Juazeiro: dos três casos de dengue notificados, dois continuam em análise

(Foto: Salmo Duarte/Agencia RBS)

As notificações de casos de dengue na Bahia preocupam o Governo do Estado, tanto que na última semana a secretaria de Saúde (Sesab) emitiu um alerta a 55 municípios para que intensifiquem o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti e capacitem as equipes de saúde básica.

No interior do Estado, Casa Nova, Campo Alegra de Lourdes, Curaçá, Jacobina, Juazeiro e Remanso são alguns dos municípios listados pela Sesab. O Blog Waldiney Passos entrou em contato com todos as prefeituras mencionadas, em busca de informações sobre o combate ao mosquito da dengue e somente a de Juazeiro nos retornou.

LEIA TAMBÉM:

Governo da Bahia emite alerta a municípios sobre casos de dengue

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde (SESAU), os trabalhos de combate ao mosquito da dengue acontecem diariamente, com visita domiciliar, orientações aos moradores. “O trabalho também é de equipar os Agentes de Combates as Endemias para que o combate aos focos seja feio com mais precisão”, disse a pasta através de nota.

LEIA MAIS

Juazeiro registra casos de acidentes com animais peçonhentos, SESAU orienta população sobre cuidados

O período de calor e férias escolares é uma mistura perigosa, tendo em vista que o aparecimento de animais peçonhentos tende a crescer. Em Juazeiro (BA) a secretaria Municipal de Saúde (SESAU) registrou três acidentes com escorpiões, aranhas e lagartas somente nos 25 primeiros dias do ano e fez um alerta a comunidade.

“É importante que os moradores estejam sempre atentos, busquem isolar frechas de portas, mantenham os ralos de asa fechados, não acumulem lixo ou joguem entulho em locais impróprios, mantenham os quintais limpos. Os cuidados começam de maneira individual, mas também são coletivos”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.

Ações como evitar jogar lixo em terrenos baldios é um dos meios de prevenção. Na cidade baiana somente em 2017 foram registradas 34 ocorrências por picada de escorpião e em 2018 o número saltou para 85. Em caso de picadas Tatiane dá algumas orientações.

“É importante lavar o local com água e sabão e buscar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima da residência para os cuidados com um profissional. Se o fato ocorrer no final de semana é preciso buscar um dos serviços de saúde 24h no município. Outro ponto importante é prestar atenção às características do animal e na hora do atendimento com o médico descrever como era o animal, isso facilita para o profissional saber a gravidade e qual a medicação apropriada”, concluiu.

Em nota, SESAU afirma estar adotando providências sobre caso de negligência do SAMU

(Foto: ASCOM)

Mais cedo o Blog Waldiney Passos mostrou uma denúncia feita pela família de Pedrina Delmondes Santos, de 38 anos. Ela foi atropelada na noite de sábado (19) em Juazeiro, mas teve o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) negado.

Procurada pela nossa equipe a Prefeitura de Juazeiro se manifestou através de nota. A secretaria de Saúde (SESAU) informou que “iniciou apuração interna sobre o ocorrido” e que de pronto “foi possível verificar que não havia ausência de macas no momento em que transcorreu o fato”.

LEIA TAMBÉM:

Mulher é atropelada em Juazeiro, mas SAMU nega atendimento alegando falta de maca

Ainda de acordo com a SESAU, a pasta está tomando providências cabíveis “para apuração de responsabilidades e, caso seja constatada a negligência, irá proceder às devidas sanções” contra a servidora que atendeu a ocorrência. Pedrina Santos segue internada no Hospital Universitário de Petrolina, após ter sido socorrida por populares.

Confira a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Caravana da Saúde incia ações de 2019 no bairro Tabuleiro

(Foto: ASCOM)

Os moradores do bairro Tabuleiro, em Juazeiro (BA) serão os primeiros contemplados na Caravana da Saúde de 2019. Nesta quarta-feira (9) as equipes da secretaria de Saúde (SESAU) estarão na comunidade ofertando consultas com cardiologista, endocrinologista, ortopedista, ginecologista e dentista.

A comunidade poderá ainda realizar exames laboratoriais e de eletrocardiograma, bem como atualizar o cadastro do Bolsa Família na Caravana da Cidadania, da SEDES.

O Programa Caravana da Saúde foi criado em 2016 e contabiliza mais de 30 mil atendimentos em 148 edições, conseguindo zerar demandas acumuladas na SESAU.

Juazeiro: SESAU afirma que paciente recebeu atendimento adequado no Hospital Materno Infantil

(Foto: Reprodução/Internet)

Na sexta-feira (21) o Blog mostrou o relato de uma gestante que buscava atendimento no Hospital Materno Infantil de Juazeiro (BA). Sheila Tamires Almeida Alves relatou ter pré-eclâmpsia e pressão alta, contudo aguardou por mais de oito horas até receber atendimento.

Em nota a Prefeitura de Juazeiro, através da secretaria de Saúde (SESAU) relatou que a paciente “foi avaliada pela enfermeira obstetra que não diagnosticou sinais de gravidade e nem trabalho de parto ativo. Em virtude da alteração de pressão, foi internada pelo obstetra para definição do parto e avaliação clínica. Manteve-se com pressão controlada após iniciada medicação”.

LEIA TAMBÉM:

Gestante reclama de atendimento na Maternidade de Juazeiro

A respeito dos problemas no atendimento enfrentados na unidade a SESAU ressaltou que o Hospital Materno está super lotado, com todos os 62 leitos ocupados “e com isso dificultando a qualidade na prestação do serviço”. Confira a seguir a nota na íntegra:

LEIA MAIS

SESAU entrega duas novas ambulâncias sociais para atender distritos de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Na manhã desta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal da Saúde entregou duas novas ambulâncias sociais para atender às demandas e necessidades dos moradores dos distritos de Itamotinga e Maniçoba. Estiveram representando os referidos distritos os vereadores Hélio e Reinaldo Sabino.

As duas novas ambulâncias foram adquiridas através do repasse de verba feito pelo Ministério da Saúde com contrapartida do município, ao todo cada ambulância custou R$ 83.500 reais. As ambulâncias serão utilizadas para o transporte de moradores das comunidades até a sede de Juazeiro para atendimento especializado, tratamento e demais procedimentos que sejam necessários.  

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro convoca médicos aprovados em seleção simplificada

(Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Juazeiro publicou no Diário Oficial de sexta-feira (14) o edital convocatório nº 025/2018 da seleção simplificada realizada nesse ano, para contratação de profissionais temporários. A nova lista de aprovados inclui médicos que deverão ocupar cargos na rede municipal de saúde.

Os cinco médicos convocados deverão comparecer nesta terça-feira (18) à sede da secretaria de Saúde (SESAU), no setor de Recursos Humanos (RH), que fica localizada na Rua 15 de julho, Centro da cidade. Os documentos pessoais dos candidatos devem ser entregues entre 8h30 e 12h ou das 14h30 às 18h.

A contratação tem duração de até 12 meses. Os profissionais foram chamados após alterações na equipe de profissionais, gerada, de acordo com a SESAU, pelo fim do programa Mais Médicos.

SESAU altera Caravana da Saúde para Distrito de Itamotinga

(Foto: ASCOM)

A Caravana da Saúde desta quarta-feira (12) foi alterada do bairro São Geraldo para o distrito de Itamotinga, zona rural de Juazeiro. A secretaria de Saúde (SESAU) informou que todos os serviços previstos no programa serão ofertados na comunidade.

Durante toda manhã os moradores de Itamotinga poderão se consultar com profissionais das áreas de ortopedia, ginecologia, endocrinologia e odontologia. Também serão realizados exames laboratórios, eletrocardiograma e atendimento com clínico geral.

Conforme anunciado previamente, a secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), estará realizando a atualização do cadastro do  Bolsa Família no local.

Caravana da Saúde atenderá moradores do São Geraldo nesta quarta (12)

(Foto: Ascom)

Em sua 147ª edição a Caravana da Saúde visita o bairro São Geraldo, nesta quarta-feira (12). O programa criado pela Prefeitura de Juazeiro oferecerá atendimentos gratuitos em diversas especialidades.

De acordo com a secretaria de Saúde (SESAU), haverá atendimento de ortopedia, ginecologia, endocrinologia, odontologia e cardiologia. Também serão realizados exames laboratórios, eletrocardiograma e atendimento com clínico geral.

Além disso uma equipe da secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), estará realizando a atualização do cadastro do  Bolsa Família no bairro. O programa municipal foi criado há mais de dois anos para desafogar as demandas suprimidas na saúde municipal.

Em nota Prefeitura de Juazeiro lamenta morte de servidor da SESAU

(Foto: Ilustração)

A Prefeitura de Juazeiro (BA) emitiu uma nota de pesar lamentando o falecimento de José Carlos Ferreira, servidor da secretaria de Saúde (SESAU). Ele morreu nessa sexta-feira (7) em decorrência de um câncer.

Lotado na SESAU, José Carlos era auxiliar operacional. Em nota a Prefeitura “se solidariza com os familiares e amigos” do servidor. O Blog não foi informado a respeito do sepultamento de José.

Saída de médico cubano do Mais Médicos afeta atendimento em Juazeiro, afirma SESAU

(Foto: ASCOM)

Juazeiro (BA) está entre as 1.500 cidades nas quais os médicos cubanos atuavam no país. Com a saída dos profissionais a secretaria de Saúde (SESAU) afirma que o atendimento está comprometido pela falta de médicos.

Apesar de apenas um profissional atuar na rede municipal, com a saída do mesmo, seis médicos precisaram migrar no novo edital do programa federal, deixando Programa de Saúde da Família.

“Ainda temos uma carência de médicos para atender toda a nossa demanda. Praticamente triplicamos o número de profissionais contratados nos últimos anos, mas nos últimos processos seletivos não temos conseguido preencher todas as vagas”, disse a secretária de Saúde Fabíola Ribeiro.

Ainda segundo a secretária, a pasta já está buscando medidas para amenizar a situação. “Não será fácil, mas estamos procurando caminhos para não desassistir nossa população. Faremos contratações emergenciais até que tenhamos o novo concurso, programado para o primeiro semestre de 2019”, explicou.

Juazeiro: Sesau realiza capacitação para servidores do município com o tema ‘Enfrentando a Ansiedade’

(Foto: ASCOM)

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (BA), através da gerência de humanização, está investindo cada vez mais na saúde dos seus profissionais e na última sexta-feira (30), em parceria com a “Reabilitar e Saúde”, realizou uma capacitação com o tema ‘Enfrentando a Ansiedade’. O encontro que teve como finalidade melhorar a qualidade de vida do servidor, aconteceu no Centro de Saúde III, bairro Angari.

O curso contou com a participação do fisioterapeuta Danillo Fernandes, que realizou exercícios de alongamentos e de fisioterapias com os servidores presentes. “É gratificante participar deste evento para falar um pouco sobre os fatores que podem causar a ansiedade bem como da incidência de trabalhadores que se deparam tanto com ansiedade como depressão. Também mostrar o que pode ser feito para evitá-las proporcionando melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho do servidor”, frisa.

Para a agente comunitária de saúde, Magda Aparecida Xavier, a capacitação prepara os servidores para enfrentar as dificuldades que surgem no dia a dia, tanto no âmbito profissional como pessoal. “O evento para mim é gratificante por ser algo novo na nossa rotina de trabalho e estimula o nosso serviço. Com essa capacitação oferecida pelo setor de humanização soltamos as nossas emoções, tanto de privilégio em relação ao trabalho quanto às dificuldades que enfrentamos em vários aspectos do no nosso dia a dia”, ressalta Magda.

Sesau realiza 150 atendimentos dentro das ações do “Dezembro Vermelho” no Mercado do Produtor de Juazeiro

Durante a ação, foram realizados 150 testes, com um caso confirmado de HIV, um de hepatite C e quatro casos de Sífilis. (Foto: ASCOM)

Foi com muita movimentação no Mercado do Produtor que nesta sexta-feira (30) a Secretaria da Saúde iniciou suas atividades em alusão ao “Dezembro Vermelho”, mês de combate e prevenção ao vírus HIV e as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

A programação contou com a realização de teste de glicose, aferição de pressão arterial, atendimento médico, exames, testes rápidos de IST’s e HIV, além de distribuições de panfleto explicando a respeito das IST’s e sobre o uso dos preservativos, feminino e masculino. Ao todo foram realizados 150 testes, com um caso confirmado de HIV, um de hepatite C e quatro casos de Sífilis, todos foram orientados pela equipe e vão iniciar o tratamento gratuito pela rede SUS.

LEIA MAIS

SESAU realiza abertura do “Dezembro Vermelho” no Mercado do Produtor de Juazeiro 

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

Nesta sexta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (BA) iniciará as atividades em alusão ao mês de luta contra a AIDS. Com isso, uma equipe do Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA) estará realizando testes rápidos para rastreamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) gratuitamente no Mercado do Produtor de Juazeiro.  A ação abre a programação do “Dezembro Vermelho”, campanha nacional que visa intensificar as ações de prevenção à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde Tatiane Malta, serão realizados testes para HIV, Sífilis e Hepatites. “Realizaremos também atividades de orientação com panfletagem e distribuição de preservativos, com o objetivo de estimular a prevenção dessas doenças. O Mercado do Produtor é um importante centro de distribuição de frutas da cidade, tendo uma intensa movimentação de pessoas de vários Estados e quanto mais divulgarmos os meios de prevenção mais informados o público ficará sobre os riscos ocasionados pelas IST’s”, explicou.  

LEIA MAIS

Prefeitura convoca beneficiários do Bolsa Família para acompanhamento nas unidades de saúde em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Beneficiários do Bolsa Família que moram em Petrolina (PE) devem ficar atentos: para continuar recebendo o benefício, é necessário  que todos os membros das famílias sejam acompanhados por uma equipe de saúde do bairro onde residem. Para isso, é preciso que cada familiar tenha o seu Número de Inscrição Social (NIS) e cadastros atualizados até o próximo dia 14 de dezembro, quando o sistema para inserção de dados será fechado.

Com o intuito de viabilizar a atualização de cadastro ou a consulta do NIS individual, já que agora é obrigatório que cada membro das famílias beneficiadas tenha o seu próprio número, a Secretaria de Saúde (SESAU), em parceria com o Casa Bolsa está fazendo um mutirão nas unidades de saúde de acordo com um cronograma disponibilizado pela SESAU. Os usuários devem comparecer à unidade do bairro no dia marcado para realizar a verificação de peso, altura e caderneta de vacinação, além dos  documentos pessoais de todos os familiares.

LEIA MAIS