com muito amor e dedicação. Muitas vezes, para a gente, é difícil entender a dimensão que ele teve”, disse.

Estadão Conteúdo

Encerra nesta quarta-feira (12) o credenciamento para artistas se apresentarem em eventos oficiais de Juazeiro

Os artistas de Juazeiro interessados em se apresentar nos eventos promovidos ou apoiados pela prefeitura têm até esta quarta-feira (12) para se inscrever no credenciamento de cantores e bandas do município. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), busca fortalecer a cena cultural local, garantindo a participação de músicos em eventos comemorativos, festivais e demais atividades organizadas pela administração municipal.

O credenciamento pode ser feito de duas formas: por meio do preenchimento de formulário eletrônico ou entrega dos documentos pessoalmente na sede da Seculte, localizada na Rua Juvêncio Alves, nº 20, Centro, das 8h às 14h. A lista completa de documentações exigidas está disponível no Edital Nº 001/2025, publicado no Diário Oficial do Município (DOEM) do dia 10 de fevereiro.

A seleção será realizada em duas etapas. Primeiro, haverá uma análise documental para verificar a regularidade jurídico-fiscal dos inscritos, etapa de caráter eliminatório. Em seguida, ocorrerá a avaliação conceitual e técnica, que será tanto classificatória quanto eliminatória.

Os artistas poderão ser contratados conforme as categorias e valores estabelecidos no edital: Orquestras e grupos de samba – R$ 5.000,00; Apresentações solo ou duo – R$ 3.000,00; Grupos de 3 a 6 integrantes – R$ 5.000,00 Grupos com 7 ou mais integrantes – R$ 8.000,00.

Apenas os credenciados poderão ser contratados para eventos no período de 15 de março a 31 de dezembro de 2025. Além disso, para garantir que todas as informações estejam atualizadas, pessoas que fizeram cadastros anteriores devem realizar uma nova inscrição. Mais informações estão disponíveis no edital.

Ascom

Encerra nesta quarta-feira (12) o credenciamento para artistas se apresentarem em eventos oficiais de Juazeiro

Os artistas de Juazeiro interessados em se apresentar nos eventos promovidos ou apoiados pela prefeitura têm até esta quarta-feira (12) para se inscrever no credenciamento de cantores e bandas do município. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), busca fortalecer a cena cultural local, garantindo a participação de músicos em eventos comemorativos, festivais e demais atividades organizadas pela administração municipal.

O credenciamento pode ser feito de duas formas: por meio do preenchimento de formulário eletrônico (https://forms.gle/KJZyonBw6buBmPCZ7) ou entrega dos documentos pessoalmente na sede da Seculte, localizada na Rua Juvêncio Alves, nº 20, Centro, das 8h às 14h. A lista completa de documentações exigidas está disponível no Edital Nº 001/2025, publicado no Diário Oficial do Município (DOEM) do dia 10 de fevereiro.

A seleção será realizada em duas etapas. Primeiro, haverá uma análise documental para verificar a regularidade jurídico-fiscal dos inscritos, etapa de caráter eliminatório. Em seguida, ocorrerá a avaliação conceitual e técnica, que será tanto classificatória quanto eliminatória.

Os artistas poderão ser contratados conforme as categorias e valores estabelecidos no edital:

Orquestras e grupos de samba – R$ 5.000,00

Apresentações solo ou duo – R$ 3.000,00

Grupos de 3 a 6 integrantes – R$ 5.000,00

Grupos com 7 ou mais integrantes – R$ 8.000,00

Apenas os credenciados poderão ser contratados para eventos no período de 15 de março a 31 de dezembro de 2025. Além disso, para garantir que todas as informações estejam atualizadas, pessoas que fizeram cadastros anteriores devem realizar uma nova inscrição. Mais informações estão disponíveis no edital.

Ascom

Tony Bellotto, guitarrista dos Titãs, descobre tumor no pâncreas e anuncia pausa nos palcos

O guitarrista do Titãs, Tony Bellotto, anunciou nesta segunda-feira (3) que fará uma pausa em sua carreira devido ao tratamento de um câncer no pâncreas recentemente descoberto por meio de exames. Por meio de uma nota publicada em conjunto com a banda nas redes sociais, o músico afirmou que está “tranquilo e confiante” e que vai enfrentar a situação com “coragem e dignidade”. Fãs escreveram mensagens de apoio ao artista.

Em um vídeo, Bellotto afirmou que o diagnóstico foi feito depois de exames: “Fazendo exames de rotina, fui diagnosticado com um tumor no pâncreas e vou passar por uma cirurgia, assistido pela doutora Fernanda Caparelli e pelo doutor Marcel Cerqueira César Machado. Durante esse período, eu vou me afastar temporariamente dos palcos, mas os Titãs seguem com a agenda planejada, acompanhados pelo músico Alexandre de Orio. Logo que eu me recuperar, vou retornar aos shows e às minhas atividades profissionais”.

Leia a nota a seguir:

Durante um exame de rotina, Tony Bellotto foi diagnosticado com um tumor no pâncreas e passará por uma cirurgia. Tony fará uma pausa temporária dos palcos e os Titãs seguirão cumprindo sua agenda de shows acompanhados pelo músico Alexandre de Orio .

Logo que se recupere, Tony retomará suas atividades profissionais.

Agência O Globo

Município de Araripina abre prazo para cadastro cultural de artistas e produtores culturais

Artistas e produtores culturais do município de Araripina, no Sertão de Pernambuco, podem realizar o cadastro que está sendo feito pela Secretaria Municipal de Cultura. Segundo a prefeitura, a iniciativa tem como objetivo mapear os artistas e produtores culturais locais, promovendo maior integração e planejamento das ações culturais na cidade.

Com o novo cadastro, artistas e produtores culturais terão acesso facilitado a projetos e programas de incentivo à cultura em Araripina. Além disso, a ferramenta permitirá o alinhamento com leis nacionais de incentivo à cultura, garantindo maior acesso a recursos e oportunidades.

Os interessados podem se cadastrar até o dia 19 de fevereiro, exclusivamente através do site da prefeitura de Araripina (clique aqui).

G1 Petrolina

Ívano Nascimento, pioneiro do reggae em Pernambuco, morre aos 61 anos

O cantor e ator pernambucano Ívano Nascimento morreu na manhã desta quarta-feira (28). Pioneiro do reggae no Estado, o artista tinha 61 anos de idade e estava internado há dois dias no Hospital da Restauração, na área central do Recife.  A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo Wagner Staden, produtor e amigo de Ívano, o artista havia realizado exames recentes, que não apontaram nenhuma anormalidade.

Nascido no Recife, em 11 de julho de 1963, Ívano Nascimento iniciou sua relação com a música ainda na adolescência. Começou a tocar profissionalmente em 1979, após assistir a um show de Gilberto Gil e Jimmy Cliff, no Geraldão, identificado com a estética do músico jamaicano.

Entre os discos lançados pelo pernambucano, estão “Rebeldia, Suor, Sorriso & Lágrimas”, “Cadela Suja” e “A Raça de Bronze”. Nos anos 1980, ele venceu o Festival Canta Nordeste, promovido pela TV Globo, com a música “Toque de Recolher”.

Figura ativa do movimento negro em Pernambuco, Ívano também atuava. Ele esteve em novelas e minisséries da Globo e da extinta TV Manchete, como “Xica da Silva” e “Malhação”. No teatro, estreou com a peça “Os Negros”, de Jean Genet, nos anos 1980.

Folha PE

Assisão é uma das atrações do final de semana na Aldeia do Velho Chico

O Festival de Artes do Vale do São Francisco – Aldeia do Velho Chico, realizado pelo Sesc Petrolina em parceria com o Sebrae, movimenta o final de semana nos dias 17 e 18 de agosto, no Sertão do São Francisco, com atividades turísticas, atrações culturais e muita diversão.

Hoje a programação já começa às 8h, com uma atividade do Turismo Social do Sesc, que leva um grupo para um passeio à Comunidade Quilombola do Lambedor e em seguida à Vínicola Rio Sol, ambas em Lagoa Grande. Até as 17h, o público vai poder conferir a riqueza da vitivinicultura no Sertão pernambucano e assistir a espetáculos de artes cênicas e cultura popular, como “Cabeção Pelo Mundo”, com Maria Eugênia Tita (São Paulo/SP); a Quadrilha Junina Rei do Sertão e o Reisado do Lambedor (Lagoa Grande/PE).

Ainda no sábado, o público que estiver em Petrolina vai poder assistir, às 18h, no Espaço Cultural Janela 353, os curtas-metragens: “Mãe”, de Natália Tavares, “O Hóspede”, de Vinicius Colares, “Belzebu”, de Clara Castro e “Miçangas”, de Emanuel Lavor. Às 20h, no Teatro Dona Amélia, o grupo Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro/RJ), apresenta o espetáculo “Cão Chupando Manga”. A classificação etária é 16 anos.

Domingo (18), o público vai poder embarcar às 10h na Barca Nilo Brasileiro para conferir durante um passeio até a Ilha do Massangano, a Mostra Flutuante de Artes Visuais, com a exposição “Abrir Um Rio No Próprio Peito”, com obras dos artistas – Luiz Marcelo, Morgana Caroline e Santiago (Petrolina/PE) e apresentação Musical com Katarina Laviny (Santa Maria da Boa Vista/PE).

A programação na Ilha começa às 13h, com a Roda de Samba do grupo Pôr do Samba (Petrolina/PE). Às 15h é possível conferir o Painel 20 ,  exposição “Ilha do Massangano: Cultura de um Povo Ancestral de Luiz Alves”, com o Núcleo de Artes Visuais do Sesc (NAVE) e convidados – (Caroles, Dayane Diogo, Diego Santos, Felipe Eduardo, Erick Julian, Fabinho, Laura Cristina, Loir, Luiza Moret, Lys Valentim, Maria Eduarda, Morgana Caroline, Michele Luz, Milk, Netão Ribeiro, Ricardo DiCastro, Valéria Tamires, Wila Caroline, Xaro e Zuza).

No mesmo horário acontece o espetáculo “Santos de Casa”, com a  Cia. Alysson Amâncio (Juazeiro do Norte/CE), São Gonçalo do Amarante – Equipe João de Benta (Petrolina/PE) e Cabeção Pelo Mundo – Maria Eugênia Tita (São Paulo/SP). O dia na Ilha tem continuidade com a performance “Aos pés do Baobá – Vinte Voltas”, com  Sônia Guimarães (Recife/PE).

A partir das 17h, a música toma conta da comunidade com apresentação musical de Rogéria Dera (Caruaru/PE), Sementes Sonoras (Petrolina/PE) e o tradicional Samba de Véio da Ilha do Massangano (Petrolina/PE). Encenrrando a noite, o mestre Assisão  (Serra Talhada/PE), coloca todo mundo para dançar com uma coletânea de forrós da sua história musical.

O Festival Aldeia do Velho Chico segue até o dia 24 de agosto com oficinas e apresentações culturais. A programação completa do evento pode ser conferida no site do Sesc Pernambuco (sescpe.org.br) e em suas redes sociais (@sescpe).

Ascom

Livro ‘Elton John: Todos os Discos’ será lançado em 27 de julho

Próximo de completar seis décadas de carreira musical, o cantor e compositor inglês Elton John é tema de um livro que analisa os seus discos gravados em estúdio ao longo dos anos. Trata-se do livro Elton John – todos os discos, organizada pelo jornalista pernambucano Chico Carlos e que conta com textos escritos por 21 autores brasileiros, entre eles críticos, jornalistas e fãs que acompanham a carreira do astro. O livro será lançado no Recife no dia 27 de julho (sábado), na Loja Passa Disco (rua da Hora, 345 – Galeria Hora Center, Espinheiro) a partir das 16 horas.

Elton John é um dos personagens mais importantes da música pop/rock internacional e sua trajetória já foi abordada em algumas biografias. No entanto, é a primeira vez no Brasil que um livro trata especificamente de sua produção musical de estúdio, comentando todos os discos lançados. Nos textos, é abordado o contexto de cada lançamento, as participações dos músicos, a repercussão que as músicas tiveram no grande público e na vida pessoal de cada um dos participantes do livro.

No livro são abordados desde primeiro lançamento em LP (Empty sky), em 1969, passando pela fase clássica dos anos 1970 (com discos como ‘Tumbleweed connection’, ‘Goodbye yellow brick road’ e ‘Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy’). Da década de 1980 estão presentes álbuns como The fox, Ice on fire e Reg strikes back.

A publicação aborda ainda todos os discos das décadas de 1990 e dos anos 2000, como Made in England e Songs from the West Coast.Além de Chico Carlos, responsável pela articulação com pessoas de vários estados do país que participaram do projeto, estão presentes textos do jornalista Marcelo Abreu, do crítico musical José Teles, do historiador paraibano Elton Farias da Silva, do crítico paulista Victor Persico, do colecionador carioca Sylvio Edgard, além de vários outros nomes de estados como Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco.

Diário de Pernambuco

Luan Santana recebe alta e ficará em “repouso absoluto” após mal súbito

O cantor Luan Santana recebeu alta, neste domingo (2/6), após ter sofrido um mal súbito antes de um show em Divinópolis (MG), no sábado (1º). De acordo com a assessoria do artista, ele deve ficar em “repouso absoluto” na casa dele, em Alphaville (SP).

O artista faria um show em uma exposição rural. Segundo o Sindicato Rural de Divinópolis, organizador do evento, Luan Santana teve um mal súbito ao chegar no Aeroporto Brigadeiro Cabral e precisou ser transportado para um hospital em São Paulo.

A assessoria de Luan Santana informou que na última terça-feira (28), após sentir-se indisposto e febril, Luan submeteu-se a uma consulta médica no Hospital Albert Einstein, Unidade Alphaville, com o doutor Caio Godoy Rodrigues, que o orientou a suspender imediatamente todas as atividades para permanecer em descanso total.

“O artista, no entanto, insistiu em honrar a agenda de shows e se apresentou em Lages (SC), na quarta-feira (29), e em Votorantim (SP), na quinta (30). Mas no sábado, dia 1º/06, seguiu para Divinópolis (MG), onde ao pousar no aeroporto local voltou a sentir-se mal”, diz a nota.

Correio Brasiliense

Luan Santana é internado às pressas e cancela show

Na noite desse sábado (1º/6), Luan Santana teve um mal súbito e precisou ser socorrido às pressas. O cantor iria subir no palco da Divinaexpo, em Minas Gerais, quando apresentou o problema de saúde e precisou ser encaminhado, de helicóptero, para o Hospital Albert Einstein em São Paulo. As informações são do G1.

A notícia foi confirmada pela assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Divinópolis, organizadora do evento, neste domingo (2/6).

Segundo a empresa, Luan havia acabado de chegar no aeroporto da cidade, “necessitando imediatamente de transporte aéreo para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde segue internado, sob cuidados médicos”.

Diário de Pernambuco

Concurso desafia artistas negros a repensar o Brasil após o fim da escravização

E se, no dia 14 de maio de 1888, um dia após a abolição da escravização, fosse instaurada uma assembleia constituinte com participação equitativa da população negra? Esse dia que não existiu é o ponto de partida de um edital da Prefeitura do Rio de Janeiro para artistas de todo Brasil chamado Constituinte do Brasil Possível.

A ação cultural vai selecionar obras de dez artistas sobre um hipotético curso da história brasileira se a população negra tivesse tido participação ativa nas decisões políticas do País após assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Os projetos selecionados serão remunerados em R$ 4,5 mil e expostos no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, em outubro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por pessoas com idade a partir de 18 anos, pretas e pardas, em formulário online, até 26 de junho.

O projeto se chama Linha de Cor, iniciativa inédita que envolve pesquisa, educação e audiovisual realizados por pessoas negras. O resultado do edital será divulgado no site Linha de Cor e nas redes sociais do projeto no dia 15 de julho. Mais informações podem ser conferidas no edital.

As propostas artísticas podem adotar diversas linguagens, como pintura (em variados materiais), escultura, impressão 3D, gravura, fotografia, indumentária, artesanato, arte gráfica, xilogravura, poesia visual, arte postal, zine, performance, grafite, lambe-lambe, stencil, colagem, fotoperformance, artes integradas e outras não especificadas anteriormente.

A ideia é que os artistas pensem um outro País em um exercício de reformulação histórica. “Uma nação mais includente e possível a partir da abolição”, diz Mariana Luiza, idealizadora do projeto, diretora e roteirista de cinema.

Nesse sentido, o projeto pretende dar destaque a importantes abolicionistas, personagens negros que foram invisibilizados pela História, como, por exemplo, Maria Amanda Paranaguá, Tia Ciata, André Rebouças e José do Patrocínio.

Embora tenha posto fim à escravização, a legislação não previu medidas eficazes para reparar os mais de 300 anos de trabalho forçado. Além disso, a Lei Áurea não garantiu moradia, educação e saúde e os negros continuaram marginalizados. Em suas pesquisas, iniciadas em 2017, Mariana Luiza descobriu personagens históricos e políticos. “Foi aí que nasceu um desejo de trabalhar esse tema em uma outra linguagem e propor uma exposição de artistas negros que pudessem pensar junto com o nosso grupo de historiadores um outro País”, destacou Mariana.

As leis que estruturaram o racismo e marginalizaram a população negra no Brasil se fazem presentes desde a formação do País, passando pela primeira assembleia constituinte, em 1823, até a Constituição de 1988. Essa foi a conclusão a que Mariana chegou Sua busca já rendeu um projeto de pesquisa, uma instalação imersiva em Amsterdã, na Holanda, e a recente ação cultural, contemplada pelo Edital Pró-Carioca Diversidade Cultural, da Prefeitura do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

“Em 2023, ganhamos um edital da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura do Rio de Janeiro para fazer essa exposição. Em paralelo começamos a pesquisar a elaboração de um site”, afirmou sobre o portal que será lançado junto à exposição em outubro deste ano.

Os projetos contam com a colaboração de Thula Pires, professora de Direito da PUC, no Rio, e Ana Flávia Magalhães, professora de História da Universidade de Brasília e diretora do Arquivo Nacional.

Além dos projetos já lançados, Mariana Luiza usará as pesquisas na produção de um documentário. “Ainda está em desenvolvimento e captação. Estamos captando para produção, pretendendo iniciar em 2025?, afirmou. *Este conteúdo foi produzido em parceria com a Associação dos Produtores Audiovisuais Negros (APAN), grupo que promove o recorte racial na cadeia produtiva audiovisual (concepção, produção, distribuição e exibição).

Estadão Conteúdo

12