
Líder do governo na Câmara de Vereadores de Petrolina, Diogo Hofmann, visita Facape para conhecer demandas da instituição



Vereador que é o novo líder da Situação comentou sobre saída de pares da bancada
Líder da Bancada de Situação desde o início do atual ano legislativo, o vereador Diogo Hoffmann (PSL) participou do programa Super Manhã desta quinta-feira (3), na Rádio Jornal Petrolina e comentou sobre a mudança na organização do grupo governista, desenhada já no final de 2021.
Alex de Jesus (Republicanos) e Gaturiano Cigano (União Brasil) comunicaram publicamente a debandada da base aliada, mudando a configuração do Legislativo a partir deste ano. Mas para Diogo, essas decisões fazem parte do jogo político. “Dá minha parte, a gente precisa de uma bancada mais forte e mais unidade. Por uma decisão particular, eles decidiram optar por uma postura mais neutra“, disse o líder.

O prefeito Miguel Coelho definiu o novo líder da bancada na Câmara de Vereadores. Após uma reunião no gabinete municipal, nesta sexta (28), o vereador Diogo Hoffmann (PSC) foi nomeado para a nova função na Casa Plinio Amorim. O encontro também teve a presença do vice-prefeito Simão Durando.
Hoffmann foi eleito com 1214 votos e tem se destacado no primeiro mandato como um dos principais articuladores e defensores da gestão do prefeito Miguel Coelho. Bacharel e mestre em Administração Pública pela Univasf, o vereador é servidor público há 14 anos e tem na educação sua principal bandeira politica. Hoffmann também forte presença no público cristão e atuação em pautas junto aos trabalhadores do serviço público.

Diogo Hoffmann (PSC) voltou a cobrar um posicionamento do Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), sobre a aprovação do Bônus Regional. A proposta foi retirada de pauta na semana passada e pode ser debatida nesta sexta-feira (26).
LEIA TAMBÉM
Votação sobre bônus regional da Univasf fica para 26 de novembro
O edil apresentou o Requerimento n° 689/2021, no qual solicita a colocação da votação em pauta por parte do Conuni. “Que seja pautada e apreciada na próxima reunião do Conselho Universitário, a ser realizada nesta sexta-feira, a proposta da criação do bônus regional. Participei da Comissão que discutiu esse bônus junto à Univasf, um trabalho exaustivo, científicos, um trabalho de sete meses e nos fez chegar a conclusão de que o bônus é viável e vai fazer a diferença na vida dos nossos estudantes”, justificou.

Servidores acompanham votação (Foto: Thiago Santos/Rádio Jornal Petrolina)
Com uma hora de atraso, a Câmara de Vereadores de Petrolina iniciou a sessão desta quinta-feira (18), com um clima de tensão e Plenário repleto de servidores, que aguardavam a votação de uma mudança na Reforma da Previdência do município. A matéria foi enviada pelo Poder Executivo e mesmo com pedido de Gilmar Santos (PT) para retirada, o texto foi mantido em pauta.
LEIA TAMBÉM
Câmara de Vereadores debaterá Reforma da Previdência do Município de Petrolina nesta quinta-feira
Oposição critica projeto e falta de diálogo
De pronto, os membros da Oposição entoaram críticas ao texto pela falta de transparência nas informações. Samara da Visão (PSD) foi a primeira a falar. Para ela, o projeto “é uma coisa muito obscura” e que não cabe “a gente tirar direitos de vocês [servidores]”.
Líder da Bancada de Oposição, Marquinhos do N4 (Podemos). “Toda essa Casa deveria seguir o exemplo e estar unido com vocês. Se a Previdência está quebrada, a gente solicita que mandem para essa Casa, onde está esse débito“, afirmou.
Diogo Hoffmann (PSC) fez um apelo aos integrantes pernambucanos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que adotem alguma medida no sentido de promoverem um estudo junto a suas respectivas casas e à Petrobras, para frear os constantes aumentos no preço dos combustíveis.
LEIA TAMBÉM
Câmara de Petrolina aprova Moção de Aplausos a Jair Bolsonaro
“Nós pedimos aos deputados federais e senadores por Pernambuco que adotem providências a respeito de medidas que possam frear o preço dos combustíveis”, pediu. Ele alegou que o Brasil produz o petróleo, mas atrelou o preço ao petróleo internacional.
“O maior acionista da Petrobras é o povo brasileiro“, enfatizou. “Fica o nosso pedido, para que os nossos deputados e senadores intervenham“, salientou, lembrando que o combustível está sendo um peso a mais no bolso dos cidadãos.

O vereador Diogo Hoffmann (PSC) apresentou a Indicação nº 1949/2021, na sessão de quinta-feira (11), na qual solicitou à Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), medidas para disciplinar o trânsito no acesso ao bairro Jardim Guararapes, em Petrolina.
Ele alega que, na altura do Posto Falmar, onde a Prefeitura de Petrolina está implantando uma rotatória, o trânsito está confuso, com os carros vindo de todas as direções. “Com a duplicação da Avenida Mário Rodrigues Coelho, o trânsito no acesso ao bairro está um pouco confuso. Tem fluxo de carro vindo da direção do Distrito Industrial, vindo da Ilha do Sol e vindo da Avenida Mário Rodrigues“, afirmou.
Diogo citou que no local os acidentes são constantes, por isso, é mais do que necessária uma intervenção da AMMPLA. “Uma faixa de pedestre, um sinal, uma nova rotatória, enfim, eu não tenho o domínio técnico e a AMMPLA tem”, pontuou o edil.

(Foto: Arquivo)
A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou, de forma unânime, o projeto de lei nº 168/2021, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Petrolina a “Semana Municipal do Atleta Paraolímpico”. O PL passou por 16×0 na sessão de terça-feira (19).
A semana será celebrada quando a data de 22 de setembro for contemplada. Neste dia celebra-se o Atleta Paralímpico nacional e caberá ao Poder Executivo realizar ações para promover os esportes em Petrolina. O projeto é de autoria dos vereadores Alex de Jesus (Republicanos), Diogo Hoffmann (PSC) e César Durando (DEM).
A matéria segue para sanção do prefeito Miguel Coelho (DEM), para poder entrar em vigência a partir de 2022.

(Foto: Ascom PMP)
Entre os projetos em pauta nesta terça-feira (19), os vereadores de Petrolina vão analisar o de nº 168/2021, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Petrolina a “Semana Municipal do Atleta Paraolímpico”.
A matéria é proposta pelos edis Alex de Jesus (Republicanos), Diogo Hoffmann (PSC) e César Durando (DEM). Segundo os autores, a semana será ‘uma homenagem aos atletas do município de Petrolina que participarem de competições em modalidades adaptadas aos esportistas com deficiência, objetivando a promoção e a inclusão na sociedade destas modalidades paradesportivas”.
Se aprovada, a semana será celebrada na época correspondente ao dia 22 setembro, dedicado ao Atleta Paralimpico.
O Requerimento nº 547/2021, de Ruy Wanderley (PSC) dividiu a bancada de Situação nesta terça-feira (5). O vereador propôs uma Nota de Repúdio ao governador Paulo Câmara (PSB), por exigir vacinação ou teste negativo da covid-19 nos eventos religiosos com mais de 300 pessoas e conseguiu a aprovação por 8 votos a favor, 3 contra e 8 abstenções.
Ruy já havia criticado a medida, apresentada no Decreto n° 51.460/2021. Mas o que se viu foi seis colegas de bancada se abstendo para não votar contra o pedido. Gilmar Santos (PT) que já havia sido contrário à fala de Ruy, voltou a criticar a solicitação.
LEIA TAMBÉM
“Gostaria de lembrar que o artigo 1º desse decreto estabelece limitações a todas atividades e no artigo 2º ele vai determinar que celebrações religiosas presenciais podem ocorrer em qualquer dia da semana […] Quando nós vamos para o artigo 3º estabelece limitações para bares, restaurantes, grandes eventos. Tem toda exigência. Não existe no decreto do Governo do Estado nenhuma discriminação contra as igrejas“, disse Gilmar.
Membro da bancada oposicionista, Samara da Visão (PSD) lembrou que “a preservação da vida deve ser maior […] a gente tem que ter respeito à vida, tem que estar preocupado com o outro”. Rodrigo Araújo (Republicanos), que é da bancada governista optou por se abster, mas fez questão de lembrar: vacinas salvam vidas.

ONG presta relevantes serviços na região (Foto: Redes Sociais)
O Diário Oficial de terça-feira (28) traz a sanção da Lei Municipal n° 3.445/2021, que declara de utilidade pública a ONG Movimento, de Petrolina. A matéria é resultado de um projeto de lei apresentado por Diogo Hoffmann (PSC) na última quinta-feira (23).
LEIA TAMBÉM
A lei sancionada por Miguel Coelho (DEM) atesta que a ONG “obedece as exigências contidas na Lei Municipal nº 760/98, de 26/08/1998”, que trata dos critérios para uma entidade ser reconhecida como utilidade pública.
Durante a votação do projeto, o vereador Ronaldo Silva (PSDB) pediu a derrubada da matéria, alegando que era a hora de “dar o troco” em um dos presidentes da ONG. Já Wenderson Batista (DEM) deu a polêmica declaração sobre o fim de ONGs e sindicatos.

(Foto: Internet)
Desde o dia 27 de setembro (ontem) está em vigor no Estado de Pernambuco, a nova flexibilização que permite a realização de eventos religiosos das 5h às 1h, independente do dia da semana e a presença de 2,5 mil pessoas nos locais (ou 80% da capacidade, o que for menor e a ampliação no horário).
Contudo, o Governo exige, em eventos acima de 300 pessoas, comprovante de vacinação ou teste negativo da Covid-19. O que, na Câmara de Vereadores de Petrolina, soou como afronta aos cristãos. A comprovação de imunização ou teste negativo também é obrigatória em eventos culturais e esportivos.
“Celebrações religiosas com mais de 300 (trezentas) pessoas devem observar os limites de capacidade do ambiente e número máximo de pessoas estabelecidos em Portaria Conjunta da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que também disciplinará a exigência da apresentação dos comprovantes do esquema vacinal completo e/ou dos resultados negativos dos testes para a Covid 19“, diz o parágrafo único do Artigo 2º, do Decreto n° 51.460/2021.

Matéria foi aprovada com apenas dois votos contrários (Foto: Arquivo)
Um projeto de lei apresentado por Diogo Hoffmann (PSC) nesta quinta-feira (23) deu o que falar na Câmara de vereadores de Petrolina. O edil propunha instituir a declaração de utilidade pública a ONG Movimento, que presta trabalho voluntário na cidade.
Enquanto Diogo argumentou sobre as ações sociais em comunidades carentes e até mesmo de ressocialização, o líder da Situação, Ronaldo Silva (PSDB) entoou o coro para que os colegas votassem contrário. O motivo: uma retaliação ao presidente da ONG, Edilson de Lira.
Para quem não lembra, na época que a Câmara de Vereadores debatia tornar as igrejas como serviço essencial, no início do ano, Edilson fez duras críticas ao Poder Legislativo. E o fato não passou em branco por Ronaldo, que propôs um “toma lá, da cá”.

Consta na pauta da sessão desta quinta-feira (23), na Câmara de Vereadores de Petrolina, o projeto de Lei n° 151/2021, de Diogo Hoffmann (PSC), que propõe a criação da Semana Municipal da Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental.
Conforme consta no texto do projeto, a Semana será celebrada quando coincidir o dia 10 de outubro, que é o Dia Mundial da Saúde Mental. Caberá à secretaria Municipal de Saúde realizar campanhas de conscientização e prevenção nos postos de saúde e escolas municipais.
“Existe, diante do exposto, a necessidade urgente de se fazer um trabalho conjunto onde a Saúde, a Escola e a Sociedade se unam com o objetivo de salvar a vida dessas pessoas, que muitas vezes não estão diagnósticas ou não sabem como conviver com alguém que possui o diagnóstico”, justifica o autor do projeto.

Foto: Redes Sociais
Diogo Hoffmann (PSC) é mais um vereador de Petrolina a abrir mão da cota de combustível. O vereador votou favorável ao projeto, no último dia 22 de junho, mas nesta sexta-feira (2), afirmou que não fará uso do valor. Com ele, já são três edis recusando a cota: Ruy Wanderley (PSC) e Wenderson Batista (DEM).
LEIA TAMBÉM
Ruy Wanderley afirma que abrirá mão da cota adicional de combustível
“Para mim, a cota atual de combustível tem sido suficiente, posto que resido na zona urbana e que meus deslocamentos para o interior são sempre programados. Por isso, apresentei na manhã de hoje ofício ao gabinete do Presidente da Câmara informando que não tenho interesse em utilizar o adicional aprovado“, disse nas redes sociais.
Diogo também afirmou que foi favorável ao projeto “em solidariedade à alguns colegas que moram e possuem atuação na zona rural do município”. A matéria em questão elevou a cota de R$ 2 mil a R$ 3 mil reais.