PM de Pernambuco suspende férias de policiais para reforçar segurança durante o Carnaval

(Foto: Arquivo)

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) suspendeu as férias do efetivo entre 25 de janeiro e 19 de fevereiro deste ano. De acordo com a determinação, publicada no Boletim Geral da instituição, o objetivo é reunir esforços para garantir a segurança durante o período carnavalesco, que terá como auge o fim de semana prolongado entre os dias 9 e 13 do próximo mês. A medida afetará cerca de 10% dos policiais.

Em nota enviada à imprensa, a PMPE informou que o “Carnaval exige esse esforço da corporação, face a grandeza do evento popular, tão procurado pelos brasileiros quanto estrangeiros que se deslocam para nosso País e em especial, a este Estado”.

O esquema de segurança para a festa, que envolve também policiais civis e bombeiros militares, costuma ser divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) a poucos dias dos maiores eventos, como o desfile do Galo da Madrugada. O efetivo da PM tem cerca de 19 mil pessoas.

A corporação ainda explicou que, num prazo máximo de 30 dias, após o período momesco, “concede férias regulamentares [aos policiais], dentro de um escalonamento, sem prejuízo para a sociedade”. Lembrou, ainda, que a cassação das férias ocorre todo ano, nesse período.

Com informações da Folha de Pernambuco.

Homem é preso no interior de Juazeiro por porte ilegal de arma de fogo

(Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil de Juazeiro (BA) e a 75ª Companhia Independente da Polícia Militar (75ª CIPM), realizaram operação na manhã desta quarta-feira (10), no Distrito de Itamotinga, zona rural do município.

O objetivo da investida é  combater o tráfico de drogas e cumprir 04 mandados de busca e apreensão naquela localidade. Durante as abordagens identificaram um homem usando um revólver calibre 32, capacidade para 6 tiros.

Com ele também foram apreendidos 09 munições intactas de igual calibre, a quantia de R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais) em dinheiro e um aparelho celular LG preto.

Carnaval de Juazeiro terá 600 policiais militares nas ruas todos os dias

Coronel Anselmo Bispo, comandante do CPRN. (Foto: blog Waldiney Passos)

O esquema de segurança montado pela Polícia Militar para o carnaval de Juazeiro, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de janeiro, é um dos maiores já organizados  para a festa na cidade.

Os policiais irão atuar no Polo Ivete Sangalo, que compreende a Avenida Adolfo Viana e Orla 1, e na área do palco que será montado na Orla 2. A PM também vai aumentar o número de viaturas e motos no entorno da festa, para dar segurança a quem chega e a quem sai do circuito.

Com o apoio da cavalaria e da Companhia de Ações em Caatinga (CIPE-Caatinga), o policiamento também será reforçado nos terminais e corredores de ônibus urbano.

De acordo com o Coronel Anselmo Bispo, comandante do Policiamento na Região Norte da Bahia (CPRN), as operações começam na terça-feira que antecede o carnaval e todos os dias a partir de quinta-feira (25), serão realizadas reuniões de avaliação do trabalho realizado.

Para garantir a mesma quantidade de policiais nas ruas em todos os dias da festa, a PM de Juazeiro receberá reforço dos batalhões de Senhor do Bonfim, Casa Nova, Curaçá e Sobradinho.

“O governo do Estado está investindo R$ 530 mil em hora extra. Com isso a gente pega o policial na folga dele e paga as horas trabalhadas durante a folga para que ele preste serviço à comunidade”, explicou o comandante.

Ainda segundo o Coronel Anselmo Bispo, o governo da Bahia investirá mais de R$ 1 milhão de reais em pagamento de honorários, alimentação, hospedagem e transporte dos policiais.

Prefeitura de Casa Nova ajusta parceria com Polícia Militar e interior é beneficiado

Após diversas reclamações de moradores do interior de Casa Nova (BA), a Polícia Militar (PM) e a Secretaria de Governo da Prefeitura resolveram iniciar o ano de 2018 fortalecendo a integração e definindo ações e apoios conjuntos.

O comando da PM, representado pelo Capitão PM Francisco Ângelo de Souza, pelo Delegado Clériston Jambeiro e os Secretários José Carlos Borges e Cosme Coelho, estiveram nos distritos de Bem-Bom e Pau-a-Pique para discutir alternativas para o policiamento local, reforço e integração efetiva com as lideranças locais

“Estes órgãos públicos são de importância ímpar, a integração entre estado e município, fortalece o combate a violência, uma das preocupações do prefeito Wilker Torres e sua equipe. O encontro teve como objetivo proporcionar o debate, com propostas que visam questões de segurança pública, as competências de cada instituição e o fortalecimento do trabalho em conjunto, para obtermos resultados mais positivos nas ações integradas. Não há segurança pública sem a participação da comunidade”, explica o secretário Zé Carlos Borges, que agradeceu a Polícia Militar pelo apoio de sempre.

Para o Comandante Hilton Reis, é de fundamental importância a integração do estado e o município. “Nosso compromisso é com a causa pública da segurança, visando aperfeiçoar a relação entre as instituições, fazendo com que esta integração em Casa Nova se torne exemplo, e traga efetivamente a segurança aos cidadãos casanovenses.

Cosme Coelho, Chefe de Gabinete do Prefeito Wilker Torres, que acompanhou as visitas destaca que “o prefeito quer definir ações conjuntas e está disposto a contribuir com o que for possível para melhorar as condições de segurança na sede e nos distritos”, destacando que o prefeito reivindica ao governo estadual o aumento do efetivo lotado em Casa Nova.

Em razão das visitas e reuniões já neste final de semana há uma viatura nos distritos de Pau a Pique e Bem Bom.

Homem é preso por violência doméstica em Petrolina

Na noite deste sábado (6), funcionários do Hospital Universitário de Petrolina (PE), informaram a Polícia Militar que uma senhora de 46 anos, deu entrada na referida unidade de saúde, vítima de agressões físicas.

A vítima chegou ao hospital com lesões na cabeça e no tórax.

Informada que a mesma teria sido agredida por seu companheiro que mora no Serrote do Urubu, zona rural de Petrolina, a Polícia se deslocou até o povoado onde conseguiu localizar o acusado das agressões.

Pedro Danilo Roque da Silva, de 30 anos de idade, esposo da vítima, confirmou que agrediu sua companheira após uma discussão. O acusado foi encaminhado à primeira delegacia da Polícia Civil e autuado com base na Lei Maria da Penha. A vítima continua internada no Hospital Universitário.

Polícia destrói plantio de maconha e prende dois homens em Remanso

(Foto: divulgação)

Agentes da polícia civil e homens da polícia militar de Remanso destruíram nesta segunda-feira (01), uma plantação de maconha encontrada no interior do município.

Na ação, também foi apreendida uma grande quantidade da droga pronta para o consumo, um revolver calibre 38 de numeração suprimida, uma espingarda calibre 32, uma espingarda de fabricação caseira e vários outros materiais.

Na roça onde foi encontrada a maconha, foram presos dois homens, acusados de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Os acusados e todo o material apreendido foram encaminhados à delegacia da polícia civil.

Polícia militar de Remanso prende três homens de Juazeiro acusados de vender ingressos falsificados

(Foto: whatsapp)

Policiais da cidade de Remanso prenderam no fim da tarde deste sábado (30), três homens, acusados de estarem vendendo ingressos falsos para uma festa que irá acontecer na cidade hoje a noite.

Segundo a PM, os mesmos são  da cidade de Juazeiro (BA). Com os acusados, foram apreendidos 349 ingressos falsificados, que seriam vendidos durante a festa. Estima-se, que os estelionatários lucrariam em torno de R$ 15.600 (quinze mil e seiscentos reais) com o golpe.

Os três detidos foram  apresentados na delegacia de policia civil para a adoção dos procedimentos pertinentes.

Polícia Militar de Juazeiro comemora sucesso de Campanhas Solidárias de Natal

Alimentos doados ao Sanatório Nossa Senhora de Fátima. (Foto: Polícia Militar)

A Polícia Militar de Juazeiro (BA), através da 73ª CIPM, realizou duas campanhas natalinas. Em uma delas, em prol do Sanatório Nossa Senhora de Fátima, idealizada pela Cap. PM Maridésia Lopes, a PM arrecadou e entregou alimentos, roupas, produtos de higiene e brinquedos.

Na solenidade de entrega, estiverem presentes o Comandante da 73ª CIPM, Maj PM Eduardo Almeida Cunha, Oficiais, Praças, funcionários e pacientes do Sanatório.

A outra campanha contemplou muitas crianças de alguns bairros carentes da área de atuação da 73ª CIPM. Foram doados vários brinquedos, a diversas crianças dessas comunidades.

Jovem é preso acusado de cometer furto em uma escola de Petrolina

Por volta das três e meia da tarde desta segunda-feira (25), um jovem de 18 anos foi preso pela polícia militar, acusado de roubar vários produtos de uma escola do bairro Cohab Massangano, em Petrolina (PE).

Daniel Guimarães de Paiva foi encontrado por policiais militares dentro da Escola de Referência Osa Santana. Segundo a PM, ao avistar a viatura policial, o acusado tentou se esconder dentro do banheiro da escola, mas foi detido pelos os policiais.

Com o acusado foram encontrados uma faca tipo peixeira, uma bolsa com 01 Notebook, 02 chaveiros com várias chaves da escola, 01 carregador de celular, uma sandália, um shampoo e um tênis pé. Segundo a PM, todos os materiais pertencentes à escola Osa Santana.

Ainda de acordo com a polícia, as portas de acesso ao interior da escola e a do depósito onde ficam guardados os materiais de limpeza estavam arrombadas.

Idosa é presa com mais de 8 kg de maconha em casa

(Foto: Polícia Militar)

Uma senhora de 63 anos de idade, foi presa na manhã deste domingo (24), sob suspeita de estar vendendo droga na cidade de Rodelas (BA), a 118 km de Paulo Afonso.

A polícia chegou à acusada, através de uma denuncia anônima. A polícia militar foi informada, que estava havendo comércio de droga em uma casa da rua Ângelo Laudino, no bairro Suspiro.

Ao chegarem ao local indicado, os policiais encontraram duas mochilas com 8,5 kg de maconha prensada, dentro da casa da idosa.

Ao ser questionada sobre o produto, a senhora não soube dizer de quem seriam ou como surgiram as mochilas com a maconha em sua residência.

Polícia Militar da Bahia apreende 23 quilos de maconha em Curaçá

(Foto: Polícia Militar)

Durante abordagens na BA-210, próximo a Fazenda Matinha, em Riacho Seco, município de Curaçá (BA), nesta quarta-feira (20), a PM abordaram um veiculo Golf com placa de Paulo Afonso/BA, no qual havia duas pessoas.

Ao vistoriar o veículo, os policiais encontraram no banco dianteiro do lado do carona, vestígios de uma substância que aparentava ser cocaína.

Quando perguntado ao proprietário do veículo se era usuário da referida substância, ele informou que usava só maconha, mas que plantava para consumo, e se disponibilizou a levar a Guarnição até o local, onde ele afirmou que tinha 2 pés plantados dentro de uma plantação de cebola.

Ao chegarem no local, foi verificado que o dois pés de maconha haviam sido arrancados, e após buscas no local indicado, foi encontrado enterrado e coberto por folhas secas dois sacos grandes de maconha, que pesavam respectivamente 13kg e 10kg, totalizando 23kg de maconha pronta pra o consumo.

O proprietário do veículo e a droga apreendida foram levados para a delegacia da polícia civil de Juazeiro.

Policiais Militares da reserva da 75ª CIPM são homenageados

Policiais da reserva receberam homenagem em Juazeiro. (Foto: Divulgação)

Nessa sexta-feira (1), os policiais da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estiveram reunidos em mais uma parada geral na Primeira Igreja Batista de Juazeiro.

No início, os sargentos que foram para a reserva neste ano foram homenageados com vídeos. Foi um momento muito emocionante e finalizado com a entrega de certificados pelos bons serviços prestados à sociedade baiana.

O Capitão PM Alexsandro Reges de Sena, subcomandante da 75ª CIPM, agradeceu a todo o efetivo pelo empenho operacional e pelos índices alcançados este ano.

E por fim, a tropa da 75ª CIPM foi agraciada com uma palestra sobre “Liderança Coaching”, ministrada por Anne Patrícia, Adacleia Nunes e Lialian Koshiama da “Descomplik”.

Momento extremamente instrutivo e reflexivo para despertar o líder que há em cada um de nós, e o quanto podemos melhorar como pessoa no nosso dia a dia através do autoconhecimento e do autocontrole emocional.

Polícia Militar realiza palestra em escola de Lagoa Grande

(Foto: Divulgação)

Na tarde desta terça-feira (21) a 7ª CIPM, através dos Instrutores do PROERD, ministrou uma Palestra com o tema “O valor de uma vida”. A palestra foi direcionada aos alunos do terceiro, quarto e quinto ano da Escola Municipal Professora Palmira de Sousa, localizada no município de Lagoa Grande (PE).

Estiveram presente na palestra a gestora Maria Aparicida Ferraz, a secretária Josecleide Nunes Ribeiro, a coordenadora Roseane Michele, e as professoras Cícera Dayze Santana e Ivaneide Maria de Santana.

Policiais Militares de Cabrobó são investigados por subtrair mais de R$ 45 mil em diárias

(Foto: Internet)

O Ministério Público de Pernambuco está investigando Policiais Militares lotados em Cabrobó (PE). A suspeita é que tenham subtraído mais de R$ 45 mil que seriam pagos em diárias durante a Operação Reflorestar, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas e a erradicação de plantação de maconha.

Um inquérito civil público foi instaurado, em abril de 2014, para apurar “a responsabilidade de atos normativos de vários policiais militares” e agora prorrogado devido a necessidade de prosseguir nas investigações, em razão de não estar concluído.

A Promotoria de Cabrobó pede a Policia Militar de Pernambuco para informar se houve instauração de Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar eventual conduta na esfera criminal e, em caso positivo, informar as diligências elencadas e conclusão do procedimento.

Homens de Petrolina são presos em Juazeiro suspeitos de tráfico de drogas; Grande quantidade de droga foi apreendida

(Foto: WhatsApp)

A Polícia Militar, Rondesp Norte, realizou uma grande apreensão de drogas em Juazeiro (BA). Além disso, com os suspeitos, que são de Petrolina (PE), os policiais encontraram celulares, dinheiro, balança de precisão e materiais para misturar nas drogas. A ação aconteceu na sexta-feira (27).

Os policiais realizavam abordagens na Avenida Santos Drumond de Andrade, em Juazeiro, quando um condutor desobedeceu ordem de parada, furou o bloqueio e empreendeu fuga. As guarnições acompanharam o veículo e o interceptaram. Com os dois homens que estavam no carro, foram encontradas cocaína e crack.

Eles afirmaram que a droga era oriunda de uma distribuidora de bebidas localizada em Petrolina. A guarnição policial se deslocou até o local, contudo, o estabelecimento estava fechado. Os policiais avistaram um carro estacionado em frente à distribuidora.

Os policiais abordaram o veículo e encontraram uma arma de fogo, calibre .32, sem munição. Além disso, embaixo do tapete do carro, encontraram um saco plástico com certa quantidade de cocaína.

As apreensões continuaram com as guarnições seguindo até o bairro Jardim Amazonas, onde prenderam mais um suspeito. Na residência dele foram encontrados sete aparelhos celulares, a quantia de R$ 700,00 em espécie e oito folhas de cheque.

Continuando com informações dos suspeitos a ocorrência foi se desdobrando na cidade de Petrolina. Em seguida, os policiais chegaram até a Rua Carlos Drumond de Andrade, no bairro Vale Dourado, onde estouraram outro ponto de apoio dos traficantes e apreenderam os seguintes entorpecentes:

• 02 tabletes de uma substancia de cor branca tipo  COCAÍNA contendo 1 Kg cada;
• 01  tablete de uma substância amarelada tipo CRACK com 1 Kg;
• 01  saco plástico contendo um pó branco, supostamente para misturar à droga pura;
• 03  “trouxas” de pedras amareladas e brancas, tipo CRACK e COCAÍNA;
• 02  balanças de precisão;
• 02) ampolas de um liquido transparente.

A Polícia Militar de Pernambuco, através do GATI e 5º BPM, participaram de toda a ocorrência em Petrolina. Os acusados, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados à delegacia de Policia Civil da cidade de Juazeiro para adoção das medidas cabíveis.