Congresso oficia e Lula tem até esta quarta para promulgar dosimetria

Proposta impacta condenados pelos atos de 8 de janeiro

Mesa Diretora do Congresso Nacional encaminhou à Casa Civil a mensagem oficial confirmando a derrubada do veto presidencial ao Projeto de Lei da Dosimetria. O ofício foi enviado na noite da última segunda-feira, abrindo o prazo constitucional de 48 horas para a promulgação da nova norma.

De acordo com a Constituição, caberia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar o texto dentro desse prazo. Caso não houvesse a promulgação, a responsabilidade seria transferida ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e, posteriormente, ao vice-presidente da Casa, Eduardo Gomes.

O projeto aprovado alterou a forma de cálculo das penas para crimes contra as instituições democráticas. Pela nova regra, quando diferentes crimes forem considerados parte de um mesmo contexto, prevaleceria apenas a pena do delito mais grave, o que tenderia a reduzir o tempo total de condenação.

LEIA MAIS

Congresso analisa veto de Lula ao PL da Dosimetria e reacende disputa política

Parlamentares podem manter ou derrubar decisão presidencial

O Congresso Nacional está realizando, nesta quinta-feira (30), uma sessão conjunta para analisar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao chamado Projeto de Lei da Dosimetria. A proposta trata da definição das penas aplicadas a condenados por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023.

O tema coloca novamente em confronto governo e oposição. Enquanto parlamentares contrários ao governo defendem a derrubada do veto, o Palácio do Planalto atua para mantê-lo, classificando o projeto como uma ameaça ao Estado Democrático de Direito.

LEIA MAIS