Orocó: moradores sofrem com esgoto a céu aberto e leitor denuncia aparecimento de ratos nas residências

Os moradores da Rua Quirino do Nascimento, no Centro de Orocó estão convivendo com o mau cheiro, esgoto e o risco de contrair doenças. Isso porque, segundo a comunidade, o local não recebe equipes da limpeza municipal.

Em denúncia feita ao nosso blog, o leitor Ismael Lira, que também é vereador da cidade, relatou que o problema na rede de esgoto se arrasta há várias semanas e desde o domingo, atingiu um nível caótico.

LEIA MAIS

Cia Biruta de Teatro realiza oficina em comunidades de Orocó

(Foto: ASCOM)

O grupo de teatro, que tem sede em Petrolina (PE), percorreu as comunidades quilombolas Mata de São José, Remanso, Umburana e Viturino, com uma turma de 25 jovens descendentes de quilombos representantes das quatro localidades que compõem o território Águas do Velho Chico, localizado no município de Orocó (PE).

Durante quatro dias, 9, 10, 11 e 12 e fevereiro, a Companhia Biruta realizou oficina de formação em técnicas de iniciação teatral para jovens quilombolas. Foram momentos intensos de troca entre a cultura negra e os saberes teatrais do grupo que comemora 10 anos de atuação teatral no Sertão do São Francisco.

Para o ator e produtor Antônio Veronaldo, a oficina foi para o grupo uma verdadeira vivência de imersão na comunidade, onde participaram do dia a dia dos moradores.

“A oficina proporcionou para gente uma vivência que fortalece nosso fazer artístico e seu sentido. Foi muito importante poder acompanhar a vida da comunidade, comer junto, conversar e presenciar suas lutas. Compreender a luta quilombola dentro da comunidade faz toda diferença para que nós que somos um grupo da periferia da cidade e busca no seu fazer esses laços comunitários”, afirmou Veronaldo.

(Foto: ASCOM)

Uma iniciativa realizada de forma independente pela Cia Biruta, a oficina se deu de forma itinerante, percorrendo as quatro comunidades que compõem o território. O principal objetivo foi promover a iniciação teatral como forma de expressão e comunicação em torno das questões de identidade.

Utilizando as associações quilombolas e os espaços ao ar livre em integração com ecologia do lugar, a metodologia proposta pela Cia Biruta buscou integrar a corpo, território e cultura dentro do contexto quilombola.

“Compartilhamos procedimentos que costumamos usar na nossa comunidade, na nossa pesquisa teatral e na nossa busca estética. Somos do contexto da periferia urbana, mas nossa metodologia se abre ao diálogo com as questões quilombolas a partir do momento em que escolhemos que nosso teatro tem, cada vez mais, a ver com o sentimento de pertencimento e a compreensão das identidades ribeirinhas e sertanejas em seus processos históricos e sociais”, pontuou a atriz e produtora cultural, Cristiane Crispim.

Chove forte em Orocó e Riacho do Brígida enche depois de mais de dez anos

(Foto: Ilustração)

Amargando a forte estiagem pela qual passam os sertanejos, os moradores do município de Orocó (PE), no sertão de Pernambuco, voltaram a ter esperança de um ano melhor.

Nos últimos dias a chuva caiu generosa e a maioria dos riachos que cortam a região transbordaram.

O Riacho do Brígida, um dos maiores do município, mostrou uma cheia que não era vista a mais de dez anos. Veja o vídeo enviado por um leitor.

A previsão é de continuar chovendo naquela região. Segundo o Instituto Climatempo, hoje o dia vai ser de sol com algumas nuvens e pode chover rápido durante o dia e à noite. Há uma probabilidade de 90% de chover pelo menos 15 milímetros neste sábado (10). Para amanhã não tem previsão de chuva naquela região.

Polícia Militar apreende 2 fuzis calibre 7mm e prende assaltantes de Banco em Orocó

(Foto: Polícia Militar)

Durante a realização da Operação Feira Segura em Orocó (PE), nesta segunda-feira (05), o efetivo do GATI quando realizava rondas com abordagens na cidade, avistou o veículo Chevrolet/Classic, placa LLP-8593, Maurilândia-GO, com dois ocupantes em atitude suspeita.

Durante a abordagem, foram encontradas na porta do passageiro 03 (três) munições de calibre 7mm, sendo 02 (duas) deflagradas e 01 (uma) intacta. Na sequência das buscas, foram encontrados no porta malas do veículo, 02 (dois) Fuzis de calibre 7MM, marca IMBEL, armamento este de uso restrito.

Após serem indagados a respeito da origem e para qual a finalidade das armas, um dos ocupantes do veículo identificado como Rilson Alves da Silva, informou que as armas estavam guardadas há alguns dias em uma fazenda em Orocó, e que nesta segunda-feira chamou o colega Alan Silva Ataíde, para ir até a cidade de Orocó para conduzir as armas até Cabrobó (PE).

Rilson, ainda revelou que chegando em Cabrobó com as armas, entraria em contato com o elemento conhecido por “Diego do Ibó” para saber como proceder com o armamento e ser apresentado ao restante da quadrilha de assaltantes de banco.

Na sequência, Rilson informou que o “Diego do Ibó” havia sido preso a alguns dias na cidade de Petrolândia (PE), com um carro clonado, e em decorrência dessa prisão, ele Rilson, falou que juntamente com a pessoa de Luan Luiz da Silva seriam os responsáveis em levar as armas para o Estado de Alagoas, onde iriam praticar assaltos a agências bancárias daquele estado, juntamente com outros elementos não conhecidos.

Logo após o recebimento das informações, o efetivo do GATI se deslocou até a cidade de Cabrobó, com os dois detidos, não sendo localizada a pessoa de nome LUAN.

Ainda durante a operação, já na cidade de Cabrobó, Rilsonn levou os policiais até sua residência, onde teria guardado algumas munições. Após buscas na casa, foram encontradas 06(seis) munições de calibre 38 intactas. Os dois presos foram apresentados a delegacia da Polícia Civil, onde foram autuados em Flagrante Delito pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e de munições de uso restrito.

Leitor denuncia desperdício de água pela a Prefeitura de Orocó, que usa carro pipa para lavar parte de avenida da cidade

(Foto: WhatsApp)

Mesmo diante da seca pela qual passa o sertão, a prefeitura de Orocó (PE) faz vista grossa ao clamor de quem sofre com a falta de água e usa o único carro pipa que tem, para lavar parte da Avenida São Sebastião que fica no centro da cidade.

A foto foi enviada por um leitor, que ficou indignado com a cena que presenciou. Ele informou também que hoje no município de Orocó, quem mora na zona rural está comprando uma carga de água potável por R$ 100,00.

O blog Waldiney Passos está tentando contato com a Prefeitura de Orocó para saber alguma explicação sobre o fato.

Candidatos aprovados em concurso da Prefeitura de Orocó cobram nomeação

(Foto: Internet)

Leitores enviaram nota ao blog, informando que foram aprovados em um concurso realizado pela Prefeitura de Orocó (PE), em 2016 e não foram convocados para assumirem os cargos.

Eles afirmam que estão vivendo uma verdade saga para serem nomeados. De forma criativa escrevem: “não é a saga do vaqueiro da Mastruz com Leite, mas sim a saga do concurseiro aprovado no concurso da Prefeitura de Orocó”.

Os leitores informam que realizaram a primeira prova no ano de 2015, mas esta prova foi anulada por suspeita de fraude e outro teste foi aplicado novamente em 2016.

O edital do concurso disponibilizava 249 vagas para diversos cargos, mas apenas 118 pessoas foram nomeadas em duas convocações, 06/02/2017 e 20/02/2017. 131 candidatos que também foram aprovados, esperam a mais de um ano para serem chamados.

Os denunciantes afirmam, que as vagas oferecidas no concurso estão sendo ocupadas por pessoas contratadas que não foram aprovadas em seleção pública.

As pessoas que ainda não foram convocadas, algumas entraram na justiça buscando seus direitos, outros recorreram ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público, este último inclusive, em outubro de 2017 emitiu recomendação ao prefeito de Orocó para que ele procedesse com a nomeação dos aprovados.

Mas segundo os leitores, a recomendação não foi cumprida e para justificar o prefeito de Orocó, decretou emergência financeira no dia 01 de novembro de 2017.

Eles afirmam ainda, que segundo o site do Tribunal de Contas do Estados de Pernambuco e da Prefeitura de Orocó, no ano de 2015, ano de lançamento do edital do concurso, a Prefeitura contava com 892 cargos. Desse total, 461 eram contratados e 356 efetivos, os demais eram comissionados, ou seja, 40% de servidores efetivos.

Com a convocação de 118 aprovados esse percentual passaria a 47% e havendo a convocação de todos aprovados dentro das vagas, subiria para 53%, ou seja, mais da metade do quadro de pessoal.

Com a palavra a Prefeitura de Orocó.

Professores fazem manifesto e cobram salário e 1/3 de férias atrasados em Orocó

Profissionais da educação reunidos em frente a prefeitura de Orocó.

Os servidores municipais da educação de Orocó (PE) estiveram na prefeitura municipal para reivindicar o pagamento do salário referente ao mês de dezembro e 1/3 de férias que estão atrasados. Mesmo de férias, os educadores se prontificaram a lutar pelos seus direitos e estiveram na Prefeitura Municipal na manhã desta quinta-feira (11).

De acordo com nota do Sindicato do Trabalhadores em Educação de Orocó (SINTEO), a secretária de administração, Érika Menezes, e a tesoureira, Suely Amando, informaram que os atrasos se devem à insuficiência de recursos do município.

Os sindicalistas classificaram a justificativa como “falta de controle e planejamento”. Ainda segundo a nota, foi feita uma proposta de pagamento para o dia 17 deste mês somente para os professores, descartando os demais profissionais da educação. A categoria não aceitou os termos e recusou a proposta, já que “todos têm o mesmo direito”.

“Os servidores lamentam que já vem há alguns meses vivendo nessa situação. Não tem data certa para receber o salário. O décimo terceiro, que é previsto por lei para ser pago até o dia 20 de dezembro, em Orocó, só vieram a receber no dia 30”, diz a nota.

A presidente da SINTEO afirmou ainda que tem dialogado com a gestão e que apresentou um calendário para pagamentos, mas ainda assim a situação só se agravou. “Estamos abertos par ao diálogo, mas enquanto a situação não se resolve, é necessário tomar as medidas cabíveis junto aos órgãos de controle para que essa situação de atraso no pagamento dos servidores da educação não mais perdure”, disse.

Acidente envolvendo dois carros deixa um morto na BR 428, em Orocó

(Foto: Arquivo)

Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado nesta quarta-feira (29) na BR 428, em Orocó.

Romildo Barros Brandão, de 52 anos, morreu no local do acidente. Uma pessoa ficou ferida e foi encaminhada para atendimento médico em um hospital da região.

O Instituto Médico Legal de Petrolina (IML) esteve no local para recolher o corpo da vítima. Não há informações sobre as causas do acidente.

Operação Saturação: 7 mil pés de maconha são erradicados em Orocó

(Foto: Ilustração)

Na manhã de hoje (27) a Polícia Militar erradicou 7 mil pés de maconha na Zona Rural de Orocó. A polícia ainda apreendeu 5kg da erva pronta para consumo.

A apreensão faz parte da Operação Saturação, que realiza diligências para o combate ao tráfico de drogas na região. Durante a operação, além do plantio, a polícia apreendeu 5 kg de maconha e uma motocicleta. Ninguém foi preso.

MPPE vai à Justiça contra fechamento de agência do Banco do Brasil em Orocó

Após assaltos, a agência da cidade não foi reaberta. (Foto: Ilustração)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pediu à Justiça de Orocó, no Sertão do São Francisco, que impeça o fechamento em definitivo da agência do Banco do Brasil no município. A solicitação foi feita pela promotora de Justiça Rosane Cavalcanti por meio de ação civil pública com pedido de liminar.

 A iniciativa do MPPE é a terceira feita nos últimos meses, em meio a uma orientação proposta pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Consumidor (Caop Defesa do Consumidor) aos promotores das cidades em que as agências do banco que ainda não foram reabertas, depois de serem atacadas por bandidos.

Ataque a agência bancário do Banco do Brasil, em Orocó (Foto: divulgação PMPE)

A agência do BB em Orocó foi alvo de dois assaltos nos últimos três anos. O mais recente, em 9 de novembro de 2016, deixou o estabelecimento destruído, por conta da explosão causada pelos assaltantes. E não reabriu desde então.

“Idosos e toda a população mais vulnerável se dirigem a cidades mais próximas para sacar seus benefícios, pensões e salários, gerando custo e risco a toda população”, diz a promotora no documento, impetrado na última segunda-feira 13 de novembro.

Segundo Rosane Cavalcanti, o Banco do Brasil exigiu uma série de medidas de segurança, que foram cumpridas pelas autoridades. Mas, no último dia 20, os moradores receberam a notícia de que a agência seria fechada em definitivo.

LEIA MAIS

MPPE recomenda ao Prefeito de Orocó que se abstenha de realizar contratos temporários

(Foto: Internet)

Várias reclamações na Promotoria de Justiça de Orocó relatam que o prefeito, George Gueber Cavalcante Nery, realizou contratos temporários, contratos simplificados e minicontratos para cargos nos quais há candidatos aprovados no último concurso público municipal.

Assim, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito que se abstenha de tais contratos ou qualquer outro vínculo precário para o exercício dos cargos em que haja candidato aprovado no último concurso público realizado na cidade.

O MPPE também recomendou que todos os contratos temporários sejam substituídos por candidatos aprovados dentro ou fora do número de vagas ofertadas no último concurso em quantidade que supra as demandas do município.

LEIA MAIS

Odacy Amorim critica Banco do Brasil em Pernambuco pelo fechamento da agência de Orocó

Na tarde de ontem o deputado Odacy Amorim (PT) foi a tribuna da ALEPE protestar contra a Superintendência do Banco do Brasil em Pernambuco pelo fechamento da agência de Orocó, região do São Francisco. Após a instituição ter sofrido vários assaltos na localidade, o BB decidiu que a unidade será desativada.

“Essa decisão irá causar um grande prejuízo para o município, pois as pessoas farão seus saques em outras cidades e deixarão de consumir os produtos de Orocó”, acredita. O parlamentar pediu ao governador Paulo Câmara que mantenha diálogo com a Superintendência do BB para reverter a decisão. “Um banco oficial não pode simplesmente fechar uma agência e deixar o povo na mão”, disse Odacy.

Banco do Brasil de Orocó está na lista das agências que serão fechadas em Pernambuco

(Foto: Ilustração)

Segundo denúncia do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, a superintendência estadual do Banco do Brasil (BB) determinou o fechamento de 12 agências no Estado. O fechamento das agências deve atingir em torno de 100 bancários.

Os municípios atingidos serão Orocó, Poção, Ipubi, Terra Nova, Jatobá, Jataúba, Riacho das Almas, Guaraci, Escada, São Miguelinho,Vertentes e Palmerina. Para a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, o governo federal usa como pretexto para o fechamento das unidades as investidas criminosas e o suposto prejuízo que as agências estão apresentando.

“Na verdade, essa decisão faz parte da política ultraliberal do governo golpista de Michel Temer que visa ao desmonte das empresas públicas objetivando a privatização”, denuncia.

Com informações do Folha PE

Homem é assassinado a tiros em Orocó

(Foto: Ilustração)

Um homem de 27 anos foi morto a tiros nesse domingo (15), em Orocó (PE). Segundo a Polícia Militar, a vítima estava no centro do município, quando dois homens em uma motocicleta o acompanharam.

O garupa desceu da moto e efetuou diversos disparos de arma de fogo contra a vítima. Os suspeitos fugiram após o crime e aina não foram identificados ou encontrados pelos policiais.

“A solução definitiva passa pela organização dos agricultores”, diz Fernando Bezerra sobre a falta de energia no Projeto Fulgêncio, em Orocó

(Foto: Arquivo)

Nesta quarta-feira (11) o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) participou do programa “Super Manhã”, por telefone, e revelou detalhes sobre o fornecimento de energia no Projeto Fulgêncio, em Orocó. Para o senador, a organização dos agricultores é crucial para resolver o problema.

Em sua participação, FBC ainda afirmou que o pagamento de energia não devem ser uma demanda do Governo Federal e sim dos agricultores. ” Não se pode aceitar que o Governo Federal tenha que ficar pagando a conta de energia, que é uma obrigação dos produtores rurais. Imagine se os produtores do Projeto Senador Nilo Coelho ou o Maria Tereza, não pagassem as suas contas de energia, o caos que seriam esse perímetros? Portanto é importante insistir na organização dos produtores”, afirmou.

O senador esteve em reunião com o Ministro da Integração Nacional Hélder Barbalho (PMDB) e levou a demanda do Projeto Fulgêncio em busca de recursos. “Nós levamos o problema para o ministro Hélder, no sentido de a CODEVASF ter esses recursos para honrar os pagamentos, junto a Celpe e a Coelba. O ministro foi muito sensível conseguiu de imediado transferir uma parcela no valor de R$ 6 milhões, cujo os recursos devem estar chegando na Codevasf até sexta-feira (13). O dinheiro vai se juntar a uma conta que no final de dezembro, deve alcançar a quantia de R$ 15 milhões”, explicou FBC, que ainda solicitou, junto ao o ministro de planejamento Diogo Oliveira, a quantia de R$ 21 milhões para o pegamento de funcionários terceirizados que prestam serviços ao perímetro.

“O problema com a energia será resolvido, mas é importante que os agricultores que moram nestes perímetros irrigados, que eles procurem se organizar, que eles procurem a CODEVASF para que se possa ter um plano de intervenção e que a gente possa sair dessa situação”, concluiu.