Vereadores de Remanso aprovam contas de 2021 do prefeito Marcos Palmeira

Os vereadores de Remanso votaram, nessa segunda-feira (28), durante sessão extraordinária, as contas referentes ao exercício de 2021 do prefeito Marcos Palmeira (PC do B). Os parlamentares seguiram a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e aprovaram, por 13 a 1, as contas do gestor.

Os vereadores de Remanso demonstraram seriedade e compromisso com o município. Não há um só deslize insanável, como era comum acontecer nos exercícios de mandatos anteriores ao de Marcos Palmeira. O voto foi consciente e sério“, disse o vereador líder da situação, Ocimar Moura.

LEIA MAIS

Capacitação e agroindústria impulsionam potencial econômico e social de comunidade rural de Remanso

Na comunidade de Novo Marco, município de Remanso, um grupo de mulheres está escrevendo uma história de sucesso na produção de polpa de frutas. Nesta semana, elas participaram de uma capacitação por meio da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que visou aprimorar as habilidades da comunidade na produção de polpas.

A iniciativa faz parte do projeto da CAR, Bahia Produtiva, que contempla a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Frutas na comunidade. A obra civil e a aquisição de novos equipamentos levam ao espaço uma estrutura moderna e funcional, que será inaugurada ainda neste segundo semestre de 2023.

LEIA MAIS

Autor de latrocínio registrado em Remanso é preso pela polícia

Foto: SSP/Divulgação

Um homem acusado de cometer um latrocínio (roubo seguido de morte) em abril deste ano, em Remanso (BA), foi preso pela Polícia Civil do Estado na quinta-feira (6). A ação teve apoio da Cipe Caatinga.

Em abril, Francisco de Oliveira, de 60 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa, com vários ferimentos provocados por arma branca. Segundo a polícia, criminosos invadiram o imóvel e cometeram o latrocínio.

Durante a investigação, os policiais conseguiram identificar um dos envolvidos, que foi preso ontem. Ele já condenado por tráfico de drogas e estava em prisão domiciliar.

Homem é morto a golpes de faca em Remanso

(Foto: Ilustração)

Um homem foi morto a golpes de faca, na quarta-feira (5), em Remanso (BA). Segundo o Remanso Notícias, a vítima foi encontrada já sem vida, na Quadra 16 e ainda não foi identificada. A polícia foi acionada e esteve no local do homicídio.

O crime é investigado pela Polícia Civil da Bahia. Vale lembrar que também na quarta-feira, três homicídios foram registrados em Juazeiro, também no Norte da Bahia.

Circuito Agro do Sebrae leva palestras e oficinas gratuitas a agricultores de Remanso e Pilão Arcado

O Circuito Agro do Sebrae desembarcará no Norte da Bahia na próxima semana. A ação visa promover palestras e oficias gratuitas ao homem e mulher do campo, proporcionando conhecimento nos segmentos da fruticultura, psicultura, pesca artesanal, apicultura e caprinovinocultura entre outros setores.

A programação começará no dia 4, em Remanso e seguirá até dia 7, contemplando também agricultores de Pilão Arcado. Confira a seguir a programação:

LEIA MAIS

Remanso: homem morre em acidente de trânsito na BA-161

(Foto: Ilustração)

Um homem morreu após capotar o veículo na BA-161, no trecho entre Pilão Arcado e Remanso, na madrugada de domingo (11). A vítima foi identificada como Uiris Brito, que trabalhava na Revalle em Remanso.

Ele atuava como ajudante de entrega. A empresa emitiu uma nota de pesar. “Deixamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos. Agradecemos imensamente o tempo que Uiris fez parte do nosso time”, diz a nota.

Prefeitura de Remanso afirma que empresa responsável por serviço de esgotamento sanitário não cumpriu com sua obrigação

Após a determinação do Ministério Público da Bahia (MPBA) para que a Prefeitura de Remanso (BA) implante o sistema de esgotamento sanitário na cidade, a gestão municipal enviou uma nota ao Blog informando que a empresa contratada pelo serviço não cumpriu com sua obrigação.

LEIA TAMBÉM

MPBA determina que Remanso implante sistema de esgotamento sanitário

“A atual administração encontrou um Convênio firmado entre a FUNASA-Fundação Nacional de Saúde e a Prefeitura de Remanso, datado de 2020 e a contratação da empresa responsável pela execução das obras necessárias ao esgotamento sanitário urbano“, diz um trecho da nota. A Prefeitura afirmou ainda que irá recorrer da decisão do MPBA.

Confira a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

MPBA determina que Remanso implante sistema de esgotamento sanitário

(Foto: Ascom/PMR)

O Ministério Público da Bahia determinou que a Prefeitura de Remanso e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) implantem o sistema de esgotamento sanitário municipal. O MP deu um prazo de 90 dias para os órgãos apresentarem em juízo os projetos destinados à implantação do sistema.

LEIA MAIS

Projeto pioneiro no Brasil aposta em energia 100% limpa e transforma comunidade rural de Remanso

Em entrevista ao Blog, servidores da Neoenergia destacaram ação pioneira no interior da Bahia

Uma comunidade de fundo de pasto localizada em Xique-Xique, interior de Remanso (BA) foi contemplada com um projeto pioneiro de energia. As mais de 100 famílias residentes no local estão contando com energia elétrica de origem 100% limpa.

Na última terça-feira (31) a Neoenergia Coelba concluiu a instalação de uma usina solar e da rede de distribuição que formam o sistema de microrrede. A operação começou em agosto de 2022. Esta é a primeira 100% limpa do país. A ação contemplou residências, a associação de moradores, uma escola e um poço artesiano.

“Essa usina foi uma alternativa que a gente encontrou para levar energia a comunidades mais distantes. O modelo convencional, que a gente distribui energia é um modelo complexo pela questão geográfica. [Lá] temos uma usina de fato, de geração de fonte solar, instalada próxima ao centro da comunidade e por meio da usina a gente consegui fornecer energia para toda comunidade“, explica o superintende de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Santana em entrevista ao Blog.

LEIA MAIS

Homem é preso por porte ilegal de arma em Remanso

A Polícia Militar da Bahia, através da 25ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), prendeu, nessa terça-feira (27), na cidade de Remanso (BA), um indivíduo por porte ilegal de arma de fogo. A Guarnição Policial Militar, em abordagens de rotina, conseguiu localizar e apreender duas armas de fogo municiadas.

Após proceder com abordagem e busca pessoal a um indivíduo, encontraram no interior de seu veículo, 02 (duas) Pistolas municiadas. O envolvido foi conduzido e apresentado na Delegacia da Polícia Civil de Remanso para adoções das medidas cabíveis.

Com o acusado foram apreendidos uma pistola calibre .40, um carregador municiado com 14 cartuchos .40, uma pistola 9mm e um carregador municiado com 11 cartuchos 9mm. Todo o material apreendido foi apresentado na delegacia de policia.

Remanso: primeira-dama emite nota pelo falecimento de vereador casanovense

A primeira-dama de Remanso (BA) e secretária de Infância, Juventude e Inclusão Social da cidade, Karla Palmeira emitiu uma nota de pesar, pelo falecimento do vereador Zé Eduardo (PSDB), de Casa Nova (BA). Ele sofreu um infarto na noite de segunda-feira (29) e será sepultado hoje (30).

LEIA TAMBÉM

Câmara de Petrolina presta homenagem a Zé Eduardo, vereador de Casa Nova que morreu após infarto

Casa Nova: morre Zé Eduardo, vereador por oito mandatos na Câmara Municipal

Em nota, Karla lamentou a perda do “tio, amigo e irmão, exemplo de vida e político que, acima das diferenças partidárias, nos ensinou, nos guiou e nos deixa um legado de tolerância com aqueles que pensam diferente”.

Segundo ela, o distrito de Pau a Pique e Casa Nova “estão órfãos de um líder que participou intensamente da vida política regional”. O corpo de Zé Eduardo está sendo velado na Câmara Municipal de Casa Nova até o meio dia.

Prefeitura de Remanso lança segunda edição da Campanha Agosto Lilás

Secretária de Desenvolvimento Social de Remanso, Karla Palmeira

A prefeitura municipal de Remanso através da secretaria de Desenvolvimento Social deu início à segunda edição da campanha Agosto Lilás com o tema “O Silêncio mata. Denuncie!”. É uma iniciativa de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016.  A divulgação da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) também faz parte dessa campanha. Será um mês inteiro com programações educativas que jogam luz neste tema tão importante.

A iniciativa de trazer a campanha para Remanso foi da Secretária de Desenvolvimento Social, Karla Palmeira. “Nosso principal objetivo é prevenir e frear a violência doméstica e familiar sofrida por tantas mulheres aqui em Remanso. Esse é um momento de sensibilizar e conscientizar a sociedade”; disse a secretária.

Segundo pesquisa DataFolha uma em cada quatro mulheres sofre algum tipo de agressão com dados da pesquisa realizada durante a pandemia. Ao todo, são 17 milhões de mulheres agredidas entre junho de 2020 e maio de 2021. O “agosto Lilás” dá visibilidade ao tema e amplia os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes, esclarecendo para toda a sociedade sobre as diversas formas de violência doméstica, sobre os direitos das mulheres e sobre a necessidade de lutar por um mundo mais igualitário para as mulheres.

Remanso distribui kits de material escolar para todos alunos da rede municipal

O Prefeito de Remanso, Marcos Palmeira (PC do B), iniciou na manhã dessa quinta-feira (21), na quadra do Colégio Irene de Souza Araújo a distribuição de 7.440 kits de material escolar para os alunos da rede pública municipal.

O kit, com lápis, borracha, lápis de cor, régua e todos materiais necessários às atividades escolares na sala e em casa, adaptado para cada série, começou a ser entregue para os alunos da educação infantil, com idade de 2 a 5 anos e os 230 alunos da Escola de Educação Infantil Olga Dias, foram os primeiros a serem contemplados.

LEIA MAIS

Polícia apreende celulares e tablets furtados em Remanso

Uma grande quantidade de aparelhos eletrônicos foi aprendida, nessa terça-feira (12), pela Polícia Militar da Bahia em Remanso. Ao todo, 49 celulares e 29 tablets foram apreendidos após uma guarnição ser solicitada para averiguar a ocorrência de um furto.

Os policiais tiveram acesso a imagens de uma câmera de segurança que flagrou a ação criminosa e permitiu a identificação do suspeito. A guarnição conseguiu o endereço do acusado e se dirigiu até o local, onde localizaram o criminoso.

LEIA MAIS
12345