Mulher passa mal durante sessão na câmara de vereadores de Petrolina quando vereadores discutiam situação da saúde no município

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Gabriel Menezes (PSL) tinha acabado de chamar a atenção para o atendimento recorde de pacientes que a UPA-24h fez durante o mês de março (mais de 10 mil), quando uma senhora que estava na plateia da câmara de vereadores de Petrolina (PE), teve uma crise de epilepsia, durante a sessão desta terça-feira (17). A mulher foi acomodada ali mesmo enquanto se restabelecia e a reunião foi interrompida por alguns instantes.

No retorno, o fato aumentou o debate entre os vereadores. O vereador Gilberto Melo (PR), que é presidente da comissão de saúde da câmara, disse que é preciso “apertar” mais os hospitais e o ministério público para tentar resolver o problema da superlotação.

“A gente precisa sabe o que está acontecendo. Nós sabemos da superlotação, mas precisamos fazer alguma coisa para intervir nessa situação”, afirmou o vereador.

A vereadora Cristina Costa (PT), disse que é preciso ter uma reunião firme com o executivo municipal, estadual e federal para se encontrar uma solução para o atendimento nos hospitais de Petrolina. A vereadora contou que para fazer com que o Hospital Universitário atendesse uma senhora que veio da cidade de Dormente com trombose foi preciso usar uma estratégia.

“A prefeita enviar a paciente em uma ambulância e a família aguardou ao lado do River Shopping. De lá, a mulher foi tirada da ambulância, colocada em um carro e ela deu entrada no Hospital Universitário no regime de urgência e sem falar que ela estava internada eles não recebem porque não tem vaga. A população está sendo sorteada. Ter a sorte de quem viver e de quem vai morrer”, alertou a vereadora.

Outros vereadores se manifestaram sobre o problema e ficaram de buscar uma saída para tentar amenizar o problema da superlotação dos hospitais de Petrolina.

UPA 24hs de Petrolina atendeu mais de 10 mil pacientes no mês de março; foi o maior número de atendimentos desde a inauguração

(Foto: ASCOM)

A Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24hs/IMIP) alcançou seu recorde histórico no mês de março com 10.906 atendimentos, sendo 10.387 relacionados à urgência e emergência de clínica médica e 519 referentes aos atendimentos de urgência e emergência odontológica.

O número corresponde a 150% da meta contratual. “Por mês, recebemos uma média de 7 a 9 mil pacientes. Mas, em março realmente alcançamos o maior número desde a inauguração da UPA em 2013”, ressalta a coordenadora geral da Unidade, Ana Beatriz Mota Aguiar.

Desse total, 80% entrou na classificação de risco verde (pouco urgente). “É comum isso acontecer. A UPA sempre acaba atendendo muitos casos que deveriam ter como referência a atenção básica, enquanto que o nosso perfil é de atenção intermediária à saúde”, reforça a coordenadora.

Ainda com relação aos dados de março, vale destacar, que mesmo com o número recorde de atendimentos, o serviço alcançou 97,9% de resolutividade e que 69% dos usuários classificaram o serviço como bom e excelente.

“A gente acredita que isso seja reflexo de um trabalho sério de 292 funcionários e do padrão de atendimento ofertado na Unidade. Ficamos felizes com esses resultados, pois, mesmo trabalhando acima da nossa meta, conseguimos manter a qualidade do serviço”, avalia Ana Beatriz.

Prefeitura de Petrolina reforça combate ao Aedes aegypti com palestras em empresas

(Foto: ASCOM)

Conscientizar a população sobre os perigos que o mosquito Aedes aegypti causa é uma das formas mais eficientes de combatê-lo, e, por isso, a Prefeitura de Petrolina (PE) promove diversas ações educativas junto à comunidade. Um exemplo disso foi a palestra ministrada aos colaboradores da empresa PEPSICO/AMACOCO no bairro João de Deus, zona oeste da cidade.

O setor de Endemias promoveu uma apresentação abordando os principais temas relacionados ao assunto, como identificação dos sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika), além da prevenção e eliminação de locais propícios à proliferação de larvas. Os agentes de combate às endemias distribuíram panfletos informativos e realizaram vistorias na empresa em busca de focos.

De acordo com a gerente de Endemias, Rânmilla Castro, ações como essa aproximam ainda mais a população do compromisso no combate ao Aedes. “É muito significativo quando empresas, escolas, enfim, locais de grandes públicos se interessam em discutir sobre o Aedes aegypti, porque cada funcionário, cada aluno, cada pessoa se torna um multiplicador de informações e de atitudes conscientes. Devemos lembrar que combater o mosquito é dever de todos”, destaca.

PREVENÇÃO

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Denúncias de possíveis focos de mosquito devem ser feitas à Ouvidoria do município, através do número 156 ou do whatsapp (87)9985-0081.

População de Ponta da Serra é beneficiada com mutirão de saúde da Prefeitura de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Em mais uma edição do programa ‘Construindo o Novo Tempo na Saúde’, cerca de mil atendimentos foram realizados, neste final de semana, na comunidade Ponta da Serra, zona rural de Petrolina. O prédio da Unidade Básica de Saúde e a Escola Municipal Joaquim Francisco Costa, ficaram pequenos para a quantidade de pessoas que compareceram para serem atendidas pelos profissionais da Secretaria de Saúde.

Foram disponibilizadas consultas com clínicos; ginecologistas; coleta de exames laboratoriais; realização de preventivos; testes rápidos para HIV e Sífilis; atividades educativas; atendimento odontológico; psicólogo; nutricionista; aferição de pressão arterial; educadores físicos e palestras com SAMU.

O Programa, realizado mensalmente, já atendeu doze localidades das áreas urbana, rural e ribeirinha da cidade. A ação já garantiu mais de 12 mil atendimentos. O gerente do núcleo de educação em saúde, Samuel Gonçalves, reforça o sucesso do programa.

“É muito gratificante levar nossos serviços e também nossa equipe da Secretaria de Saúde para dentro das comunidades, ficando mais próximo da população e assim podendo identificar as principais necessidades”, frisou.

Anticoncepcional masculino deve ser realidade em poucos anos e deve provocar mudança no homem em relação a paternidade

(Foto: Ilustrativa)

Pesquisadores da Universidade de Washington, em Seattle, Estados Unidos, estão desenvolvendo um anticoncepcional masculino, e os primeiros testes clínicos são promissores. A nova pílula é conhecida pelo nome químico undecanoato de dimetandrolona (DMAU), contém uma combinação de hormônios com o objetivo de inibir a produção de espermatozoides, pela inibição do eixo hormonal hipotálamo-hipófise-gonadal (HHG).

Segundo os estudos, ao contrário das tentativas anteriores de anticoncepcionais masculinos, que provocavam inflamações no fígado e precisavam de duas doses diárias, o DMAU possui um ácido graxo de cadeia longa em sua composição, que garante a sua eficácia com um comprimido por dia.

LEIA MAIS

Profissionais da área da saúde em Petrolina recebem orientações sobre doenças causadas pelo trabalho

(Foto: ASCOM)

Para capacitar os profissionais da Atenção Básica acerca de doenças ocupacionais, a Prefeitura de Petrolina (PE) tem realizado oficinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMES).

Na manhã desta quinta-feira (12), as AMES Amália Granja de Alencar, na Vila Mocó, e Roza Maria Ribeiro, no Gercino Coelho receberam a capacitação, ministrada pelo Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST), que orienta os servidores sobre notificações de acidentes e agravos relacionados ao trabalho, além de discutir assuntos como o funcionamento e papel do CEREST e a política nacional da Saúde do Trabalhador.

De acordo com a coordenadora do CEREST, Daise Brecci, a ação é voltada para sensibilizar os profissionais quanto às doenças causadas pelo trabalho. “É uma oficina de educação permanente que visa orientar os servidores quanto à sensibilidade de perceber, durante o acolhimento e consulta, se os sintomas dizem respeito a uma doença ocupacional, para que o encaminhamento seja realizado de forma correta”, explica a coordenadora.

Secretária de Saúde de Petrolina quer o Ministério nas reuniões da rede PEBA

(Foto: ASCOM)

O pedido foi feito durante o 67º Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco e o X Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece até esta sexta-feira (13), em Afogados da Ingazeira (PE).

Participando do encontro, que tem por objetivo buscar melhorias para a área da saúde, a secretária da pasta em Petrolina (PE), Magnilde Albuquerque, aproveitou a presença do diretor do Departamento de Articulação Interfederativa, Rodrigo Lacerda, para reforçar a importância da presença do Ministério da Saúde nas reuniões da rede PEBA, que acontecem a cada dois meses.

“A rede PEBA atende aos estados de Pernambuco e Bahia, e já foram identificados diversos entraves, que dificultam o funcionamento do acordo. Por isso, é indispensável, em nossas reuniões, a presença do órgão federal de saúde para buscarmos alternativas e resolução dos problemas hoje apresentados”, destacou.

A secretária ainda aproveitou para falar sobre as dívidas do Estado com os municípios, com o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira.

Projeto que leva atendimento à população de rua em Petrolina é destaque em congresso de saúde

Secretária executiva de atenção à saúde, Ana Carolina Freire, destacou a importância de apresentar o trabalho realizado. (Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, está participando do 67º Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco e do X Congresso de Secretarias Municipais de Saúde. Os eventos, que acontecem em Afogados da Ingazeira, iniciaram nesta quarta-feira (11) e contam com representantes de todas as cidades pernambucanas.

O primeiro dia foi marcado por uma mostra de experiências de sucesso em saúde denominada “Aqui tem SUS”. Ao todo, 21 trabalhos foram selecionados, entre eles o da Prefeitura de Petrolina que deu destaque para o projeto ‘Inventividade e cuidado no Consultório na Rua de Petrolina (PE): A arte como via de produção de saúde’.

A secretária executiva de atenção à saúde, Ana Carolina Freire, destacou a importância de apresentar o trabalho realizado pelo Consultório na Rua, em parceria com os CAPS’s, equipe de redução de danos e Centro POP. “Foi um momento muito produtivo. Mostramos o trabalho do Consultório na Rua que vem, através da arte e da aproximação com o seu público, modificando a saúde das pessoas em situação na rua”,frisou.

A Secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, reforçou a necessidade dessa troca de conhecimento com outros municípios.  “Petrolina apresentou sua experiência exitosa e emocionou o público com o trabalho desenvolvido pela gestão. É muito gratificante ter nosso trabalho reconhecido no Estado, além de conhecer ações inovadoras e diversos serviços que vem dando certo “, concluiu.

Depois de ser divulgado o caos no Hospital Universitário, o vereador Gilberto Melo denuncia super lotação também no Hospital Dom Malan

Vereador Gilberto Melo – PR. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Presidente da comissão de saúde da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), o vereador Gilberto Melo (PR), usou o microfone na sessão desta quinta-feira (12), para denunciar a falta de vagas também no Hospital Dom Malan, que é administrado pelo IMIP.

O vereador informou que a família de uma mulher, que estava em trabalho de parto, o procurou em seu gabinete na manhã de hoje (12), pedindo ajuda para que o mesmo fizesse contato com a direção do hospital para que a parturiente fosse atendida. A mesma havia chegado a unidade hospitalar na última terça-feira (10) e ainda não tinha sido levada para a sala de parto porque não havia vaga.

“A bolsa já tinha estourado e os familiares estavam preocupados, com medo de acontecer alguma coisa com a mãe ou então a criança já nascer morta. Então eu fiz de novo essa reclamação aqui contra o hospital Dom Malan, porque a gente recebe diariamente aqui queixa de super lotação. A gente sabe que o Dom Malan recebe pacientes de muitos municípios, mas é preciso que seja tomada uma providência. Não é admissível que uma paciente para ter criança desde terça-feira, hoje já sendo quinta-feira ainda tá lá aguardando uma vaga. E sabendo que a família me passou que ela não tinha condições de ter esse filho normal”, lamentou o vereador.

Gilberto Melo disse também, que vai provocar uma reunião com a Comissão de Saúde da Câmara para elaborar um relatório das denúncias recebidas. Esse documento deverá ser encaminhado ao Ministério Público e ao Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE), para que os órgãos possam apurar as irregularidades em relação ao atendimento e a super lotação no hospital.

No meio da tarde, a Assessoria de Comunicação do IMIP/Dom Malar informou, que surgiu a vaga na sala de parto e a parturiente teria passado pelo o procedimento de parto. Mãe e bebê já estão em alojamento conjunto, segundo a assessoria.

Secretaria de Saúde da Bahia confirma caso de H1N1 em Juazeiro; Vacinação começa dia 23 deste mês

Quatro morte já foram registradas no estado. (Foto: Internet)

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, em nota divulgada nesta quarta-feira (11), 43 casos influenza no estado, sendo 36 pelo subtipo A H1N1 – com quatro óbitos registrados, três em Salvador e um em Lauro de Freitas.

Juazeiro é uma das cidades com caso de H1N1 registrado, segundo a Sesab. Os números folham colhidos até o dia 7 de abril. Outras cidades da região como Jacobina e Camaçari também registraram casos do vírus H1N1.

Campanha de Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa no dia 23 de abril e termina 1º de junho, tendo o dia 12 de maio como o Dia D de mobilização nacional. A meta é de vacinar 90% do público alvo.

Público Alvo

O público alvo serão indivíduos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

No ano passado, dos 27 estados, apenas dez alcançaram a meta pactuada de vacinar 90% da população alvo. Na Bahia, foram vacinadas 2,6 milhões de pessoas, o que representou 84,60% da cobertura vacinal, considerando a estimativa populacional de 3 milhões de pessoas. Dos 417 municípios, apenas 172 alcançaram a meta de vacinar 90%.

Febre amarela será discutida em encontro que será realizado na Univasf neste sábado (14)

Discutir a febre amarela sob seus diversos aspectos. Esta é uma das propostas da “I Pré-Jornada Acadêmica em Saúde Única do Vale do São Francisco”. A ação é organizada pela Liga Acadêmica em Saúde Pública Veterinária (LAVESP), formada por estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento será realizado neste sábado (14), das 8h às 12h, no auditório da biblioteca, Campus Sede, em Petrolina (PE).

A I Pré-Jornada Acadêmica em Saúde Única do Vale do São Francisco é direcionada a profissionais e estudantes de nível superior e técnico da área de saúde. Para participar é preciso realizar a inscrição através do e-mail: [email protected], informando o e-mail pessoal, nome completo, instituição de ensino, curso, categoria profissional e o comprovante de pagamento. A taxa de inscrição é de R$ 10,00. Os interessados também poderão se inscrever no dia do evento.

A programação é voltada à discussão de temas relacionados à febre amarela. Haverá cinco palestras ministradas por profissionais de diferentes instituições sobre os seguintes temas: Atualização sobre diagnóstico e tratamento da febre amarela; Impactos econômicos de um surto de febre amarela no Brasil; Epidemiologia da febre amarela; Aspectos clínicos da febre amarela em humanos; e Educação para saúde.

O evento surgiu a partir de uma ideia dos membros da LAVESP, com o propósito de arrecadar recursos financeiros para a realização da “II Jornada Acadêmica em Saúde Única”, prevista para acontecer em julho de 2018. De acordo com o presidente da Liga e estudante do 6º período de curso de Medicina Veterinária da Univasf, Alisson Inácio Batista, a Pré-Jornada é um momento interdisciplinar.

“Será um espaço de interação com outros cursos e estudantes de outras instituições. É muito importante também, porque será uma oportunidade de avançar os muros da universidade, levando informações às pessoas e possibilitando um momento de troca de conhecimentos”, afirma.

Petrolina: comunidade de Ponta da Serra receberá atendimento especializado de saúde no próximo sábado (14)

(Foto: ASCOM)

Em sua décima segunda edição, o programa ‘Construindo Novo Tempo na Saúde’ atenderá, mais uma vez, a área rural de Petrolina (PE). Neste sábado (14), o evento acontecerá na comunidade de Ponta da Serra, a partir das 8h30, no prédio da Unidade Básica de Saúde e na Escola Municipal Joaquim Francisco Costa. Idealizado pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, a ação já garantiu mais de 11 mil atendimentos.

Serão disponibilizadas consultas com clínicos; ginecologistas; coleta de exames laboratoriais; realização de preventivos; testes rápidos para HIV e Sífilis; atividades educativas; atendimento odontológico; psicólogo; nutricionista; aferição de pressão arterial; educadores físicos e palestras com SAMU.

De acordo com a secretária executiva de atenção à saúde, Ana Carolina Freire, o objetivo é levar os atendimentos aos locais mais afastados, diminuindo as demandas de consultas e exames nas Unidades Básicas de Saúde.

“Essa é uma forma de levar o trabalho da Secretaria de Saúde para dentro das comunidades, reforçando os serviços já oferecidos nas Unidades. Além disso, vamos trabalhar também a questão da educação e prevenção de doenças. É importante conscientizar as pessoas para os cuidados que precisam ter em relação à alimentação, atividade física, dentre outros”, esclareceu.

Para participar do Mutirão da Saúde basta comparecer ao evento e apresentar um documento pessoal com foto e o cartão do SUS.

Caravana da Saúde atende aos moradores da Vila da CAJ, zona rural de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A 114º edição da Caravana da Saúde realizada nesta quarta-feira (11) atendeu aos moradores da Vila da CAJ, localizada no distrito de Itamotinga, zona rural de Juazeiro (BA). O programa de governos criado há três anos atua reduzindo as demandas reprimidas nas unidades de saúde da sede e interior do município.

A população compareceu em grande número e aprovou o atendimento oferecido. Dona Ana Célia Rodrigues foi uma das atendidas e passou por exames laboratoriais e pelo clínico geral. “A caravana vindo para nossa comunidade melhora ainda mais o acesso à saúde já que traz várias especialidades médicas, exames e evita que a gente precise se deslocar até a cidade. Isso para a população que está mais distante da cidade é muito bom. É um trabalho essencial realizado pela prefeitura”, afirmou.

A dona de casa Raiane Maria levou a filha para realizar exames e destacou a facilidade do acesso aos serviços da caravana. “A vinda da caravana da saúde para nossa comunidade é muito boa, principalmente, para quem tem criança como eu. É muito melhor ser atendido próximo de casa e ter todos os serviços que precisamos”, completou.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro adere Campanha: Dia Mundial da Voz

(Foto: Internet)

Dia 16 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Voz e, em decorrência da data, o Hospital Regional de Juazeiro realizará ações para promover a prevenção e diagnóstico precoce de patologias que prejudiquem sua saúde vocal. A ação, que é aberta para a população, acontecerá na quarta feira (18), onde serão passadas orientações sobre saúde vocal, dinâmica e aplicação de instrumentos para rastrear possíveis problemas vocais.

A direção do HRJ sinaliza que a ideia de abraçar a Campanha consiste em frisar a importância dos cuidados e prevenção de problemas vocais, focando nos recursos que cada pessoa possui, utilizando-os em benefício de sua vida.

De acordo com a especialista em cirurgia de cabeça e pescoço da unidade, Cibele Coelho, os problemas da voz são mais comuns em profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. Professores, por exemplo, têm de duas a três vezes mais distúrbios da voz que o restante da população. Outro alerta é sobre a rouquidão persistente. Ela pode ser um sintoma indicativo de câncer de laringe.

LEIA MAIS

TRT-PE promove seminário em Petrolina para debater saúde e segurança do trabalho

(Foto: Ilustração/Internet)

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 2 milhões de pessoas morrem no mundo, a cada ano, devido a acidentes do trabalho. O Brasil é o 4º colocado no ranking de ocorrências fatais, com 700 mil acidentes anuais. Em Pernambuco, são mais de 20 mil casos por ano.

Além disso, a alta demanda e o assédio moral, que abrange humilhações e perseguições, são os principais fatores que prejudicam a saúde mental no ambiente laboral. Dados da Previdência Social indicam que o número de auxílios-doença, em razão de transtornos mentais e comportamentais, chega a 13 mil concessões anuais.

Preocupado com estes panoramas, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) promove, às 14h desta quinta-feira (12), em Petrolina (PE), um seminário para debater a Saúde e a Segurança no Trabalho, com o tema “Um trabalho bem executado, tem a segurança como resultado”. O evento será realizado no Auditório da Justiça Federal, no Fórum Juiz Adaucto José de Melo, que fica na Praça Santos Dumont, 101, Centro.

LEIA MAIS