Para 62% dos brasileiros ouvidos pela Unifesp, Bolsonaro e MS têm responsabilidade por mortes na pandemia da Covid

Para 62,1% dos brasileiros, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o Ministério da Saúde foram os principais responsáveis pelas mortes durante a pandemia da Covid-19. Os números foram apresentados em um levantamento realizado pelo Centro de Estudos SoU Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

LEIA MAIS

Anvisa dá registro definitivo para vacina bivalente contra covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (24), o registro definitivo da vacina Comirnaty bivalente contra a covid-19 da Pfizer.

O imunizante está indicado para a prevenção da covid-19 e pode ser utilizada por pessoas a partir de 5 anos de idade. A indicação é que o uso seja apenas como dose de reforço, ou seja, só pode ser aplicada em quem já se vacinou contra a doença, com aplicação pelo menos três meses após a última dose tomada.

A vacina já estava sendo utilizada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) de forma emergencial. Antes do registro definitivo, o produto era usado como dose de reforço para o público acima de 12 anos de idade com comorbidades e para maiores de 18 anos.

LEIA MAIS

Covid-19 não acabou e vacinação segue fundamental, alerta ministra

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fará um pronunciamento, em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite deste domingo (7). A mensagem, que deve ir ao ar por volta das 20h, vai destacar a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS), que decretou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em relação à covid-19. Segundo a assessoria da ministra, a ideia é que ela ressalte que a covid-19 ainda não acabou e que a vacinação continua fundamental.

Após mais de três anos, a OMS declarou na última sexta-feira (5) que a covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

“É uma grande vitória para a sociedade, possível graças à ciência e à vacinação, orientadas para o acesso à saúde. Ao mesmo tempo, o anúncio não significa o fim da circulação do vírus, mas uma mudança de abordagem. Ainda temos que ter cuidados, inclusive nos vacinando contra a covid-19, o que em muitos países passou a compor o calendário anual, a exemplo da vacinação contra a influenza”, escreveu a ministra, nas redes sociais.

Em todo o mundo, a pandemia levou à morte mais de 7 milhões de pessoas, número que pode estar subestimado. Somente no Brasil, o número de vidas perdidas ultrapassou as 700 mil pessoas.

Agência Brasil

OMS determina fim do estado de emergência sanitária da Covid-19

No Brasil, doença provocou mais de 700 mil mortes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta sexta-feira (5), o fim do estado de emergência sanitária da Covid-19. No Brasil, a doença foi responsável por mais de 700 mil mortes. A pandemia teve início no primeiro trimestre de 2020 e, no mundo, resultou em mais de seis milhões de óbitos.

“É, portanto, com grande esperança, que declaro o fim da covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Apesar do avanço, a OMS  lembra que a covid-19 não acabou.

Juazeiro registra 12 novos casos de Covid-19

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), atualiza nesta segunda-feira (01) os dados do boletim Covid-19. Os dados são referentes ao período de 23 a 29 de abril.

O boletim torna-se semanal, seguindo a orientação do Ministério Público Federal, o qual informa não ser mais necessário o envio diário das informações sobre a Covid-19 e diante do cenário de estabilidade de casos confirmados, casos ativos e óbitos da doença em Juazeiro, bem como o avanço da vacinação contra a Covid-19.

Dados

Juazeiro registrou nesta semana, 12 novos casos da Covid-19. De acordo com o levantamento, até o momento, 30.323 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 29.788 já estão recuperados.

LEIA MAIS

Boletim confirma mais sete casos de Covid em Juazeiro

O boletim desta quinta-feira (6) confirma mais sete casos de Covid-19 em Juazeiro (BA). Por outro lado, a Secretaria de Saúde (Sesau) não confirmou novos óbitos.

Até o momento são 30.277 casos confirmados, 29.748 recuperados, 509 mortes e 20 casos ativos.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA permanece em 25%, com 15 leitos ainda disponíveis.

Boletim registra quatro novos casos de Covid-19 em Juazeiro

O boletim desta quarta-feira (5), divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau) confirmou mais quatro casos de Covid-19 em Juazeiro (BA).

Agora a cidade soma 30.270 pacientes infectados, dos quais 29.748 foram recuperados. Há ainda 509 mortes e atualmente, 13 casos ativos da doença.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação teve uma leve alta, passando para 25%, com 15 leitos ainda disponíveis aos pacientes.

Juazeiro não registra novos casos de covid; ocupação dos leitos cai

Diferentemente do boletim de segunda-feira (3), hoje (4) a Secretaria de Saúde de Juazeiro não registrou novos casos de Covid-19 ou óbitos.

O boletim mantém os 30.266 casos confirmados, 29.748 recuperados e as 509 mortes. Já o número de casos ativos caiu para nove.

Ocupação de leitos

Outra notícia positiva é o que a taxa de ocupação dos leitos caiu para 20% e agora há 16 leitos disponíveis.

Boletim registra dois novos óbitos por Covid-19 em Juazeiro

Juazeiro começou o mês de março confirmando mais duas mortes por Covid-19, as quais já estavam sendo investigadas. Os dados constam no boletim desta segunda-feira (3), divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau).

As vítimas são um paciente do sexo feminino, de 71 anos, cujo óbito ocorreu em outubro de 2020, na rede particular da cidade; e a segunda morte é de um homem de 68 anos, datada de dezembro passado. “Ambos tinham histórico de comorbidades“, informou a Sesau.

LEIA MAIS

Covid: taxa de ocupação de leitos tem queda em Juazeiro

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau) nesta sexta-feira (31) indica que a cidade contabilizou dois novos casos de Covid-19.

Desta forma, o número de contaminados subiu para 30.260, o de recuperados está em 29.734 e há ainda 507 mortes. Juazeiro soma atualmente 19 casos ativos.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA teve queda e atualmente está em 25%, com 15 leitos vagos.

Com baixo índice de reforço de vacinação, PE prorroga até junho estado de emergência da Covid

O governo de Pernambuco prorrogou até 30 de junho de 2023 o estado de emergência em saúde pública causado pela pandemia de Covid-19. O estado justificou a medida, alegando o baixo índice de aplicação de doses de reforço.

Asta é a segunda vez que o governo e Raquel Lyra (PSDB) prorroga o estado de emergência em saúde por causa da pandemia, em vigor desde 2020. A primeira renovação do decreto aconteceu no dia 2 de janeiro, logo depois da posse da governadora.

O novo decreto foi publicado no Diário oficial de Pernambuco nesta sexta (31). O estado de emergência significa uma situação menos grave do que o estado de calamidade pública, que ficou em vigor durante dois anos.

Quando o estado de emergência está em vigor, o governo busca manter o funcionamento do sistema de saúde e “evitar perturbações sociais e econômicas, sucessivamente”.

LEIA MAIS

Juazeiro não registra novos casos de Covid nesta quinta-feira

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro nesta quinta-feira (30) não aponta novos casos de Covid-19 na cidade.

Desta forma, os números são os seguintes: 30.258 casos confirmados, 29.734 recuperados e 507 mortes. Há ainda 17 casos ativos da doença.

Ocupação dos leitos

Houve uma queda na taxa de ocupação dos leitos de UTI para a rede PEBA, que agora está em 40%, com 12 leitos vagos.

Juazeiro registra dois novos casos de covid-19

O boletim desta quarta-feira (29) confirma dois novos casos de Covid-19 em Juazeiro. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde (Sesau) no final do dia.

Juazeiro soma 30.258 casos, tem 29.734 recuperados e permanece com 507 mortes. Há ainda 17 casos ativos.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA segue em 45%, com 11 leitos disponíveis a pacientes.

1234