Covid: Pontos de testagem estarão abertos em Petrolina aos finais de semana

A partir deste sábado (3), a Secretaria de Saúde de Petrolina retomará a testagem para detectar casos de Covid-19 aos finais de semana. Os polos estarão funcionando das 8h às 16h30, para pessoas com sintomas gripais ou que tiveram contato direto com caso positivo.

Por conta da alta de casos nas últimas semanas, a Prefeitura está com dois pontos de testagem:

  • na Rua Dr. José e Maria, Centro (para pessoas a partir de 50 anos e com comorbidades);
  • no Ginásio Osvaldo do Flamengo, na rua André Vidal de Negreiros (para os demais públicos).

Para fazer o teste é preciso estar com três dias de sintomas gripais, isso evita a possibilidade de um falso negativo. É obrigatório levar um documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência, mais laudo (para comorbidades).

Petrolina registra mais 149 casos de Covid-19

O último boletim de novembro registrou 149 novos casos de Covid-19 em Petrolina, na quarta-feira (30). De acordo com a Secretaria de Saúde, ontem foram realizados 541 testes no polo montado pela Prefeitura.

O município soma 63.834 casos confirmados, 62.232 recuperados, 688 mortes e está com 914 casos ativos da doença. Sobre a ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA, dos 59 disponíveis, 30 estão ocupados (50,9% de ocupação).

Covid: Petrolina registra 144 novos casos e confirma mais uma morte

Petrolina registrou mais 144 casos de Covid-19 e um novo óbito por conta da Covid-19. Os dados constam no boletim de segunda-feira (28), divulgado hoje (29) pela Secretaria de Saúde. Ontem foram realizados 583 testes no polo municipal.

A nova morte é de uma mulher de 49 anos, com histórico de comorbidades. Ela veio a óbito em 26 de setembro e somente foi computada nesse boletim. Agora a cidade soma 63.568 casos positivos, dos quais 62.186 já estão recuperados.

Com mais um óbito, são 687 mortes causadas pela doença. Sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA, dos 59 disponíveis, 29 continuam ocupados (ocupação de 49,2%).

Seguindo determinação da Sesab, Hospital Regional de Juazeiro suspende visita a pacientes

Após a secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) determinar a suspensão de visitas a pacientes internados em hospitais públicos e particulares no estado, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) afirmou que suspenderá a visitação a partir desta quarta-feira (30).

LEIA TAMBÉM

Bahia: uso de máscaras volta a ser obrigatório no transporte público e ambientes fechados

A unidade é administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e reforçou que, os acompanhantes dos pacientes somente poderão entrar na unidade “mediante comprovação da vacinação e a utilização de máscara de proteção”.

Bahia: uso de máscaras volta a ser obrigatório no transporte público e ambientes fechados

A partir desta terça-feira (29), o uso de máscaras volta a ser obrigatório no transporte público e seus locais de acesso (pontos de embarque) na Bahia, bem como em ambientes fechados. A medida será publicada no Diário Oficial de hoje e ainda prevê a suspensão das visitas a pacientes internados em hospitais públicos ou particulares.

Comprovante vacinal volta a ser obrigatório

A determinação foi anunciada na noite de ontem (28), pela secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), por conta do aumento dos casos de Covid-19 no estado. Outra medida que volta que retorna é a obrigatoriedade de apresentar a comprovação de vacinação em eventos com venda de ingresso e nos demais com presença de público que contem com controle de acesso.

LEIA MAIS

Prédio do IPJ passa por desinfecção; atendimento será retomado a partir de segunda

Após vários servidores contraírem Covid-19, o prédio do Instituto Previdenciário de Juazeiro (IPJ) passou por uma desinfecção na sexta-feira (25). Por conta do serviço, o atendimento ao público foi suspenso ontem, conforme o Blog já havia noticiado.

Para higienizar a unidade, foram utilizadas as técnicas de nebulização e atomização com produto sanitizante. A expectativa é que o IPJ retome o atendimento ao público na segunda-feira (28).

“Estamos atentos à parte preventiva, mas não descuidamos do aspecto educativo nesse combate, dando o devido suporte à população, no momento em que constatamos o aumento de casos”, afirma o diretor-executivo do IPJ, Marcos Jorge de Sá.

Saúde confirma presença da variante BQ.1 na Bahia

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, na tarde deste sábado (26), a presença da linhagem BQ.1, da variante Ômicron no estado. De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) foram sequenciadas ao todo 128 amostras coletadas em outubro e novembro e a BQ.1 representa 32% deste total.

Os resultados positivos para a nova variante foram obtidos nos municípios de Salvador, Candeias, Conceição do Coité, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ilhéus, Lauro de Freitas, Mairi, Porto Seguro, Ruy Barbosa, São Sebastião do Passé e Simões Filho.

Eles têm em comum o aumento dos casos de Covid-19 nas últimas semanas. Diante desse resultado, a Sesab alertou para um cenário em que a população deve ter ainda mais atenção com a higiene pessoal e completar o esquema vacinal.

Petrolina registra mais 89 casos de Covid-19

O boletim de sexta-feira (25), divulgado neste sábado (26) pela Prefeitura de Petrolina traz a confirmação de mais 89 casos positivos de Covid-19 na cidade. Com essa atualização, o número de casos positivos é de 63.424, desde o início da pandemia.

Desse total, 62.157 estão recuperados. Há ainda 686 mortes e, atualmente, 581 casos ativos da Covid-19. Sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA, dos 59 leitos, 24 estão ocupados (taxa de 40,7%).

Servidores pegam covid e prédio do IPJ passará por desinfecção nesta sexta-feira

Não haverá atendimento ao público que procura o Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) nesta sexta-feira (25). Em comunicado, a Prefeitura informou que “diante do crescente número de casos de COVID-19 no quadro de funcionários do IPJ, a sede da instituição passará por uma desinfecção, para assim continuar garantindo aos seus segurados total conforto e segurança”.

O expediente será retomado na segunda-feira (28), das 8h às 14h. A medida foi tomada levando em conta o fato de os servidores do IPJ serem idosos e ou pessoas com comorbidades, grupos de risco da Covid.

MP-BA cobra respostas do Estado sobre ações de enfrentamento à nova onda da covid

(Foto: Internet)

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento administrativo, nesta semana, para monitorar as políticas públicas de combate à expansão dos novos casos de Covid-19 registrados no estado. O pedido partiu de um Grupo de Trabalho do órgão, criado para apurar as ações dos municípios e do estado no enfrentamento ao vírus.

Nesta semana o GT encaminhou ofícios à Secretarias Estadual de Saúde (Sesab), bem como aos municípios de Salvador e Madre de Deus, cobrando informações sobre as medidas para dar assistência aos pacientes que por ventura se contaminem na chamada “quarta onda”.

Além de investigar as políticas públicas, o MP recomendou internamente o uso de máscaras nos veículos oficiais e em ambientes fechados nas sedes da instituição em todo o estado.

Petrolina registra 123 casos de covid em novo boletim

O boletim divulgado nesta quinta-feira (24) pela Secretaria de Saúde de Petrolina traz o registro de 123 novos casos de Covid-19 na cidade. O número é referente aos testes realizados ontem (23).

Agora a cidade tem 63.198 casos confirmados, 62.142 casos recuperados, 686 óbitos e atualmente 370 casos ativos. Além disso, dos 59 leitos de UTI disponíveis na rede PEBA, 24 estão ocupados (taxa de 40,7%).

Petrolina: 5ª dose da vacina contra Covid começa a ser aplicada nesta quinta-feira em idosos

Petrolina inicia nesta quinta-feira (24) a aplicação da 5ª dose contra a Covid-19. O novo reforço é destinado, inicialmente, a idosos com 80 anos ou mais. O objetivo da ação é proteger o público mais suscetível a doenças, pois há uma perda natural da imunidade.

Como e onde se vacinar?

A 5ª dose está disponível para quem tomou a 4ª dose há quatro meses. Basta se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede ou zona rural, das 8h às 12h ou das 14h às 16h45 (zona urbana) e das 8h às 12h45 (zona rural).

É preciso levar um documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e cartão de vacinação. Hoje, por conta do jogo do Brasil na Copa do Mundo, as UBS funcionarão excepcionalmente até 13h.

Butantan identifica subvariante da Ômicron em paciente de SP

(Foto: Itamar Crispim/Fiocruz)

O Instituto Butantan detectou a presença da sublinhagem BN.1, da variante Ômicron, do coronavírus. A amostra foi coletada em 27 de outubro, em uma paciente de 38 anos, moradora da cidade de São Paulo.

Essa sublinhagem foi identificada na Índia, em 28 de julho e é responsável pela onda de casos positivos registrada nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e na própria Índia.

Os especialistas do Butantan pontuam, no entanto, que ela não é uma variante de preocupação, ou seja, não é monitorada pela Organização Mundial da Saúde e “não deve causar grande impacto” no Brasil.

Anvisa aprova venda de Paxlovid para tratar covid-19

A venda do Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir), utilizado no tratamento da covid-19, para farmácias e hospitais particulares do país foi aprovada, hoje (21), em Brasília, por unanimidade, pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa).

A decisão “levou em consideração a venda do medicamento ao mercado privado em outros países com autoridades internacionais de referência, como Estados Unidos e Canadá”, informou a Anvisa, em nota. O texto acrescenta que “a medida também considerou o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas subvariantes da Ômicron e o aumento de casos da doença no país”.

A agência autoriza o fornecimento do medicamento para o mercado privado, com a rotulagem e bula em português de Portugal e em espanhol.  A agência também aprovou a ampliação da validade do medicamento de 12 meses para 18 meses.

LEIA MAIS

Covid-19: Secretaria do Ministério da Saúde volta a recomendar uso de máscara

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar o uso de máscaras, diante do cenário de crescimento dos casos de Covid-19 em todo  país. A orientação veio no domingo (13), após a divulgação de mais um boletim.

Na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes causadas pelo coronavírus no Brasil. Além disso, a média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834.

LEIA MAIS