“Estamos entrando num novo ciclo da iluminação pública”, celebra Miguel Coelho

Foto: Jonas Santos/Ascom PMP

Dando seguimento à programação do aniversário de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho (MDB) oficializou a Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação. A meta da gestão é colocar lâmpadas de LED em toda cidade, no prazo de 12 meses.

A ordem de serviço para a operação da Engie, empresa responsável pela modernização e serviços de iluminação em Petrolina, ocorreu na quarta-feira (8). O contrato inclui serviços na sede e zona rural. Serão utilizados equipamentos com maior capacidade de luminosidade e menos poluentes ao meio ambiente.

“Estamos entrando num novo ciclo da iluminação pública. Nossa cidade no próximo ano estará com luz 100% LED. Isso reflete diretamente na segurança, conforto dos bairros, meio ambiente e nas contas públicas. Tenho convicção que, após a experiência de Petrolina, muitos municípios seguirão esse exemplo de transformação“, disse Miguel.

Diminuição dos casos de covid leva Estado e município a desmobilizarem leitos em Petrolina

Os leitores mais atentos já perceberam que o número de leitos disponíveis na UTI, para pacientes com covid-19 em Petrolina, sofreu redução. Antes eram 82, agora são 60. De acordo com os governos estadual e municipal, a diminuição de oferta é reflexo da queda dos casos positivos.

No dia 26 de agosto a cidade somava 82 leitos de UTI. Este número caiu no dia 1º de setembro, atingindo a marca de 72 vagas. E no dia 02/09, somavam-se 62 leitos. A desmobilização partiu do Governo do Estado, que justifica a decisão diante dos baixos índices da covid-19.

“A SES ratifica que tem acompanhado o cenário epidemiológico para tomar as medidas cabíveis de acordo com as necessidades da população”, afirma em nota enviada ao Blog. As vagas pertenciam ao Governo do Estado, na UPAE/UPA.

LEIA MAIS

Miguel sanciona lei que cria a Companhia de Saneamento e Águas do Sertão

Nova empresa será responsável pelo saneamento e esgotamento de Petrolina

A Companhia de Saneamento e Águas do Sertão (SAAS) é realidade em Petrolina. O prefeito Miguel Coelho (MDB) sancionou, na última sexta-feira (4), a lei que autoriza o Poder Executivo a conceder o serviço de saneamento básico e esgoto, por tempo indeterminado, à SAAS.

LEIA TAMBÉM

Câmara dá aval e autoriza município a criar a Companhia de Saneamento e Águas do Sertão (SAAS)

A matéria foi aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo gestor, por meio da Lei n°3.434/2021, disponível no Diário Oficial do dia 4. Com a criação da SAAS, a Prefeitura busca encerrar uma queda de braço com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que é responsável pelo sistema da cidade.

LEIA MAIS

População com 18 anos ou mais segue sendo vacinada em Petrolina

Petrolina segue imunizando população maior de 18 anos

Os “novinhos” de Petrolina seguem sendo vacinados contra a covid-19 em Petrolina. Na quinta-feira (2), mais uma  aplicações aconteceu, após a população com 18 anos ou mais realizar o agendamento na plataforma online da Prefeitura.

Essa leva de imunização seguirá até segunda-feira (6), das 9h às 17h, nos pontos espalhados pela cidade. Jady Iasmin, que é estudante, destacou a importância de se proteger. “Quero deixar um recado para todos os jovens que, assim como eu, estão podendo se vacinar: não escolham vacinas e mantenham o uso da máscara. Apesar da vacinação, a pandemia ainda continua e precisamos ser responsáveis com nossas atitudes“, afirmou.

LEIA MAIS

Miguel anuncia duplicação da Estrada das Pedrinhas

Foto: Alexandre Justino

Durante agenda no bairro Jatobá, na noite de quarta-feira (1°), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) anunciou uma nova obra para Petrolina. A duplicação da Estrada das Pedrinhas vai se tornar realidade. De acordo com o gestor, o projeto da obra já está em fase de elaboração.

E a previsão é que no início de 2022 seja feita a licitação da obra. A proposta do município é alargar as pistas da altura do batalhão da Polícia Militar até o entroncamento com a BR-428. “Essa é mais uma obra para reforçar a importância dessa região. Entregamos a Barão de Contendas, fizemos a ciclofaixa da Estrada do Jatobá, a iluminação em LED. Enfim, foram muitos investimentos que terão seu ponto alto na duplicação da Estrada das Pedrinhas“, disse.

A passagem do prefeito pelo Jatobá faz parte da agenda de aniversário da cidade. Ontem Miguel entregou a pavimentação das ruas 1 e Barão de Contendas. Além delas, outras vias serão asfaltadas, a exemplo das avenidas João Cleverson Monteiro e a Pablo Neruda.

Prefeitura firma parceria que beneficiará pequenos produtores da área de sequeiro de Petrolina

Na manhã dessa quarta-feira (01), um novo convênio foi firmado para beneficiar cerca de 19 mil pequenos produtores rurais que vivem na área de sequeiro de Petrolina e que possuem criações de gado, caprino e ovino. O Termo de Parceria Ambiental foi assinado pela prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e pela empresa Agrovale, de Juazeiro-BA.

Durante a ocasião, o secretário de Agricultura, Gilberto Melo, esteve reunido com o vice-presidente da Agrovale, Denisson Flores, para assinatura do Termo de Parceria Ambiental que garantirá uma entrega gratuita de toneladas de palhada de cana-de-açúcar que servirão como uma rica fonte alimentar para bois, vacas, bodes, cabras, e ovelhas de criações de pequenos produtores que vivem uma intensa época de estiagem, principalmente, na área de sequeiro do município.

LEIA MAIS

“Inauguramos uma nova era na educação”, afirma Simão sobre auxílio tecnológico

(Foto: Ascom PMP)

Para o vice-prefeito de Petrolina, Simão Durando (DEM), o anúncio da criação de um auxílio tecnológico aos profissionais da educação ratifica o compromisso da gestão em fazer Petrolina avançar cada vez mais. A proposta ainda será analisada pela Câmara de Vereadores, mas é quase certo que será aprovada.

LEIA TAMBÉM

Miguel anuncia auxílio para professores e secretários da rede municipal de ensino

“Mais uma importante ferramenta de aprendizagem que chega a todos os professores, facilitando cada vez mais a interação com os alunos. A pandemia acelerou o processo das salas virtuais e a necessidade de implantação do ensino remoto que demanda dos professores um suporte tecnológico maior“, disse Simão.

LEIA MAIS

Prefeitura faz entrega simbólica dos primeiros cartões do “Petrolina BEM”

(Foto: Ascom PMP)

Dando continuidade a programação de aniversário de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho (MDB) entregou os primeiros cartões de pagamento do “Petrolina BEM”, programa que fornece um auxílio financeiro a famílias que tiveram vítimas fatais da covid-19.

O “Petrolina BEM” contemplará cerca de 2.300 famílias, resultando no investimento de R$ 1,7 milhão no programa. A meta é pagar as famílias até setembro. Além da entrega simbólica dos cartões, na segunda-feira (30), Miguel também cumpriu agenda com entrega de equipamentos públicos.

Ontem ele inaugurou a nova sede da Casa dos Conselhos e do Núcleo de Direitos Humanos. Ambos espaços ficam no mesmo endereço, Rua Pacífico da Luz, n° 29, Centro.

Horta medicinal é recuperada em posto de saúde em Petrolina

O último sábado (28), em Petrolina, foi dia de colocar a mão na terra para cultivar uma horta medicinal na Unidade Básica de Saúde Josefa de Souza, no bairro Pedra Linda. Em uma ação de parceria entre a Secretaria de Saúde e o Instituto Federal do Sertão (IF- sertão), Campus Zona Rural, as equipes realizaram a reativação da horta na UBS do bairro.

A manhã começou com a limpeza e preparação do solo para o plantio das mudas, logo em seguida teve o início do plantio das plantas medicinais, que serão distribuídas para os moradores atendidos pela unidade.

LEIA MAIS

Prefeitura entrega cerca de 60 ruas pavimentadas no José e Maria e Areia Branca

(Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

Os bairros José e Maria e Areia Branca foram contemplados com cerca de 60 ruas pavimentadas. A entrega simbólica das obras aconteceu no final de semana, com a presença do prefeito Miguel Coelho. A ação faz parte da programação do aniversário de Petrolina.

No José e Maria, o evento aconteceu na Avenida Nordeste, que teve sua realidade transformada. Ao todo, 31 ruas foram contempladas. Já no bairro Areia Branca, 27 vias foram pavimentadas. A agenda de entrega contou com a presença dos deputados Fernando Filho e Antonio Coelho, além do vice-prefeito Simão Durando.

Hoje (30), a agenda prossegue. Na programação está a inauguração do Núcleo de Direitos Humanos e da Casa dos Conselhos. Também será feita a entrega simbólica dos cartões do programa social Petrolina Bem. E pela noite, Miguel inaugura as obras da Escola Anete Rolim e seis ruas pavimentadas no bairro Pedra Linda.

Petrolina passa a contar com Programa Municipal de Registro de Feminicídio e Violência Doméstica Praticada Contra a Mulher

A rede de proteção às mulheres vítimas de violência ganha um reforço em Petrolina. O prefeito Miguel Coelho (MDB) sancionou a lei, aprovada na Câmara de Vereadores, que institui o Programa Municipal de Registro de Feminicídio e Violência Doméstica Praticada Contra a Mulher.

O programa tem “por finalidade coletar, ordenar e analisar dados sobre a violência praticada contra mulher”. A matéria foi proposta pelo Poder Legislativo, através da Comissão de Proteção e Defesa da Mulher.

Conforme diz a lei, o Programa de Registro de casos de mulheres vítimas de violência doméstica e feminicídio será coordenado pela Secretaria Municipal responsável pelas políticas para as mulheres.

Orla de Petrolina recebe manutenção em sua infraestrutura

Neste mês de agosto, além dos serviços de limpeza e zeladoria, as Orlas I e II estão recebendo ações de manutenção coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade.

As intervenções na Orla I contemplam a recuperação do meio-fio, do piso intertravado e substituição de paralelos existentes na área de estacionamento. Enquanto a Orla II receberá a troca de lajotas, pintura e recuperação de bancos, além de plantio de arbustos e plantas ornamentais. Ações que tornarão a área de lazer ainda mais agradável para petrolinenses e turistas.

LEIA MAIS

Projeto que cria Companhia de Saneamento e Águas do Sertão será analisado por vereadores nesta terça-feira

(Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Petrolina está disposta a assumir o sistema de água e esgoto. O desejo antigo da gestão deve se concretizar nesta terça-feira (24), quando a Câmara de Vereadores analisará o projeto de lei n° 26/2021, de autoria do Poder Executivo.

LEIA TAMBÉM

Presidente da Câmara, Aero Cruz, comenta projeto de criação da empresa Saneamento e Águas do Sertão (SAAS): ” O mais rápido possível nós vamos colocar em votação”

A matéria tramita em urgência urgentíssima e busca criar a Companhia de Saneamento e Águas do Sertão (SAAS). Ela ficará incumbida de captar água bruta, o tratamento, a adução, a reservação e a distribuição para consumo público.

A matéria deve ser aprovada sem dificuldades, tendo em vista que a Situação é a maior bancada. Na justificativa do projeto, a Prefeitura alega que “o Município de Petrolina, enquanto pessoa jurídica de direito público interno, dotada de autonomia constitucional, resolveu dar início ao processo de organização, pelo próprio Município, de serviços de água e esgoto, na busca de garantir um serviço adequado para toda a população, com fornecimento de água para todos e, acima de tudo, um saneamento básico eficaz”.

De olho em 2022, Miguel Coelho recebe visita de prefeitos da região

(Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

Miguel Coelho (MDB) teve uma extensa agenda política nos últimos dias. O prefeito de Petrolina recebeu gestores de três cidades da região, para um momento de troca de experiências. Visitaram a cidade os prefeitos Gustavo Caribé (Belém de São Francisco), Merson Vasconcelos (Poção) e Xisto Freitas (Aliança).

A primeira agenda foi com Caribé, que esteve em Petrolina na quinta-feira (19). Na sequência, Merson e Xisto passaram por Petrolina. No xadrez político, a passagem do trio sinaliza apoio à pré-candidatura de Miguel ao Governo de Pernambuco.

“Miguel tem dado um exemplo de administração pública, tem transformado Petrolina. Dentro dos nomes que foram colocados para uma possível disputa ao Governo do Estado, quem melhor se credencia é Miguel Coelho“, disse Gustavo Caribé.

Petrolina inicia processo de resgate de animais para monitoramento, castração e adoção

Com o objetivo de monitorar os animais errantes para possíveis doenças, a exemplo a da raiva, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses, fez o resgate de animais de rua nesta terça-feira (17). A ação tem como objetivo controlar doenças transmitidas pelos animais, além de serem castrados e logo em seguida, ficarão à disposição para adoção.

Inicialmente os bichos são levados para o CCZ, lá são avaliados por um médico veterinário e passam por exames para comprovação ou descarte de doenças. Após esses procedimentos, os animais serão castrados e, depois da recuperação, serão destinados à adoção. Petrolina já tem aderido a esse modelo de resgate e castração com uma unidade móvel, que é o Castramóvel, no entanto, tem ampliado o trabalho no período noturno,  realizando o resgate e cuidado com cães e gatos que, na maioria das vezes, são abandonadas nas ruas da cidade.

LEIA MAIS