Bahia registra 2.598 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mas número de ativos continua diminuindo

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.598 casos de Covid-19 e 3.081 recuperados. Dos 479.553 casos confirmados desde o início da pandemia, 461.700 já são considerados recuperados. O número de pessoas ativas continua baixando. Passou de 9.443 para 8.929.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira (24) contabiliza ainda 874.035 casos descartados e 124.940 em investigação. Na Bahia, 35.853 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Foram contabilizados 31 óbitos que ocorreram entre 22 de novembro e 23 de dezembro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.924, representando uma letalidade de 1,86%.

Juazeiro registra 72 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: ASCOM)

O Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (24), pela Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), traz o registro de 72 novos casos de Covid-19 em Juazeiro, o que representa uma taxa de 33% de testes positivos das 222 notificações realizadas no dia. Com essa atualização o número de infectados chega a 7.475, dos quais 4.918 já apresentaram curas clínicas. 132 pessoas morreram em decorrência da doença desde o início da pandemia.

Todos os pacientes positivados neste boletim encontram-se em isolamento domiciliar, sem gravidade, segundo a SESAU.

Em isolamento domiciliar agora são 2.415 pessoas e a quantidade de internados regulados pela rede municipal mantém a estabilidade e nas últimas 24 horas teve uma leve queda ficando com 10 pacientes, sendo 06 em UTI e 04 em intermediários. O Hospital de Campanha de Juazeiro está com 02 pacientes em leitos intermediários e taxa de ocupação de 6%. A UPA a ocupação está zerada tanto nas salas vermelhas quanto nos leitos intermediários.

Pernambuco registra 1.457 casos de covid na véspera de Natal

(Foto: Internet)

A véspera de Natal em Pernambuco é marcada por mais 1.457 casos positivos de covid-19. Segundo o boletim divulgado hoje (24), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 64 (4%) dos novos registros são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Outros 1.393 (96%) são de pacientes leves. Com a atualização dessa quinta-feira, Pernambuco contabiliza 213.453 infectados. Também foram confirmados mais 36 óbitos, ocorridos entre os dias 3 e 23 de dezembro.

Pernambuco soma 9.523 mortes, desde o início a pandemia. Os dados sobre curas clínicas serão divulgados ao final do dia, através das redes sociais da SES-PE.

Dormentes registra 4 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Ascom/PMD)

O novo Boletim da Covid-19 divulgado nesta quarta-feira (23) pela Secretaria de Saúde de Dormentes mostra que nas últimas 24 horas o município registrou 4 novos casos da doença e 2 curas clínicas. Mesmo com os números mais baixos, a Secretaria pede à população para que mantenha os cuidados essenciais.

Em números gerais, Dormentes tem 814 confirmações, 808 curados, 2 óbitos e está com 4 casos ativos da Covid. “Estamos com 132 pessoas em investigação, ou seja, mesmo com o número de casos ativos baixo, não podemos nos descuidar. O vírus continua circulando e todos os cuidados precisam ser mantidos“, orienta a secretária de Saúde, Talita Mirele.

LEIA MAIS

Petrolina registra 155 novos casos de Covid-19 e mais um óbito nas últimas 24 horas

Mais uma morte foi registrada em Petrolina em decorrência de complicações devido a Covid-19. Agora o município acumula 143 óbitos desde o início da pandemia. A vítima, um homem de 89 anos, morreu em um hospital particular nesta terça-feira (22).

Além disso, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (23) informa também que mais 155 pessoas foram diagnosticadas com a doença através de testes rápidos e exames laboratoriais. O município já registrou 11.621 casos confirmados da Covid-19, dos quais 9.469 (81,4%) já estão curados clinicamente.

LEIA MAIS

Testagem de pacientes com suspeita de Covid-19 estão sendo feitas em novo espaço do Centro de Convenções de Petrolina

Pessoas que forem encaminhadas ao Centro de Convenções de Petrolina para testagem da Covid-19, devem ficar atentas. O local que funcionavam próximo a entrada do estabelecimento para essa finalidade foi desativado. A Secretaria de Saúde passou a usar um pavilhão, do próprio Centro de Convenções, que foi higienizado para que os professionais possam desenvolver o trabalho com mais comodidade e segurança.

Esse espaço é destinado a testagem de pessoas notificadas nos Postos de Saúde, pessoas de grupos prioritários e trabalhadores de órgãos dos serviços essenciais. É importante lembrar que, além das Unidades Básicas de Saúde de cada bairro de Petrolina, o Centro de Atendimento para o enfrentamento à Covid-19, localizado na Avenida Guararapes, nº 2.803, também atende quem estiver com sintomas  de infecção pelo novo coronavirus.

LEIA MAIS

Juazeiro registra mais 81 casos de Covid-19, mas número de internados se mantém estável

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Oitenta e uma novas pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 em Juazeiro (BA), segundo o boletim epidemiológico desta quarta-feira (23). O número representa uma taxa de 43% de testes positivos das 190 notificações realizadas no dia. Com essa atualização, a quantidade de infectados chega a 7.403, dos quais 4.854 já apresentaram curas clínicas. 132 pessoas morreram no município em decorrência da pandemia.

Os pacientes positivados neste boletim, todos encontram-se em isolamento domiciliar, sem gravidade. Do total geral de casos confirmados, 4.149 são do sexo feminino, 3.253 do sexo masculino e destes, 345 são profissionais de saúde.

Em isolamento domiciliar agora são 2.406 pessoas e a quantidade de internados regulados pela rede municipal nas últimas 24 horas se manteve em estabilidade e sem alterações em relação aos últimos boletins. São 11 pacientes ocupando leitos hospitalares, sendo 06 em UTI e 05 em intermediários.

Bahia registra 3.090 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mas número de ativos diminui

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.090 casos de Covid-19, mas em compensação foram contabilizadas no mesmo período, 3.303 curas clínicas, o que contribui para a redução dos casos ativos. Eles passaram de 9.684 para 9.443 nesta quarta-feira (23).

Dos 476.955 casos confirmados desde o início da pandemia, 458.619 já são considerados recuperados. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) contabiliza ainda 871.073 casos descartados e 124.658 em investigação. Na Bahia, 35.714 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Segundo a Sesab, hoje foram contabilizados 28 óbitos que ocorreram entre 4 de setembro e 22 de dezembro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.893, representando uma letalidade de 1,86%.

Detentas da Cadeia Pública de Petrolina cobram assepsia da unidade após novos casos de covid

Pelo menos cinco detentas estão com covid (Foto: Google Street/Reprodução)

A covid-19 não dá trégua em Petrolina e nessa semana o Blog Waldiney Passos recebeu uma denúncia referente à Cadeia Pública Feminina da cidade. Segundo uma fonte, que será mantida em sigilo, pelo menos cinco detentas estão infectadas.

“Dentro da Cadeia Pública Feminina tem cinco em isolamento por terem testado positivo para covid-19“, relatou nossa fonte. A principal queixa das detentas é a assepsia da unidade, a fim de evitar que outras mulheres também se contaminem com o vírus.

Desde segunda-feira (21), quando a nossa equipe recebeu a denúncia estamos tentando contato com a Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (Seres). Entretanto, até a conclusão dessa matéria, a pasta não emitiu nenhum posicionamento acerca da nossa denúncia. O espaço segue aberto aos esclarecimentos do Estado.

Hospital de Dormentes ganha novos equipamentos comprados com recursos próprios

(Foto: Ascom/PMD)

O Hospital Municipal Nossa Senhora da Paz, em Dormentes (PE) recebeu novos equipamentos adquiridos com recursos da própria Prefeitura. Segundo o Poder Executivo, os aparelhos chegam para modernizar o atendimento aos pacientes da cidade.

Dois aparelhos de eletrocardiograma, um monitor cardíaco e uma cama para parto normal e humanizado já estão na unidade, prontos para ser utilizados. “São equipamentos modernos que vão melhorar a estrutura e o atendimento no nosso Hospital. Os aparelhos já estão instalados e funcionando, garantindo assim a assistência de qualidade para os usuários”, destacou a prefeita Josimara Cavalcanti (PSB).

A cama de parto normal foi uma promessa da prefeita reeleita e busca humanizar o atendimento a gestante. Durante o trabalho de parto a mãe poderá escolher a posição de preferência para nascimento do bebê.

Consórcio Nordeste sugere suspensão de voos vindos do Reino Unido

Vários países proibiram voos do Reino Unido (Foto: Iata Anderson Brandão Alves/Arquivo pessoal)

O Consórcio Nordeste, grupo formado pelos governadores da região, apresentou um ofício ao Ministério da Saúde, pedindo a suspensão de todos os voos originários do Reino Unido, Dinamarca, Holanda e Austrália.

A carta destaca que nessas nações já há registro da mutação do novo coronavírus, por isso é importante uma ação antecipada. O ofício foi protocolado na terça-feira (22), no gabinete de Eduardo Pazuello.

Especialistas acreditam que tal mutação tenha tornado o vírus 70% mais contagioso. Na Europa, alguns países já determinaram a proibição dos voos do Reino Unido, onde o caso é mais grave. No Brasil, a orientação é manter isolamento de 10 dias aos passageiros.

“É com profunda preocupação que os governadores do Nordeste do Brasil recebemos a notícia de mutação do vírus causador da COVID-19 e da possibilidade que suas variantes sejam mais contagiosas e mais letais”, diz o Consórcio, em carta assinada pelo governador Wellington Dias (PT-PI), presidente do grupo.

No documento os governadores também sugeriram ao governo federal que solicite quarentena para todos os passageiros vindos da Europa, a fim de garantir que nenhum está infectado pela doença e agrave o cenário nacional.

Dunas de Casa Nova estão fechadas ao público a partir de hoje

(Foto: ASCOM)

Os turistas e frequentadores das Dunas de Casa Nova (BA) estão proibidos de acessar o espaço a partir dessa quarta-feira (23). O espaço seguirá fechado ao público até 3 de janeiro. Conforme o Blog noticiou, a decisão visa controlar a disseminação do novo coronavírus no município.

LEIA TAMBÉM

Acesso às Dunas de Casa Nova será proibido a partir da próxima semana

Nesse intervalo a Prefeitura aproveitará para reordenar as Dunas. “Vamos aproveitar esse momento para conversar com os ambulantes e barraqueiros para colocar na forma correta, para que a gente possa chegar a uma organização ideal e receber a nossa população e turistas”, disse o prefeito Wilker Torres (PSB).

 

Cícero Freire sugere efetivação dos profissionais da saúde contratados para atuar durante na pandemia

Vereador pediu efetivação dos profissionais contratados na pandemia (Foto: Blog Waldiney Passos)

Entre as Indicações aprovadas por 14×0 na sessão de terça-feira (22), na Casa Plínio Amorim esteve uma proposição de Cícero Freire (Republicanos). Ele solicitou a efetivação dos profissionais que atuam no Hospital de Campanha de Petrolina. Na justificativa do edil, há demanda na saúde pública e tais profissionais podem supri-la.

Para isso, será necessário apoio da Câmara dos Deputados e Senadores para destinar recursos. “Vai completar um ano de combate a esse vírus. Esses contratados que foram para o Hospital de Campanha, eles colocaram suas vidas em risco. O que estou pedindo: que o prefeito reconheça a efetivação, como forma de reconhecimento pela guerra que estão enfrentando”, explicou o edil.

LEIA MAIS

Casos de covid continuam em alta na cidade de Bodocó

(Foto: Divulgação)

Os números de covid-19 em Bodocó, no Sertão de Pernambuco, não param de crescer. Na última semana o Blog noticiou o fato de apenas em um dia, 103 novos casos terem sido notificados. De sexta-feira (18) até o início dessa semana a cidade passou de 611 infectados para 894.

Ou seja, em menos de cinco dias foram notificados 283 novos casos. Segundo o boletim divulgado na noite de terça-feira (22), 613 pessoas já venceram a doença. Há ainda 10 óbitos confirmados em decorrência da doença. Outros 63 pacientes em investigação. Eles aguardam resultado dos exames laboratoriais para saber se estão ou não infectados.

Pandemia: Governo de Pernambuco cobra mais fiscalização dos municípios em relação a locais públicos

(Foto: Douglas Fagner/SEI)

Na semana do Natal, o Governo de Pernambuco cobrou dos prefeitos mais rigidez no cumprimento dos protocolos sanitários. Durante coletiva online, realizada na tarde de terça-feira (22), o secretário de Saúde, André Longo mais uma lembrou que a pandemia não acabou.

Diante do cenário de crescimento de casos confirmados, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 do Governo do Estado aprovou recomendação para que os municípios pernambucanos intensifiquem a fiscalização, focando locais públicos como parques, praças e praias.

“É certo que muitos estabelecimentos cumprem os protocolos, mas é necessário que haja consciência”, disse Longo. “Nosso Gabinete de Enfrentamento aprovou a recomendação, o foco são locais públicos que vêm registrando de forma recorrente aglomerações, sem a observação do uso de máscaras e distanciamento. É preciso cuidar desses locais”, enfatizou o secretário.

LEIA MAIS