Polícia Civil prende homem acusado de cometer estupro no Agreste de Pernambuco

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Equipes da Polícia Civil de Pernambuco prenderam na tarde de hoje (8) um homem acusado de ter cometido um estupro na cidade de Tupanatinga, Agreste do estado. O homem foi preso na cidade de Buíque, após investigações da polícia local.

Segundo a PC, o estupro foi cometido no ano passado. O acusado foi preso e encaminhado para o Presídio de Arcoverde.

Duas espingardas são apreendidas em Sta Maria da Boa Vista

Também nessa quinta-feira (8), policiais da 7ª CIPM realizaram a apreensão de duas espingardas na zona rural de Santa Maria da Boa Vista. A equipe da PM recebeu uma denúncia anônima e ao chegar no Assentamento Aquarius, encontrou as armas na residência de um homem de 50 anos. O homem foi preso e as armas foram encaminhadas à delegacia da cidade.

PM recupera veículos roubados em Parnamirim

Na madrugada dessa quarta-feira (7) policiais militares conseguiram recuperar três veículos roubados que estavam abandonados na zona rural de Parnamirim. Acionados pelo frentista de um posto de gasolina, a PM foi informada que além de roubar um caminhão os bandidos fizeram o motorista do veículo de refém.

Imediatamente os policiais deram início às buscas pela zona rural do município, encontrando o veículo na BR 316, próximo a outros caminhões abandonados. Ao perceberem a presença da PM os bandidos efetuaram disparos, revidados pelos policiais. Durante a troca de tiros os criminosos conseguiram fugir do local.

Ao revistarem o caminhão abandonado na estrada, os policiais encontraram o motorista do veículo amarrado dentro da cabine. Os caminhões abandonados também haviam sido roubados. Eles tinham placa de Feira de Santana (BA) e Itupeva (SP). A PM efetuou buscas pela cidade, mas ainda não conseguiu encontrar os criminosos.

Leitor denuncia crescimento da violência na Ponta da Serra

(Foto: Reprodução/Google Maps)

O crescimento de roubos a estabelecimentos no povoado Ponta da Serra, zona rural de Petrolina têm causado uma onda de medo e insegurança nos moradores. Cansado com o descaso das autoridades, um leitor que não quis se identificar fez um desabafo ao Blog.

Segundo o morador da Ponta da Serra, de janeiro até os primeiros dias de fevereiro foram registrados cinco roubos, praticados contra estabelecimentos comerciais da área, como armarinhos e mercados e moradores do local.

“A comunidade da Ponta da Serra precisa de ronda policial constante” desabafou. Ainda segundo o morador, os criminosos praticam os crimes e fogem em motocicletas pela estrada de acesso ao local.

Nossa equipe entrou em contato com o 5º BPM em Petrolina em busca de informações sobre o policiamento na Ponta da Serra, mas não tivemos respostas. O  espaço fica aberto à polícia, para prestar esclarecimentos aos moradores do povoado.

Homem é preso com arma falsa no bairro Gercino Coelho

Um homem foi preso no início da tarde dessa terça-feira (6) no bairro Gercino Coelho. Equipes da Rocam e Nis 4 receberam uma denúncia anônima de que dentro de um veículo Palio azul com placa KJN-5439 havia uma arma.

O veículo estava estacionado na Avenida das Nações, próximo ao Hospital Dom Tomás e ao abordarem seu proprietário, a PM encontrou uma arma falsa, no modelo da pistola PT100 Taurus dentro do porta luvas do carro.

O acusado assumiu ser proprietário da arma e foi conduzido pela polícia à delegacia.

Policiais Militares da 75ª CIPM de Juazeiro se preparam para trabalhar no Carnaval de Salvador

(Foto: ASCOM)

Policiais militares lotados na 75ª Companhia Independente de Polícia Militar de Juazeiro (BA), que vão trabalhar no Carnaval de Salvador, participaram de um anto de instrução nesta segunda-feira (05).

Designados pelo o Major Irlam Gouveia de Matos, comandante da Companhia, o Tenente Rocha e o Aspirante Oficial Harryson, realizaram as instruções com o objetivo de fazer permanecer, aperfeiçoar e desenvolver conhecimentos e habilidades dos policiais que irão atuar nas operações do policiamento no carnaval da capital baiana.

Para os oficiais responsáveis pelas palestras, o processo de aperfeiçoamento técnico contínuo é fundamental para proporcionar a sociedade uma polícia cada vez mais eficaz e capacitada.

Homem é preso em Petrolina por ameaçar a ex-companheira

(Imagem ilustrativa)

Na noite deste sábado (03), a Central de Operações da Polícia Militar recebeu um chamado do Residencial Monsenhor Bernandino, em Petrolina (PE), dando conta de que uma mulher estava sendo ameaçada pelo o ex-companheiro.

Ao chegar ao local, os policiais encontraram a senhora Paula Fernanda de Souza Vitorino, de 26 anos de idade, em estado de pânico. A mesma informou a Polícia, que seu-companheiro estava lhe ameaçando de morte e que o mesmo estava escondido em cima da laje da casa.

José Ailton Ferreira do Amaral, de 26 anos, foi preso e levado para a delegacia da Polícia Civil, onde foi lavrado um Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD).

Mais um homicídio é registrado em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Na noite deste sábado (03), a Polícia Militar de Petrolina (PE) registrou mais um homicídio na cidade. Jeferson Diego do Nascimento, de 27 anos de idade, foi atingido por três disparos de arma de fogo na altura do tórax e morreu no local. O crime aconteceu na Rua 10 do bairro Jardim Amazonas.

Pessoas ouvidas pela Polícia, disseram que momentos antes do crime, Jeferson havia se desentendido com dois homens na Rua 22 do bairro Pedro Raimundo, em razão da vítima haver realizado uma cobrança de dívida de droga, um deles conhecido como “Jean pé de pano”. Sendo os dois os autores dos disparos. Ambos fugiram após o crime e não foram localizados.

A vítima já havia sido conduzida e apresentada na delegacia da Polícia Civil no dia 09 de janeiro deste ano, visto ter sido acusado pelo seu próprio irmão, de comercializar drogas, sendo encontrado na ocasião no interior da residência dele, certa quantidade de maconha.

Após procedimentos da Polícia Técnica o corpo foi removido para o IML.

Mulheres são presas por furto a supermercados em Santa Maria da Boa Vista

(Foto: Divulgação)

Duas mulheres foram presas na manhã de hoje (2) após furtarem dois supermercados na cidade de Santa Maria da Boa Vista. Segundo informações fornecidas pela 7ª CIPM, a dupla foi flagrada por funcionários de um dos estabelecimentos furtados.

Na abordagem, a Polícia Militar encontrou com as mulheres 328g de queijo, 2,396 kg de carne bovina, 3,196 kg de frango congelado, 1 kg de queijo coalho, 2,5 kg de linguiça, 296g de bacon, 2 kg de feijão de corda e um par de sandálias.

As mulheres são residentes de Santa Maria da Boa Vista e têm 32 e 36 anos. Elas foram autuadas em flagrante e responderão pelo crime de furto.

Homem é preso por tráfico de drogas em Juazeiro

Um homem foi preso na manhã de hoje (2) no bairro João Paulo II, em Juazeiro. Segundo informações da 17ª COORPIN, o acusado tem 57 anos, residia no bairro e era traficante de drogas.

Em abordagem na residência do suspeito, a Polícia Civil encontrou 28 petecas de cocaína e R$ 70,00. O material foi apreendido e o acusado, encaminhado à delegacia.

ROCAM apreende drogas em Salgueiro

Também na manhã de hoje, equipes da ROCAM em Salgueiro efetuaram a prisão de um jovem no bairro Planalto. Enquanto realizavam rondas diárias na comunidade, um homem de 21 anos demonstrou atitudes suspeitas e ao ser abordado e com ele foram encontradas 1,80 gramas de maconha pronta para consumo. O suspeito foi preso.

Polícias Civil e Militar cumprem mandado de prisão em Cabrobó contra acusado de violência doméstica

Equipes da Malhas da Lei (PM) e Policiais Civis da 25ª DESEC  de Cabrobó cumpriram na manhã dessa quarta-feira (1º), um mandado de prisão contra Alan Kardeques Fernandes dos Santos, de 27 anos.

Contra ele havia um pedido de prisão expedido em Cabrobó pelo crime de violência doméstica, ameaça e injúria.

O acusado foi preso durante ações rotineiras da PM e PC no município e foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Cabrobó, onde responderá pelos crimes.

Polícia Militar de Petrolina presta socorro à vítima de tentativa de homicídio

Durante rondas na noite desta quarta-feira (31), no Projeto Maria Tereza, policiais do GATI, se depararam com um homem pedindo socorro, informando que alguém havia tentado contra sua vida.

Edmilson Souza Moura Aguiar, de 43 anos de idade, foi vítima de vários golpes de arma branca. A viatura da PM prestou socorro ao mesmo encaminhando-o para Petrolina (PE), enquanto a central de operações mantinha contato com o SAMU, para que as viaturas se encontrassem em determinado ponto do deslocamento.

Os veículos se encontraram na BR 407, onde foram dados os primeiros socorros e em seguida a vítima foi encaminhada ao Hospital Universitário. Segundo o médico de plantão, o mesmo passa bem e não corre risco de morte.

Segundo Edmilson, uma discussão por causa de dívida de jogos de azar teria motivado o crime.

Ainda de acordo com a vítima, o acusado de tentar matá-lo é Jabson Carlos Viana, mais conhecido como Neném de Zé Carlos. Após a discursão, o acusado teria invadido a casa de Edmilson e lhe desferiu golpes de faca. A Polícia fez buscas para prender o acusado, mas ele não foi encontrado.

Polícia Militar prende dois homens acusados de assaltar um taxista em Petrolina

(Foto: Polícia Militar)

Na noite desta quarta-feira (31), policiais militares do 5º Batalhão da Polícia Militar de Petrolina (PE), prenderam no bairro Vila Marcela, Victor Emanoel Silva Ramos, de 19 anos e Lucas Nogueira Ribeiro, de 22 anos. Os dois são acusados de terem assaltado um taxista da cidade na mesma noite.

Segundo a vítima, os dois rapazes solicitaram uma corrida para o bairro Vila Marcela, onde moram, e ao chegarem ao destino, usaram um revólver para assalta-lo, levando uma quantia em dinheiro e um celular.

Durante diligências na comunidade em busca dos assaltantes, a Polícia recebeu informação anônima sobre a rua e o número da casa onde os dois estavam. Chegando ao local indicado, encontraram Vitor Emanuel, que confessou ter participado do assalto. O mesmo estava com a quantia de R$ 677,00, um aparelho celular e um revólver calibre 38.

Em seguida, os policiais prenderam o outro acusado, Lucas Nogueira, em um bar com a quantia de R$ 187,00. Segundo a PM, ele também confessou participação no assalto e ambos foram reconhecidos pela vítima. A polícia informou também que após pesquisa nos nomes dos acusados, foi constado que havia um mandado de prisão em aberto contra Lucas.

UNEB emite nova nota de repúdio a agressões da PM a uma aluna da instituição no Carnaval de Juazeiro

(Foto: Arquivo)

Nesta segunda-feira (29), o Blog Waldiney Passos publicou uma nota, enviada pelo O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde funcionam os curso de Agronomia e Direito, emitiu uma nota de repúdio contra agressões praticadas por policiais militares a uma aluna da instituição.

Hoje (30), a direção do Departamento de Ciências Humanas (DCH), onde funcionam os cursos de Pedagogia e Jornalismo, da mesma Universidade, também emitiu uma nota repudiando a atitude dos policiais. A nota detalha as agressões sofridas pela a aluna do curso de Direito.

Confira:

A Direção do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, vem a público denunciar a abordagem violenta sofrida por uma aluna do curso de Direito dessa Universidade realizada pela Policial Militar,  no circuíto do Carnaval, durante a madrugada do último domingo (28).

Segundo depoimento da aluna, ela recebeu um murro no rosto e no estômago, usaram cassetes, a enforcaram  e ela desmaiou na avenida. Tudo isso porque questionou a forma violenta da abordagem sofrida por um grupo de amigos. Ainda enfatizou que os alvos foram as pessoas negras do grupo. Uma mulher jovem, estudante brutalmente agredida pelas forças do Estado.

Em 05 de maio de 2017 a UNEB sediou uma audiência pública, promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa da Bahia e pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro (Compir) sobre abordagem policial, a qual ouviu vários depoimentos referentes a abordagens violentas. O resultado foi a elaboração de um documento encaminhado a todas as forças policiais, judiciais e universidades do município solicitando revisão desses procedimentos e colocando a UNEB a disposição para formações e debates.

Sugeria ainda um pacto de conduta de todos os entes supracitados. Infelizmente nenhuma resposta foi enviada aos promotores do evento.

Assim, solicitamos do comando da corporação Polícia Militar e das demais autoridades competentes a imediata apuração e responsabilização do(s) envolvido(s) e a resposta ao documento referente a Audiência Pública realizada nesta Universidade. Acreditamos que essa questão deva ter um encaminhamento compartilhado e a punição dos agressores.

Comunidade Acadêmica, Departamento de Ciências Humanas da UNEB, Campus de Juazeiro.

Festa de janeiro 2018, em Ouricuri, foi a mais segura dos últimos anos, garante PM

(Foto: ASCOM)

Com um público estimado de 50.000 pessoas por noite, foram registradas apenas 5 ocorrências de menor potencial ofensivo nas 4 noites de festa em Ouricuri, média de uma ocorrência por noite (desordem e vias de fato).

“O resultado é prova de um planejamento eficiente, integração das instituições, responsabilidade e empenho dos Oficiais e praças da PMPE, somado as restrições e orientações acordadas com Ministério Público, Prefeitura, através de suas Secretarias e Assessorias, Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros, postas em TAC (Termo de Ajustamento de Conduta)”, além do apoio da Segurança Privada”, informou o Coordenador Geral da Segurança PMPE no Evento e Subcomandante do Batalhão, Major Carvalho.

Cerca de 80 Policiais Militares trabalharam em cada noite de festa, dentre Patrulhas no pátio interno, Guarnições em Bloqueios nos acessos da cidade e rondas no Quarteirão do Evento.

Revista padrão com a utilização de detectores de metais no acesso do evento e a proibição de fornecimento de bebidas em recipientes de vidro e acesso ao pátio com os mesmos, foram fatores imprescindíveis para o êxito da Operação.

A SDS disponibilizou equipe da Operação Lei Seca, antes, durante e após o evento, a qual realizou importante serviço na prevenção a acidentes de trânsito.

Parabenizamos todos os Policiais Militares do 7° BPM e hipotecados de outros Batalhões, Oficiais Coordenadores que trabalharam nas 4 noites do evento e demais Instituições envolvidas no Plano de Segurança da Festa.

Parabenizamos os Policiais Militares recém-formados e transferidos recentemente ao 7° BPM, os quais chegaram imbuídos do espírito de servir ao povo do Araripe.

PM avalia segunda noite de carnaval como tranquila

(Foto: Ascom)

Após mais uma noite de festas a Polícia Militar da Bahia fez um balanço positivo em relação ao sábado (27) de Carnaval. Em reunião hoje (28) o Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) revelou que até o momento houve uma diminuição no número de ocorrências, comparando 2017 a 2018.

Somente na noite de ontem a PM empregou 690 profissionais, divididos pelos três Circuitos do Carnaval. Foram empregadas 85 patrulhas a pé, nove postos de abordagens foram montados. Além disso, 16 motocicletas, cinco viaturas e quatro conjuntos de cavalaria atuaram na segunda noite de festa. O Carnaval de Juazeiro se encerra nesse domingo, com apresentações na Av. Adolfo Viana, Orla 2 e Rua da 28.

Entre as atrações do domingo estão Olodum, Gabriel Diniz e os blocos locais. A programação de hoje e a cobertura completa da última noite de carnaval você confere nas nossas redes sociais.