SESAU informa negatividade para o caso de Difteria notificado em outubro na cidade de Juazeiro

SESAU informa resultado negativo para caso de Difteria notificado na região. (Foto: ASCOM)

Por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro (BA), esclarece que, diante do caso notificado de suspeita do agravo Difteria informado por uma Unidade Hospitalar da região no mês de outubro, o referido exame apontou resultado NEGATIVO para Difteria, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde através do Núcleo Regional de Saúde Norte.

A SESAU informa ainda que todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde estão sendo adotadas e que  tem atuado em parceira com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, com apoio do Núcleo Regional Norte de Saúde.

Atendimento na UBS do bairro Itaberaba está suspenso nessa quinta-feira (18)

(Foto: Ascom/PMJ)

O atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Itaberaba, em Juazeiro está suspenso nessa quinta-feira (18), devido a um serviço da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) na comunidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU), a companhia precisou desligar a energia desde às 9h, até às 17h de hoje.

Sem energia na UBS o expediente foi suspenso pela SESAU. Dessa forma, os atendimentos na unidade serão retomado apenas na sexta-feira (19).

Setembro Amarelo: Prefeituras de Juazeiro e Petrolina aderem à campanha de prevenção ao suicídio

(Foto: Divulgação)

Setembro é destinado à prevenção do suicídio no país, através da campanha ‘Setembro Amarelo’ e as Prefeituras de Juazeiro e Petrolina estão com uma programação especial durante essa semana. Aqui na cidade pernambucana, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) desenvolve atividades sobre a importância do diálogo e da informação, visitando escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já em Juazeiro, a Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) começa na terça-feira (11) ações de capacitação aos profissionais da rede pública. A programação segue na quinta-feira (13), quando os Agentes Comunitários de Saúde participarão de uma palestra e na próxima semana, serão os Agentes de Endemias o público alvo.

O suicídio é considerado problema de saúde pública e não deve ser tratado como tabu. Quem estiver precisando de ajuda pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), através do 188. Essa rede presta apoio emocional aos brasileiros, através do trabalho de voluntários.

Caravana da Saúde chega ao bairro João XXIII

(Foto: Ascom)

A edição desta quarta-feira (22) do programa Caravana da Saúde, em Juazeiro (BA) atenderá os moradores do bairro João XXIII. Essa será a 131ª edição da iniciativa criada há três anos para diminuir as demandas acumuladas na saúde municipal.

Durante toda manhã serão realizados atendimentos gratuitos nas áreas de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, ginecologia, atendimento clínico, além de exames laboratoriais, eletrocardiogramas e atualização do recadastramento do Bolsa Família pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), através da Estação Cidadania.

Segundo a Secretaria de Saúde (SESAU), em três anos o programa já soma mais de 30 mil atendimentos, na sede e interior de Juazeiro.

Secretaria afirma que está em busca da resolução do impasse sobre construção de UBS no povoado de Campos

Após os moradores do povoado de Campos, no distrito de Maniçoba, em Juazeiro (BA), emitir nota reivindicando a construção de uma Unidade Básica de Saúde no distrito, a prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) se posicionou.

Segundo nota enviado a este blog, a SESAU informou que “está atenta às necessidades dos moradores da comunidade para com a UBS de Campos e está buscando a resolução desse impasse”.

Confira a íntegra da nota

A Secretaria Municipal da Saúde informa que a construção da UBS de Campos faz parte do projeto Requalifica UBS e abrange a construção de 14 Unidades Básicas de Saúde sendo que destas, o município de Juazeiro já entregou 12 unidades.

 O repasse financeiro realizado pelo Ministério da Saúde é feito individualmente para cada UBS, realizando o parcelamento do repasse em três pagamentos:  a primeira na aprovação do projeto, a segunda quando o município inicia a obra e o restante somente quando concluída a obra.  

A SESAU está atenta às necessidades dos moradores da comunidade para com a UBS de Campos e está buscando a resolução desse impasse”.

Paciente que esperava por cirurgia há sete anos morre em Juazeiro, Prefeitura se pronuncia

(Foto: TV São Francisco/Reprodução)

Josilene dos Santos, moradora de Juazeiro (BA) aguardava há sete anos por uma cirurgia cardíaca, mas ela nunca chegou a ser submetida ao procedimento. Na quinta-feira (2) Josilene morreu depois de sofrer quatro paradas cardíacas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Ela teria passado mal na tarde de quarta-feira (1º) e foi encaminhada à UPA por um vizinho. Desde 2011 ela lutava pelo agendamento de sua cirurgia, quando foi diagnosticada com miocardiopatia, problema no coração. Familiares de Josliene creditam à demora a causa de sua morte.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) informou ao Blog Waldiney Passos que a cirurgia que Josilene precisava não é feita no município e a pasta já havia solicitado o procedimento à Salvador, junto à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Confira a resposta da SESAU:

LEIA MAIS

Juazeiro: profissionais da saúde bucal recebem capacitação dentro do Julho Amarelo

O mês de julho é marcado pelo combate das Hepatites Virais e a Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) promove nesta quarta e quinta-feira (18 e 19) uma capacitação a profissionais da saúde bucal, a fim de orientar esse grupo sobre a maneira de diagnosticar esses problemas de saúde.

A capacitação acontecerá no auditório do Centro de Saúde III, localizado no Bairro Angary no período da manhã. No dia 26 de julho, a Praça 15 de Julho (ao lado do Paço Municipal) recebe o dia D de ações com testes rápidos, distribuição de preservativos e orientações.

Febre, cansaço, tontura, enjoo e vômito são alguns dos sintomas das hepatites e devem servir de alerta aos pacientes.

“Reforçamos ainda os cuidados como o não compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, pinças ou escovas de dentes e o uso de camisinha durante a relação sexual”, afirmou a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.

Profissionais da rede municipal de saúde de Juazeiro participam de capacitação sobre diabetes

(Foto: ASCOM)

Entre os dias 17 e 19 de julho as equipes de saúde da família, que atuam na Rede de Atenção Básica de Juazeiro, participam da Capacitação do Cuidado e Educação em Diabetes. A iniciativa é do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA), com o auxílio da Secretaria da Saúde do município, que estará encaminhando os profissionais da rede para participar do curso, que acontece no auditório 1 e 2, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro.

A capacitação vai ser ministrada por profissionais da área da saúde do Estado da Bahia que irão abordar o conceito de diabetes, como realizar o diagnóstico e metas do tratamento da doença.  Além disso, o curso conta com orientação nutricional em diabetes. Os participantes também ampliarão ainda mais o conhecimento sobre mapas de glicemia, interpretação de resultados e possíveis intervenções.

A SESAU informa que, mesmo com os profissionais participando da capacitação, as unidades de saúde estarão abertas normalmente com os demais serviços, exceto atendimento clínico e de enfermagem. “A diabetes é uma enfermidade que vem crescendo anualmente e atingindo diversos públicos, desde o infantil ao adulto. Através dessa capacitação poderemos ampliar os conhecimentos e os diagnósticos poderão ser mais precoces”, explicou Fabíola Ribeiro, Secretária de Saúde.

SESAU divulga calendário de vacinação antirrábica em Juazeiro

A campanha de vacinação antirrábica em Juazeiro (BA) já começou e 12 mil doses estão disponíveis na rede municipal. A Secretaria de Saúde (SESAU) divulgou hoje (13) o calendário de imunização nos bairros. É necessário que os donos de cães e gatos protejam seus animais.

Animais de rua também serão imunizados pelas equipes de saúde, para evitar a transmissão da raiva dos cães e gatos aos humanos. Pelo calendário da Prefeitura de Juazeiro, na segunda-feira (16), a equipe estará no bairro Piranga, no antigo Posto Policial.

Ao longo da semana outros bairros serão visitados, com as vacinas disponibilizadas das 8h às 12h. No sábado, a vacinação acontece no Núcleo de Combate às Endemias, na Rua Visconde do Rio Branco, nº 6, Centro.

LEIA MAIS

SESAU afirma que paciente com câncer no esôfago fará exames amanhã (11)

Homem tem câncer no esôfago e precisa de tratamento de quimioterapia.

Na segunda-feira (11) o Blog Waldiney Passos publicou a história de Ronaldo da Silva, mais conhecido como Sonso. Ele tem câncer no esôfago e há mais de 15 dias aguarda para realizar exames na rede pública. Depois da matéria publicada no blog a Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) informou por nota que o paciente já está agendado.

LEIA TAMBÉM:

Morador de Juazeiro, com câncer no esôfago, espera há mais de quinze dias autorização da Secretaria de Saúde para fazer exames

Os exames que Ronaldo precisa fazer serão realizados a partir das 8h desta quarta-feira (11), no Hospital Universitário de Petrolina. De acordo com a SESAU, a demora na marcação foi consequência da falta de alguns documentos de Sonso.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde em Juremal realiza mais de 170 atendimentos

(Foto: Ascom/PMJ)

A primeira Caravana da Saúde de junho contemplou os moradores do Distrito de Juremal na quarta-feira (6). De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU), foram realizados 174 atendimentos na 122ª edição do programa criado para atender demandas acumuladas nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Durante a manhã foram ofertados serviços nas áreas de endocrinologia, cardiologia, ortopedia, odontologia, atendimento clínico, realização de exames laboratoriais e eletrocardiogramas. Além disso equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) também levaram os serviços de cidadania ao distrito.

A vice-prefeita de Juazeiro, Dulce Ribeiro acompanhou a ação e comentou sobre o serviço. “Já presenciei inúmeros casos de pacientes com doenças que se tivessem sido tratadas a tempo não tinham deixado sequelas. Quando nós falamos que o cuidado tem que ser diário é porque ele começa em casa, com uma qualidade de vida, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e acima de tudo a responsabilidade individual de quando procurar a Unidade de Saúde relatar todo e qualquer desconforto que sinta”, disse ela que é médica.

SESAU funcionará em novo prédio, confira o novo endereço

(Foto: Ascom/PMJ)

Quem precisar dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro devem estar atentos ao novo endereço. Durante essa semana as equipes estão trabalhando na mudança para a Avenida Adolfo Viana, no Shopping Água Center (antigo prédio do SAC).

A mudança, justifica a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, foi feita para garantir mais comodidade aos juazeirenses. “Pedimos a compreensão da população e nossos esforços são para garantir qualidade e comodidade no atendimento. O prédio da prefeitura não dispõe de acessibilidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais e isso estava se transformando em transtorno para nós, prestadores de serviços e mais ainda para o usuário do serviço. Em breve estaremos divulgando a data de inauguração, esse primeiro momento é para conscientizar e alertar sobre a mudança”, explicou.

A SESAU funcionava na Praça Barão do Rio Branco, área central da cidade. O novo espaço será mais acessível aos deficientes e deverá atender a uma maior demanda de solicitações diárias.

Prefeitura de Juazeiro afirma que paralisação nas rodovias afeta TFD em Salvador e abastecimento de oxigênio na rede municipal 

(Foto: Ascom/PMJ)

A paralisação dos caminhoneiros que já dura três apresentou consequências no transporte coletivo de Petrolina e também afetou os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Juazeiro. De acordo com o município baiano, com a manifestação nas estradas não foi possível realizar o abastecimento alimentício da casa do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), em Salvador.

Outro segmento da saúde afetado foi o abastecimento de oxigênio na rede de Juazeiro. O caminhão responsável pelo serviço não conseguiu chegar ao município, já que está preso nos bloqueios e o atendimento está garantido somente até a sexta-feira (25), com o estoque disponível na cidade.

Os caminhoneiros em todo país se mobilizaram contra o aumento no preço dos combustíveis e tanto na Bahia quanto em Pernambuco as rodovias foram bloqueadas desde a segunda-feira (21). A Ponte Presidente Dutra chegou a ser interditada em protesto, no início da semana.

Caravana da Saúde atenderá bairro Jardim Flórida na quarta-feira (9)

(Foto: Ascom)

A 118ª edição da Caravana da Saúde chega ao bairro Jardim Flórida nessa semana. De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU), serão oferecidos atendimentos de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico.

Durante essa edição, que acontece na quarta-feira (9), a comunidade também será contemplada com a realização de exames laboratoriais e de programas sociais, como o Bolsa Família, através da Estação Cidadania, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

Especialmente nesse mês, a equipe de educação no trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) realizará uma palestra para conscientizar a população local sobre a campanha do Maio Amarelo. Esse já é o terceiro ano do programa Caravana da Saúde, cuja função é desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS) em Juazeiro.

SESAU emite nota sobre a situação do Sanatório Nossa Senhora de Fátima em Juazeiro

(Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Juazeiro emitiu uma nota a imprensa, onde afirma que realizou o pagamento aos serviços prestados pelo Sanatório Nossa Senhora de Fátima, na última segunda-feira (30), véspera de feriado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), a instituição ainda está em débito tributário com o município, fato esse responsável pelo não cumprimento do contrato firmado.

Segundo a nota, a Prefeitura não está retendo os pagamentos e sim aguardando a quitação das dívidas do Sanatório. Recentemente a administração do Nossa Senhora de Fátima utilizou as redes sociais para criticar o abandono do município, devido a falta de recursos financeiros do Poder Executivo.

Confira a nota emitida pela Prefeitura:

LEIA MAIS
21222324