Governo convoca aprovados em concurso da PMPE

(Foto: Arquivo)

O anúncio da convocação dos provados no concurso da Polícia Militar de Pernambuco, foi publicado nesta terça-feira (18), no Diário Oficial, pela portaria conjunta assinada pelos secretários Milton Coelho (SAD) e Ângelo Gioia (SDS). Foram convocados 1.322 candidatos, participam dessa etapa os candidatos aprovados no exame de habilidades e conhecimentos, de aptidão física, avaliação psicológica e julgados aptos nos exames médicos.

Cada candidato deverá apresentar, no período de 2 de maio até 2 de junho de 2017, a documentação prevista no edital e protocolá-la no campus de Ensino Mata, localizado na BR-408, no quilômetro 76,5, em Paudalho, das 8h às 12h, que será analisada para confirmação das matrículas e início do curso de formação. Após a conclusão do curso na Academia de Paudalho, os novos praças entrarão em serviço até dezembro deste ano.

Veja a lista completa dos convocados aqui.

Com informações do FolhaPE

Governo do estado afasta PMs da Associação de Cabos e Soldados

(Foto: Internet)

A Secretária de Defesa Social afastou o presidente e o vice da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco, Albérisson Carlos da Silva e Nadelson Leite Costa, de seus cargos na Polícia Militar. O afastamento, de 120 dias, foi motivado por “cometimento, em tese, de crimes militares”.

A informação foi publicada no Boletim Geral da SDS do sábado. De acordo com o texto do boletim, os dois cabos são acusados de “praticarem, em tese, fatos incompatíveis com a função pública, os quais afetam a ética, como também a honra pessoal e o decoro da classe”.

Ainda segundo o boletim, o prazo de 120 de afastamento pode ser renovado automaticamente pelo mesmo tempo e, caso o prazo total do afastamento acabe sem a conclusão do processo administrativo, os servidores retornarão às atividades. Em dezembro do ano passado, o presidente e vice da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco forão presos durante uma assembleia da categoria para deliberar sobre uma possível greve.

LEIA MAIS

Governo confirma concurso de 400 vagas para a Polícia Militar do Piauí

Wellington Dias (PT), governador do Piauí

O secretário Estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, anunciou nesta quinta-feira (16) que o governo vai realizar concurso para soldado ainda este ano.

A confirmação saiu após audiência no Palácio de Karnak com o governador Wellington Dias (PT) que autorizou a realização do teste. Serão ofertadas cerca de 400 vagas.

“Vamos finalizar a programação com o secretário Franzé Silva (Administração) para definir as datas para o edital”.

Fábio Abreu informou ainda que o edital já está pronto e a ideia é lançar este mês de fevereiro.

“O concurso respeitará as etapas e a nosso esforço será de concluir todas as etapas até o final do ano”, garantiu Fábio Abreu.

Policias unificadas

O secretário ressaltou que o projeto de unificação das policiais, integrando cinco delegacias no interior do Estado, ajudará a reduzir a criminalidade.

“Um exemplo bem típico que dou é a delegacia de Monsenhor Gil, que não está na lista, mas será beneficiada futuramente, pois tem distrito de um lado e na frente o GPM. A ideia é juntar, torna mais pratico o serviço e ter mais gente no atendimento à população”.

Reunião com os policiais

Fábio Abreu informou que haverá uma reunião com as associações e o vereador R. Silva após o carnaval para tratar sobre o reajuste da categoria. A proposta é de já iniciar as discussões para se checar a um calendário de reajuste salarial para os militares.

Reajuste da Polícia Militar de Pernambuco é aprovado pelos deputados

Proposta do governo Paulo Câmara (PSB) passou em primeira votação por 32 votos a 0. Segunda votação e denitiva ocorre nesta quarta

O projeto que prevê o reajuste da PM de Pernambuco foi aprovado na tarde de ontem (14) na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Dos 49 deputados, 32 votaram a favor da proposta. Ao todo, 11 deputados deixaram o plenário durante a votação, todos da oposição. O presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), não vota

A oposição anunciou que entrará com um mandado de segurança para tentar anular a votação, já que o grupo acredita que o regimento interno foi rompido durante o processo de tramitação, já que ele só poderia ser apreciado a partir desta quarta-feira (15). Por isso o grupo se retirou do plenário.

Do lado de fora, policiais militares foram acompanhar a sessão e pressionar pela não aprovação do projeto. O presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS-PE), Albérisson Carlos, prometeu fazer “greve de fome” caso seja preso. Ele já havia sido detido em novembro, durante assembleia da categoria para deliberar sobre greve.

Segundo o governo, o impacto na folha salarial será de R$ 303 milhões neste ano e de R$ 600 milhões no próximo. Em 2017, porém, serão apenas R$ 176,4 milhões a mais de dinheiro novo. O resto dos R$ 300 milhões é incorporação dos auxílios que já eram pagos pelo Executivo

PROPOSTA

O reajuste do governo prevê aumentos em três parcelas (a primeira em maio e as outras duas em abril e dezembro do próximo ano), a criação de faixas salariais para quase todas as patentes, a incorporação no soldo dos militares de benefícios como auxílio-transporte e defesa de vida, e o não recebimento dos ganhos para PMs que tenham passado mais de 30 dias em prisão disciplinar no último ano.

Com informações do JC Online.

Governo anuncia reajuste da PM em três parcelas até 2018

O reajuste representará um acréscimo de R$ 303 milhões na folha de pagamento de 2017

Foram meses e meses de queda de braço até os policiais militares de Pernambuco conseguirem reajuste salarial, que segundo o Governo de Pernambuco vai variar entre 25% e 40%, a depender da função exercida pelo profissional na corporação.

Os aumentos serão oferecidos a partir de maio de 2017 e nos meses de abril e dezembro de 2018. Na próxima segunda-feira (6), o governo Paulo Câmara (PSB) deve encaminhar o projeto de lei que trata do reajuste tanto da PM, quanto do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O reajuste representará um acréscimo de R$ 303 milhões na folha de pagamento de 2017. A proposta estabelece as correções para os meses de Maio de 2017, Abril de 2018 e Dezembro de 2018. Na tabela abaixo, estão os valores atuais e os corrigidos até o final do próximo ano:

O reajuste no soldo para os dois anos varia entre 20,79% e 41,37%, dependendo da patente. Serão incorporados, porém, benefícios como as gratificações de transporte e de defesa civil. A Associação de Cabos e Soldados (ACS) criticou a proposta.

Os maiores aumentos serão para subtenentes (41,37%) e coronéis (40,19%). Soldados terão revisão de 27,49% e passam a ganhar R$ 4.104,88 em dezembro de 2018. Para os cabos, a variação vai ser de 21,73%, com salário de R$ 4.568,80 no final do próximo ano. Para o governo, este é o maior acordo de valorização funcional da história de Pernambuco na hora em que o País passa por uma crise.

A proposta do governo inclui, ainda, a ampliação de 300 vagas no cargo de subtenentes.

Com informações de Cássio Oliveira.

PE anuncia reajuste salarial de 25% a 40% para PMs e bombeiros

(Foto: Internet)

Policiais Militares de Pernambuco terão reajuste salarial que varia entre 25% e 40%, a depender da função exercida pelo profissional na corporação. Os aumentos serão oferecidos a partir do próximo mês de maio e nos meses de abril e dezembro de 2018.

Nesta segunda-feira (6), o governo do estado deve encaminhar o projeto de lei que trata do reajuste à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).   De acordo com o subcomandante-geral da PM, Adalberto Ferreira, a medida deve corresponder às expectativas dos profissionais.

“A gente acredita que as conquistas foram boas, positivas, e esses números vão ter um reflexo positivo dentro da Polícia Militar”, pontuou.  “O percentual de aumento para os cargos de graduados, praças e oficiais gira em torno de 25%”, explica o comandante.

Para o cargo de soldado, por exemplo, o atual salário de R$ 3.219,88 passa a ser de R$ 3.549,68 em maio deste ano. Em abril de 2018, a remuneração será de R$ 3.724,84 e, em dezembro, o salário passa por uma nova correção e chega a R$ 4.104,88.
O percentual de 40% é válido para os postos de subtenente e coronel, que, em maio de 2017, passam a receber, respectivamente, R$ 6.783,26 e R$ 17.953,00. No mês de abril de 2018, as remunerações dos subtenentes sobem para R$ 8.145,60. Os coronéis, por sua vez, passam a ganhar R$ 22.365,77. Em dezembro de 2018, uma nova correção eleva os salários dos dois postos para R$ 8.823,00 e R$ 23.238,00, respectivamente.

A proposta do governo inclui, ainda, a ampliação de 300 vagas no cargo de subtenentes.

Com informações do G1

Pernambuco: PMs e bombeiros organizam ato público em frente à Alepe

(Foto: Internet)

Os policiais e bombeiros militares de Pernambuco estão organizando um ato público para a manhã desta quinta-feira (2) em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A categoria, que realiza operação padrão há cerca de dois meses, pretende iniciar a concentração por volta das 10:00 horas. A classe espera que seja definido o reajuste salarial, além da equiparação salarial com a Polícia Civil e subsídios.

Nesta quarta-feira, a Procuradoria de Justiça Militar no Recife divulgou uma recomendação para que as associações militares não realizem assembleia que incite a deflagração de paralisações ou greve. A medida também é direcionada aos comandos da PM e dos bombeiros, para que previnam ou reprimam operações que impactem a segurança pública.

LEIA MAIS

Vilmar Cappellaro dá boas vindas a novo comandante da PM e solicita mais viaturas para Lagoa Grande

Prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro (PMDB)

Preocupado com a situação da segurança da população e das condições precárias das viaturas e equipamentos para os policiais militares, o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, se reuniu ontem (6) em seu gabinete, com o novo comandante da Polícia Militar, Tenente Coronel Marcondes, empossado no último dia 02/01 na 7ª CIPM, pleiteando por melhorias da segurança na Sede,  Distritos de Vermelhos e Jutaí, além de algumas parcerias.

“Entendemos a necessidade de mais viaturas e já solicitamos veículos 4×4 para darmos uma atenção especial à zona rural. Também já solicitamos mais motos. Estamos adequando e reestruturando a segurança no policiamento do Polígono de Jutaí, intensivando com a viatura para dar mais cobertura com eficácia ao Distrito”, assegurou o comandante.

O serviço de segurança no Polígono Jutaí vai continuar

O Prefeito quis saber como ficará a situação do polígono de Jutaí, rodovia PE 122. O comandante esclareceu que “não existe nenhuma intenção da retirada da equipe do local. Trata-se apenas de uma ação estratégia de segurança. A determinação é que os policiais trabalhem com um ‘cartão programa rotativo”. Ora o efetivo estará num local, ora estará noutro de forma intermitente. É só uma questão de estratégia operacional. O serviço de segurança no polígono vai continuar” relatou.

O novo comandante Marcondes também promete ouvir mais a população. “Vamos trabalhar junto à comunidade no sentido de ser uma polícia cidadã, participando do dia a dia da comunidade. Estaremos com o canal aberto para ouvir os reclames de todos e para corrigir algumas distorções que por ventura sejam veiculadas pela imprensa” garantiu o Tenente Coronel.

PMs e Bombeiros realizam assembleia sobre greve nesta terça-feira

bombeiros-pe

O ato está marcado para as 14h desta terça-feira

A falta de infraestrutura para realização do trabalho e o “impasse” criado pelo Governo de Pernambuco sobre a questão salarial dos militares são os motivos, segundo a Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS/PE), para a realização de uma assembleia que pode culminar na paralisação das categorias.

O ato está marcado para as 14h desta terça-feira (6), na Praça do Derby, área central do Recife. De acordo com a ACS, o próprio governo estadual prometeu reformas para solucionar problemas físicos nas estruturas das corporações e não cumpriu.

Já na questão salarial, é reivindicado a implantação da remuneração na forma de subsídio para todos os cargos da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMPE). A revisão do plano de cargos e carreira também é pleiteada.

De acordo com a Secretaria de Administração do Estado (SAD), a mobilização dos militares está sendo acompanhanda. A secretaria espera pela realização da assembleia para sinalizar algum posicionamento.

Operação Papai Noel será lançada oficialmente em Petrolina

(Foto: Internet)

Cerca de 20 policiais devem ser empregados diariamente no policiamento a pé (Foto: Internet)

Na próxima quinta-feira (1º) a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindilojas e o 5° BPM, realizam o lançamento da Operação Papai Noel em Petrolina (PE). A solenidade oficial será, às 8h, na Avenida Souza Filho, no centro comercial da cidade.

Tradicionalmente, como acontece todo ano em parceria com a CDL e Sindilojas, no período natalino, quando ocorre uma grande movimentação de pessoas nas áreas comerciais, com um aumento considerável na circulação de dinheiro, a Polícia Militar de Pernambuco – 5º BPM – desenvolve ações e operações de polícia ostensiva e preventiva, visando garantir a segurança da população, coibindo assaltos a pedestres e a estabelecimentos comerciais neste período.

LEIA MAIS

Reunião da ‘Operação Papai Noel 2016’ em Petrolina define reforço da segurança

A Operação Papai Noel visa dar mais segurança  no Centro da cidade./ Foto: Ascom

A Operação Papai Noel visa dar mais segurança no Centro da cidade./ Foto: Ascom

 Já começaram os acertos para um bom Natal para o comércio de Petrolina (PE). Com o objetivo de garantir a segurança dos comerciantes e consumidores no centro comercial durante as festividades de fim de ano, uma reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) discutiu, ontem (09), ações a serem desenvolvidas nos próximos dias, a exemplo da Operação ‘Papai-Noel’, que visa intensificar o policiamento nas ruas do centro e a instalação da cabine de segurança na Rua Souza Filho.
Na ocasião, estiveram presentes o presidente da CDL, Manoel Vilmar e o diretor executivo Valdivo Carvalho, o presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro, o subcomandante do 5º BPM, major Adelson Santos e o Chefe da Seção de Operações e Assessor de Imprensa, Major Costa. Vale salientar, que a Operação Papai Noel é uma parceria entre o 5º BPM, CDL Petrolina e Sindilojas, que acontece todo ano e conta também com o apoio da Autarquia Municipal de Mobilidade de  Petrolina  AMPLA, Guarda Municipal e  Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Dia das Crianças é celebrado em Petrolina pelo 5º BPM

acao-social

Foi realizada nesta segunda-feira (17) no Clube  da Associação dos Empregados da Codevasf (ASSEMCO) um evento alusivo ao Dia das Crianças que foi promovido pelo 5ºBPM, sediado em Petrolina (PE).

acao-social-jpg-2

O evento foi voltado aos filhos dos Policiais Militares do 5º BPM. A ocasião contou com brinquedo inflável, cama elástica, banho de piscina, palhaço, distribuição de lanches, picolés, sorvetes,  iogurtes, além de sacolinhas de guloseimas.

acao-social-3

Durante o dia, as crianças aproveitaram para valorizar a criatividade, com brincadeiras, descontração, socialização e integração, havendo o fortalecimento de vínculos familiares.

Em Abaré polícia incendeia cerca de 3 mil pés de maconha

(Foto: Ilustração)

(Foto: Ilustração)

Na zona rural do município baiano de Abaré, próximo ao povoado Umbuzeiro, a Polícia Militar incinerou aproximadamente 3 mil pés de maconha.

A polícia chegou até a plantação do entorpecente, através de denúncia anônima, a polícia foi até o local e confirmou a veracidade da informação.

Durante o cumprimento da diligência foi preso Paulo Siqueira da Cruz, residente do Pambu. O suspeito estava de posse de uma moto, material agrícola e de suprimentos e 10 Kg de maconha pronta para o consumo.

Policiais Militares do 5° BPM realizam palestra no C-3, em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Os moradores do C-3 e das proximidades participaram efetivamente e positivamente das discussões. (Foto: ASCOM)

Seguindo o Plano de Ação do Comando do 5° BPM, foi realizada, nesta quinta-feira (6), às 19h, uma reunião na Escola Dom Avelar no Projeto Senador Nilo Coelho C-3, com os moradores e alunos. O evento tratou de diversos assuntos como segurança, mobilidade e comodidade.

Os moradores do C-3 e das proximidades participaram efetivamente e positivamente das discussões durante a palestra, sendo possível perceber o interesse da população acerca dos temas tratados. Além do 5° BPM, VIII GERES, membros do CRPAM estiveram presentes. O corpo docente da unidade de ensino que sediou a reunião também participou do evento.

Polícia Militar realiza solenidade em homenagem ao dia do soldado

(Foto: ASCOM)

A solenidade continuou com a entrega de medalhas do serviço policial militar. (Foto: ASCOM)

O comando do 5º BPM realizou, na manhã desta quinta-feira (25), uma solenidade em homenagem ao dia do soldado. A solenidade teve início com a leitura do boletim especial com as palavras do comandante do 5º BPM, Tenente Coronel Ricardo Peres. Logo em seguida aconteceu um culto em ação de graça presidido pelo pastor Cabo PM Charles do 5º BPM, que trouxe uma bela mensagem religiosa a todos os presentes.

A solenidade continuou com a entrega de medalhas do serviço policial militar, que é uma comenda conferida pelo Comando Geral da corporação, aos policiais militares que completam o tempo de 10, 20 ou 30 anos de efetivo serviço prestados à corporação, e tem, reconhecidamente, ao longo das suas carreiras, bons serviços dedicados à PM-PE.

(Foto: ASCOM)

(Foto: ASCOM)

Por fim foram homenageados os Policiais Militares que completam 30 anos de efetivo serviço prestados à PM-PE, como forma de reconhecimento e agradecimento, o Comando do 5º BPM, entregou placas alusivas à passagem de tão importante data na vida desses profissionais.

A Solenidade foi finalizada com a Canção da PMPE, quando foi servido um café da manhã, no corpo da guarda do 5º BPM.

O blog Waldiney Passos deseja os parabéns a todos os soldados que garantem a segurança da população.