Projeto da Univasf ajuda na escolha profissional gratuitamente

profissão

(imagem ilustrativa)

Uma das primeiras grandes decisões que o jovem precisa fazer ao adentrar na vida adulta é a escolha profissional e esse costuma ser um momento angustiante por suscitar diversas dúvidas. São muitas opções de carreira e é preciso muito cuidado e informação ao fazer a escolha profissional. Para auxiliar os estudantes a partir do 2º ano do Ensino Médio, o Ceppsi (Centro de Estudos e Práticas em Psicologia) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está oferecendo um programa de Orientação Profissional.

Para participar, os interessados devem se inscrever presencialmente no Ceppsi, localizado no Campus Centro, em Petrolina (PE). Após a inscrição a equipe entrará em contato para agendar o primeiro encontro. São aproximadamente cinco a seis encontros semanais no Ceppsi, nos turnos da manhã ou tarde, de acordo com a disponibilidade dos inscritos e dos orientadores. Existe a possibilidade de a orientação ser realizada de forma individual ou em grupo. As orientações acontecem até o mês de novembro.

LEIA MAIS

Univasf e Prefeitura de Juazeiro entregam óculos de grau para alunos da rede municipal

(Foto: ASCOM)

A entrega dos óculos já beneficia 274 alunos. (Foto: ASCOM)

Cerca de 35 alunos da rede municipal do bairro Jardim Vitória/Penha foram beneficiados com óculos de grau na manhã desta terça-feira (28), por intermédio do programa ‘Saúde na Escola” que visa ofertar atendimento oftalmológico, exames e fornecimento de óculos gratuitos realizado nas edições da Caravana da Saúde nos bairros de Juazeiro.

A estudante Débora Laís, de 14 anos, uma das beneficiadas do programa, falou da importância do projeto. “Óculos de grau é muito caro e com o programa consegui adquirir. Tenho certeza que as dores de cabeça vão melhorar e vou conseguir estudar mais e melhorar minhas notas. Essa iniciativa é muito boa”, afirmou.

LEIA MAIS

Exposição “Uma nova fase, um novo olhar” aborda a beleza da terceira idade

exposição

A proposta do projeto era trabalhar a partir da PNL a auto estima de cada participante de maneira que elas se olhassem de uma forma diferente e se sentissem melhores e mais úteis. Foto: assessoria

Fotografias que abordam a beleza da terceira idade de forma poética, sorrisos e poses que revelam trajetórias de vida de pessoas que carregam consigo histórias, vivências e experiências, são registros feitos pelo fotógrafo Jason Ribeiro que compõem a exposição “Uma nova fase, um novo olhar”, produzidos a partir das atividades de um projeto de pesquisa do programa da Faculdade Aberta e Terceira Idade (FAT), da Universidade de Pernambuco(UPE). Em cartaz a partir de hoje (28), no Hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Centro, em Petrolina (PE), a mostra é aberta ao público e ficará em cartaz até 06 de julho, das 8h às 18h.

Resultado do projeto de pesquisa da estudante de Pedagogia e prattcioner em Programação Neurolingusitica (PNL) Tatiana Campos em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc), da Pró- Reitoria de Extensão da Univasf, a exposição traz fotografias que demostram a trajetória de cada participante no decorrer do projeto. São mais de 30 imagens, em tamanho 40cm x 60cm, que apresentam as mulheres nos momentos das aulas e das saídas ao parque e ao zoológico.

LEIA MAIS

Reitor da Univasf emite nota de pesar pelo falecimento de Isabel Cristina

julianeli

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino, publicou em sua rede social o pesar ela morte da professora e ex-deputada estadual Isabel Cristina (PT). Julianeli destacou a trajetória de luta da ex-deputada, bem como a trajetória política.

“A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lamenta profundamente o falecimento da ex-deputada estadual Isabel Cristina de Oliveira, ocorrido na manhã de hoje (22). É uma grande perda para Pernambuco e para Petrolina, onde atuou como professora, vice-prefeita e vereadora.

Presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT) em Petrolina, Isabel Cristina contribuiu para o progresso da região do Sertão do São Francisco, como uma das principais lideranças femininas. Durante sua trajetória na política, ela lutou a favor da causa sertaneja, da educação, do movimento das mulheres e contra o racismo.

Nesse momento de pesar, a Univasf se solidariza com os familiares e amigos de Isabel Cristina. Da mesma maneira que ela, a Universidade acredita no desenvolvimento do Sertão pernambucano por meio da educação, na luta pelos direitos das mulheres e contra a discriminação racial.”

Estudante de Engenharia de Produção da Univasf cria aplicativo com informações sobre a Universidade

aplicativo

A ideia de criar o aplicativo surgiu depois da criação de uma agência especializada em gestão de mídias sociais, a Kreskado./ Foto assessoria

Um estudante do colegiado de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) desenvolveu um aplicativo para celular com o objetivo de fornecer informações de fácil acesso sobre a instituição. O MinhaUni, criado pelo estudante João Neves Neto, foi lançado no dia 14 de junho e 570 pessoas já utilizam o aplicativo.

O MinhaUni apresenta informações sobre o cardápio dos restaurantes universitários, localizados nos campi Ciências Agrárias, Petrolina-Centro e Juazeiro (BA); as rotas do transporte estudantil intercampi; informações sobre os colegiados; bem como notícias e eventos publicados no site institucional. “Eu sempre quis ter acesso de maneira mais fácil a informações sobre os eventos da universidade ou o cardápio do restaurante universitário pelo celular”, afirma João Neves Neto.

LEIA MAIS

Univasf renova termo de cooperação para coleta seletiva nos campi Centro e Ciências Agrárias, em Petrolina e Juazeiro

coleta de lixo seletiva

Para o Diretor de Desenvolvimento Institucional, Clóvis Ramos, é importante que toda a comunidade acadêmica se conscientize sobre a importância de dar a destinação correta ao lixo.Foto: Internet

Com o objetivo de dar a destinação correta aos resíduos recicláveis, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) renovou o termo de cooperação técnica entre a ONG Ecovale do São Francisco, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Petrolina (Coomarca) e a Cooperativa dos Catadores de Petrolina Renascer para a realização de coleta seletiva de resíduos recicláveis nos campi da Universidade. A coleta seletiva acontece nos campi Centro e Ciências Agrárias, em Petrolina (PE), e no Campus Juazeiro (BA). Posteriormente, os outros campi da Univasf serão atendidos com a ação.

A Univasf espera contribuir com as práticas de sustentabilidade socioambiental e acolher a determinação do Governo Federal por meio do Decreto 5.940/2006 que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal.

Para o Diretor de Desenvolvimento Institucional, Clóvis Ramos, é importante que toda a comunidade acadêmica se conscientize sobre a importância de dar a destinação correta ao lixo. “A Univasf está mantendo uma política de destinação correta dos resíduos e ampliando a relação com a comunidade através das cooperativas de catadores, mas a comunidade acadêmica tem que fazer a sua parte não jogando lixo no chão e colocando cada material em seu devido lugar para que a ação se torne um sucesso”, aponta.

Os materiais coletados diariamente são depositados em contêineres cedidos pela Ecovale que estão instalados em locais estratégicos da Univasf. As cooperativas credenciadas recolhem estes resíduos uma vez por semana nos campi Petrolina – Centro e Juazeiro e de acordo com a demanda no Campus Ciências Agrarias.

Ascom

Presidente da CUBAPE repudia evento sobre a descriminalização da maconha que ocorreu na UNIVASF

Pedro Caldas, presidente da CUBAPE, repudia evento que ocorreu na UNIVASF

Pedro Caldas, presidente da CUBAPE, repudia evento que ocorreu na UNIVASF (Foto: Reprodução)

O Presidente da Central Única dos Bairros de Petrolina (CUBAPE), Pedro Caldas, repudiou de forma incisiva a realização do Sarau do Delom, que aconteceu ontem (17) na UNIVASF. O evento tinha como pauta principal a descriminalização do uso da maconha e chegou a ser investigado por possível apologia às drogas.

“As famílias petrolinenses não merecem essa afronta partindo de estudantes da Universidade Federal, pois nós sonhávamos ver nossos filhos formados, e não serem influenciados por alguns a cair no mundo terrível das drogas.”, disse Pedro.

Segundo o presidente da CUBAPE, a instituição tem feito palestras nos bairros de Petrolina (PE) combatendo o crack e outras drogas. No dia 08 de julho será realizada, às 9h, pela entidade uma Mesa Redonda sobre o Enfrentamento as Drogas. O local ainda não foi definido.

Durante o dia: jovem de 19 anos é atacada nas proximidades da Univasf em Petrolina por homem em um carro

Violence victim

Foto: ilutração

Na tarde desta quinta-feira (16), uma jovem de 19 anos foi parada por um homem, de aparentemente 28 anos, em um carro verde, nas proximidades da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para “pedir informações”. Entretanto, ele a agarrou a garota pelo braço e tentou forçá-la a entrar dentro do veículo.

Segundo informações da vítima, ela estava a caminho do shopping da cidade, quando foi abordada por um homem branco, de cabelo bem cortado e usa que aparelho, que parou o carro, baixou o vidro como quem queria pedir informações.

“Ele mandou eu ir para o lado do passageiro, para não correr o risco de algum carro me atropelar. Aí ele me deu boa tarde, perguntou meu nome, minha idade e disse que já tinha impressão de me conhecer ” contou a vítima.

LEIA MAIS

Univasf está com vaga de estágio aberta

Instituição diz que "reforça o coro das instituições que lutam pela restauração e fortalecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Foto:arquivo

Os interessados devem realizar a inscrição presencialmente na Proae, localizada no térreo do prédio da Reitoria da Univasf. /Foto:arquivo

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para uma vaga de estágio na Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae). Podem concorrer a vaga estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de produção.

Os candidatos devem estar matriculados a partir do 3º período em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições seguem até o dia 22 de junho.

LEIA MAIS

Óculos de grau são entregues a alunos da rede municipal de Maniçoba

Aluno concluindo exame de vista. (Foto: Reprodução)

Aluno concluindo exame de vista. (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (14), cerca de 23 alunos receberam óculos de grau, eles faziam parte da rede municipal de ensino e foram atendidos durante a Caravana da Saúde no distrito de Maniçoba pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco.

A ação integra também o “Programa de Saúde na Escola” que visa ofertar atendimento oftalmológico, realização de exames e fornecimento de óculos gratuitos. O agente de saúde, Manoel Neto, acompanhou a entrega dos óculos para seus dois filhos. “Esses óculos vão servir bastante para corrigir a visão dos meus filhos. Fico muito feliz com esse benefício”, disse.

LEIA MAIS

Nesta quarta-feira (15) serão abertas inscrições para o preenchimento de vagas ociosas da Univasf

univasf]

 

Nesta quarta-feira (15), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abrirá as inscrições para a etapa externa do Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas (PS-PVO 2015). As vagas, nesta segunda etapa do PS-PVO 2015, serão destinadas para as seguintes modalidades: Diplomado, Transferência Externa, Reingresso para complementação de estudos, Reintegração e Profissional do magistério da Educação Básica. São 548 vagas em 21 cursos ofertados pela instituição.

As inscrições seguirão até o dia 8 (oito) de julho, podendo ser feitas no Sistema de Inscrição em Processos Seletivos (PS) da Univasf. O período para a solicitação de isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 80,00, será de 13 a 16 de junho.

A documentação necessária e os requisitos para participar do processo seletivo estão disponíveis no Edital Nº 10/2016. Os documentos deverão ser anexados no PS em arquivos em formato PDF.

LEIA MAIS

Show dos grupos Matingueiros e Morão di Privintina serão realizados hoje (8) na Orla II de Juazeiro

O show é gratuito e aberto a toda à comunidade/Foto: Portal da Univasf

O show é gratuito e aberto a toda à comunidade/Foto: Portal da Univasf

Para encerrar a programação do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), que acontece na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), os grupos Matingueiros e Morão di Privintina se apresentam na Orla II de Juazeiro (BA), na noite de hoje (8), a partir das 20h. A apresentação irá proporcionar às pessoas presentes a oportunidade de conhecerem tradições musicais da região. O show é gratuito e aberto a toda à comunidade.

As apresentações do grupo Matingueiros, criado em Petrolina (PE) em 1999 e influenciado pela cultura popular do Nordeste, contam com músicas e coreografias para ritmos tradicionais, como ciranda, coco, samba de véio, maracatu, xaxado e frevo, entre outros. De acordo com o músico e produtor do Matingueiros, Wagner Miranda, o show desta noite será composto por canções dos últimos três álbuns e algumas do mais recente trabalho intitulado “Capitanear”.

Já o grupo Morão di Privintina, da cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), foi criado em 1998 pelo cantor e compositor Paulo Araújo e pelo poeta João Filho. A proposta do grupo é expressar a oralidade marcante da Região do Médio São Francisco, através da música e da poesia.

LEIA MAIS

Nota da Reitoria da Univasf pela restauração e fortalecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Instituição diz que "reforça o coro das instituições que lutam pela restauração e fortalecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Foto:arquivo

Instituição diz que “reforça o coro das instituições que lutam pela restauração e fortalecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Foto:arquivo

A Universidade Federal do Vale do São Francisco emitiu nesta quinta (02), em seu portal, uma nota sobre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Veja abaixo:

A Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), primeira instituição implantada a partir de 2004 no exitoso processo de interiorização das Universidades Federais pelo país, vem tornar pública a sua preocupação à recente fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações.

Esta ação representa um retrocesso colossal e uma afronta ao trabalho de ícones da ciência nacional, como José Leite Lopes e tantos outros que lutaram por um órgão que apoiasse o desenvolvimento científico e tecnológico como ferramenta voltada ao florescer da soberania nacional.

LEIA MAIS

Palestra discute neoliberalismo na universidade pública

neoliberalismo

Com o título “O neoliberalismo na Universidade Pública: o pensamento de Noam Chomsky”, será ministrada nesta sexta-feira (3), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), mais uma palestra do projeto de extensão “Colóquios na Univasf”. O evento acontecerá às 16h, no auditório do Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais (IPCM), Campus Juazeiro (BA). A participação no colóquio é gratuita e aberta a toda a comunidade.

O projeto é coordenado pelo professor do Colegiado de Engenharia Elétrica Helinando de Oliveira e tem como objetivo discutir a ciência e todos os aspectos sociopolíticos e culturais envolvidos na produção do conhecimento. Durante o colóquio desta semana, serão apresentadas as ideias do pensador Noam Chomsky e a sua abordagem sobre a influência do neoliberalismo nos diversos ramos da sociedade, principalmente no que se refere à universidade pública.

LEIA MAIS

Crianças da rede municipal passam por atendimento oftalmológico em Juazeiro

 

oftamologia

O atendimento médico aos alunos da rede municipal faz parte do Programa Saúde na Escola

Mais de 55 crianças em idade escolar passaram nesta quarta-feira (02), por atendimento oftalmológico durante a Caravana da Saúde, programa realizado em Juazeiro, Norte da Bahia. A vigésima primeira edição da Caravana ocorreu na Unidade de Saúde do CAIC, no bairro Malhada da Areia.

O atendimento médico aos alunos da rede municipal faz parte do Programa Saúde na Escola e tem a parceria da Univasf – Universidade do Vale do São Francisco. Após passarem pela consulta com o oftalmo, as crianças foram beneficiadas com óculos de grau e tiveram a opção de escolherem o tamanho e formato da armação.

LEIA MAIS