Mais de 3,8 mi de votos foram para candidatos com pendências judiciais

(Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil)

No primeiro turno das eleições, realizada no último domingo (2), mais de 3,8 milhões de votos foram dados pelos eleitores brasileiros a candidatos ainda sem registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral.

Esses candidatos apareceram sub judice nos sistemas eleitorais, o que significa que, apesar de terem o nome na urna, suas candidaturas encontram-se ainda pendentes de alguma decisão judicial.

É o caso, por exemplo, do candidato Daniel Silveira (PTB-RJ), que disputou uma vaga ao senado pelo Rio de Janeiro e recebeu mais de 1,5 milhão de votos, ficando em terceiro lugar. Ele teve o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), mas ainda aguarda julgamento de recurso.

Pelas regras eleitorais, todos os votos dados a candidatos sub judice ficam numa espécie de suspensão, ao aguardo da decisão definitiva da Justiça Eleitoral sobre a concessão ou não do registro da candidatura.

LEIA MAIS

TSE aprova plano da propaganda gratuita para o segundo turno

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, hoje (6), por unanimidade, o plano de mídia para a propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio durante a campanha do segundo turno das eleições. Pelo calendário eleitoral, as peças audiovisuais devem voltar a ser veiculadas amanhã (7).

Pelo plano de mídia aprovado, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, que disputam a Presidência da República, terão 5 minutos cada nos dois blocos diários de propaganda eleitoral.

Os horários dos blocos seguem os mesmos do primeiro turno: na TV, as propagandas irão ao de segunda-feira a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.

LEIA MAIS

Pesqueira e Joaquim Nabuco terão eleições suplementares juntamente com o 2º turno das eleições

(Foto: Internet)

Os municípios de Pesqueira, no Agreste, e Joaquim Nabuco, na Mata Sul, terão eleições suplementares para prefeito na mesma data do 2º turno das eleições gerais de 2022. Isso acontece porque os prefeitos das cidades tiveram seus mandatos cassados pelo TRE-PE e, no momento, os municípios estão sendo administrados pelos presidentes das Câmara de Vereadores. Agora, esses eleitores vão escolher quem vai gerir o município pelos próximos dois anos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou os recursos de ambas as chapas e determinou a realização de uma eleição suplementar nas cidades no mesmo dia do segundo turno das eleições gerais de 2022.

É a primeira vez que uma eleição suplementar acontece no mesmo dia que uma eleição geral. Essa decisão foi tomada pelo TSE para baratear custos, facilitar a logística e aproveitar o contingente de servidores e de mobilização das eleições gerais deste ano.

No próximo dia 30 de outubro, os 50.776 eleitores da cidade de Pesqueira e os 13.574 de Joaquim Nabuco, além de votarem para governadora e presidente da república, como os demais pernambucanos, votarão também para os candidatos à prefeitura simultaneamente. Serão 251 urnas eletrônicas  em Pesqueira e 188 em Joaquim Nabuco preparadas para receber votos na seguinte ordem de votação: governadora, presidente e prefeito.

O prefeito de Pesqueira,  Marquinhos Xukuru, se tornou inelegível por conta de crime contra o patrimônio privado provocado em 2003. Já o prefeito e vice-prefeito de Joaquim Nabuco, Antônio Raimundo Barreto Neto e Eraldo de Melo Veloso, foram condenados por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico em maio deste ano.

Com informações do blog Nill Júnior.

Pernambuco: Mendonça Filho declara apoio a Raquel Lyra

O ex-ministro e deputado federal eleito, Mendonça Filho (União Brasil), declarou apoio a candidatura de Raquel Lyra para governadora de Pernambuco neste segundo turno. Mendonça agradeceu os mais de 76 mil votos de confiança que recebeu e declarou que agora o foco é eleger Raquel e garantir um novo rumo para nosso estado.

Foi uma campanha muito difícil, mas Pernambuco deu o recado de que quer mudança. E nosso grupo politico está junto de Raquel“, declarou. Segundo Mendonça, a primeira vitória a oposição já  teve: tirar o PSB do poder no Governo do Estado. “Um momento histórico que mostra o desejo de mudança. O nosso foco agora é eleger Raquel e garantir a mudança que Pernambuco precisa“, afirmou.

LEIA MAIS

TSE conclui apuração dos votos do primeiro turno para presidente

(Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu na manhã de hoje (4) a apuração de 100% dos votos na eleição para presidente da República, depois de somar os últimos votos provenientes do exterior e do Amazonas.

A conclusão, contudo, em nada altera o resultado final, que estava matematicamente definido e já foi anunciado pelo TSE desde a noite de domingo (2), mesmo dia em que os eleitores votaram no primeiro turno das eleições.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou em primeiro, com 48,43% dos votos, o equivalente a 57.259.504, enquanto o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, ficou com 43,2%, o equivalente a 51.072.345 votos. Os dois disputam o segundo turno, marcado para 30 de outubro.

LEIA MAIS

Urnas eletrônicas começam a ser distribuídas para os locais de votação em Pernambuco

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começou na manhã desta sexta-feira a distribuição das 24.105 urnas eletrônicas que serão usadas no domingo, dia 2, data do primeiro turno das eleições gerais no País. Os equipamentos foram preparados e testados durante uma semana. Agora, deixam os 18 polos eleitorais e seguem para as 122 zonas eleitorais do Estado.

A maior parte sai do polo 01, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, para a capital e as cidades de Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, todas na Região Metropolitana. A quarta zona, na capital, é a que tem o maior número de urnas. São 342, incluindo as nove do Arquipélago de Fernando de Noronha. Os 56 caminhões lacrados receberam o carregamento na quinta-feira (29) e deixaram o Centro Administrativo do TRE nesta sexta-feira.

Esta tudo pronto para o maior evento cívico do País. O eleitor é o grande protagonista de toda essa história. Nos preocupamos com tudo“, assegurou o vice-presidente do TRE-PE, desembargador Humberto Vasconcelos Júnior. Segundo ele, no processo democrático as pessoas podem criticar e questionar qualquer processo. “Recebemos as criticas e mostramos que a Justiça Eleitoral trabalha com todo rigor e transparência . Reclamações são bem-vindas para nos ajudar a melhorar nosso trabalho“, ressaltou.

LEIA MAIS

Mais de 1.500 PMs embarcam para atuar nas eleições no Interior de Pernambuco

Com o objetivo de reforçar a segurança nas eleições do próximo domingo (02), a Polícia Militar de Pernambuco deu início a “Operação Eleições”. Um total de 1563 policiais militares embarcaram na manhã desta sexta-feira (30), no Quartel do Comando Geral, no Derby, em sete ônibus com destinos ao Agreste, Sertão e Zona da mata. A equipe reforçará o policiamento em zonas eleitorais.

É uma operação de grande envergadura, porque ela mobiliza um efetivo considerável de policiais militares. A PM estará presente nesses locais para garantir a ordem pública, o direito de ir e vir e o de votar”, pontuou o coronel Ronaldo Tavares, diretor de planejamento operacional da Polícia Militar .

Os profissionais chamados estavam no período de férias, e serão remunerados no formato de diárias. O investimento total foi de aproximadamente R$ 5 milhões e 13 mil. Ainda segundo o coronel, o efetivo enviado para o interior do estado não prejudicará a segurança da Região Metropolitana do Recife no fim de semana de eleição. No total, serão 9625 profissionais efetivos atuando na votação em Pernambuco.

LEIA MAIS

Consulte seu local de votação nas Eleições 2022

O TSE disponibilizou o acesso à consulta dos eleitores aos seus locais de votação. Para votar, só é necessário que o eleitor apresente um documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive carteira de categoria profissional e carteira de habilitação).

Não é obrigatória apresentação do título de eleitor. No entanto, o número do documento é indispensável para o preenchimento do formulário de justificativa, caso o eleitor não possa votar e tenha que justificar a ausência.

Ao acessar a página de consulta, o eleitor precisa preencher os dados com o número do seu título ou CPF, data de nascimento e nome da mãe. Depois, basta clicar em consultar para ter acesso ao local de votação detalhado.

Ipec aponta Lula com 17 pontos à frente de Bolsonaro e acirra ainda mais o debate sobre a idoneidade dos institutos de pesquisa

Uma coisa é certa, após  domingo, dia 02 de agosto, com a contabilização dos votos nestas eleições, a credibilidade dos institutos de pesquisa não será mais a mesma. Aliás, desde a eleição de 2018 para presidente, quando o Datafolha publicou uma pesquisa no dia 28 de setembro daquele ano, poucos dias antes do primeiro turno das eleições, informando que o então candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, perderia no segundo turno para qualquer um dos candidatos, que os eleitores estão um tanto quando incrédulos com a divergência entre o resultado oficial das eleições e as sondagens dos institutos de pesquisa.

Veja abaixo as simulações de segundo turno mostradas pelo Datafolha em 2018:

Haddad x Bolsonaro

Haddad: 45%

Bolsonaro: 39%21

Branco/nulo: 13%

Não sabe: 2%

Alckmin x Bolsonaro

Alckmin 45%

Bolsonaro: 38%

Branco/nulo: 16%

Não sabe: 2%

Ciro x Bolsonaro

Ciro 48%

Bolsonaro 38%

Branco/nulo: 12%

Não sabe: 2%.

Veja que em todos os cenários Bolsonaro não passava de 39%, mas quando as urnas foram abertas o atual presidente foi eleito com 55,13% – uma diferença de 16,13%.

Primeiro turno

A mesma pesquisa do Datafolha  contratada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo” e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08687/2018, apontou que no primeiro turno Bolsonaro teria apenas 28% das intenções de voto, seguido por Haddad (22%). Mais uma vez o erro foi grande, Bolsonaro obteve no primeiro turno  46,03% – uma diferença de 18,03 pontos percentuais.

Pois bem, se em 2018 houve toda essa divergência nos resultados das pesquisas, este ano não está sendo diferente. O próprio presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi às redes sociais na última quinta-feira (22), questionar os resultados das pesquisas eleitorais e pedir punição a institutos, sem especificar a qual entidade se referia.

No Twitter, Lira escreveu: “Nada justifica resultados tão divergentes dos institutos de pesquisas. Alguém está errando ou prestando um desserviço. Urge estabelecer medidas legais que punam os institutos que erram demasiado ou intencionalmente para prejudicar qualquer candidatura. Não podemos permitir que haja manipulações de resultados em pesquisas eleitorais. Isso fere a democracia.”

E ele tem toa razão, o que estaria acontecendo com tamanha disparidade nos resultados dos diversos institutos de pesquisa? NA última semana, por exemplo, teve resultado de pesquisas para atender todos os gostos: Lula liderando com 18 pontos de frente, Lula liderando entre 6 e 8 pontos de frente, Lula em empate técnico com Bolsonaro dentro da margem de erro e Bolsonaro liderando com 13 pontos de frente.

Diante deste cenário alguém vai ter que pedir desculpas aos brasileiros após as eleições por tentarem influenciar o eleitor com resultados construídos. Mesmo que recorram ao velho discurso das metodologias diferenciadas, nada justifica essa divergência gritante entre os resultados apresentados.

Hoje, o Instituto Ipec divulgou nova pesquisa, contratada pela TV Globo, apontando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com 48% das intenções de voto e tem possibilidade de vitória em 1º turno, com 52% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 31% e 34% dos votos válidos. Com isso, a diferença entre os dois é de 17 pontos percentuais.

A pesquisa realizou 3.008 entrevistas pessoais face a face entre os dias 25 e 26 de setembro. O nível de confiança, segundo o Ipec, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-01640/2022 com custo de R$ 347.659,06

Estabelecimentos que funcionam aos domingos podem abrir normalmente no dia das eleições

O Sindilojas de Petrolina informou, através de uma nota, sobre o funcionamento de estabelecimentos comerciais no domingo das eleições, no próximo dia 02 de outubro. De acordo com o sindicato, não haverá impeditivo para os estabelecimentos comerciais que normalmente funcionam aos domingos.

No entanto, ainda de acordo com o posicionamento do sindicato, o direito de votar dos funcionários deve ser observado. “Desde que tenham escalas que possibilitem que os colaboradores exerçam seu direito/dever de votar”.

LEIA MAIS

TSE detalha a diferença entre voto majoritário e voto proporcional

No próximo dia 2 de outubro, milhões de brasileiros irão às urnas para escolher seus representantes em âmbito estadual e federal. Serão cinco votos: para deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca que, embora a forma de votar seja a mesma, a forma de calcular o voto é distinta. Isso porque existem dois sistemas diferentes, o majoritário e o proporcional.

No sistema majoritário, a conta é simples: vence quem tem mais votos. Por meio desse sistema, serão eleitos governadores, senadores e o (a) presidente da República. Para os cargos de governador e presidente, o candidato só será eleito em primeiro turno, encerrando a disputa, se tiver mais votos do que a soma de todos os concorrentes (50% + 1 de votos válidos).

LEIA MAIS

TSE identifica R$ 605 milhões em transações suspeitas de campanhas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou R$ 605 milhões em transferências suspeitas após análise da prestação de contas parcial de campanha, entregue pelos candidatos entre os dias 9 e 13 de setembro.

Ao todo, foram detectados 59.072 casos de doações ou gastos potencialmente irregulares, informou a Justiça Eleitoral. De acordo com o TSE, os casos agora serão apurados “com o levantamento de provas materiais e de informações mais aprofundadas”.

As suspeitas foram alcançadas por meio do cruzamento de dados de diferentes órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Receita Federal, o Conselho de Controle de Atividades Econômicas (Coaf) e a Polícia Federal (PF).

LEIA MAIS

“Não queremos as Forças Armadas se metendo nas eleições”, diz Lula em Curitiba

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou neste sábado (17) que cabe à Justiça Eleitoral, e não às Forças Armadas, a obrigação de fiscalizar as urnas eletrônicas. A declaração ocorreu em ato com apoiadores em Curitiba, no Paraná.

Não queremos as Forças Armadas se metendo nas eleições do nosso país e nem querendo controlar urna”, disse Lula, durante comício realizado na Boca Maldita, na região central da capital paranaense.

As Forças Armadas brasileiras vão voltar a ter o papel nobre que está definido na nossa Constituição. As nossas Forças Armadas não tinham que estar preocupadas em fiscalizar urna. Quem tem obrigação de fiscalizar é a Justiça Eleitoral, os partidos políticos e o candidato. As Forças Armadas vão ter que cumprir com a sua função de garantir a soberania desse país contra possíveis inimigos externos”, acrescentou o candidato petista.

LEIA MAIS

Pesquisa Brasmarket mostra Bolsonaro com 13 pontos percentuais à frente de Lula

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), está 13 pontos percentuais à frente de Lula (PT), segundo a nova pesquisa da Brasmarket, divulgada nesta quinta-feira (15).

Levando em consideração o cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados), Bolsonaro aparece em primeiro lugar com 43,5% das intenções de voto, seguido por Lula, que tem 30,5%, Ciro Gomes (PDT), com 7,6%, e Simone Tebet, com 4,6%. Nulos e brancos representam 6,8%, e indecisos, 5,3%. Os demais candidatos à Presidência não pontuaram mais que 0,8%.

LEIA MAIS

Pesquisa Folha de Pernambuco/IPESPE: Marília segue na frente e Anderson Ferreira assume o segundo lugar

A terceira rodada da pesquisa Folha de Pernambuco – em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) – para o Governo mostra que a candidata Marília Arraes (SD) segue consolidando sua liderança, com 35% das intenções. Na segunda colocação, houve uma oscilação em relação à última divulgação, ocorrida em 15 de agosto.

Agora, a dianteira é ocupada por Anderson Ferreira (PL), com 13%. Raquel Lyra (PSDB) e Danilo Cabral vêm colados em terceiro, com 12% cada um. Miguel Coelho ficou com 10%. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais, o que indica um empate técnico entre os quatro postulantes.

Os candidatos Pastor Wellington (PTB) é o preferido por 1% dos entrevistados. João Arnaldo (PSOL) não alcançou 1%. Os postulantes  Jadilson Bombeiro (PMB), Cláudia Ribeiro (PSTU), Jones Manoel (PCB) e Ubiracy Olímpio (PCO) constavam na lista estimulada, mas não foram mencionados pelos entrevistados. Os que disseram que não votarão em nenhum desses ou escolheram branco ou nulo somam 9%.

LEIA MAIS
56789