Primeiro dia de Carnaval de Juazeiro foi tranquilo, afirma Polícia Militar

(Foto: Polícia Militar)

De acordo com o Comando de Policiamento da Região Norte da Bahia (CPRN), o primeiro dia de folia em Juazeiro (BA), não teve ocorrências graves.

A PM afirma que a estratégia de trabalho montada está dando resultado satisfatório.

Foram empregados mais de seiscentos e cinquenta policiais, na noite desta sexta-feira (26), realizando a segurança no Circuito Ivete Sangalo e no Polo João Gilberto.

Ao todo, o efetivo da primeira noite de festa foi formado por 66 patrulhas a pé, 16 motociclistas, 5 guarnições de quatro rodas e 4 conjuntos de cavalaria.

Artigo: O coronel Anselmo Brandão!

(Foto: Divulgação)

“Quem me conhece sabe que sou meio rebelde e não puxo saco de ninguém, gosto muito das  minhas muitas amigas e amigos e me derreto em elogios,  sempre pela ótica da meritocracia existencial. Sou apenas um compositor sem sucesso ainda, mas meus sonhos não desistem e eu não saio da trincheira.

O coronel Anselmo, filho de Juazeiro, comandante geral da polícia militar da Bahia(quarta maior tropa do Brasil) é um cidadão luminoso e assim como João Gilberto, Ivete Sangalo, Daniel Alves, Luiz Galvão e tantos outros anônimos, Juazeiro pode se orgulhar no mundo.

Ele mandou a “Rondesp” me carcar na avenida, no carnaval de 2015, só para apertar a minha mão e elogiar minha música. E não é por isso que estou escrevendo aqui. O Coronel Anselmo é um cara do bem! Tem a confiança absoluta do governador Rui Costa.

É este o Juazeiro Maior, que não inveja nada”.

Maurício Dias Cordeiro – compositor

Acidente deixa policial militar morto próximo a Floresta

(Foto: WhatsApp)

Na manhã deste sábado dia (27), um acidente automobilístico na BR-316 entre Floresta e Petrolândia, no Sertão pernambucano, tirou a vida do Soldado da Policial Militar de Pernambuco, Luiz Lopes Cândido, de 39 anos, natural de Carnaubeira da Penha.

Segundo informações de colegas da corporação, um carro bateu em bezerro e o animal foi de encontro a moto que o policial pilotava. Ele morreu no local. Não há informações sobre os ocupantes do carro de passeio.

Policiais que vão trabalhar na segurança do carnaval de Juazeiro participam de reunião com o comando do CPRN

(Foto: ASCOM)

Mais de 500 Policiais Militares que estarão nas ruas fazendo a segurança dos foliões durante o Carnaval de Juazeiro (BA), participaram de uma reunião nesta quinta-feira (25), com o comandante do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), Coronel Anselmo Bispo.

No encontro que aconteceu na Primeira Igreja Batista, os policiais receberam instruções sobre uso de uniforme e equipamentos de proteção individual (EPI), além de informações sobre escalas e logística da operação.

Em sua fala, o coronel Anselmo Bispo, comandante do CPRN, solicitou ao efetivo que atue dentro do plano de comando vigente, apoiado na tríade “ostensividade, valorização e integração”, ou seja, que prezem pela ação de presença e pelo contato continuo com a comunidade, em contrapartida o comandante garantiu que as condições de trabalho serão as melhores possíveis, com atenção especial ao cumprimento do horário de saída de serviço e com a alimentação.

Coronel Anselmo Bispo conclamou os policiais a bem servir a comunidade, tratando os foliões com urbanidade e aos que tencionam propagar a desordem com dureza, garantindo assim, que a festa transcorra tranquilamente.

O encontro terminou com a apresentação da cantora gospel Sara Reis, que, com sua música, clamou a benção de Deus para todos que irão trabalhar durante os três dias de Carnaval que começa nesta sexta-feira (26) e termina na madrugada de segunda-feira (29).

Petrolina: homem é preso no N-8 por trafegar com moto roubada

(Foto: Polícia Militar)

Edson Evandro da Silva Santos foi preso nesta quinta-feira (25), pela Polícia Militar, por estar trafegando em uma motocicleta com restrição de roubo.

O acusado foi abordado por policiais militares que faziam ronda no Projeto Senador Nilo Coelho, núcleo 8. O mesmo estava em um moto Honda fan 125 de cor azul e placa JSN 9040-BA.

Ao consultar o aplicativo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP), a PM constatou que havia um boletim ocorrência elaborado sobre o furto do veículo.

O condutor e a motocicleta foram apresentados na 1ª delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Polícia apreende carro clonado em Petrolina

Policiais militares de Petrolina (PE), apreenderam na noite desta quarta-feira (24), um carro que estava abandonado no bairro Areia Branca, zona leste da cidade.

A PM chegou até o veículo através de uma denúncia anônima, que dava informações de que o carro estava na rua da Canafístula já há algum tempo, sem ninguém o procurar.

A viatura foi ao local indicado e encontrou o veículo Strada, de cor branca, de placa KGY-9073. Após uma pequena vistoria, ficou constatado que o carro era clonado. Diante do fato, o veículo foi entregue a delegacia da Polícia Civil.

PM prende mulher de 57 anos por tráfico de drogas em Paulo Afonso

(Foto: Polícia Militar)

Policiais Militares prenderam uma mulher identificada como Maria Helena da Silva, de 57 anos, suspeita de tráfico de drogas no bairro Benone Resende, em Paulo Afonso (BA). Uma guarnição da PM chegou à casa dela, após uma denúncia anônima, que apontava o local como um ponto de venda de drogas.

Durante monitoramento à casa da acusada, que fica na Rua Tororó, os militares viram a suspeita entregando entorpecente para um suposto usuário que ao perceber a presença da PM, fugiu do local e a senhora foi abordada.

Os PMs fizeram a abordagem e ela entregou um frasco que continha 20 pedras de crack e R$ 82,00 reais. Em seguida, ela permitiu a entrada da guarnição na residência. No local havia um senhor identificado como José Ivan Jesus Santos, o mesmo com passagem por assalto.

Os militares realizaram uma busca no imóvel e apreenderam no quarto da mulher, nove celulares, de diversas marcas, um rolo de papel alumínio e uma caderneta com anotações.

Todo o material apreendido e os dois envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia para adoção das medidas cabíveis.

Polícia encontra droga escondida em produtos de higiene na cadeia pública de Santa Maria da Boa Vista

(Foto: Policia Militar)

Durante vistoria realizada em alguns produtos destinados a um dos detentos da Cadeia Pública de Santa Maria da Boa Vista, os policiais militares, perceberam que nas embalagens de creme para pentear e de hidratante corporal poderia ter algo ilícito em seu interior.

Ao abrir as embalagens foram encontradas 03 porções de maconha em cada, totalizando 40g da droga. A companheira do detendo recebeu dinheiro dele anteriormente para a compra dos produtos, mas ela não foi encontrada.

A droga foi entregue na delegacia da polícia civil para adoção das medidas legais.

Polícia Militar vai coibir som de paredão no carnaval de Juazeiro

Cel. Anselmo Bispo, comandante do CPRN.

A informação é do comandante do Comando de Policiamento da Região Norte da Bahia (CPRN), Coronel Anselmo Bispo. Ele informou que, após a passagem de todos os trios pelo o Circuito Ivete Sangalo, que compreende a Avenida Adolfo Viana e a Orla 1 de Juazeiro (BA), não será permitido o uso de som de veículos.

“A gente entende que lá é uma área residencial e a população já dar sua contribuição ao carnaval, quando, entre aspas, permite que a gente utilize aquele espaço até meia noite, uma, duas horas da manhã. Então não é justo que, após o horário que a Prefeitura estabeleceu que o evento acabou para aquela região, meia dúzia de pessoas prejudiquem o descanso dos moradores, até a hora que elas bem entenderem”, explicou o Coronel Anselmo Bispo.

O comandante do CPRN explicou que as guarnições da CIPE Caatinga e Rondesp, irão fiscalizar após a passagem dos trios e se quem estiver com o som do carro ligado não entender a orientação pode ter o veículo apreendido.

“A nossa intenção não é prender, é evitar que o fato ocorra. Nosso policiamento será preventivo pedindo as pessoas que compreendam que outras tantas precisam descansar porque no outro dia a festa já começa cedo de novo para todos nós”, disse Anselmo Bispo.

E foi enfático. “Mas se não houver essa compreensão, infelizmente teremos que recolher o veículo. Inclusive, existe um termo de ajustamento de conduta firmado, com a participação do Ministério Público, porque além de ser um crime de perturbação da ordem, é um crime ambiental também”.

Mais de 60 Policiais Militares de Juazeiro participam de operação no Distrito de Maniçoba

(Foto: ASCOM)

O Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) realizou no sábado (21), uma grande operação no Distrito de Maniçoba, pertencente ao município de Juazeiro (BA).

Participaram da ação guarnições da Companhia Independente de Policiamento Tático Norte (CIPT), mais conhecida como RONDESP Norte, do Pelotão Especial Tático Ostensivo (PETO) da 75ª Companhia de Policia Militar (CIPM) e do Grupo Tático Carcará.

A operação que contou com 11 viaturas de duas rodas e mais 11 de quatro rodas, totalizando 63 policiais militares empregados. O objetivo da ação, foi intensificar o policiamento no Distrito de Maniçoba para combater a prática de delitos e aumentar a segurança pública no local.

Foram realizadas abordagens em todo o Distrito. No final da operação, foram feitas 157 buscas pessoais, 6 buscas em estabelecimentos, 26 abordagens a veículos de quatro rodas e 67 a veículos de duas rodas

Dos veículos abordados, 13 deles foram apreendidos. Ninguém foi preso e também não houve apreensão de armas, nem de drogas.

Polícia militar prende quatro mulheres acusadas de vender droga no centro de Petrolina

(Foto: WhatsApp)

As quatro mulheres, duas de Juazeiro (BA) e duas de Petrolina (PE), foram detidas, nesta sexta-feira (19), em uma casa da rua Abílio Dias, no centro da cidade de Petrolina.

Os policiais chegaram até o local através de uma denúncia anônima, que dava conta de que, naquela residência funcionava uma “boca de fumo”.

Na casa, a PM encontrou em uma caixa de energia desativada, 10 pedras de Crack pesando aproximadamente 2 gramas. O material apreendido e as mulheres que estavam na residência, foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil.

Agente penitenciário e Policial Militar se envolvem em confusão em um bar de Petrolina

Na madrugada dessa sexta-feira (19), um policial militar e um agente penitenciário se envolveram em uma confusão dentro do Botecos Bar localizado no bairro Areia Branca em Petrolina (PE).

Segundo informações de seguranças e pessoas que estavam no local, o agente penitenciário que estava acompanhado de um policial militar se envolveram em uma confusão com pessoas que também estavam na festa, onde no meio da confusão teve agressão física por parte do agente penitenciário.

Os seguranças foram obrigados a colocarem os dois para fora do estabelecimento. Revoltados com a retirada deles de dentro do bar, o agente penitenciário e o Polícia militar, ambos muito alterados, tentaram retornar para dentro da festa onde foram barrados novamente pelos seguranças da festa.

Não conformados com a saída da festa, os dois ficaram em frente ao Botecos Bar, revoltados e muito alterados, e os seguranças juntamente com a direção do estabelecimento tiveram que acionar um apoio policial.

Após a chegada da polícia, o agente penitenciário foi conduzido por policiais militares do GATI até a delegacia de polícia civil do bairro Ouro Preto.

O policial militar, que ficou no local por alguns minutos, depois que os policiais se retiraram, o mesmo sacou sua arma e deferiu vários tiros de pistola para cima.

Uma viatura policial que estava fazendo rondas na Avenida São Francisco, foi até o local e os policiais conduziram o PM que estava de folga até o quartel do 5º BPM para que se fossem tomadas as devidas providências cabíveis.

Polícia Militar de Juazeiro encerra primeira fase do curso de gerência básica para Subtenentes e Sargentos

(Foto: ASCOM)

Encerra neste sábado (20), em Juazeiro (BA), a primeira fase do Curso de Gerência Básica para Subtenentes e Sargentos, com ênfase em Chefia e Liderança, oferecido pelo Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN). O curso esta sendo oferecido para os sargentos e subtenentes que trabalham em Juazeiro e tem como objetivo proporcionar uma formação atual em liderança organizacional para os citados graduados da Região Norte.

Essa primeira fase capacitou mais de 150 policiais, mas o projeto não para aí, a intenção é atingir todo o efetivo das treze unidades que compõe o orgânico do CPRN; para tanto, o próximo passo, já em andamento, será a expansão do curso para a região de Senhor do Bonfim e Campo Formoso.

A etapa de Juazeiro ocorreu na Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ) e contou com a facilitação da professora Sara Patrícia, graduada em Administração de Empresa, e especialista em Liderança e Chefia. O Comandante do CPRN, coronel Anselmo Bispo também é um dos facilitadores, juntamente com a capitã Ivana Almeida, chefe da Seção de Valorização Profissional (SVP) do CPRN.

Essa atividade com foco nos Sargentos e Subtenentes, é pioneira na Policia Militar da Bahia (PMBA), e o projeto já foi aprovado pelo Comandante Geral da PMBA, o coronel Anselmo Brandão, para a aplicação em todo o Estado.

Polícia Militar lança plano de segurança para o Carnaval de Juazeiro

Coronel Anselmo Bispo, comandante do CPRN. (Foto: Blog Waldiney Passos)

1.800 policiais militares, além de 60 policiais civis, agentes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e da Guarda Municipal, irão trabalhar em conjunto para garantir a segurança do folião no Carnaval de Juazeiro, que acontece de 26 a 28 de janeiro.

O planejamento do trabalho que será realizado antes, durante e depois da festa foi apresentado nesta quinta-feira (18), pela Polícia Militar, em uma solenidade que reuniu autoridades civis e militares no Grande Hotel de Juazeiro (BA).

O Coronel Anselmo Bispo, Comandante do Policiamento da Regional Norte da Bahia, detalhou como acontecerá a ação da PM no circuito do Carnaval e no entorno da festa.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Serão 650 policiais militares trabalhando a cada noite de folia. A PM de Juazeiro receberá o reforço de policiais dos batalhões de Senhor do Bonfim, Jacobina, Casa Nova, Curaçá, Campo Formoso, Sobradinho, CIPE Caatinga, Rondesp, Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) e do Pelotão de Cavalaria de Feira de Santana.

No circuito da folia serão 227 patrulhas, 09 postos de abordagem com detectores de metal, 26 postos elevados de observação, 04 postos setoriais de comando e 01 centro integrado de comando de controle.

Os policiais também farão abordagens nas ruas próximas ao circuito da festa, nos terminais de ônibus e nas barquinhas que fazem a travessia entre Juazeiro e Petrolina.

O trabalho operacional começa dia 23 com a operação “Fecha Juá”. “Essa Fecha Juá começa na cidade de Capim Grosso, há 230 km daqui, passando por Senhor do Bonfim e chegando na entrada do acesso a Juazeiro com mais rigor”, informou o Coronel Anselmo Bispo.

No dia 26 de janeiro, primeiro dia de folia, a PM dará início a operação Carnaval. “Nós teremos na avenida o funcionamento de patrulhas entre 15h e 6h da manhã. Nós terremos no entorno da festa motocicletas, cavalaria e viaturas 4 rodas a fim de fazer as abordagens móveis, além de postos fixos de abordagens”, detalhou o comandante.

E acrescentou. “Em cada posto fixo nós teremos uma central de vídeo monitoramento, monitorada por nossa ‘inteligência’ para estar em contato direto com as patrulhas afim de identificar e tirar de circulação possíveis meliantes. Trataremos com carinho que for para festa se divertir e trataremos com o rigor da lei quem for afim de perturbar a ordem e o sossego”.

Mulher é presa no Centro de Petrolina suspeita de tráfico drogas

Na tarde desta sexta-feira (12), durante realização de rondas com abordagem a pessoas e veículos no centro de Petrolina (PE), a Polícia Militar recebeu denúncia anônima de que uma mulher, que estaria nas imediações, estaria portando droga.

De posse dessas informações, das características e vestimenta da suspeita, os policiais intensificaram as incursões e localizaram a pessoa indicada, na rua Dom Vital.

Tratava-se de uma jovem de 18 anos de idade que estava com 30 (trinta) pedras de CRACK.

Ao ser questionada sobre a droga, a imputada afirmou que a comprou a uma pessoa conhecida como “Emersom” pela quantia de R$ 120,00. A pessoa mencionada não foi localizada. A mulher detida foi apresentada na delegacia da Polícia Civil.