Greve dos bancários continua em Juazeiro e nova rodada de negociação acontece amanhã

Uma nova rodada de negociação está marcada para esta terça-feira (13), às 14h, em São Paulo./Foto: Ascom

Uma nova rodada de negociação está marcada para esta terça-feira (13), às 14h, em São Paulo./Foto: Ascom

Após rejeitar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste de 7%, os bancários de todo país decidiram continuar em greve. Em Juazeiro, cerca de 12 agências bancárias estão com as atividades paralisadas desde 6 de setembro.

De acordo com o presidente do Sindicato de Juazeiro, Maribaldes da Silva a proposta feita pela Fenaban ainda é insuficiente. “Queremos um reajuste em valores reais, estamos cansados com a pressão dos bancos e as metas abusivas. Vamos continuar lutando por melhores condições em nosso ambiente de trabalho. O que eles estão oferecendo é muito abaixo do que pedimos, é uma desvalorização ao trabalhador”, enfatizou.

LEIA MAIS

Bancários rejeitam proposta de reajuste salarial de 7%; Nova reunião acontece na próxima terça-feira

(Foto: Ilustração)

Uma nova negociação deve ocorrer na próxima terça-feira (13), às 13 horas. (Foto: Ilustração)

O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta de reajuste nominal de 7% para os salários e benefícios apresentada hoje pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Segundo nota divulgada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, os trabalhadores consideraram o valor apresentado pela Fenaban “insuficiente”.

Uma nova negociação deve ocorrer na próxima terça-feira (13), às 13 horas. De acordo com o sindicato, até lá a greve está mantida. A categoria organizou ainda uma assembleia para discutir os rumos da paralisação na segunda-feira (12), às 17h.

“Além de apresentar perda real nos salários, a proposta não dialoga com questões fundamentais, como condições de trabalho e emprego. No primeiro semestre, 25% das negociações conquistaram ganho real, mesmo em setores muito menos lucrativos do que os bancos”, afirmou a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira. Segundo ela, “o setor mais lucrativo do País” negou as principais reivindicações da categoria com o argumento que a economia esta incerta.

LEIA MAIS

Mais funcionários aderem à greve do bancos e filas nas lotéricas aumentam em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Como meio de diminuir os danos à população, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). (Foto: ASCOM)

As lotéricas da cidade de Juazeiro (BA) têm recebido muitos clientes e ficado com filas enormes devido a greve dos bancários, iniciada na última terça-feira (6). Na cidade já são doze agências que suspenderam os atendimentos. De acordo com o sindicato não há previsão para o fim da greve.

A proposta de reajuste salarial de 6,5% com um abono de R$ 3 mil apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na quarta rodada de negociação da campanha salarial 2016, não foi aceita pelo Comando Nacional dos Bancários. A categoria pede reajuste salarial de 14,78% (reposição da inflação mais 5% de aumento real), PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários mais R$ 8.317,90, além de mais contratações, investimento em segurança e melhores condições de trabalho.

LEIA MAIS

Primeiro dia de greve dos bancários gera filas nas agências de Juazeiro

Os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais./ Fotos: Ascom

Os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais./ Fotos: Ascom

Começou nesta terça-feira (06), a greve dos bancos públicos e privados de Juazeiro e Região, muitas agências bancárias pararam de funcionar ou funcionam apenas parcialmente a partir de hoje por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Juazeiro, existem 12 unidades de atendimento no município, onde trabalham 250 bancários.

Filas grandes e agências lotadas foram registradas nas primeiras horas desta manhã em Juazeiro. A paralisação é resultado de acordo entre Federação Nacional dos bancos (Fenaban) e Comando Nacional dos Bancários. Dentre as propostas, a categoria pede reajuste salarial de 14,78% (reposição da inflação mais 5% de aumento real), PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários mais R$ 8.317,90, além de mais contratações, investimento em segurança e melhores condições de trabalho.

LEIA MAIS

Bancários iniciam greve a partir desta terça-feira

Santander Petrolina

Com as agências fechadas, consumidores devem buscar os canais alternativos

Bancários de todo o país vão iniciar nesta terça-feira, 6, uma greve por tempo indeterminado para pressionar o sindicato patronal na campanha salarial unificada, em que os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 14,78% – ou 5% de aumento se descontada a inflação.

Após cinco rodadas de negociação, iniciadas no mês passado, as partes seguem sem acordo em relação ao reajuste salarial. A proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos)  é de um aumento, em termos nominais, de 6,5% – 2,8 pontos abaixo da inflação  -, além de abono de R$ 3 mil.

“É importante ressaltar que as soluções encontradas na mesa de negociação variam conforme a conjuntura econômica e que a proposta apresentada neste ano responde a condições específicas pela qual passa a economia brasileira”, diz a entidade.

LEIA MAIS

Presidente do Sindicato fala sobre greve dos bancários e orienta população nesse período

(Foto: Ilustração)

O presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, Maribaldes da Silva concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (05), no programa Sem Fronteiras na Rádio Juazeiro, onde falou sobre a greve dos bancários que começa amanhã, dia 06 em todo país por tempo indeterminado. A categoria reivindica aumento salarial e melhores condições de trabalho.

Na ocasião, o representante da categoria destacou as reivindicações dos bancários de Juazeiro e região. “Estamos pleiteando o reajuste salarial de 14,78, vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá, entre outros benefícios. Pedimos que os banqueiros tenham a consciência da valorização do trabalhador, hoje o bancário  está sendo escravizado nas instituições, a pressão é muito grande. Precisamos de  contratações, investimento em segurança, melhores condições de trabalho, fim das metas abusivas que desencadeia doenças para nossos trabalhadores. A paralisação foi motivada pela falta de uma proposta digna dos bancos”, disse.

Maribaldes pontuou ainda durante a entrevista sobre o novo momento político do Brasil, como as propostas de reforma da Previdência e sobre a terceirização. “São projetos que estão tramitando e estão presentes também na categoria bancária, são propostas devastas ao trabalhador, não só para os bancários, mas a proposta da previdência é um assassinato a vida do trabalhador. A terceirização vai precarizar o trabalho. Precisamos nos mobilizar a nível nacional. A luta não é só do bancários, mas de todos trabalhadores”, enfatizou.

O presidente do sindicato orientou a população para que se organize, se possível adiante pagamentos de boletos, cartões de crédito e outras contas, e usem os canais alternativos, a exemplo lotéricas, correios e pela internet, etc.

Bancários: população tem até hoje para resolver pendências antes de greve

(Foto: Ilustração)

(Foto: Ilustração)

Quem tiver questões a serem resolvidas nas unidades bancária, tem até a tarde de hoje (05) para correr para o banco. Isso porque os bancários de diversos estados entrarão em greve a partir desta terça-feira (06).

Segundo a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), a categoria recusou a proposta apresentada  e decidiram entrar em greve nacional. A informação foi divulgada nos sites da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e da Condeferação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec).

Bancários entram em greve a partir da próxima terça-feira (6)

(Foto: Ilustração)

A expectativa é que somente os serviços de autoatendimento continuem funcionando. (Foto: Ilustração)

A partir da próxima terça-feira (6), os bancários de todo o país entrarão em greve. Aqueles que necessitarem ir ao banco devem encontrar as agência fechadas. A paralisação é por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia na noite desta quinta-feira (1º) e segue a determinação do Comando Nacional da categoria, que orientou os trabalhadores a rejeitarem a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Após o início da greve, a expectativa é que somente os serviços de autoatendimento continuem funcionando, segundo a direção do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. “Se a Federação dos Bancos apresentar outra proposta, vamos colocar em pauta. Esperemos que bancários de outros estados decidam também pela greve, em um movimento nacional”, afirmou Suzineide Rodrigues, presidente do sindicato. Segundo ela, uma nova assembleia está marcada para a segunda-feira para organizar os detalhes da paralisação.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, Maribaldes da Purificação destacou a importância do movimento. “Vamos lutar pelos nossos direitos, queremos garantir a todos os trabalhadores e trabalhadoras um salário mais justo e que tenham um ganho real, além de melhorias no ambiente de trabalho. A categoria vem sofrendo constantemente com a pressão por metas que se tornam cada vez mais abusivas dos bancos. Vamos a luta”, enfatizou Maribaldes.

As alternativas para quem tem contas a pagar ou outras diligências a resolver em bancos são as lotéricas e a internet. Mesmo estando em greve as contas devem ser pagas antes do vencimento.  As faturas de água, luz e telefone podem ser quitadas em correspondentes bancários. As lotéricas também recebem os pagamentos e realizam saques.

Bancários podem entrar em greve a partir da próxima terça-feira

bancários-greve

A proposta da Fenaban foi de reajuste de 6,5% mais R$ 3 mil de abono para os trabalhadores./ Foto: internet

Os bancários podem entrar em greve a partir da próxima terça-feira (6). Hoje (1º), eles fazem assembleias em todo o país para decidir se vão cruzar os braços. O Comando Nacional dos Bancários indicou a rejeição da proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Entre as principais reivindicações da categoria estão reajuste salarial de 14,78%, sendo 5% de aumento real e 9,31% de correção da inflação; participação nos lucros e resultados de três salários mais R$ 8.297,61; piso salarial de R$ 3.940,24; vales-alimentação, refeição, décima-terceira cesta e auxílio-creche/babá no valor do salário-mínimo nacional (R$ 880); 14º salário; fim das metas abusivas e assédio moral; fim das demissões, ampliação das contratações, combate às terceirizações e à precarização das condições de trabalho; mais segurança nas agências bancárias e auxílio-educação.

LEIA MAIS

Servidores podem realizar paralisação caso não haja cumprimento de acordo feito com governo municipal

(Foto: ASCOM)

Vários servidores reclamaram da falta de compromisso do governo municipal por não cumprir o acordo de reajuste. (Foto: ASCOM)

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) esteve reunido nesta semana, em assembleia extraordinária, com os servidores municipais para discutir várias propostas, dentre elas o reajuste salarial e os planos de saúde.

Vários servidores reclamaram da falta de compromisso do governo municipal por não cumprir o acordo de reajuste. Dessa forma, ficou acordado o calendário de paradas sistemáticas das categorias, de forma a pressionar o poder público municipal a cumprir o acordo.

De acordo com o que foi decidido na reunião, a primeira parada ficou definida para a próxima terça-feira dia 30, e caso o salário não seja reajustado, será realizada uma nova assembleia no dia 16 para ser estabelecido estado de greve.

LEIA MAIS

Detran de Pernambuco paralisa atividades nesta quinta

detran pe

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) decretaram greve  desta quinta-feira (11). Todas as unidades paralisaram as atividades, assim como foi  decidido em assembleia geral da categoria, realizada na segunda-feira (08).

O entrave entre a categoria e o Governo do Estado é a troca do plano de saúde dos servidores, que traria menos serviços disponíveis que o anterior.

Em nota, a Secretaria Estadual de Administração ressalta que o aviso de solicitação de cotações para licitação que visa a contratar a empresa responsável pelo plano está baseado em Termo de Referência (TR) construído conjuntamente com o Detran, em total conformidade com as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A categoria já deflagrou este ano um movimento paredista, realizado em março, para cobrar reposição salarial e aumento no vale-refeição.

Paralisação dos bancários é desmentida por sindicato

bancários-greve

A data base para negociação é apenas em setembro./ imagem ilustrativa

Uma das greves mais temidas pelos cidadãos é a paralisação dos serviços bancários. Nos últimos dias, o boato que circula é que os funcionários do setor, iriam parar as atividades nesta sexta-feira (05), rumor esse, desmentido pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Petrolina e mais nove cidades pernambucanas.

Segundo Augusto Ribeiro afirmou a nossa reportagem, o comentário não tem procedência.“Nós não vamos paralisar, até porque não é o nosso momento”  afirmou o presidente.

De acordo com Augusto, o início das negociações com o setor patronal está marcada para o dia 01º de setembro, apenas após este período, pode-se esperar um posicionamento da classe. A federação representa as cidades de Petrolina,  Afrânio, Araripina, Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa grande e Trindade.

Auditores da Receita aprovam greve de dois dias por semana

receita-federal-agente

Os auditores fiscais da Receita Federal aprovaram em assembleia a realização de uma paralisação em protesto à demora do governo para encaminhar ao Congresso o projeto de lei que trata do reajuste salarial da categoria. Com isso, os auditores vão cruzar os braços dois dias por semana, começando na próxima quinta-feira, dia 14. Nas aduanas, será adotada operação padrão

Desde a semana passada, um clima de rebelião tomou conta dos servidores da Receita Federal e se estendeu até a cúpula do órgão, em meio à insatisfação com a postura do governo, que já deu andamento a projetos de reajustes de outras categorias, mas ainda não encaminhou o texto que trata do acordo com os auditores.

Em uma ação sem precedentes, a cúpula do Fisco em Brasília e as dez superintendências espalhadas pelo Brasil alertaram em carta o secretário do órgão, Jorge Rachid, para os riscos graves à arrecadação. No Rio Grande do Sul, 46 delegados, inspetores e chefes de divisão entregaram os cargos em protesto à postura do governo.

LEIA MAIS

Professores da Rede Estadual decretam greve em Pernambuco

sintepe

A categoria decidiu promover uma paralisação de 24h no dia 10 de junho como protesto ao não cumprimento do Piso Nacional e contra o desmonte da Educação

Os professores da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco paralisam as atividades nesta sexta-feira (10).  O movimento, que vai deixar estudantes sem aulas nas mais de mil unidades de ensino do estado, tem como objetivo reforçar o protesto  contra  o descumprimento do Piso Nacional dos docentes e contra o chamado “desmonte” da educação. Também nesta sexta, os professores  participaram de um ato público marcado para as 14h, na Praça do Derby. Na segunda-feira (13), haverá nova rodada de negociações com os representantes do governo estadual.  E na sexta (17), os docentes fazem nova assembleia-geral.

Na sexta-feira (3), os integrantes do Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Pernambuco (Sintepe) realizaram uma assembleia e decidiram realizar uma série de atividades durante a campanha salarial de 2016. De acordo com a entidade, não foram aceitas as propostas feitas pelo estado. O governo estadual oferece um reajuste de 11,36% apenas para os professores com formação em magistério, a partir de 1º janeiro de 2017, com pagamento do retroativo a 2016.

Também lançou a proposta de aumentar em 7% o valor do vencimento base para os docentes de licenciatura, a partir de janeiro de 2017. Haveria  pagamento do retroativo referente a todo o exercício de janeiro deste ano apenas para os professores com vencimento inferior ao piso. A terceira questão seria o reajuste de 6,12% para os auxiliares, assistentes e analistas, a partir de 1º de janeiro de 2017. A Secretaria Estadual de Educação informou que as escolas estão orientadas a funcionar normalmente “para não trazer prejuízo para os estudantes e para o ano letivo”. A nota apontou ainda que o governo “acompanhará, durante o dia, a movimentação nas escolas junto com as Gerências Regionais de Educação”.

Em Petrolina, Sertão do Estado, o movimento se deu em frente à sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vários servidores se reuniram com cartazes reivindicando a reforma da previdência e campanha salarial educacional de Pernambuco.

 

Marchante conclama classe a fazer greve em Petrolina

oie_24123736fnDHbfYV

Gilberto Castro sugere reabertura do Matadouro de Petrolina-PE

Ao participar do programa Bom Dia Vale, Rádio Jornal, na manhã desta terça-feira (24), um dos marchantes mais antigos de Petrolina, Gilberto Castro, com mais de 40 anos de atividade na cidade, afirmou que parte da carne comercializada nas feiras de Petrolina é clandestina, ou seja, as pessoas podem está consumindo carnes contaminadas.

Diante da gravidade da situação, levando-se em consideração ainda que a abatedouro de Juazeiro (GMJ Distribuidora de Carnes EIRELI-ME), não  tem autorização para abater animais, o marchante convocou toda a classe a paralisar as atividades e impedir que a carne, clandestina de Juazeiro, também entre em Petrolina.

“Eu prefiro fechar três comércios que tenho, mas não vou partir para a clandestinidade”, afirmou Gilberto Castro.