Rodrigo Novaes chama atenção para a falta de energia no Projeto Fulgêncio, em Orocó

A interrupção no fornecimento se deu pelo não pagamento R$ 6 mi. (Foto: Arquivo)

A interrupção no fornecimento de energia no Projeto Fulgêncio, em Orocó, foi alvo do apelo feito pelo o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), nesta segunda-feira (9).

Os agricultores ficaram ser energia elétrica, depois que o serviço foi suspenso pelo o não pagamento R$ 6 mi que a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deve a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

De acordo com o parlamentar, houve uma mobilização dos agricultores na subestação da Celpe no município para que a energia fosse restabelecida. “Os produtores rurais religaram a subestação com as próprias mãos para que o projeto não parasse. Cortar a energia significa cortar a água de todo o povo que vive na zona rural. É um transtorno, uma situação realmente lamentável”, relatou.

Novaes afirmou que o poder público federal não está cumprindo com sua obrigação. “Essa situação não pode ficar assim. Já não bastam todos os desafios que passa o povo sertanejo? Vamos chamar a bancada federal e os ministros pernambucanos para pressionar a Codevasf e o Ministério da Integração para realizar este pagamento”, ressaltou o vice-líder do governo.

Ainda no seu pronunciamento, o deputado falou do problema da Agência do Banco do Brasil, em Orocó, que continua fechada mesmo após a reforma. “A economia fica comprometida porque o dinheiro não circula na cidade. A população sai cedo para retirar o salário em agências de cidades vizinhas e lá mesmo realizam suas compras”, contou. Ele irá propor uma audiência pública na Comissão de Justiça e Cidadania para debater caso das agências das cidades do interior que ainda estão com os serviços paralisados.

Em Orocó, pais fazem denúncia sobre falta de segurança e merenda em escola municipal

(Foto: Orocó News)

Os pais de alunos que estudam em uma escola municipal de Orocó (PE) fizeram denúncias quanto a gestão da unidade educacional. Segundo os pais, a Escola Antonio Ancelmo da Silva está sem segurança e sem merenda para os jovens.

De acordo com os pais, a falta de alimentação estaria contribuindo para a evasão escolar. Com a intenção de chegar a uma solução para a situação, um abaixo-assinado foi criado para ser entregue ao prefeito da cidade, George Gueber.

Estiagem: Salgueiro, Orocó e Afrânio estão na lista dos municípios em situação de emergência

Os dados foram elaborados em parecer técnico feito no dia 26 de setembro. (Foto: Ilustração)

Nesta sexta-feira (29) o Governo do Estado divulgou a lista das cidades em situação de emergência no Sertão de Pernambuco e que foram afetadas pela estiagem. A lista foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco.

Sem chuvas há 180 dias, aparecem na lista os seguintes municípios: Afogados da Ingazeira, Manari, Afrânio, Mirandiba, Araripina, Moreilândia, Arcoverde, Orocó, Belém do São Francisco, Ouricuri, Betânia, Parnamirim, Bodocó, Petrolândia, Brejinho, Petrolina, Cabrobó, Quixaba, Calumbi, Salgueiro, Carnaíba, Santa Cruz, Carnaubeira da Penha, Santa Cruz da Baixa Verde, Cedro, Santa Filomena, Custódia, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes, Santa Terezinha, Exu, São José do Belmonte, Flores, Serra Talhada, Floresta, Serrita, Granito, Sertânia, Ibimirim, Solidão, Iguaracy, Tabira, Inajá, Tacaratu, Ingazeira, Terra Nova, Ipubi, Trindade, Itacuruba, Triunfo, Itapetim, Tuparetama, Jatobá, Verdejante e Lagoa Grande.

Com informações do G1

Vereador com maior número de votos é preso em Ouricuri

(Foto: Reprodução)

Durante a noite desta terça-feira (19) o vereador do município de Ouricuri, Gildejanio Coelho de Melo (PSB) foi preso em cumprimento ao mandado expedido pelo juiz Carlos Eduardo das Neves.

No início do ano, a polícia erradicou 20 mil pés de maconha na propriedade do político. Gildejanio foi preso em sua residência, no bairro Laura Coelho em Ouricuri. Nas últimas eleições, ele foi o vereador mais votado de ouricuri, com 1.416 votos.

Mulher é presa com 19Kg de maconha na zona rural de Orocó

(Foto: Divulgação)

Na tarde dessa quinta-feira dia (14), por volta das 17h30, Policiais Militares realizaram um bloqueio na BR-428, nas proximidades do Assentamento Alegre, na Zona Rural de Orocó (PE).

Em uma das abordagens, um veículo de transporte de passageiros foi interceptado. Dentro do veículo foram encontrados 19 kg de maconha pronta para consumo.

A droga pertencia a uma jovem, de 24 anos, que estava levando a droga de Cabrobó para Salvador (BA), onde reside. A acusada foi presa e conduzida para a Delegacia de Polícia Civil de Cabrobó.

Homem é preso por tráfico de drogas em Orocó

(Foto: Divulgação/PC)

Durante a tarde deste sábado (2) um homem foi preso com aproximadamente 7,4 kg de maconha na zona rural de Orocó.

A polícia informou que a droga foi apreendida durante uma abordagem na Fazenda Umburana, onde a roupa do acusado foi encontrada com dois envelopes com a droga. Dando sequência a investigação, a equipe policial apreendeu aproximadamente 7,4 kg na casa do acusado.

Polícia apreende 10 kg de maconha pronta para consumo e erradica plantação da droga em Orocó

A droga pronta para consumo estava embalada em um saco plástico.

A Polícia Militar localizou uma plantação de maconha, nessa quinta-feira (24), próximo ao Rio Brígida e ao povoado dos Bernardos, em Orocó, no Sertão Pernambucano. Além disso, 10 kg da droga pronta para consumo foram apreendidos pelos policiais.

Homens que cuidavam da plantação fugiram ao perceber a aproximação policial. Até o momento ninguém foi preso.

Em Orocó, Igreja de São Félix será tombada como patrimônio histórico de Pernambuco

Diversas campanhas populares foram realizadas para arrecadar fundos para preservar sua estrutura. (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Cultura de Pernambuco abriu o processo de tombamento da Igreja de São Félix, localizada no distrito de Ilha de São Félix, em Orocó. O procedimento de proteção inclui um cemitério anexo e o cruzeiro com cruz em madeira.

De acordo com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a iniciativa decorre em razão do valor histórico e arquitetônico de tipologia religiosa da igreja e de seus chamados haveres integrados.

Construída em alvenaria de pedra por frades capuchinhos missionários franceses e índios da tribo Cariri Trucá, em meados do século 17, o templo vinha sendo alvo, nos últimos anos, de campanhas populares que visavam arrecadar fundos para preservar sua estrutura.

Com informações do FolhaPE

Orocó registra terceiro homicídio em menos de 24h

(Foto: Arquivo)

Durante a tarde desta terça-feira (25) um novo homicídio foi registrado em Orocó, um homem de 27 anos, foi assassinado próximo a Câmara de Vereadores do município.

Segundo informações, o crime aconteceu por volta das 16h, quando a vítima foi atingida por diversos disparos com arma de fogo e morreu no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina. A polícia está investigando o caso. Ninguém foi preso.

 

Duplo homicídio é registrado em Orocó

(Foto: Ilustração)

Dois homens foram assassinados nesta segunda-feira (24) na Estrada dos Pereiros, BR 428, Zona Rural de Orocó.

Segundo informações, as vítimas transitavam na BR, em uma motocicleta quando foram surpreendidas por disparos com arma de fogo e morreram no local do crime. Não há informações sobre os criminosos ou a motivação do crime.

A Polícia Civil investiga o caso e os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina.

Parcela do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal atende seis cidades do Sertão do São Francisco

Lagoa Grande recebeu R$ 135,2 mil (Foto: Internet)

O Governo do Estado liberou R$ 1,1 milhão em parcelas do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) para Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista.

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) gerencia o FEM e é a responsável pelos repasses, enviou R$ 181,1 mil para Afrânio, R$ 140,9 mil para Dormentes, Lagoa Grande recebeu R$ 135,2 mil, Orocó R$ 300,3 mil e Santa Maria da Boa Vista recebeu R$ 184,5 mil.

Os recursos repassados por cada edição do FEM são divididos em quatro parcelas, liberadas de acordo com o andamento das obras. Os valores pagos neste mês correspondem às obras de 11 planos de trabalhos, em diferentes estágios de execução. A pavimentação de ruas é o tipo de obra que mais se repete, sendo assim em Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Cabrobó e Orocó.

Em Santa Maria da Boa Vista foram liberados três parcelas para três planos de trabalhos diferentes (abastecimento d’água, recuperação de prédio para instalação de unidade do Samu e recapeamento asfáltico). Já em Orocó, além dos planos de pavimentação, foram pagos valores para obras de construção de duas quadras poliesportivas, além da construção de prédio para abrigar a sede da Coordenadoria da Mulher do Município.

Além das parcelas para o Sertão do São Francisco, a Seplag ainda liberou valores para um plano de trabalho em Santa Filomena (R$ 55,2 mil).

Homem é assassinado na zona rural de Orocó

(Foto: Ilustração)

Nesta segunda-feira (19) um homem de 40 anos, foi assassinado na Fazenda Choco, em Orocó. Ninguém foi preso.

A Polícia informou que o homem estava sozinho em casa quando uma pessoa, ainda não identificada, chegou e efetuou dois disparos. Ele foi encontrado horas depois pelo irmão.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina.

Três homens são presos com mais de 75 kg de maconha em Orocó

Droga apreendida estava pronto para consumo. (Foto: Internet)

A equipe do GATI da 2ª CIPM prendeu, na tarde deste domingo (04), durante rondas policiais, três homens na Zona Rural de Orocó (PE). Os suspeitos estavam com mais de 75 kg de maconha.

Segundo informações, quando a polícia tentou abordar os acusados, que estavam em dois veículos, eles empreenderam fuga e foram perseguidos pelos policiais.

Durante a perseguição, a equipe policial conseguiu interceptar um dos veículos. No carro, foi encontrado 75,450 kg de maconha pronta para o consumo. Os suspeitos e a droga foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Cabrobó.

Polícia Civil de Orocó cumpre mandado de busca e apreensão e prende vereador da cidade

(Foto: Polícia Civil/Divulgação)

A Polícia Civil de Orocó, juntamente com a Polícia Militar, realizou, na madrugada desta quinta-feira (1), diligências no Projeto Brigida, em Orocó (PE), para cumprir oito mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz de direito daquela comarca.

De acordo com a polícia, durante a operação, foram presos o vereador Manoel Cícero de Souza, conhecido como Patrício do Projeto Brígida, e seu irmão, José Eudes de Souza, cada um deles flagrado com um revólver calibre .38.

Ainda segundo informações da polícia, o vereador responde um processo por tráfico de drogas e seu irmão por homicídio e tráfico.

Após os cumprimentos das formalidades legais ambos foram recolhidos na Cadeia Pública de Santa Maria da Boa Vista, a fim de aguardar a audiência de custódia.

Animais soltos são recolhidos pela PRF em Orocó

(Foto: Ilustração)

A Polícia Rodoviária Federal e a Prefeitura Municipal de Orocó, firmaram parceria para iniciar o recolhimento de animais soltos nas ruas do município, nesta quarta-feira (26). O trecho da BR-428 recebeu uma atenção maior, para evitar acidentes de trânsitos.

Animais soltos na BR-428, entre os municípios entre os municípios de Orocó/Cabrobó e Orocó/Santa Maria da Boa Vista são a causa de alguns acidentes na região. Com o recolhimento dos animais, eles são direcionados para um local apropriado.

Os animais apreendidos foram encaminhados para uma área cercada cedida pela Policia Rodoviária Federal e receberão todos os cuidados de uma equipe de veterinários. Para retirar os animais apreendidos, o proprietário terá que procurar a Secretaria de Obras.