Bahia registra 10ª morte pelo coronavírus

Vítima tinha 62 anos e morava em Salvador (Foto: Ilustração)

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou na manhã dessa segunda-feira (6) mais uma morte pelo coronavírus. Com isso, sobe para 10 o número de óbitos. A paciente era uma mulher de 62 anos, residente em Salvador e que morreu na sexta-feira (3), mas o resultado laboratorial saiu hoje.

A mulher tinha hipertensão, obesidade e histórico de pneumopatia não especificada. Ela deu entrada na unidade hospitalar em 25 de março e não resistiu. A Bahia já tem 400 casos confirmados de covid-19. Dos óbitos, a maior parte das vítimas é idosa, com históricos de problemas de saúde.

Dos 10 mortos, oito foram registrados em Salvador, um em Utinga e um em Itapetinga. Ainda não há casos fatais no interior da Bahia. Juazeiro, na região Norte tem mais um caso confirmado, de uma paciente com histórico de viagem a São Paulo.

Coronavírus: mulher de 41 anos é a 5ª morte confirmada na Bahia

Ela é a primeira mulher a morrer na Bahia (Foto: Freepik/Banco de Imagens)

A quinta morte por consequência do novo coronavírus na Bahia foi confirmada no final da manhã dessa sexta-feira (3), menos de duas horas depois do quarto óbito. É o primeiro registro fatal de uma paciente mulher e fora do grupo de idosos.

LEIA TAMBÉM

Bahia confirma 4ª morte por coronavírus

A paciente tinha 41 anos e era hipertensa. Os dados foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). A paciente estava internada em um hospital da rede pública desde 24 de março.

Além de hipertensa, ela era asmática e obesa. Todas as cinco mortes da Bahia até o momento são da capital Salvador: quatro homens com 74, 64, 88 e 79 anos, além da mulher de 41. Por outro lado, 43 pessoas já foram curadas do covid-19 no Estado.

Bahia confirma 4ª morte por coronavírus

(Foto: Thomas Kienzle/AFP)

A Bahia registrou mais uma morte pelo novo coronavírus. Trata-se de um idoso de 79 anos que estava internado no Hospital Cárdio Pulmonar, na capital Salvador. A informação foi confirmada pela unidade hospitalar nessa sexta-feira (3).

O quarto paciente morto por conta do covid-19 deu entrada no hospital em 15 de março. O caso já foi notificado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Segundo o Estado, ele tinha “comorbidades associadas”. As três mortes anteriores também eram de idosos.

No último boletim divulgado pela Sesab na quinta-feira (2), a Bahia tinha 267 infectados com coronavírus. Além dos quatro casos confirmados, 15 seguem em investigação.

Governo da Bahia custeará conta de energia de famílias carentes por 90 dias

Para valer, Alba deve aprovar projeto (Foto: Reprodução/Internet)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) anunciou em suas redes sociais que o Estado custeará as contas de luz da população mais carente pelo prazo de 90 dias. A medida é consequência da pandemia do novo coronavírus, porém, é válida apenas aqueles com Cadastro Social e consumam até 80 kW/mês.

Estima-se que 677 mil baianos serão contemplados. O Governo enviará um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) ainda hoje (2). Somente após análise dos deputados estaduais é que a medida passará a vigorar.

Sobre os casos confirmados na Bahia, Costa anunciou a cura de 34 pacientes os quais estavam com o covid-19. O número de mortes teve alta nessa quinta-feira, quando foi confirmado o terceiro óbito. Trata-se de um idoso de 88 anos que estava internado em Salvador.

Unidades do SAC no interior da Bahia atenderão apenas serviços agendados a partir de segunda-feira

Unidade de Juazeiro funcionará apenas para atender demandas agendadas

Cumprindo o decreto estadual de emergência durante a pandemia do coronavírus, o SAC Bahia suspendeu atendimentos presenciais na capital Salvador e outros municípios com casos confirmados da doença: Feira de Santana, Prado, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Simões Filho.

Nas demais unidades, a partir de segunda-feira (23) somente serão realizados atendimentos agendados pelo telefone ou internet. O SAC Móvel continuará normalmente durante a vigência do decreto assinado pelo governador Rui Costa (PT).

Em todo estão funcionam 37 unidades: 12 na capital, quatro na região metropolitana e 21 no interior, incluindo Juazeiro. Quem precisar de algum serviço ofertado nas unidades físicas pode ligar para 0800 071 5353 e agendar o serviço.

 

Com pré-candidatura anunciada, Anselmo Bispo deixa comando do CRPN em Juazeiro

Coronel Anselmo Bispo deixou posto

O Diário Oficial da Bahia dessa quinta-feira (19) traz mudanças no Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN). A principal delas é a saída do coronel Anselmo Bispo do posto de comandante. Ele será substituído pelo também coronel Nilton Paixão Silva Santos.

LEIA TAMBÉM

Coronel Anselmo Bispo lança pré-candidatura à prefeitura de Juazeiro

A publicação de hoje também traz modificações, como a ida da major Ana Paulo de Castro Almeida para a 45ª CIPM em Curaçá. Outra alteração é a chegada do tenente-coronel Jefferson de Souza Mendonça, novo diretor do Colégio da Polícia Militar de Juazeiro.

O major Eduardo Cunha ficará a frente da 25ª CIPM, em Casa Nova. Confira todas as modificações no link a seguir: Diário Oficial.

Bahia: Rui Costa anuncia medidas preventivas ao coronavírus e suspende eventos religiosos

Medidas são para cidades mais críticas (Foto: Agência Brasil)

As aulas na rede estadual da Bahia estão suspensas pelo período de 30 dias, a partir de hoje (17). A medida foi anunciada na segunda-feira (16) pelo governador Rui Costa (PT). Ainda ontem o gestor divulgou uma série de ações que precisam ser adotadas na prevenção ao coronavírus.

A suspensão vale para Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro, cidades nas quais já foram registrados casos de coronavírus. “Ao longo da semana, iremos monitorar a situação em outras cidades e esta medida poderá ser ampliada. Continuaremos a agir com responsabilidade e serenidade para conter e garantir assistência à saúde pública aos baianos e baianas”, disse Costa.

Eventos religiosos

No decreto publicado nessa terça-feira também ficam suspensos eventos de cunho religioso, político ou cultural que reúnam mais de 50 pessoas nas três cidades citadas. Os ônibus e metrôs devem ser higienizados e turistas vindos de aeroportos, rodoviária e rodovias federais devem ter suas temperaturas testadas.

Bahia tem três novos casos

Um boletim divulgado no final da manhã confirmou mais três casos de coronavírus na Bahia: um homem de 42 anos, do município de Prado, com passagens por Milão e Londres; e duas mulheres de Porto Seguro, de 35 ano e 45. Elas tiveram contato com um empresário de São Paulo.

Ele testou positivo no seu estado de origem e mesmo assim viajou para a Bahia, num jatinho particular para passar o final de semana em Itacaré. Uma das pacientes é esposa dele e a outra, uma empregada. Rui Costa acionou a Justiça para processar esse empresário por colocar a saúde dos outros em risco.

Juazeiro: SESAU confirma 2ª morte suspeita por H1N1

Paciente morreu na UPA da cidade (Foto: Divulgação)

Em meio a notícia de um caso suspeito de coronavírus em Juazeiro (BA), a Secretaria de Saúde (SESAU) confirmou mais uma morte suspeita de H1N1. A vítima é uma mulher, que veio a óbito na quarta-feira (11). Ela residia no bairro Tabuleiro e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já sem os sinais vitais.

Na última sexta-feira (6), um homem morador do bairro Jardim Flórida também morreu com suspeita da mesma doença. Há ainda casos notificados como suspeito e outros sendo monitorados pela secretaria.

Em nota, a Sesau relatou que a possível segunda vítima deu entrada na unidade já com sintomas avançados da doença e não resistiu.

Bahia tem mais um caso confirmado de coronavírus, pacientes são de Feira de Santana

(Foto: ATTA KENARE/AFP)

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na noite do último sábado (7) mais um caso de coronavírus. De acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas, novamente trata-se de um paciente em Feira de Santana.

LEIA TAMBÉM

Bahia tem primeiro caso confirmado de coronavírus

Ele tem 42 anos e teve contato domiciliar com a primeira pessoa confirmada do covid-19 no Estado. “Diferente do caso original, cujo contágio inicial foi na Itália, trata-se de uma transmissão local, sendo agora considerado circulante no estado. Cabe ressaltar que as pacientes vinham sendo monitoradas pelo CIEVS-BA em conjunto com a Vigilância Municipal de Feira de Santana”, explicou o secretário em suas redes sociais.

De acordo com Vilas-Boas, ambos seguem sendo monitorados. “Atualmente ambas se encontram em isolamento domiciliar, adotando todas as medidas de precaução de contato e evoluem clinicamente bem”, completou.

No Brasil, até o momento, são 19 casos confirmados. Esses são os únicos na região Nordeste até o momento. Há casos suspeitos sendo investigados também em Pernambuco.

Sindicato aprova e professores do Estado cruzam os braços por 48 horas na Bahia

Uma nova assembleia em março definirá rumo do grupo (Foto: APLB Sindicato)

Se em Pernambuco são os policiais civis que estudam uma greve, na Bahia os professores da rede estadual iniciaram hoje (18) uma paralisação de 48 horas. A categoria decidiu cruzar os braços em uma assembleia realizada ontem, na capital Salvador. Eles cobram, entre outros pontos, reajuste salarial.

Além do aumento de 12,8%, os docentes cobram do Governo da Bahia um projeto de mudança da previdência dos servidores públicos, piso salarial, reforma do ensino médio e bolsa auxílio. Uma nova assembleia no dia 4 de março definirá os rumos do movimento.

O Governo do Estado ainda não se manifestou acerca das reivindicações da categoria. (Com informações do G1 Bahia)

Governo da Bahia reconhece Situação de Emergência em Curaçá, devido à estiagem prolongada

Seca está afetando economia local (Foto: Internet)

O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial dessa sexta-feira (31) o Decreto n° 19.433/2020 que declara Situação de Emergência no município de Curaçá, região Norte do Estado. De acordo com o Estado, a estiagem prolongada está afetando as atividades econômicas da cidade e consequentemente, a população.

O Decreto estadual reconhece um outro decreto municipal, datado de 3 de janeiro. A Situação de Emergência tem validade de 180 dias, a contar da publicação no Diário Oficial de Curaçá. Nesse período tanto Governo da Bahia, quanto a Prefeitura Municipal devem adotar medidas para ajudar as populações mais afetadas pela estiagem.

Casa Nova: depois da visita de vice-governador, Estado e Prefeitura anunciam parceria para melhorias nas Dunas

Aliança entre Estado e Prefeitura já dá frutos (Foto: Ascom)

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP) esteve em Casa Nova (BA) na última semana e depois de ouvir as demandas dos empresários e gestores, as melhorias prometidas pelo Estado vão sair do papel. O secretário de Infraestrutura do Estado, Marcos Cavalcanti anunciou hoje (28) uma série de serviços para as Dunas de Casa Nova.

LEIA TAMBÉM

Vice-governador da Bahia visita Casa Nova e fortalece compromisso para construção de Hotel Vinícola

Através do Consórcio de Infraestrutura, a Prefeitura e Estado unirão forças para executar a pavimentação e a passagem molhada da Barragem a Tapera. Outra novidade é a iluminação do local. “A energia elétrica para as Dunas, um investimento de mais de 700 mil reais, estou autorizando ser feito, para que a gente permita a implantação de um empreendimento hoteleiro que vai crescimento ao turismo da região“, disse Cavalcanti.

Nem bem a parceria foi firmada e o governador Rui Costa (PT) já se comprometeu a voltar a Casa Nova em breve, mas dessa vez para inaugurar as obras. Na visão do prefeito Wilker “o relacionamento com o governo do estado, com seus secretários continua firme e forte, mostrando que a aliança preferencial do governador Rui Costa é com aqueles que trabalham por Casa Nova”.

Governo da Bahia reconhece Situação de Emergência em Remanso

Município enfrenta estiagem prolongada (Foto: Internet)

O Governo da Bahia publicou na terça-feira (7) o Decreto n° 19.386/2020, no qual homologa Situação de Emergência no município de Remanso, interior do Estado. Segundo o Estado, a estiagem tem causado danos e isso está afetando “as atividades econômicas”.

A população também é atingida diretamente pela estiagem prolongada e cabe a Defesa Civil adotar medidas para amenizar os problemas enfrentados pela comunidade. O decreto tem validade de 180 dias, retroativo a 23 de dezembro de 2019, quando a Prefeitura de Remanso declarou emergência.

O vice-governador da Bahia, João Leão foi o responsável pela assinatura do decreto, já que Rui Costa (PT) ainda se recupera de uma cirurgia para remoção de nódulos mamários, realizada em São Paulo.

Governo da Bahia reconhece situação de emergência em Canudos

(Foto: Rafael Furtado)

O Governo da Bahia reconheceu “Situação de Emergência” no município de Canudos. A cidade vive um longo período de estiagem e segundo o Decreto n° 19.382/2019, publicado no Diário Oficial de sábado (21), o alerta é válido por 180 dias.

O Estado alega que a seca vem trazendo afetando “as atividades econômicas e a atingir a população” e cabe ao Governo “preservar o bem-estar da população e, nesse sentido, adotar as medidas que se fizerem necessárias” enquanto a Situação vigorar.

Apesar de ser publicado ontem, a Situação de Emergência começa a valer retroativamente a 16 de dezembro. Casa Nova e Uauá também estão em alerta, devido ao forte calor e seca que atinge os municípios da região.

Governo da Bahia reconhece Situação de Emergência em Uauá

Seca tem prejudicado atividade econômica local (Foto: Reprodução/ Internet)

O Governo da Bahia decretou Situação de Emergência em Uauá por 180 dias. De acordo com o Decreto n° 19.352/2019, a seca tem atingido diversas localidades da cidade, afetando a atividade econômica. O prazo de validade do Decreto é retroativo a 24 de novembro.

O Estado reconheceu um Decreto Municipal do dia 25 de novembro, no qual o prefeito de Uauá, Lindomar Dantas autoriza órgãos municipais a adotarem medidas no “intuito de apoiar as ações de resposta do desastre”.

O Blog solicitou mais informações a respeito do suporte aos moradores e quais as áreas mais atingidas pela seca. Estamos aguardando uma resposta da gestão municipal.