Guedes afirma que se houver 2ª onda da covid, Governo prorrogará Auxílio Emergencial


O ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou, nessa quinta-feira (12), que o governo federal vai prorrogar o auxílio emergencial se houver uma segunda onda da pandemia do novo coronavírus no país. A notícia tranquiliza quem atualmente recebe a ajuda federal.

“Prorrogação do auxílio emergencial, se houver segunda onda, não é possibilidade, é certeza. Se houver segunda onda da pandemia, o Brasil reagirá como da primeira vez. Vamos decretar estado de calamidade pública e vamos recriar (o auxílio emergencial)”, afirmou.

O benefício foi criado nesse ano, inicialmente previsto para três parcelas. O valor inicialmente proposto pelo governo era R$ 200, mas o Congresso Nacional estipulou o valor em R$ 600 e R$ 1.200 (a mães chefes de família). Segundo Guedes, há dois cenários de momento para o Auxílio Emergencial.

“O plano ‘A’ para o auxílio emergencial é acabar em 31 de dezembro e voltar para o Bolsa Família. A pandemia descendo, o auxílio emergencial vai descendo junto. A renovação de auxílio emergencial não é nossa hipótese de trabalho, é contingência”, afirmou ao Estado de São Paulo.

Petrolina registra mais 128 casos de covid, 71 curas e 117ª morte

Veja os dados do boletim divulgados na noite de quarta-feira (Foto: Ascom PMP)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Petrolina, na noite de quarta-feira (11), confirmou mais 128 casos positivos de covid-19 na cidade. Com isso, o número de infectados subiu para 8.134. Desses, 5.757 estão recuperados, o que representa uma alta de 71 pessoas em relação a terça-feira (10). Também foi confirmada mais uma morte.

Trata-se de um paciente que morreu na terça-feira. Ele tinha 80 anos e estava internado na rede particular. Agora Petrolina contabiliza 117 mortes por covid-19. Quanto aos novos casos positivos, 109 resultados vieram através da Prefeitura e outros 19, por laboratórios. Os pacientes têm entre seis meses e 87 anos.

De acordo com a Prefeitura, a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública caiu para 35,48%. Dos 31 leitos disponíveis atualmente, 11 estão ocupados. Sete com pacientes de Petrolina e os demais, com pessoas da região. Veja os dados completos a seguir:

Taxa De Ocupação De Leitos 11.11.20

SESAU registra mais 44 casos de covid e 15 curas clínicas em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Juazeiro (BA) registrou, nessa quarta-feira (11), mais 44 casos de covid-19 e 15 novas curas clínicas. O município contabiliza 5.390 pacientes infectados, 3.968 recuperados e 120 mortes. De acordo com o boletim publicado pela Secretaria de Saúde (SESAU), dos novos pacientes, 25 são do sexo feminino e 19 do masculino.

Os pacientes têm entre 11 e 88 anos, um deles é profissional da saúde. 43 pessoas estão em isolamento domiciliar e apenas um está internado. Os resultados foram obtidos através de 29 testes rápidos anticorpo e 15 testes rápidos antígeno.

A SESAU também informa que houve uma de 19% das internações, caindo de 26 para 21 leitos ocupados. Desse número, sete são de UTI e 14 de intermediários. Confira a seguir os dados completos sobre os leitos:

Leitos Ocupados 11 11

Bahia confirma 1.728 casos de covid-19 nessa quarta-feira

A Bahia encerrou a quarta-feira (11) com mais 1.728 casos positivos de covid-19 (alta de 0,5%), 1.413 curas clínicas (+0,4%) e 21 novos óbitos. Com os números de hoje já são 367.669 infectados, 353.406 pacientes recuperados e 7.859 mortes provocadas pela doença.

Atualmente a Bahia tem 6.404 casos ativos, ou seja, sintomáticos. Salvador (25,58%) é o município com maior proporção de pacientes positivos em todo estado. O boletim de hoje também informa que, desde março, 757.126 casos foram descartados e outros 87.751 permanecem em investigação.

Quanto aos óbitos, eles aconteceram entre os dias 15 de agosto e 10 de novembro. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), entre os óbitos, 56,06% ocorreram no sexo masculino e 43,94% no sexo feminino. As informações completas do boletim podem ser conferidas aqui.

Em nota, SES afirma que aumento nos casos de covid não configura 2ª onda em PE

(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Enquanto os países da Europa e nos Estados Unidos já discutem a segunda onda do coronavírus, em Pernambuco os aumentos de casos percebido nas últimas semanas ainda não pode ser configurado como uma nova leva da doença. É o que disse a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em nota divulgada nessa quarta-feira (11).

A pasta aponta que, apesar de uma “flutuação nos registros de casos suspeitos”, os números da pandemia atingiram no mês de outubro, os menores patamares desde o mês de abril. A título de informação, hoje, foram confirmados 860 casos da doença, novamente ligando o sinal de alerta nas autoridades.

Ao mesmo tempo que nega a segunda onda, a SES reforça a necessidade de os pernambucanos seguirem firmes no enfrentamento à doença. “E reitera que o vírus continua circulando em Pernambuco e, para evitar a contaminação, mortes e aumento na ocupação dos hospitais, cada um precisa fazer sua parte, usando a máscara corretamente, lavando as mãos com frequência e praticando o distanciamento social, evitando as aglomerações“, diz em nota.

Veja a seguir a explicação da SES-PE sobre o tema:

LEIA MAIS

TRE recua e libera carreatas durante campanhas eleitorais na Bahia

Tribunal mudou posicionamento menos de 24h

Menos de 24 horas depois de proibir atos presenciais de campanha, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) autorizou, nessa quarta-feira (11) a realização de carreatas. No entanto, os atos deverão ser limitados a 60 veículos e cada um deverá ter no máximo três ocupantes.

LEIA TAMBÉM

Justiça proíbe passeatas, caminhadas, carreatas e outros eventos coletivos presenciais em toda a Bahia

O TRE recuou da decisão, a pedido dos advogados dos partidos políticos, os quais alegaram que a decisão de ontem “paralisaria toda a campanha” no estado. Após ouvir os argumentos, a Justiça Eleitoral também liberou a distribuição de material gráfico nos comitês ou diretamente nas residências de eleitores. Todavia, continuam vetados comícios, passeatas, bandeiraços, caminhadas, bicicleatas, cavalgadas, motoatas e similares.

Multas

Quem descumprir as exigências estará sujeito a multa com valores estipulados entre de R$ 5 a R$ 25 mil, ou equivalente ao custo da propaganda, se for maior. As denúncias podem ser feitas através do Disque Aglomeração (71) 3373-9000. “Nós fizemos esse Disque Aglomeração, para fazer com que a Justiça Eleitoral pudesse dar uma resposta mais rápida. Feito esse Disque, em pouco tempo foram mais de 1.200 denúncias“, ressaltou o desembargador Jatahy Júnior.

Por fim, a medida do TRE da Bahia diverge do Tribunal pernambucano, onde os atos de campanha estão vetados desde o final de outubro. A matéria chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve a proibição em Pernambuco.

Pernambuco registra 860 novos casos de Covid-19 e 10 mortes pela doença nas últimas 24 horas

(Foto: Internet)

Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (11), novos 860 casos e 10 mortes por Covid-19, segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Ontem (10), o estado registrou 693 novos casos, 160 a menos que hoje. O número de mortes registradas nesta terça-feira, foi maior. 23 óbitos.

Agora, o Estado totaliza 168.093 casos confirmados da doença causada pelo coronavírus Sars-CoV-2 e 8.773 mortes.

Dos 860 novos casos confirmados nesta quarta-feira, 838 são leves e 22, de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Os 10 óbitos foram registrados entre os dias 7 de setembro e essa segunda-feira (9). Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Anvisa autoriza retomada de estudos da vacina Coronavac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quarta-feira (11), a retomada dos estudos clínicos da vacina Coronavac, uma das que estão em estudo contra o novo coronavírus. A agência tinha suspendido os estudos por causa de um “evento adverso grave” na segunda-feira (9) e, ontem (10), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia determinado que a Anvisa prestasse informações em 48 horas.
A Anvisa afirmou que tomou a decisão de suspender os estudos considerando a gravidade do evento e a precariedade dos dados enviados pelo patrocinador, o Instituto Butantan, naquele momento, além da necessidade de proteção dos voluntários da pesquisa e a ausência de parecer do Comitê Independente de Monitoramento de Segurança.

LEIA MAIS

Salgueiro ultrapassa 2 mil casos de Covid-19 e chega a 44 mortos pela doença

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde da cidade de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, na noite desta terça-feira (10), traz a confirmação de 11 novos casos positivos para a Covid-19 e mais um óbito causado pela doença.

Com os novos número, o município chegou a 2.005 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 44 mortes em decorrência de infecções causadas pela Covid-19.

Outros 34 casos estão sendo investigados e 1.825 pessoas conseguiram se recuperar, mas 136 ainda estão se recuperando.

Prefeitura atualiza boletim com casos novos da covid-19 em Petrolina

O boletim diário com informações sobre a situação epidemiológica da covid-19 em Petrolina mostra que 8.006 moradores já foram infectados pela covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 5.686 já estão curados clinicamente. São 79 casos novos e 79 recuperados nesta terça-feira (10).

Dos novos registros, 70 pessoas positivaram a partir dos 250 testes rápidos realizados durante todo o dia. Também foram confirmados outros 9 casos através de exames laboratoriais.

Por testes rápidos positivaram 47 pessoas do sexo feminino, com idades entre 09 meses de vida e 63 anos, e 23 do sexo masculino, entre 02e 59 anos. Exames laboratoriais confirmaram covid-19 em 9 pessoas do sexo feminino, entre 02 dias de vida e 69 anos.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 62 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: ASCOM)

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde nesta terça-feira (10) registra mais 62 casos confirmados para Covid-19 em 163 notificações, o que representa 38% de novos infectados pelo coronavírus do total de testes realizados no dia. Com essa atualização, Juazeiro chega a 18.949 pacientes testados, dos quais 5.346 tiveram resultados positivos e 13.530 negativos, considerados descartados.

Com outras 17 recuperações, o município totaliza agora 3.953 curas clínicas. O número de óbitos é de 120 e os casos em isolamento domiciliar, com tratamento sem gravidade, subiram para 1.247 pessoas. Dos 62 novos pacientes testados positivos para Covid-19, dois são profissionais de saúde. Todos estão em isolamento domiciliar. Do geral de infectados desde o início da pandemia do novo coronavírus, 2.905 são do sexo feminino, 2.453 do sexo masculino e desse grupo, 314 são profissionais de saúde.

LEIA MAIS

Bahia registra 1.955 novos casos de Covid-19 e 20 óbitos nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.955 casos de Covid-19 e 1.605 recuperados (+0,5%). Dos 365.941 casos confirmados desde o início da pandemia, 351.993 já são considerados recuperados e 6.110 encontram-se ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,64%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.947,23), Itabuna (6.668,61), Almadina (6.661,79), Aiquara (6.567,70) e Madre de Deus (6.532,97).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 752.871 casos descartados e 87.213 em investigação. Na Bahia, 29.625 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 20 óbitos que ocorreram entre 27 de setembro e 09 de novembro.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.838, representando uma letalidade de 2,14%.

IML revela que morte de voluntário da Coronavac não teve relação com a vacina

Laudo do Instituto Médico Legal (IML) aponta que a morte de um voluntário dos testes da vacina Coronavac não tem relação com a vacina. A informação foi antecipada pela TV Cultura, nesta terça-feira (10).

Os testes da vacina, produzida em parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, foram interrompidos, nessa segunda-feira (9), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por causa da morte do voluntário. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) celebrou a pausa nos testes, no que chamou de “vitória” pessoal sobre o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

“O que os médicos não podem dizer em nome da ética médica mas nós, jornalistas, devemos dizer em nome do interesse público e do combate às informações falsas é o seguinte: o evento adverso, que como explicado na coletiva de imprensa [do Instituto Butantan], é uma forma da literatura médica se referir a acontecimentos não relacionados ao que está em testes, não tem necessariamente relação com a vacina, diz respeito a um voluntário que tirou a própria vida”, afirmou o âncora do Jornal da Tarde, Aldo Quiroga.

Segundo a TV Cultura, o laudo do IML deverá ser divulgado às 17h desta terça-feira e irá confirmar a causa da morte do voluntário.

O diretor do Butantan, Dimas Covas, em entrevista coletiva de imprensa nesta terça, ressaltou novamente que a Coronavac é segura e reiterou que a morte do voluntário não está relacionada ao imunizante.

“Nós estamos tratando aqui de um evento adverso grave que não tem relação com a vacina. Essa informação está disponível à Anvisa desde o dia 6, quando foi notificado o evento adverso grave”, afirmou.

Pernambuco registra 693 novos casos e 23 mortes por Covid-19, nas últimas 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) atualizou os números de infectados pelo Sars-CoV-2, nesta terça-feira (10). Foram registrados 693 novos casos da Covid-19.

Entre os confirmados, 49 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 644 (93%) são leves. Também foram confirmados 23 novos óbitos, registrados entre os dias 17 de abril e essa segunda-feira (9).

Com a atualização, Pernambuco totaliza 167.233 casos confirmados da doença, sendo 27.408 graves e 139.825 leves, e 8.763 mortes pela Covid-19.

Salgueiro confirma mais 17 casos de covid e se aproxima de 2 mil infectados

O boletim divulgado pela Prefeitura de Salgueiro (PE), na noite de segunda-feira (9), confirmou mais 17 casos positivos de covid-19. Com a atualização de ontem já são 1.994 infectados e a cidade se aproxima da marca dos 2 mil doentes.

As curas clínicas (1.825) e mortes (43) não sofreram alterações desde o final de semana. Há ainda 18 pacientes em investigação. Isso significa que eles aguardam resultados dos exames feitos.

Desde o início da pandemia, no mês de março, Salgueiro já teve 5.925 casos descartados após exames laboratoriais. O boletim de hoje (10) será divulgado durante a noite dessa terça-feira.