Um dos órgãos representados na audiência pública de quarta-feira (22) em Petrolina foi a Agência Municipal de Vigilância Sanitária, por meio do seu diretor-presidente, Marcelo Gama. Em conversa com o Blog, ele destacou a importância desses debates.
“Esse diálogo do Executivo com o Legislativo aproxima a população, ela tem oportunidade maior de ter conhecimento das ações que estão sendo postas”, afirmou. Durante a audiência, o órgão apresentou as ações executadas pela gestão, a fim de fortalecer a pauta na cidade.
Uma operação de prevenção foi realizada nesta quarta-feira (22) para garantir a proteção de crianças venezuelanas que estão em situação de mendicância e risco nas ruas de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Equipes da prefeitura e de instituições de justiça estão entregando notificações aos pais e responsáveis pelas crianças para que elas sejam retiradas das ruas da cidade.
A iniciativa busca o cumprimento da Constituição Federal que prevê que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar os direitos das crianças e adolescentes.
O impasse entre a Prefeitura de Petrolina e a Compesa ganha um novo capítulo. O centro da trama dessa vez é a recuperação asfáltica da avenida 01 do bairro Loteamento Recife, em Petrolina, no Sertão pernambucano.
Segundo informações da Prefeitura de Petrolina, após cerca de dois meses cobrando um posicionamento da Compesa sobre a recuperação do pavimento rompido na Avenida 01, do bairro Loteamento Recife, a prefeitura assumiu o compromisso de solucionar o problema ocasionado pela infiltração na rede de esgoto que atingiu, diretamente, dois poços de visita (PV) de drenagem.
Ainda segundo a nota, diante dos apelos da população e da falta de prazo por parte da empresa responsável pelo serviço, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) iniciaram, na última semana, os trabalhos de recuperação asfáltica da avenida, buscando devolver aos moradores a segurança de circular pelo bairro. É o que explica o secretário executivo de Serviços Públicos, Rodrigo Jacobina.
“Tomamos conhecimento do problema ainda no mês de outubro e, desde então, emitimos diversas notificações para a Compesa cobrando agilidade na recuperação da via, o que infelizmente não aconteceu. Com as últimas chuvas o problema se agravou e tivemos que intervir em respeito aos moradores que estavam expostos aos riscos de acidentes e muitos transtornos. A previsão é que até o final deste mês a via seja totalmente liberada para circulação de veículos e pedestres”, explica.
O vídeo acima foi feito por um morador do bairro Antônio Cassimiro, em Petrolina. O morador relata que na Rua 7 há um vazamento de água limpa há mais de seis meses. E mesmo sendo um problema grave, nenhuma providência foi tomada.
Pela primeira vez na história da educação de Petrolina, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação Cultura e Esportes, realizou o pagamento, em espécie, da licença-prêmio para os professores da rede municipal de ensino. Destacando o compromisso com o magistério, a atual gestão depositou, na última sexta-feira (17), mais R$ 19 milhões nas contas dos professores, coordenadores e gestores, contemplando um total de 580 docentes, que solicitaram a conversão ainda neste mês de dezembro a partir da lei do Executivo Municipal nº 3.478/2021. A licença-prêmio é um benefício concedido a servidores públicos, onde eles podem tirar um período de descanso de três meses a cada cinco anos de trabalho.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, destaca que a conversão da licença-prêmio em dinheiro se trata de um direito e reconhecimento ao trabalho do magistério. Para o secretário, a decisão do prefeito Miguel Coelho vai ajudar na continuidade dos serviços, assim, não será necessário dispensar esses profissionais e contratar outros para substituí-los. Ele também salientou a importância do poder aquisitivo do funcionalismo público para o desenvolvimento do comércio da cidade. “Com esta ação, o Governo Municipal está injetando dinheiro na economia do município, o que é fundamental para a cidade“, disse.
Com esgoto estourado há três dias, um leitor do blog procurou a nossa redação, nesta segunda-feira (20), para denunciar a situação. De acordo com o comunitário, por causa da obstrução da rede coletora, a rua 18 do bairro São Joaquim, está com esgoto a céu aberto.
O leitor cobrou ação da prefeitura de Petrolina para realizar a desobstrução da rede coleto.
O que disse a prefeitura de Petrolina
Em resposta ao blog, a prefeitura destacou que a rua 18 do bairro São Joaquim será incluída no cronograma desta semana. Ainda de acordo coma prefeitura, uma equipe será encaminhada para avaliação da causa do problema e para desobstrução da rede.
A ação de planejamento familiar realizada pela Prefeitura de Petrolina na última semana terminou com a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) em mais de mil mulheres. A expectativa é que, nos próximos dias, mais mulheres inscritas sejam contempladas com o procedimento.
Para Janaina Carvalho, de 29 anos, essa ação chegou em um momento perfeito. “Eu já tinha o desejo de por o DIU, porém era algo que eu não tinha condições de pagar. Tenho uma filha pequena e quando vi a prefeitura anunciar essa ação, que se encaixou perfeitamente no momento que eu estou vivendo. Não pensei duas vezes e fui fazer meu cadastro, estou muito feliz e agradecida por ter realizado esse sonho”, destaca.
Quem tem interesse deve procurar as Unidades Básicas de Saúde do município, para colocar o nome na lista de espera. “Essa ação representa o pontapé do nosso novo normal. Realizamos um treinamento com os nossos profissionais, médicos e enfermeiros, para capacitá-los e ofertar essa implantação em todas as unidades básicas do município de forma contínua. Esse é mais um cuidado que a Prefeitura de Petrolina tem com as mulheres para que elas possam decidir seu próprio futuro”, explica a Secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.
Mais um problema relacionado às chuvas na região. Desta vez, um leitor do bairro Portal da Cidade, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, procurou a redação do Blog para pedir providências à Compesa sobre um problema no esgoto do bairro.
Segundo o leitor, toda vez que chove, mesmo que a chuva seja moderada, a água retorno para dentro das casas pela tubulação de esgoto e ralos.
“Sempre que chove em Petrolina, mesmo uma chuva moderada, em muitas casas da rua a água fica retornando pela tubulação de esgoto e pelos ralos, fazendo com que as casas inundem, causando prejuízo aos moradores, isso acontece a mais ou menos 1 ano, e se repete em todas as chuvas”, afirmou o leitor.
O leitor lembrou ainda que já foram abertos vários protocolos para a resolução do problema na Compesa, mas que até hoje o problema não foi resolvido.
“Já abrimos diversos protocolos de acionamento a compesa e todos vêm sendo ignorados, nem sequer fazem uma visita ao local ou entram em contato com nós moradores”, destacou.
O que disse a Compesa
Em resposta ao Blog, a Compesa esclareceu que o problema citado pelo leitor diz respeito a questões de sobrecarga nas redes coletoras, derivada da falta drenagem de água pluvial de responsabilidade da prefeitura municipal.
Ainda de acordo com a Compesa, há casos em que moradores dos bairros que não têm drenagem de água pluvial abrem as tampas dos poços de visitas para a água entrar e, com isso, entra pedras e lixos provocando uma piora na situação.
O blog está aguardando a resposta da prefeitura
A equipe de reportagem do Blog entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Petrolina, mas até a publicação desta reportagem não recebemos resposta.
A Prefeitura de Petrolina estará nos Residenciais Monsenhor Bernardino e Vivendas, neste sábado (18), para levar vacinas aos moradores dessas duas comunidades. A ação da Secretaria de Saúde busca ajudar a população, seja ela criança, adulto ou idoso, a completar o calendário básico vacinal.
A ação de amanhã acontecerá das 8h às 12h, em frente a associação de moradores de cada localidade. A equipe estará com uma Unidade Móvel aplicando todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas atenção, lembre-se de comparecer levando um documento oficial com foto, cartão SUS ou CPF e a caderneta de vacinação.
“As vacinas da rotina, tanto em crianças como adultos, são fundamentais não somente para evitar a propagação de doenças como também para impedir que doenças, já erradicadas, voltem a afetar a população. Por isso, a Secretaria de Saúde convida toda a população desses residenciais a procurar a Unidade Móvel para atualizar a caderneta de vacinação”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.
Marquinhos Amorim (Republicanos) está apresentando, nesta quinta-feira (16), a Indicação n° 2266/2021, na qual solicita à Prefeitura de Petrolina, serviços para melhorar a infraestrutura do Distrito de Rajada, zona rural de Petrolina.
Marquinhos pede à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, a pavimentação asfáltica nas seguintes avenidas e ruas: Avenida Zezito Bezerra – complementação da pavimentação; Rua Tomais Martin de Souza; Rua Dionizio Rodrigues de Macedo; Rua Joana Umbelina de Jesus; Rua Joaquim Francisco Rodrigues; Rua José Juliano; Rua Josefa de Souza Dias; Rua Florêncio Rodrigues de Macedo; Rua Severiano José de Araújo; Rua Marcimiano Rodrigues Araújo; Rua Manoel António Rodrigues Coelho – complementação da pavimentação; Rua Antônio José de Souza.
Petrolina ganhará mais 178 vias pavimentadas. A confirmação do investimento veio nesta semana, quando o prefeito Miguel Coelho (DEM) assinou um convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Ao todo, serão investidos R$ 38 milhões nas obras previstas para fevereiro.
Serão contempladas localidades como São Gonçalo, João de Deus, José e Maria, Cosme e Damião, Jatobá, Terras do Sul, Vila Marcela, Padre Cícero, Serrote do Urubu, Vila Eulália, Pedrinhas, Dom Avelar e Pedra Linda.
Um morador do bairro Areia Branca, em Petrolina, procurou o Blog para denunciar o descarte de remédios vencidos na Travessa do Espinheiro, por trás do Clube da Juventude. Ele afirma que a própria população contribui para que o espaço se transforme em um lixão.
“Os carroceiros e o povo da própria rua estão jogando lixo, pessoal do próprio bairro vem usar o espaço como se fosse um lixão. Até remédio tem”, contou à nossa equipe. As fotos foram encaminhadas na manhã do último sábado (11) e a Prefeitura de Petrolina informou que já efetuou a limpeza do local.
O programa Busca Ativa, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Petrolina, promoveu um concurso de vídeos com alunos de 30 escolas municipais. E os vencedores foram anunciados neste final de semana.
Com o tema “Fora da escola não Pode”, a iniciativa teve como objetivo divulgar a campanha de matrículas para o ano letivo de 2022 e a estratégia desenvolvida pelo programa Busca Ativa, que também incentiva ações de prevenção à evasão escolar no município.
O ‘Vídeo da Galera’ foi criado na Escola Municipal Bruna Negreiro Leite, no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 07 (N7). Já a Escola Féliz Manoel dos Santos, na Tapera, venceu na categoria ‘Melhor Vídeo’. De acordo com a Prefeitura de Petrolina, as escolas vencedoras receberão R$ 5 mil como prêmio pelos trabalhos vencedores.
Petrolina conta com mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), inaugurada na quinta-feira (9), no bairro Vila Eulália. A unidade é resultado de um investimento de R$ 1,9 milhão e contemplará cerca de 200 crianças, de seis meses a cinco anos.
A creche tem cinco salas climatizadas, pátio coberto, playground, refeitório, fraldário e segue o modelo do Ministério da Educação (MEC). “Estamos falando de um investimento na fase mais importante que é a infância. Educação é a base do futuro e para nós uma prioridade. Temos muitos outros planos e projetos para avançar na educação de Petrolina, permitindo um futuro com perspectiva de crescimento para as próximas gerações”, afirmou o prefeito Miguel Coelho (DEM) na inauguração.
Na estimativa da Prefeitura, até o final do atual mandato, serão entregues 10 creches de alto padrão em vários bairros da cidade.
A chuva desta quinta-feira (9) vem provocando uma série de transtornos para os petrolinenses. E um leitor do Blog registrou a situação na Avenida Sete de Setembro. No vídeo acima é possível observar a água acumulada, dificultando a passagem dos veículos.
Ele afirma que o problema é causado pela falta de galerias para escoamento de água. O vídeo foi gravado próximo à Comfreire Pneus. Procurada pelo Blog, a Prefeitura de Petrolina informou que as equipes da SEINFRA estão circulando a cidade para tentar minimizar os transtornos provocados pela chuva.