Petrolina será pioneira no Nordeste ao implantar novo método de combate a arboviroses

Método deve começar a ser aplicado no próximo semestre (Foto: Alexandre Justino/Ascom PMP)

Petrolina é novamente pioneira em Pernambuco. Nessa quarta-feira (4) o prefeito Miguel Coelho (MDB) recebeu o líder do Método Wolbachia no Brasil, Luciano Moreira, para discutir a implantação de um método inovador no combate aos casos de dengue, zika e chikungunya na cidade.

O método de combate as arboviroses foi desenvolvido na Austrália pelo World Mosquito Program e já opera em 12 países. Aqui no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é a responsável por executar as ações, com apoio do Ministério da Saúde.

No Nordeste do país, Petrolina será a primeira cidade a receber a iniciativa, já no próximo semestre. No Rio de Janeiro (RJ) e Niterói (RJ), o Método Wolbachia está implementado desde 2014 e já existem dados preliminares que apontam a redução de 70% dos casos de chikungunya.

Antes das liberações de mosquitos com Wolbachia, serão realizadas ações de engajamento comunitário. “Acreditamos que será um grande avanço para a saúde da população e coloca nossa cidade mais uma vez como referência em saúde pública”, disse o prefeito Miguel.

Zenildo do Alto do Cocar mutirões de cirurgias ortopédicas pediátricas em Petrolina

Vereador pediu mutirão em Petrolina

Zenildo Nunes, do PSB

Conhecido por suas demandas da saúde, o vereador Zenildo do Alto do Cocar (PSB) apresentou, na sessão de terça-feira (3), a Indicação de número 156/2020.

O edil, aliado do prefeito Miguel Coelho (MDB), solicitou da Prefeitura de Petrolina, a realização de mutirões de cirurgias ortopédicas pediátricas na cidade.

A solicitação de Zenildo é endereçada à Secretaria de Saúde tem como objetivo ajudar as crianças com o pé torto congênito, problema que impede a formação correta dos pés. Segundo o vereador, há muitos pacientes necessitando do apoio em Petrolina.

“Eles vão para Recife, não conseguem em Recife e voltam para casa. A gente solicita esses mutirões em Petrolina, tem criança que nem calçar um sapato consegue”, destacou Zenildo. A Indicação foi aprovada por 17×0 e segue para análise da gestão municipal.

Zé Batista classifica como “babaquice” críticas de lideranças comunitárias à gestão de Miguel Coelho

Vereador não gostou da fala de lideranças em aplicativo de mensagens (Foto: Blog Waldiney Passos)

Zé Batista (PTB) é daqueles políticos que não tem papas na língua. Ele fala, doa a quem doer. E na sessão dessa terça-feira (3) não foi diferente. Ao usar seu tempo livre na Câmara de Vereadores, o ex-secretário de Desenvolvimento Agrário no governo de Miguel Coelho (MDB) criticou opositores.

O edil classificou de “babaquice” as falas de algumas lideranças comunitárias nos grupos de Whatsapp, alegando que a gestão municipal trabalha apenas com calçamento e construção de rotatórias. Para constatar o avanço de Petrolina, de acordo com Zé, basta visitar os bairros.

“[Tem gente] dizendo que o Novo Tempo não faz nada, que só tem faz calçamento e rotatórias. Se nós olharmos pra trás, o prefeito Júlio Lóssio se enganchou em dois programas: Nova Semente e Minha Casa, Minha Vida, era um direito dele [falar dessas ações]. Você imaginar que o prefeito Miguel Coelho só trabalha no centro e na orla é no mínimo babaquice”, disparou Zé.

 

De olho em Petrolina, Luciano Bivar afirma: “Nosso candidato é o Gabriel Menezes”

Para Luciano Bivar, presidente nacional do PSL e deputado federal de Pernambuco, o nome do vereador Gabriel Menezes é a escolha do partido para as eleições de 2020, em Petrolina. Bivar participou do programa Repercutindo com Daniel Campos na Rádio Jornal, nessa sexta-feira (28) e falou ainda sobre as ambições da sigla no pleito de outubro.

Gabriel é nome forte do PSL (Foto: Reprodução)

“Onde nós pudermos marcar presença, nós vamos marcar. Em Petrolina o nosso candidato é o Gabriel Menezes, ele é nosso candidato a prefeito. O que nós precisamos ter no PSL no Brasil inteiro: ter uma trincheira contra o ataque contra um eventual ataque às instituições do nosso país, contra as instituições. Nosso partido é liberal“, afirmou o deputado.

Liderança com Gabriel

De acordo com o presidente do PSL, Gabriel é a escolha natural, por ser uma liderança na Oposição e também dentro no próprio partido. “O Gabriel é o presidente do diretório, ele que decide os caminhos que vai trilhar o PSL em Petrolina. Ele é um jovem político, muito bom. Nos apoiou na última eleição, não vejo como não ter outra opção, apesar do Miguel [Coelho] ser um bom prefeito, mas nós temos nosso time, nossas ideias e objetivos”, destacou.

Ex-aliado do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), Bivar foi curto e gross: “Onde a gente puder marcar nossa presença pra defender um país livre, respeitando suas instituições, nós iremos fazer”, concluiu.

Carnaval de Petrolina tem diversidade de cores e ritmos no 1º dia de festa

Polos do Centro foram tomados por cores (Foto: Ascom/PMP)

O Centro de Petrolina foi tomado por muito frevo, cores, famílias e uma mistura de ritmo. A noite do sábado (22) marcava a abertura da programação do Carnaval 2020 e quem foi aos três polos centrais precisou ter fôlego para cair na folia.

Foram quase oito horas de shows, desfiles de blocos e passinhos de frevo. Não faltou opção: na Praça 21 de Setembro o frevo e os bloquinhos ditavam o ritmo; no Polo Matingueiros a música alternativa abraçava o público local e na Orla, artistas como Patusco animaram a noite.

“O Carnaval de Petrolina foi esquecido por um tempo, mas a chama sempre existiu. Depois de passar esses primeiros dois anos num processo de resgate do evento, agora vemos a consolidação e a intensa participação do público, artistas de nossa terra num clima de alto astral e paz“, celebrou o prefeito Miguel Coelho (MDB).

A festa prossegue nesse domingo (23), agora também com programação no bairro Areia Branca. No Centro, as atrações de hoje são Peu Bandeira, Camila Yasmine, Edênio Lima, Swing Samba, Frevo Skalla, Sem Radar, Nosso Harém e Lenno.

“A gente quer fortalecer a Compesa”, destaca Câmara em visita a Petrolina

Governador falou sobre Compesa, Petrolina e investimentos no Sertão (Foto: Cléber Sena/Cortesia)

Paulo Câmara (PSB) visitou Petrolina na sexta-feira (14) e conversou com a imprensa local. Entre os vários assuntos abordados na coletiva de imprensa realizada na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Evanira Dias, o governador de Pernambuco falou sobre a briga entre a Prefeitura e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

LEIA TAMBÉM

Prefeitos do Sertão se filiam ao PSB com presença de Paulo Câmara e lideranças socialistas

“O futuro tem como base uma educação pública de qualidade”, afirma Paulo Câmara

Ponte de Bodocó deve estar pronta em março, segundo Paulo Câmara

“A gente tem trabalhado muito na melhoria da Compesa nos serviços fornecidos. Estamos conversando com o município, com as prefeituras. A gente quer fortalecer a Compesa em todo Estado. Tem muito a fazer na área de abastecimento, de saneamento que precisa avançar muito“, disse Câmara.

Relação com Miguel

Segundo o governador, apesar de estarem em lados opostos, ele e Miguel Coelho (MDB) não misturam política com administração. “A gente está com a relação administrativa, o próprio Miguel sabe disso e não confunde. Questões políticas a gente deixa de lado. Eu quero governar Pernambuco nos próximos três anos com a participação de todos os municípios. Eu conto com Petrolina e espero que Petrolina conte comigo“, destacou.

LEIA MAIS

Durante visita de Paulo Câmara, Miguel Coelho discorda de discurso sobre Compesa e rebate críticas de Lucas Ramos

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A primeira parada do governador Paulo Câmara, durante sua visita a Petrolina (PE) nesta sexta-feira (14), foi no bairro São Gonçalo, onde inaugurou a Escola de Referência Evanira de Souza Dias. O evento foi prestigiado por vários políticos e autoridades da região. O prefeito Miguel Coelho esteve presente.

LEIA TAMBÉM 

Ponte de Bodocó deve estar pronta em março, segundo Paulo Câmara
Em Petrolina, Paulo Câmara destaca investimentos do Governo do Estado na educação

“Essa escola foi eu que pedi como deputado estadual, há quatro anos atrás. O trabalho que a gente começou lá atrás, hoje, se trona realidade, tanto aqui no São Gonçalo, como a escola do João de Deus. Como disse o governador, política é uma coisa e o administrativo é outra, enquanto ele for governador e eu prefeito, essa parceria estará mantida”, ressaltou o gestor municipal.

Além da inauguração da escola, o primeiro momento de Paulo Câmara foi dedicada à imprensa. Quem também concedeu entrevista foi o prefeito de Petrolina. Entre os assuntos abordados, os questionamentos foram voltados para a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e para a as eleições 2020, claro.

Questionado sobre a fala do governador Paulo Câmara referente aos serviços da Compesa, Miguel Coelho, afirmou que o povo de Petrolina quer mudança. “Ele não precisa convencer a mim, Petrolina está com sua opinião formada que é de fazer uma PPP, um processo de concessão. […] Essa questão de uma nova licitação já foi superada, a própria Compesa admite e diz que quer participar da licitação. O que a gente quer é que a empresa que ganhe, invista o dinheiro de Petrolina em Petrolina.”

LEIA MAIS

Em Petrolina, Paulo Câmara destaca investimentos do Governo do Estado na educação

Governador estava acompanhado de vários políticos do Sertão (Foto: Blog Waldiney Passos)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) visita Petrolina nessa sexta-feira (14) e sua primeira parada no município se deu por volta de 11h, no bairro São Gonçalo. O gestor anunciou uma série de investimentos no Sertão, falou sobre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e evitou temas políticos, a exemplo de possíveis candidatos em outubro pelo partido.

LEIA TAMBÉMa

Paulo Câmara cumpre extensa agenda em Petrolina nessa sexta-feira

A passagem de Câmara foi prestigiada por vários políticos locais, prefeitos das cidades vizinhas, além de deputados estaduais e federais. O governador entregou a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) do São Gonçalo, agora oficialmente denominada Erem Evanira de Souza Dias.

LEIA MAIS

Projeto de Petrolina se destaca no combate à violência contra a mulher

(Foto: Jonas Santos)

Petrolina ganhou um prêmio entregue pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O município ficou em primeiro lugar em Pernambuco e entre as 10 melhores políticas públicas à juventude do Nordeste.

“Força da Mulher: Jovens Protetoras” foi o projeto premiado. Ele foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com foco no enfrentamento da violência de gênero através da formação de mulheres entre 15 e 29 anos no combate à violência. “É mais uma conquista para a gestão e para Petrolina. O prêmio nos motiva a trabalhar mais em busca de ações para fortalecer as políticas sociais desenvolvidas em nossa cidade”, celebrou o prefeito Miguel Coelho (MDB).

Petrolina é pioneira no Sertão, sendo a primeira cidade da região a ter uma Patrulha da Mulher, resultado de uma lei municipal proposta pela vereadora Cristina Costa (PT). Ações como essa fortalecem o combate à violência de gênero no município, garantindo mais segurança a elas.

Petrolina será polo no desenvolvimento da tecnologia no Sertão de Pernambuco

(Foto: Ascom)

Petrolina foi escolhida como centro de incentivo a inovação e tecnologias sustentáveis. O Governo Federal implantará um laboratório vivo no município, que funcionará como polo no Sertão. O acordo foi firmado entre a Prefeitura e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília (DF).

O prefeito Miguel Coelho (MDB) assinou o documento que oficializa o processo de implantação do laboratório, na terça-feira (11), ao lado do presidente da ABDI, Igor Calvet. Esse será o primeiro aparelho público com uma prefeitura. Segundo o Governo Federal, o hub de inovação (espécie de núcleo para convívio de iniciativas e empresas de tecnologia) atuará no desenvolvimento de pesquisas e trabalhos voltados para soluções sustentáveis e de caráter inovador em conexão com as características da cidade sertaneja.

Após a assinatura do documento, a próxima etapa é a instalação da estrutura em Petrolina. “É uma aposta no futuro e no presente. Estamos dando um pontapé para uma parceria muito importante com a ABDI, a primeira celebrada com uma prefeitura, que mais adiante vai gerar tecnologia, desenvolvimento, empregos e qualidade de vida ao nosso povo“, disse Miguel.

O gestor aproveitou sua visita em Brasília para cobrar informações sobre a construção dos viadutos em Petrolina. Os investimentos devem chegar no segundo semestre.

Zenildo Nunes sugere construção de Academia da Saúde próximo ao Ponto de Apoio da Gontijo

Uma Academia da Saúde na Avenida Honorato Viana. Esse foi o pedido que o vereador Zenildo Nunes (PSB), o Zenildo do Alto do Cocar, apresentou na sessão de quinta-feira (6), na Câmara de Vereadores de Petrolina através da Indicação n° 008/2020, aprovada por 18×0.

Aliado do prefeito Miguel Coelho (MDB), Zenildo sugeriu que a Prefeitura utilize um espaço nas proximidades do Ponto de Apoio da Gontijo para construir o novo aparelho de lazer.

“[Solicito] uma Academia da Saúde na Rotatória, próxima ao Ponto de Apoio da Gontijo. É um espaço grande e precisa de uma Academia. Várias pessoas praticam atividade física e precisam de um espaço. A gente pede ao prefeito Miguel que possa implantar [esse aparelho] nesse local que é grande“, justificou o edil.

Caatinguinha ganha mais quatro vias pavimentadas através de pacote da Prefeitura para interior de Petrolina

(Foto: Alexandre Justino/Ascom PMP)

Mais quatro ruas na comunidade da Caatinguinha, na área ribeirinha de Petrolina no último sábado (8). Com essas vias, a Prefeitura fecha o pacote com mais de 60 ruas pavimentadas na zona rural, através do investimento de R$ 2,3 milhões, via emenda parlamentar do deputado federal Fernando Filho (DEM).

Ele acompanhou o prefeito Miguel Coelho (MDB) e a equipe da Prefeitura na cerimônia de entrega dos serviços. No seu discurso, o prefeito destacou os esforços da gestão em realizar melhorias no interior de Petrolina.

“Essa obra é histórica para a área ribeirinha. A prova de que hoje existe uma gestão comprometida com o interior. Foram mais de 60 ruas pavimentadas na Tapera, Caatinguinha, Sítio São João, Roçado e Agrovila Massangano. Agora, o povo do campo voltou a sorrir e a acreditar que a Prefeitura trabalha em todos cantos, o ano todo, como tem de ser numa gestão pública séria“, disse. Também estiveram presentes o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado estadual Antônio Coelho (DEM), a vice-prefeita Luska Portela, secretários e vereadores de Petrolina.

Valgueiro acredita em candidatura de Lóssio e afirma que ex-prefeito “vai estar jogando para ganhar”

Valgueiro caminhará ao lado de Lóssio, antigo aliado político (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os trabalhos na Câmara de Vereadores foram retomados na última terça-feira (4), com a primeira sessão do ano. Em meio às expectativas de debates acalorados, por ser ano eleitoral, as conversas nos bastidores da Casa Plínio Amorim giram em torno das possíveis candidaturas em outubro.

LEIA TAMBÉM

Líderes afirmam que bancadas de Oposição e Situação não vão mudar postura em 2020

Líder da Oposição e aliado político de Julio Lóssio, Paulo Valgueiro (MDB) disse acreditar na candidatura do ex-prefeito, apesar de Lóssio. “Ele deixou mais ou menos claro no café da manhã, respondeu através da imprensa. Ele perguntava se o pessoal acreditava se Miguel ia disputar em 2020, se Odacy [Amorim] ia e a mesma coisa servia para ele também. Com certeza a gente vai estar no jogo, vai estar jogando para ganhar, não só para disputar”, disse.

Saída do MDB

Com a chegada de Miguel Coelho ao MDB, Valgueiro já havia dito que deixaria o partido no qual estava há anos. O próximo partido deve ser o PSD, atual casa de Lóssio. “A gente vai ter esse mês de fevereiro para aprofundar as conversas e em março a gente busca a nossa agremiação para disputa das eleições, que deverá ser a mesma em que milita o ex-prefeito Julio Lóssio”, destacou.

Liderança do PT afirma que “ninguém toma essa eleição de Miguel”

Com a presença das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores, teve início ontem (07), no Rio de Janeiro, o Festival PT 40 anos. Nesta sexta-feira, primeiro dia do evento, que seque até este domingo (09), quando haverá uma puxada com o bloco “Vai dar PT”,  nossa reportagem conversou com uma liderança de Pernambuco, que ao avaliar o cenário eleitoral em Petrolina afirmou que “ninguém tira essa eleição de Miguel”, em alusão a reeleição de Miguel Coelho, que é bem avaliado pela população e pelas pesquisas.

Ainda de acordo com esta liderança, com este cenário fica difícil até mesmo levar a vereadora Cristina Costa a cometer o erro de sair candidata a prefeita e ficar sem mandato, o que seria muito ruim para ela, pois isso poderia prejudicar uma futura eleição da vereadora para deputada em 2022.

“Talvez ela (Cristina Costa), sair candidata seria importante para consolidar o nome para 2022, mas ficar sem mandato também seria um risco muito grande”, afirmou a fonte.

Diante deste cenário, a leitura que nós fazemos é que, com Cristina Costa fora do páreo, o PT só teria dois caminhos a seguir em Petrolina: lançar mesmo o nome de Odacy Amorim, que perdendo a terceira eleição seguida sairia enfraquecido do processo, ou coligar com outro partido, compondo a chapa majoritária com um candidato a vice.

Segurança: Prefeitura adquire novo armamento a Guarda Civil de Petrolina

(Foto: Ascom)

A Guarda Civil Municipal de Petrolina será armada. Na quinta-feira (6) o prefeito Miguel Coelho (MDB) assinou a compra de 170 pistolas semiautomáticas, 9 mm, para os servidores, fortalecendo o combate à criminalidade na cidade. A aquisição é resultado do investimento de R$ 680 mil.

“Não faz sentido as forças de segurança portarem revólver 38 para enfrentar bandidos com armas potentes. Em uma situação extrema, a Guarda precisa ter pelo menos condições iguais num embate. É uma medida mais preventiva e que integra um plano maior de combate à violência”, justificou o prefeito.

Na atual gestão a Guarda Civil intensificou o combate à violência, deixando de atuar exclusivamente na proteção dos bens públicos, mas também na diminuição da violência contra a mulher e tráfico de drogas. Os aprovados no concurso público estão passando por formação e em breve estarão nas ruas.