Após confirmação do primeiro caso da Covid-19, Miguel Coelho reforça que não há motivo para pânico

(Foto: Alexandre Justino/Ascom PMP)

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, postou em uma rede social na tarde desta segunda-feira (23), que apesar da confirmação do primeiro caso do novo Coronavírus no município, não há motivo para pânico.

Diz o pôster: “Recebemos há pouco a confirmação do primeiro caso do novo Coronavírus em nossa cidade. Retardarmos o quanto podemos a sua chegada, mas sempre tivemos consciência de que seria inevitável impedi-la.”

LEIA TAMBÉM

Depois de Juazeiro, Petrolina tem 1º caso confirmado de coronavírus

Na postagem, Miguel destaca a importância das medidas preventivas para combater o vírus.

“Neste momento, confirmamos também o quão importantes têm sido todas as nossas medidas preventivas, e o quanto elas continuarão sendo vitais para evitarmos um aumento repentino no número de casos.”

E tenta acalmar a população.

“Reforço que não há motivo para pânico, mas sim muitas razões para que sigamos unidos, cada um em suas casas. Por favor, se você não precisa sair, não saia. Siga todas as nossas orientações e não compartilhe nenhuma informação sem antes checar as minhas páginas ou as da prefeitura de Petrolina. Mais que nunca, precisamos ter responsabilidade conosco e com a saúde de todos.” Finalizou o gestor municipal com a #juntostemosforça.

Petrolina: município atualiza números de casos suspeitos e descartados do coronavírus e H1N1

Sete casos no total já foram descartados (Foto: Alexandre Justino/Ascom PMP)

Em uma live realizada na noite de quinta-feira (19) o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) atualizou os dados sobre o coronavírus na cidade. Seis casos foram descartados e outros 13 continuam sendo investigados como suspeitos. Do H1N1, dois deram negativo e sete permanecem em avaliação.

LEIA TAMBÉM

Miguel cobra à ANAC fechamento do aeroporto de Petrolina

Com os seis de ontem, Petrolina já descartou sete casos suspeitos de covid-19. Durante a live o gestor anunciou a entrega dos kits alimentares para alunos da rede municipal, cuja aulas estão suspensas seguindo o decreto municipal publicado no começo dessa semana.

Sem casos confirmados até o momento, o prefeito pediu aos petrolinenses que respeitem as recomendações: isolamento e higiene pessoal. “Todas as medidas estão sendo reforçadas e comunicadas com transparência. Contudo, é fundamental que a população permaneça em suas casas. Já está provado que a grande maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas, então, o jeito é evitar contato nesse período e preservar a saúde de todos”, disse.

Miguel cobra à ANAC fechamento do aeroporto de Petrolina

(Foto: Arquivo)

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, tem fechado o cerco para evitar o avanço do coronavírus na cidade. Após os decretos, que limitaram o funcionamento de estabelecimentos e de instituições municipais, o gestor requereu à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o encerramento dos embarques e desembarques de passageiros no Aeroporto Nilo Coelho.

Diariamente, o terminal aviário recebe 300 pessoas do estado de São Paulo, que é o principal foco de transmissão do coronavírus. A exigência tem como intenção reduzir a possibilidade de contágio com o público onde já há transmissão comunitária do vírus da Covid-19.

LEIA MAIS

Com 15 suspeitas e 1 caso descartado de coronavírus, Petrolina vai fechar feiras livres e recomendar limite de público nos supermercados

Foto: Alexandre Justino

O prefeito Miguel Coelho fez um balanço, nesta quarta (18), dos números de casos de coronavírus em Petrolina. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o gestor informou o crescimento de ocorrências na cidade sertaneja. Os casos suspeitos da Covid-19 subiram de 9 para 15. Além disso, o primeiro resultado dos testes realizados na cidade deu negativo. Até o momento, portanto, nenhum desses casos teve resultado confirmado.

Miguel anunciou no pronunciamento novas medidas que serão decretadas para reforçar o trabalho de contenção do vírus em Petrolina. Após orientação do Governo do Estado, a cidade sertaneja vai vetar eventos, reuniões e aglomerações acima de 50 pessoas. Também seguindo determinação estadual, as feiras livres terão as atividades suspensas.

O prefeito ainda antecipou que outras medidas preventivas serão recomendadas para evitar concentração de público em ambientes privados. A Prefeitura vai orientar supermercados e atacados a limitar o acesso a 50 pessoas. Por fim, Miguel também informou no pronunciamento que já solicitou à Infraero a restrição de embarques e desembarques no Aeroporto Nilo Coelho. “Estamos fazendo tudo que é possível para evitar o crescimento de casos. Alerto mais uma vez para as pessoas evitarem aglomerações. Esse momento é para se cuidar e pensar no próximo. Portanto, fiquem em casa e ajudem a enfrentar juntos esse grande teste”, advertiu o prefeito.

Miguel respondeu comentários da população na transmissão ao vivo e questionamentos enviados por jornalistas e radialistas. O pronunciamento virtual foi um modelo adotado para preservar a segurança dos profissionais de imprensa de Petrolina. “Estamos sendo transparentes e verdadeiros desde o começo. Num momento desse, a população exige a verdade e, por isto, vamos continuar informando. Mas para preservar a segurança dos comunicadores e de todos da prefeitura não vamos mais fazer entrevistas coletivas. É outra medida preventiva e que ajuda a difundir a seriedade desse desafio”, explicou Miguel.

Primeiro paciente com suspeita de coronavírus é internada em Petrolina

O prefeito Miguel Coelho acabou de anunciar em uma live no Instagram, que encontra-se internada em Petrolina a primeira paciente com suspeita de coronavírus. No entanto, ela ainda não testou positivo para a contaminação do Covid 19.

A paciente, que está em observação médica, chegou recentemente da Itália, país com um grande número de pessoas infectadas.

LEITOS DE UTI DISPONÍVEIS EM PETROLINA

Hoje Petrolina dispões de 8 leitos de UTI no Hospital Universitário, 51 leitos de UTI na rede privada, podendo ser contratados 10 leitos do Hospital Memorial em parceria com o Governo do Estado.

Um dia após decreto, Miguel recebe líderes religiosos para discutir medidas preventivas ao covid

Entidades religiosas acataram pedido (Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

Após anunciar medidas mais restritivas no começo da semana, ontem (17) o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB) recebeu líderes religiosos para debater as ações conjunta de combate ao novo coronavírus. No encontro o gestor pediu a compreensão e apoio das entidades.

LEIA TAMBÉM

Coronavírus: Miguel Coelho recomenda que igrejas suspendam missas e cultos

Uma das ações impostas na segunda-feira (17), a Prefeitura impediu a realização de celebrações religiosas, coibindo a formação de aglomerações. Os pastores demonstraram apoio às medidas e chegaram a um consenso de que é necessário prudência nesse momento.

“Como líderes de comunidades cristãs, eles sabem da importância de preservar vidas e unir as pessoas em torno dessa missão. E, como cristão, sei também da necessidade de garantir o direito ao culto e de os fiéis ouvirem uma palavra de conforto e fé”, destacou Miguel.

Fernando Bezerra afirma que exame deu negativo para coronavírus

Desde que voltou de Brasília (DF) na semana passada o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) estava em isolamento domiciliar. Segundo o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), o líder do Governo no Senado tinha sintomas do novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM

Senador Fernando Bezerra está em isolamento domiciliar após apresentar sintomas de covid-19

Porém, o resultado do exame deu negativo. A informação foi confirmada pelo próprio senador, em suas redes sociais na noite de terça-feira (17). “Meus amigos, o teste que fiz para o novo coronavírus deu resultado negativo! Quero agradecer as manifestações de carinho e solidariedade nesses dias de apreensão e lembrar a todos que redobrem os cuidados pra evitar a propagação do vírus, principalmente entre os mais vulneráveis“, escreveu FBC.

A preocupação foi porque ele teve contato com vários membros da comitiva de Jair Bolsonaro que visitou os Estados Unidos, entre eles o secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten.

Miguel decreta estado de emergência; Petrolina tem nove casos suspeitos de coronavírus e três de H1N1

Miguel em reunião com secretários nesta segunda.

Em coletiva de imprensa, na noite desta segunda-feira (16), o prefeito Miguel Coelho falou sobre os números de casos suspeitos de coronavírus em Petrolina e sobre as novas determinações, por meio de decreto, que o município deve adotar para prevenir a transmissão da doença.

Inicialmente, o gestor reforçou o pedido de calma e de serenidade da população. “Não é porque o cenário mudou que tem que se apavorar. A gente sabe como o vírus o se comporta, sabemos quais são os grupos de risco. Então, o que temos agora é a mudança de cenário com esses casos suspeitos”, afirmou.

Além disso, Miguel falou que as medidas anunciadas anteriormente, no último sábado, eram as necessárias para aquele momento. Entretanto, com os novos casos, a prefeitura deve adotar uma postura mais restritiva, visando o bem-estar da saúde pública.

LEIA MAIS

Senador Fernando Bezerra está em isolamento domiciliar após apresentar sintomas de covid-19

Miguel comentou sobre saúde do pai (Foto: Blog Waldiney Passos)

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) foi submetido a exames para investigar o coronavírus. Ele teve contato com membros do Governo Federal e segundo o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), apresenta sintomas de uma possível contaminação.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Petrolina anuncia medidas preventivas ao covid-19 e opta por não cancelar aulas da rede municipal

“A previsão é que o resultado saia até amanhã, os sintomas dele infelizmente são febre e gripe. Em tese ele está enquadrado, ele está em isolamento domiciliar desde que chegou de Brasília e está esperando o resultado do diagnóstico”, disse o gestor na coletiva de imprensa realizada em seu gabinete nesse sábado (14).

FBC teve contato direto com integrantes do alto escalação, inclusive os que visitaram os Estados Unidos. O senador está na capital Recife.

Prefeitura de Petrolina anuncia medidas preventivas ao covid-19 e opta por não cancelar aulas da rede municipal

Miguel Coelho anunciou Comitê (Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) reuniu a imprensa da região na manhã desse sábado (14) para apresentar as medidas preventivas do coronavírus no município. Entre as ações anunciadas pela gestão – encabeçadas pela Secretaria de Saúde estão a implantação de um comitê de monitoramento, a suspensão de viagens de membros da gestão a estados com casos e também a avaliação de passageiros vindos de outros locais do país via Rodoviária e Aeroporto.

Aulas municipais mantidas

Em relação às aulas da rede municipal, o prefeito afirmou que não haverá mudanças no ano letivo, diferentemente do que Juazeiro – que tem casos confirmados de H1N1 e suspeitos de covid. “Atendendo a recomendação do Ministério da Saúde que não recomenda a suspensão, não estamos suspendendo as aulas da rede municipal de Petrolina e pedimos a rede particular também. Petrolina não requer esse tipo de medida mais drástica. Se essas crianças ficarem em casa com seus avós, podemos estar potencializando esse problema”, justificou o prefeito.

Decreto municipal impede atos públicos

Miguel antecipou que somando-se a essas orientações, o município publicará um Decreto no Diário Oficial desse sábado, suspendendo atos e eventos públicos da Prefeitura, bem como aglomerações com mais de 100 pessoas. Essa determinação não tem prazo de encerramento. “Eventos culturais, esportivos e tudo que for aglomerações. Isso para eventos externos“, destaca o prefeito.

A gestão ressaltou ainda que não há nenhum caso de covid-19 em Petrolina até o momento. A paciente suspeita, que esteve na Itália, segue em isolamento domiciliar e permanece em observação. A Prefeitura divulgou dois números da Vigilância em Saúde que são (87) 3866-8567 ou do WhatsApp do Informa Petrolina (87) 98100-1883.

Coronavírus: Miguel Coelho convoca coletiva para anunciar medidas de prevenção

Petrolina ainda não tem casos confirmados (Foto: Jonas Santos)

Assim como Paulo Bomfim fez na sexta-feira (13) em Juazeiro (BA), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB) convocou uma coletiva de imprensa para a manhã de hoje (14), às 11h30. O objetivo é apresentar as medidas preventivas do município no combate ao coronavírus.

A cidade até o momento não contabilizou nenhum caso, mas há um em análise. “As iniciativas englobarão o poder público, setor privado e engajamento da população numa corrente de combate à doença”, destacou o município. A coletiva acontecerá no gabinete da Prefeitura, juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Saúde de Petrolina.

Prefeitura de Petrolina pavimentará mais 39 ruas, através de parceria com Codevasf

39 ruas serão pavimentadas (Foto: Ascom)

Cohab VI, Henrique Leite e Rio Corrente. Esses são os três novos bairros contemplados com pavimentação asfáltica em Petrolina. A Prefeitura investirá R$ 1,8 milhão no serviço, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A ordem de serviço foi assinada no feriado da Data Magna de Pernambuco, com a presença de vários políticos dos bairros citados, do superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, além do deputado estadual Antônio Coelho (DEM) e da vice-prefeita Luska Portela. O trabalho nessa semana e beneficiará 39 ruas.

Cohab VI e Rio Corrente serão as mais beneficiadas, com 31 ruas e travessas. Já o Henrique Leite terá oito. “Juntando o volume de obras da Codevasf nos perímetros irrigados e área urbana com o trabalho da prefeitura, será possível beneficiar cerca de mil ruas. Isso representa o maior programa de pavimentação de Petrolina. Todo esse trabalho é fruto de muitas mãos”, destacou o prefeito Miguel Coelho.

Juntos, Miguel Coelho e Gonzaga Patriota entregam equipamentos agrícolas para produtores rurais de Muquém

(Foto: Jonas Santos)

O prefeito Miguel Coelho (MDB) e o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) entregaram, nesta sexta (6), máquinas que vão reforçar a produção da agricultura familiar na localidade. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de R$ 170 mil, através de emenda parlamentar do parlamentar em parceria com a Prefeitura de Petrolina.

Na ocasião, os produtores locais, receberam um trator e um kit com pulverizador motorizado, forrageira, caçamba e grade aradora. Os equipamentos serão destinados à Associação dos Agricultores do Muquém.

“Esse trator vai impactar diretamente na vida das famílias do Muquém. Na zona rural temos centenas de produtores esperando máquina para gradear suas propriedades e começar o plantio. Esse equipamento vai beneficiar principalmente os pequenos produtores rurais que fazem parte da agricultura familiar. Os produtores poderão ainda modernizar as tarefas executadas nas propriedades, melhorando as condições da atividade rural, reduzindo os custos da produção e facilitando as atividades de plantio e colheita”, disse Patriota.

LEIA MAIS

Com janela partidária aberta, líderes das bancadas em Petrolina seguirão seus líderes políticos

Eleições de outubro já movimentam bastidores nos partidos de Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

A janela partidária começou na quinta-feira (5) e os vereadores de Petrolina já se articulam para mudar de sigla e disputar as eleições de outubro. Durante a sessão de ontem na Casa Plínio Amorim o Blog Waldiney Passos conversou com os dois líderes de bancadas.

LEIA TAMBÉM

Janela partidária para quem vai disputar eleições começa nesta quinta-feira

Aero Cruz (PSB) é aliado de Miguel Coelho, hoje no MDB, partido no qual também está o líder da Oposição, Paulo Valgueiro. O cenário político atual provocará uma “dança das cadeiras”, com Valgueiro deixando claro: não ficará mais na sigla.

LEIA MAIS

Com cara nova, escola do Roçado é inaugurada pela Prefeitura de Petrolina

Escola ganhou novos espaços e mais acessibilidade (Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

O Roçado, comunidade da zona rural de Petrolina ganhou hoje (5) uma nova unidade escolar. A unidade José Fernandes Coelho está totalmente renovada e foi inaugurada nessa quinta-feira pelo prefeito Miguel Coelho  (MDB). A Prefeitura investiu R$ 350 mil na obra, melhorando o atendimento no que é a única unidade da comunidade.

Foram feitas nova pintura, troca de piso, manutenção hidráulica, elétrica e sanitária. Além disso, o refeitório, cozinha passaram por melhorias e a unidade ganhou mais acessibilidade das crianças. Com essa, a rede escolar já foi 70% melhorada, de acordo com a gestão.

“É mais uma intervenção para melhorar a comunidade. Fizemos pavimentações, melhoramos acessos e essa manutenção tem uma importância enorme para quem mora aqui”, celebrou o prefeito Miguel.