Julio Lóssio cumpre agenda nesta segunda-feira (26) com visitas e reuniões

O candidato à prefeitura de Petrolina, Julio Lóssio (PSDB), da Coligação Pra Cuidar Melhor das Pessoas, cumpre agenda de campanha nesta segunda-feira (26) a partir das 8h.

Agenda:

8h: Visita a moradores do bairro Dom Avelar

10h – Entrevista na rádio Grande Rio AM

14h30: Reunião sobre plano de governo

18h45 – Caminhada da Vitória no bairro João de Deus

Ascom Julio Lóssio

Simão Durando inicia semana com caminhada no Pedra Linda e visita ao comércio do Centro

O prefeito de Petrolina e candidato pelo União Brasil, Simão Durando, inicia a semana com uma agenda intensa nos bairros e no interior. Junto com seu vice, Ricardo Coelho, Simão participará de uma caminhada no bairro Pedra Linda e uma visita ao comércio no Centro da cidade. A segunda-feira (26) ainda será marcada por visitas a fazendas na área irrigada e atos políticos com candidatos a vereadores.

Agenda 44 do prefeito Simão Durando:

6h44- Visita a fazenda agrícola no N-5

9h – Caminhada no comércio da Avenida Barão do Rio Branco
Concentração: em frente ao posto Joalina – Centro

11h10 – Visita a fazenda no N-10

17h – Caminhada 44 no Pedra Linda
Concentração: em frente a Escola Anete Rolim

19h – Evento político com o candidato a vereador Wanderley Alves no Loteamento Bela Vista

20h – reunião com o candidato a vereador Wellington do Uber no Centro

Ascom

Odacy Amorim cumpre agenda neste domingo (25) com panfletagem e caminhadas

A agenda de campanha deste domingo (25) da coligação Petrolina da Esperança, que tem como candidato a prefeito, Odacy Amorim, PT,  está recheada de atividades ao lado da vice-prefeita Perpétua da Saúde, Psol, e do time de vereadores e vereadoras de Lula em Petrolina.

A programação teve início às 6h, com uma panfletagem na Feira da Areia Branca, celebrando o Dia do Feirante.

Às 9h, a juventude do 13 comanda a festa de inauguração do Comitê 13, localizado na Avenida da Integração, próximo ao Mercadinho Econômico, bairro Maria Auxiliadora.

O evento contará com a participação da chapa majoritária, dos candidatos e candidatas à Câmara, além de toda a militância e de apoiadores da coligação de Lula na ‘capital do São Francisco’.

À tarde tem mais compromissos. O time de Lula realiza caminhadas na área ribeirinha de Petrolina, zona rural do município.

Confira a programação:

06h30 – Panfletagem na feira da Areia Branca DIA DO FEIRANTE
09h00 – Inauguração Comitê 13
15h00 – Caminhada Porto da Ilha
17h00 – Caminhada Serrote do Urubu
19h00 – Caminhada em Pedrinhas

EUA e dez países latinos rejeitam decisão de tribunal venezuelano que ratificou reeleição de Maduro

Um dia após Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela ratificar a vitória do presidente Nicolás Maduro, nas eleições de 28 de julho, uma carta conjunta assinada por Estados Unidos e outros 10 países latino-americanos rechaçou a decisão do tribunal, que dá a última palavra em matéria judicial no país. Além dos norte-americanos, a carta divulgada nesta sexta-feira (23) é assinada por Argentina, Costa Rica, Chile, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

“Nossos países já haviam manifestado o desconhecimento da validade da declaração do CNE [Conselho Nacional Eleitoral], logo que se impediu o acesso aos representantes da oposição à contagem oficial, a não publicação das atas e a posterior negativa de se realizar uma auditoria imparcial e independente de todas elas. A Missão Internacional Independente de Determinação dos Acontecimentos sobre a República Bolivariana da Venezuela alertou sobre a falta de independência e imparcialidade de ambas as instituições, tanto o CNE como o TSJ. Os países que subscrevem reiteram que somente uma auditoria imparcial e independente dos votos, que avalia todas as atas, permitirá garantir o respeito à vontade popular soberana e a democracia na Venezuela”, diz um trecho da carta conjunta.

Pressão internacional

Em outra declaração, o porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Vedant Patel, reforçou a contestação do resultado eleitoral, que deu a Maduro um terceiro mandato que vai até 2031. “A avaliação de ontem [quinta-feira] dos resultados eleitorais venezuelanos pelo Supremo Tribunal de Justiça controlado por Maduro não tem credibilidade. As planilhas de votação a nível distrital, publicamente disponíveis e verificadas de forma independente, mostram que a maioria dos eleitores venezuelanos escolheu Edmundo Gonzalez”, afirmou.

Até o momento, os órgãos oficiais da Venezuela, como o CNE e o TSJ, ainda não apresentaram os dados por mesa de votação. A oposição garante que tem as atas que dão a vitória ao opositor Edmundo González. Por causa disso, também nesta sexta-feira, o Ministério Público do país abriu investigação contra os responsáveis por publicar na internet as supostas atas da oposição, acusando-os de falsificação de documento, usurpação de competências do Poder Eleitoral e “conspiração”. O procurador-geral da República, Tarek William Saab, anunciou que intimaria, “nas próximas horas”, o ex-candidato presidencial Edmundo González para prestar depoimento.

A líder oposicionista Maria Corina Machado, aliada de Edmundo González, celebrou a publicação da carta-conjunta dos 11 países do continente e falou sobre o isolamento do regime de Maduro. “O mundo democrático alinha-se com o povo da Venezuela e respeita a nossa Soberania Popular. A esta altura, ninguém compra a manobra grosseira do TSJ para esconder a ata que demonstra a vitória esmagadora do Edmundo González. Portanto, mais uma vez, o regime errou: o que o TSJ decidiu foi a sua cumplicidade com a fraude da CNE. Longe de “encerrar o caso”, aceleraram o processo que isola e afunda Maduro ainda mais a cada dia. Ficou claro que eles não ousaram agir e publicar a ata!”, afirmou.

Edmundo González também publicou uma carta aberta, em que se diz vencedor e pede que os países sigam pressionando as autoridades venezuelanas.  “Solicito que as nações do mundo se mantenham firmes na defesa da nossa democracia e continuem exigindo aos órgãos de Estado transparência em seus atos e respeito aos resultados eleitorais. A paz está em jogo em nosso país”.

Até o momento, o governo do Brasil ainda não se pronunciou sobre a decisão do TSJ venezuelano. A expectativa é que a posição seja formalizada em declaração conjunta com a Colômbia. Os dois países têm atuado de forma conjunta para mediar uma solução para a crise política.

O presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, disse nesta sexta-feira que seu governo aguardará a publicação das atas eleitorais, com informações desagregadas sobre os resultados por mesa de votação. “Vamos esperar, porque ontem o Tribunal sustentou que o presidente Maduro ganhou a eleição, ao mesmo tempo que recomenda que dê conhecimento às atas. Creio que há uma data para a resolução, então vamos esperar”, afirmou durante sua conferência de imprensa matinal desta sexta-feira, na Cidade do México.

A Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) voltou a criticar a declaração de vitória de Maduro confirmada pelo TSJ da Venezuela. “Esta Secretaria Geral reitera que o CNE proclamou Maduro [reeleito] de maneira apressada, com base em um boletim parcial emitido de forma oral, com números que evidenciavam impossibilidades matemáticas”.

Na Europa, o alto representante da União Europeia para Assuntos Exteriores, Josep Borrell, reiterou a cobrança pelas atas eleitorais. “É preciso provar esse resultado eleitoral. Até agora não vimos nenhuma prova e, enquanto não virmos um resultado que seja verificável, não vamos reconhecer [a vitória]”.

Venezuela rebate

O chanceler da Venezuela, Yván Gil, em nome do governo bolivariano, publicou um comunicado oficial rechaçando “energicamente” a carta conjunta dos 11 países.

“Venezuela exige absoluto respeito à sua soberania e independência, conquistas após intensas lutas contra os mais hostis impérios que se empenham em pôr as mãos em recursos naturais que não lhes pertencem, e tentar impor hoje, outra vez, uma política de mudança de regime típica dos golpes de Estado que o império estadunidense, por mais de 100 anos, promoveu na América Latina e Caribe”, diz o comunicado.

Ainda segundo o chanceler, os países que contestam o resultado eleitoral são cúmplices da violência que tem ocorrido no país.

Agência Brasil

TSE divulga ranking dos partidos que conquistaram mais prefeituras nas últimas eleições

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam o panorama dos partidos que mais elegeram prefeitos nas últimas eleições municipais, realizadas em 2020.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) liderou o ranking, conquistando 772 prefeituras em todo o país. Esse desempenho consolidou o MDB com maior presença nas administrações municipais. Emanuel Pessoa, advogado especializado em Direito Societário, destaca a importância estratégica dessas eleições. “Mesmo que a eleição municipal seja centrada na realidade local, os prefeitos e vereadores são uma formidável força política para impulsionar as candidaturas estaduais e nacionais.”

O segundo lugar ficou com o Progressistas (PP), que elegeu 680 prefeitos, seguido de perto pelo Partido Social Democrático (PSD), com 649 prefeitos eleitos. Estas três legendas mostraram força na disputa eleitoral, refletindo suas bases bem estruturadas em diversas regiões do Brasil.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Democratas (DEM) também se destacaram, com 512 e 459 prefeitos eleitos, respectivamente. Outros partidos que figuraram entre os 10 primeiros foram o Partido Liberal (PL), com 345 prefeitos, e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que conquistou 311 prefeituras.

O advogado Emanuel Pessoa comentou sobre a estratégia do PL para as próximas eleições. “Em 2023, o PL afirmou que pretende fazer mil prefeituras neste ano, número extremamente elevado, mas que é factível em razão da intensa polarização política e de uma inclinação mais à direita do eleitorado no Sudeste e Sul.”

Em termos regionais, a liderança das eleições variou conforme a área do país. O MDB dominou no Sul e no Norte, enquanto o PP foi o partido com mais prefeitos eleitos no Nordeste. No Sudeste, o PSDB ficou em primeiro e o DEM liderou no Centro-Oeste.

Emanuel Pessoa explica que as eleições para prefeito estão mais ligadas a problemas locais do que a questões nacionais. “Como a eleição para prefeito se relaciona muito mais a problemas locais do que a reflexos de questões nacionais, é comum coligações partidárias de inimigos em Brasília. Na expectativa de eleger vereadores, que são os verdadeiros decisores de para onde vai o dinheiro dos municípios ao fixarem os orçamentos,  os partidos buscam os candidatos que tenham mais chances de se eleger, independentemente da agremiação partidária. Assim, é comum que o partido do governador ou de seus aliados tenham melhores resultados no pleito municipal.”

A análise dos dados de 2020 oferece um panorama claro das dinâmicas políticas que moldaram o resultado eleitoral e aponta tendências importantes para as próximas disputas municipais no Brasil.

Brasil 61

AGENDA 44 – Simão Durando participa de caminhada no São Jorge e visita comércio do bairro Jardim Guararapes

Nesta quinta-feira (22), o prefeito de Petrolina e candidato a reeleição pelo União Brasil, Simão Durando, cumpre uma agenda intensa no interior, nos bairros e no centro da cidade. Ao lado do seu vice, Ricardo Coelho, Simão fará, no final da tarde, uma caminhada no São Jorge, zona norte de Petrolina. No período da manhã, os candidatos visitam a área irrigada e o comércio do Jardim Guararapes, ouvindo as demandas e conversando com a população nos quatro cantos do município.

Agenda 44 do prefeito Simão Durando:

7h – visita fazenda no Projeto Maria Tereza

10h – caminhada no comércio do Jardim Guararapes.
Concentração: posto de combustível da rua 15

16h30 – visita empresa no Centro

17h – caminhada azul no bairro São Jorge.
Concentração: início da avenida do Petróleo

19h – reunião com candidato a vereador Tanta

20h – evento político com o vereador Wenderson Batista

 

Ascom Simão Durando

Candidato Julio Lóssio divulga agenda para esta quinta-feira (22)

O candidato à prefeitura de Petrolina Dr. Julio Lóssio (PSDB) da Coligação Pra Cuidar Melhor das Pessoas, divulga agenda a ser cumprida nesta quinta-feira (2s), dia em que faz aniversário, em Petrolina.

Pela manhã, às 8h45 ele faz uma visita a empresários no Centro da cidade e às 10h45 a visita será a famílias do bairro José e Maria.

Já no período da tarde e Julio Lóssio participa às 14h45 de uma reunião com lideranças políticas.

À noite haverá a Grande Caminhada da Vitória, às 18h45 em comemoração ao seu aniversário na Entrada do Cacheado.

Ascom Julio Lóssio

 

 

 

Governador Jerônimo reafirma Andrei da Caixa como seu candidato em Juazeiro

Em reunião realizada nesta terça-feira (20) com sua base aliada, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) reafirmou o seu apoio à candidatura do empresário Andrei Gonçalves (MDB) à prefeitura de Juazeiro e disse que ele é o seu único nome no município nas eleições deste ano. “Temos um time preparado e isso mostra o quanto é bom a gente ter lideranças novas. O nome de Andrei da Caixa será o nome que, pelo MDB, o número 15, é o meu nome, é o meu candidato”, afirmou.

Jerônimo confirmou que estará em Juazeiro no próximo sábado (24) para uma agenda política ao lado do candidato a prefeito Andrei Gonçalves. “Estarei em Juazeiro acompanhando esse time para poder fazer a política nesse momento. E quero muito dizer que preciso de um prefeito que possa fazer a unidade nossa com Lula e com Jerônimo para cuidarmos da saúde. Eu preciso cuidar da saúde de Juazeiro, da região do sertão de São Francisco, porque Juazeiro é um núcleo central de serviços de educação, serviços de saúde, segurança pública. E ter um parceiro, um prefeito parceiro, como é o caso de André da Caixa, vai ser muito bom. Estarei nesse sábado já participando de uma agenda, caminhando com o povo de Juazeiro em busca dessa reconstrução de Juazeiro. Aqui a gente pode utilizar o mesmo que o Lula usa no Brasil, é a união pela reconstrução”, acrescentou.

Da redação

Simão Durando garante que fará mais 15 escolas em tempo integral em Petrolina

Bairro que já conta com duas escolas em tempo integral, a Vila Eduardo recebeu uma onda azul na noite desta terça (20). O prefeito Simão Durando esteve na comunidade junto com centenas de apoiadores para uma caminhada por diversas ruas. O candidato do União Brasil aproveitou o evento para anunciar que fará mais 15 escolas em tempo integral nos bairros e zona rural nos próximos quatro anos.

Atualmente, Petrolina tem a maior rede de escolas em tempo integral de Pernambuco. Em 2016, havia apenas uma unidade desse tipo. O ex-prefeito Miguel Coelho ampliou para cinco. E, nos últimos anos, Simão acelerou deixando 15 escolas já em atividade no município sertanejo. A cidade deu um salto em desenvolvimento, garantindo o status de melhor educação do estado.

O candidato à reeleição Simão Durando, destacou a revolução que a educação de Petrolina vem passando e garantiu que a ampliação vai elevar ainda mais o patamar da educação. “É impossível a gente não falar da onde a gente partiu em 2017. Miguel assumiu o compromisso de inaugurar 15 escolas em tempo integral até dezembro deste ano, já cumprimos e vamos além, vamos inaugurar mais três. Estamos aqui honrando mais um compromisso que fizemos com Petrolina. O investimento em educação de qualidade sempre foi prioridade da nossa gestão, junto com o nosso grupo político”, destacou.

Simão disse também que “tem muita coisa ainda para acontecer dentro dessa transformação. Já somos a melhor educação de Pernambuco, mas queremos ser a número 1 do Nordeste e do Brasil. Vamos continuar trabalhando para fortalecer ainda mais essa modalidade de ensino. Faz parte do orgulho de Petrolina de querer sempre mais, de querer continuar no caminho do desenvolvimento e não vamos medir esforços para garantir a vontade do nosso povo”, ressaltou.

Na Vila Eduardo, Simão e o candidato a vice, Ricardo Coelho, tiveram uma recepção empolgada da população, que foi as portas das casas para demonstrar apoio. Além do compromisso com a educação, a dupla do União Brasil se comprometeu em levar novos investimentos para infraestutura, saúde e lazer na localidade.

Ascom Simão Durando

Hillary Clinton pede que EUA elejam primeira mulher presidente

Hillary Clinton, que em 2016 tentou se tornar a primeira mulher presidente dos Estados Unidos, empolgou o público da Convenção Nacional Democrata de 2024 na noite desta segunda-feira, 19, com um discurso entusiasmado em apoio à candidatura de Kamala Harris.

Ao iniciar o discurso, Hillary homenageou Joe Biden, descrevendo-o como “o campeão da democracia em casa e no exterior”, alguém que “trouxe dignidade, decência e confiança de volta à Casa Branca”. Em seguida, Hillary relembrou a candidatura da congressista negra Shirley Chisholm à presidência em 1972, a indicação de Geraldine Ferraro à vice-presidência em 1984 e sua própria campanha presidencial em 2016, na qual foi derrotada por Donald Trump.

Ovacionada pelo público, a ex-secretária de Estado dos EUA afirmou que “nós nos recusamos a desistir da América”. “Com fé uns nos outros e alegria em nossos corações, vamos enviar Kamala Harris e Tim Walz para a Casa Branca. O progresso é a história da minha vida e da história do nosso país”, acrescentou.

Ao destacar a trajetória de Kamala, Clinton lembrou o público de sua própria mãe, Dorothy, que nasceu em Chicago antes das mulheres terem o direito de votar. Hillary traçou um paralelo entre a luta das mulheres pelo direito ao voto e a candidatura histórica de Harris. “Minha mãe e a mãe de Kamala diriam, continuem!”, exclamou.

“Juntos, colocamos muitas rachaduras no teto de vidro mais alto e duro. E hoje à noite, tão perto de romper de uma vez por todas, quero contar a vocês o que vejo através de todas essas rachaduras e por que isso importa para cada um de nós. O que eu vejo? Eu vejo liberdade”, disse a política, referenciando ao “teto de vidro” que ela prometia quebrar ao tentar se tornar a primeira presidente mulher dos EUA – algo que agora projeta em Kamala.

“Quando uma barreira cai para um de nós, ela cai e abre caminho para todos nós”, declarou, convidando os democratas a buscarem votos por Kamala. “Não se distraia ou se acomode”, disse Hillary

Clinton foi enfática ao abordar a candidatura de Harris, destacando sua experiência, caráter e visão. Ela afirmou que Kamala “tem o coração e a integridade” necessários para liderar o país, ressaltando sua experiência como promotora e seu compromisso com a justiça e a segurança dos cidadãos. “Ela lutará para reduzir os custos para as famílias trabalhadoras e restaurará os direitos ao aborto em todo o país”, garantiu.

Em contraste, criticou duramente Donald Trump. “Kamala se importa com as crianças e famílias, se importa com a América. Donald só se importa com ele mesmo”, afirmou. “Como promotora, Kamala prendeu assassinos e traficantes de drogas. Ela nunca descansará na defesa de nossa liberdade e segurança. Donald Trump adormeceu em seu próprio julgamento, e quando acordou, fez seu próprio tipo de história, sendo a primeira pessoa a concorrer à presidência com 34 condenações por crimes graves”, disse Hillary Clinton.

Estadão Conteúdo

Eleições 2024: mais da metade das cidades de Pernambuco só têm dois candidatos à prefeitura

De todos os 184 municípios de Pernambuco, 94 deles têm apenas dois candidatos à prefeitura nas eleições de 2024 (confira lista mais abaixo). Esse número representa 51,09% do total das cidades pernambucanas. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE) na segunda-feira (19).

A capital pernambucana é a única cidade em que há o registro de oito candidatos à prefeitura. Em seguida, aparecem Paulista e Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, cada uma com sete postulantes, o correspondente a 1,09%.
Com seis concorrentes cada, o equivalente a 1,63%, surgem Olinda, na Região Metropolitana; Caruaru, no Agreste; e Petrolina, no Sertão. Enquanto isso, Pernambuco tem 54 municípios com três candidatos, o que representa 29,35%.

As cidades com quatro candidatos são 18, que configuram 9,78% do total. Outros 10 municípios contam com cinco candidatos à prefeitura, o que equivale a 5,43%. Duas cidades pernambucanas tiveram o registro de apenas uma candidatura à prefeitura: Solidão e Dormentes, ambas no Sertão. Segundo o TRE, nesses casos, a eleição acontece normalmente, no dia 6 de outubro. Para se eleger, o candidato único precisa ter 50% mais um dos votos válidos. Se isso não ocorrer, haverá segundo turno.

G1 Petrolina

Presidente do Avante em Juazeiro, Ribeiro da Hidroforte, declara apoio a candidatura de Andrei Gonçalves (MDB) a prefeito

Em nota enviada à imprensa, o presidente do Avante em Juazeiro, Ribeiro da Hidroforte, declarou apoio a candidatura de Andrei Gonçalves (MDB) a prefeito e destacou que a chapa foi a escolhida pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Veja a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento

Ao longo de toda a pré-campanha, o Avante de Juazeiro caminhou ao lado do povo e ajudou a elaborar um projeto que atendesse aos anseios da população. Retiramos nossa pré-candidatura para apoiar o nome que estava sendo aclamado nas ruas, bairros e comunidades da nossa cidade.

No entanto, o grupo apoiado pelo nosso governador Jerônimo Rodrigues escolheu Andrei Gonçalves como candidato a prefeito de Juazeiro e Tiano Félix como vice. E o diretório estadual do Avante, deliberou pelo apoio à chapa escolhida. Por essa razão, e por fidelidade ao povo de Juazeiro, o Avante apoiará o grupo do nosso governador e seguirá firme para formar a bancada da nossa legenda na Câmara de Vereadores de Juazeiro.

Nosso compromisso é de seguir honrando o povo juazeirense, lutando pelo presente e pelo futuro da nossa cidade, através da política. Todos os nossos candidatas e candidatos a vereador estarão conosco nessa caminhada vitoriosa para resgatar Juazeiro do atraso!

Ribeiro da Hidroforte
Presidente do Avante em Juazeiro

Eleitores podem denunciar irregularidades pelo aplicativo Pardal

Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo Pardal permite aos eleitores realizarem denúncias sobre diversos tipos de irregularidades durante as campanhas eleitorais no Brasil. Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, a plataforma foi aprimorada para as Eleições Municipais de 2020 e recebeu uma nova versão durante as Eleições Gerais de 2022.

A ferramenta tem por objetivo contribuir com o trabalho de apuração dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral (MP), ao contar com a contribuição dos cidadãos para fiscalizar falhas eleitorais. Segundo as estatísticas da plataforma, durante as Eleições de 2020 foram feitas 105.543 denúncias. Já em 2022, a ferramenta recebeu 38.747 registros.

Na época, São Paulo foi o estado com a maior quantidade de denúncias (5.748). Na sequência, vieram Pernambuco (4.348), Minas Gerais (3.907), Rio Grande do Sul (3.053), Rio de Janeiro (2.906) e Bahia (2.457). Por cargo, a maioria das ocorrências se concentrou em “Deputado Federal” (12.802) e “Deputado Estadual” (12.607), seguidas de “Presidente” (3.978), “Governador” (3.136), “Deputado Distrital” (1.258) e “Senador” (813).

Irregularidades como casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico), uso indevido dos meios de comunicação e crimes eleitorais são encaminhados para serem investigados pelo MP. Os registros podem ser feitos de forma anônima ou não por qualquer pessoa, desde que comprovados por fotos, áudios ou vídeos. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurando a confidencialidade da identidade do cidadão.

No aplicativo, também é possível encontrar orientações sobre o que pode ou não ser utilizado durante os períodos eleitorais, a exemplo do uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, carros de som e trios elétrico, adesivos em automóveis, distribuição de material gráfico e comícios.

Agência Brasil

OEA aprova resolução que pede divulgação das atas da Venezuela

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou, nesta sexta-feira (16), uma resolução sobre a situação política na Venezuela, cujo resultado das eleições que deu a vitória ao presidente Nicolás Maduro não foi reconhecido pela oposição, nem organizações internacionais e outros países, incluindo o Brasil.

Na manifestação, a entidade pede que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela publique rapidamente as atas com os resultados da votação em cada uma das mesas eleitorais, além de uma verificação imparcial dos resultados, “que garanta transparência, credibilidade e legitimidade”. O texto, apresentado pelos Estados Unidos, teve apoio de Antígua e Barbuda, Argentina, Canadá, Chile, Equador, Guatemala, Paraguai, República Dominicana, Suriname e Uruguai, e foi aprovado por consenso.

A resolução também pede a preservação de todos os equipamentos utilizados no processo eleitoral, como a urnas eletrônicas, e os votos impressos. O resultado da eleição na Venezuela foi parar no Tribunal Supremo de Justiça depois que Maduro entrou com um recurso na Corte diante das denúncias de fraudes da oposição e de ataques cibernéticos contra o CNE. A Suprema Corte iniciou um processo de perícia em todo o material, que foi entregue pelo CNE. Até o momento, as autoridades eleitorais do país não apresentaram os resultados detalhados por mesa de votação, além de suspender três auditorias que estavam previstas para depois de 28 de julho, dia da eleição.

A OEA também reconheceu uma participação “substancial e pacífica” do eleitorado venezuelano durante as eleições e pediu proteção às “instalações diplomáticas e as pessoas que procuram asilo nessas instalações”. Em outro ponto da nota, a OEA pediu respeito aos direitos humanos, liberdades fundamentais, liberdade de reunião e de manifestações pacíficas. A entidade ainda instou a todas as partes interessadas que, atores políticos e sociais, bem como autoridades, a absterem-se de condutas que possam comprometer uma saída pacífica para a crise.

Nicolás Maduro foi proclamado reeleito para um terceiro mandato de seis anos, com 52% dos votos. Já a oposição, que concorreu com Edmundo González, afirma ter apresentado mais de 80% de atas eleitorais, coletadas por fiscais durante as eleições, que indicariam a vitória do opositor com cerca de 70% dos votos.

Agência Brasil

Kamala Harris arrecada US$ 200 milhões na 1ª semana de campanha presidencial

A campanha da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, arrecadou US$ 200 milhões desde que ela emergiu como a provável candidata presidencial do Partido Democrata na semana passada.

A campanha, que anunciou seu número total de arrecadação de fundos neste domingo, 28, afirmou que a maior parte das doações – 66% – vem de contribuintes iniciantes no ciclo eleitoral de 2024 e foram feitas depois que o presidente Joe Biden anunciou sua saída da disputa e apoiou Harris.

Mais de 170 mil voluntários também se inscreveram para ajudar a campanha de Harris com serviços bancários por telefone, campanhas e outros esforços para conseguir votos. Faltam 100 dias para o dia das eleições. “O ímpeto e a energia da vice-presidente Harris são reais – assim como os fundamentos desta corrida: esta eleição será muito acirrada e decidida por um pequeno número de eleitores em apenas alguns estados”, disse Michael Tyler, diretor de comunicações da campanha, em um comunicado.

Harris fez campanha em Pittsfield, Massachusetts, no sábado, 27, atraindo centenas de pessoas para uma arrecadação de fundos que foi organizada quando Biden ainda estava no topo da chapa democrata. Esperava-se originalmente que a arrecadação de fundos arrecadasse US$ 400 mil, mas acabou arrecadando cerca de US$ 1,4 milhão, de acordo com a campanha.

Apoio
Harris rapidamente reuniu o apoio democrata depois que Biden, cuja candidatura fracassou após seu desempenho desastroso no debate de 27 de junho contra Trump, saiu da corrida. A ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi, o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, o líder democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, o ex-líder da minoria na Câmara Jim Clyburn, o ex-presidente Bill Clinton e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton foram rápidos em anunciar o seu apoio.

Os prodigiosos arrecadadores de fundos democratas, o ex-presidente Barack Obama e sua esposa Michelle Obama anunciaram seu endosso na sexta-feira. Harris, em sua arrecadação de fundos no sábado, disse que continuava sendo a “azarã” na disputa, mas que sua campanha estava ganhando força.

Estadão Conteúdo

34567