Rodovia será recuperada até a Bahia (Foto: Google Street/Reprodução)
Após anunciar com exclusividade a revitalização do Centro de Convenções de Petrolina no programa Super Manhã com Waldiney Passos, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) anunciou outra obra na cidade. A BR-235 será recuperada de Petrolina até a divisa com Casa Nova (BA).
“Junto ao ministério do Transporte nós vamos não só iniciar a saída para o Recife, mas também vamos melhorar a BR-235, estrada que sai do Aeroporto e vai até a divisa com Casa Nova na Bahia“, disse o senador à Rádio Jornal Petrolina na sexta-feira (22).
A recuperação deve acontecer ainda em 2020. “É uma estrada que estava merecendo sua restauração. Essa estrada está com o governo do Estado e fizemos um trabalho, agora ela está passando para o Governo Federal e vamos colocar dinheiro ainda esse ano para a estrada até Casa Nova estar completamente recuperada”, afirmou.
Em live realizada na noite desta sexta-feira (22), o prefeito Wilker Torres, do município de Casa Nova (BA), na região norte do estado da Bahia, anunciou o registro de 7 casos do novo coronavírus. 6 destes pacientes, trabalham em fazendas de produção de frutas no Distrito de Santana do Sobrado. O outro paciente pertence ao quadro de funcionários da rede municipal de saúde.
O prefeito também anunciou toque de recolher no Distrito de Santana das 22h às 4h30 do dia seguinte. Decretou também o fechamento da feira livre do Distrito e da Sede do Município, fechamento dos comércios não essenciais do dia 25 a 31 de maio e suspensão de cultos religiosos presenciais. Ficam abertas a lojas de defensivos agrícolas, lojas de rações, lojas de peças de veículos, supermercados, padarias e açougues.
Apesar de toda a prevenção e cuidado exigido aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus na cidade de Casa Nova-BA, a segunda pessoa detectada com infecção é do sexo feminino, profissional de saúde, 38 anos, residente na sede.
A comprovação veio através de teste rápido com resultado positivo. A paciente mantém-se estável e ficará em isolamento domiciliar até estar totalmente curada, informa a Secretaria de Saúde, com todas as providências “tomadas no sentido de se garantir a testagem e acompanhamento de seus familiares”.
A existência de um novo caso confirmado reforça a argumentação do Prefeito Wilker Torres em defesa do isolamento social e o acerto da ampliação das medidas protetivas determinadas pelo Decreto 694/2020, datado de 20/05.
Em nota, a Secretaria de Saúde reitera o pedido para que “a população redobre os cuidados de prevenção, evite sair às ruas, mantenha-se em isolamento e reforce a importância do uso das máscaras”.
A íntegra da nota:
A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Saúde informa a toda população a confirmação do segundo caso do Novo Coronavirus (COVID 19) no município.
Trata-se de uma paciente do sexo feminino, 38 anos, residente em Casa Nova, profissional de saúde, assintomática. O teste rápido foi realizado hoje e deu resultado positivo.
A paciente encontra-se no momento estável e ficará em isolamento domiciliar até que esteja totalmente curada. Todas as providências foram tomadas no sentido de se garantir a testagem e acompanhamento de seus familiares.
Solicitamos à população que redobrem os cuidados de prevenção, evitem sair às ruas, mantenham-se em isolamento e reforcem a importância do uso das máscaras. As medidas protetivas são fundamentais para impedir a propagação da doença.
A informação foi dada através de vídeo nas redes sociais. Wilker Torres aparece de máscara e diz que o paciente é do distrito de Santana do Sobrado.
Trata-se de um homem, com 33 anos de idade, trabalhador rural em uma das fazendas de Santana de Sobrado, com febre, cefaleia e dores musculares, que teve sua infecção confirmada com um teste rápido no Hospital de Casa Nova.
De acordo com as informações do prefeito, o paciente encontra-se estável, sem necessidade de respirador, isolado e a Secretaria de Saúde já deu início à testagem em todas as pessoas que mantiveram contato com o doente. A fazenda onde ele trabalha abriu todas as dependências, isolou os trabalhadores de sua área e todos estão sendo testados.
Para o Prefeito Wilker Torres, todo o trabalho que está sendo feito pode ser colocado em risco se não houver colaboração da população, reiterando que irá reforças todas as medidas de prevenção que já estão sendo aplicadas no município e estender a checagem por testes rápidos ao maior número possível de pessoas,
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Saúde informa a toda população a confirmação do primeiro caso do Novo Coronavirus (COVID 19) no município.
Trata-se de um paciente do sexo masculino, 33 anos, residente em Santana do Sobrado, trabalhador rural, com histórico de início de sintomas em 10 de maio, com febre, tosse, cefaleia, dor de garganta, e espirros. O teste rápido realizado no hospital em 19 de maio deu resultado positivo.
O paciente encontra-se no momento estável, sem necessidade de suporte ventilatório, e está recebendo alta do hospital. Ficará em isolamento domiciliar até que esteja totalmente curado. Todas as providências foram tomadas no sentido de se garantir a testagem e acompanhamento de seus familiares.
Solicitamos à população que redobrem os cuidados de prevenção, evitem sair às ruas, mantenham-se em isolamento e reforcem a importância do uso das máscaras. As medidas protetivas são fundamentais para impedir a propagação da doença.
As prisões aconteceram na noite desta sexta-feira (15) durante investigações de Policiais Civis do SI da 17ª Coorpin relacionadas à prática de tráfico de drogas e homicídios no município de Casa Nova. Após informações anônimas que uma pessoa estava vendendo drogas próximo a uma borracharia nas imediações da balança, os policiais abordaram a pessoa de inciais M. S. P. Com ele foi encontrado 1 invólucro plástico contendo 2 porções grandes de Cocaína.
O homem abordado informou aos policiais que iria repassar a droga para outra pessoa pelo o valor de R$ 300. Essa prisão levou a polícia a outros quatro homens que também foram presos.
Com os detidos foram encontrados vários pinos vazios, 2 pinos cheios de cocaína, além de 2 balanças de precisão, 9 petecas de cocaína e uma porção grande com 35 gramas de cocaína, totalizando 400 gramas da droga, o que para o policiais, demonstrou a Associação Criminosa para o tráfico de drogas.
O material apreendidos e todos os detidos foram apresentados na delegacia da Polícia Civil de Casa Nova para adoção das providências necessárias.
O Vale do São Francisco ganhou um aplicativo para facilitar o contato da população com os pleiteantes aos cargos de prefeito e vereador em 2020. O “Pré-Candidatos do Vale” foi lançado nessa semana e está disponível para download de forma gratuita na PlayStore.
A ideia surgiu da necessidade entre manter as duas partes em contato, já que o famoso “corpo a corpo” está sendo impedido nessa pandemia do coronavírus. “O intuito é de apresentar a toda população uma listagem e a biografia resumida de todos pré-candidatos a vereador da nossa região“, explica a empresa responsável pelo app.
O app engloba pré-candidatos de Casa Nova (BA), Curaçá (BA), Juazeiro (BA), Petrolina (PE), Remanso (BA), Sobradinho (BA) e Sento Sé (BA). No que diz respeito aos políticos, eles podem submeter suas informações pessoais através de um formulário. É opcional pagar uma taxa, de acordo com o cadastro.
Eles já tinham passagens pela polícia (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Três pessoas foram presas na noite de quarta-feira (13), na BR-235, em Casa Nova (BA). Eles levavam 15 kg de maconha pronta para comercialização quando foram abordados por equipes da 25ª CIPM e das polícias Civil de Casa Nova e Remanso.
Com os homens as polícias também encontraram 16,6 gramas de cocaína e uma balança de precisão. Segundo a Polícia Civil de Remanso, o trio já tem passagens pela polícia por outros crimes, como tráfico de drogas, porte de arma de fogo e receptação.
Em uma live na noite desta segunda-feira(11), o prefeito de Cassa Nova, Wilker Torres, afirmou que vai seguir a orientação do governador da Bahia Rui Costa, que cancelou a realização de todas as festas juninas este ano no Estado.
“Todo São João da Bahia foi cancelado, o São João de Petrolina também foi cancelado, então só se eu fosse muito irresponsável para fazer uma festa em um momento desse de crise. Então quero dizer a vocês que a Festa do Interior, deste ano de 2020 está cancelada por conta da pandemia que assola o mundo, o Brasil, a Bahia e a nossa região”, disse.
Um homem foi morto a tiros na noite de sexta-feira (8), no bairro Vila Malvão, em Casa Nova (BA). A vítima chegava à uma residência quando foi atingido por disparos de arma de fogo. Ele estava em um veículo e foi surpreendido por dois homens em uma moto.
Segundo testemunhas, um dos disparos atingiu a vítima na cabeça. O SAMU foi acionado, mas o homem morreu no local. A Polícia Civil da Bahia investiga o homicídio e tenta identificar os autores do crime, que fugiram em seguida.
(Foto: Reprodução/Site da prefeitura de Casa Nova)
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), reconheceu nessa quinta-feira (7) a Situação de Emergência no município de Casa Nova (BA), por conta da estiagem que afeta a cidade. O Decreto n° 19.680/2020 é válido por 150 dias, a contar de forma retroativa em 27 de abril.
Nessa data a Prefeitura decretou Situação de Emergência, agora reconhecida pelo Estado. Com isso, Casa Nova poderá receber ajuda estadual no enfrentamento à seca. O município não informou as localidades mais afetadas pela estiagem.
Os vereadores Zé Carlos e José Neto estiveram, na manhã da última quarta-feira (22), nas obras que estão sendo realizadas no SESP e no Hospital Municipal de Casa Nova (BA). Segundo informações colhidas pelos parlamentares, a unidade está adaptada às normas do Ministério da Saúde.
“São novos 14 leitos, equipados, que poderão, se houver necessidade, ser utilizados para o tratamento do COVID 19. Temos de dar uma satisfação à população, acompanhando de perto as providências que o Executivo está tomando para prevenir possíveis infecções no âmbito do município. Para nós, com os recursos que a Prefeitura tem, muito está sendo feito”, disse Zé Carlos.
O Prefeito Wilker Torres anunciou no final de semana a chegada dos primeiros dois respiradores de um lote de cinco que a prefeitura adquiriu e que se somam aos dois já existentes na cidade.
“É um equipamento essencial para quem sofre com insuficiência respiratória, o principal sintoma da COVID 19, causada pelo novo Corona Vírus”, explica Ana Carolina Costa, Coordenadora de Enfermagem no Hospital de Casa Nova.
Além dos respiradores, o Hospital passa por reformas, com mudança da localização da farmácia, abertura de 7 novos leitos, equipados com toda aparelhagem de UTI, caracterizando-se como unidades semi-intensivas, destinadas a pacientes que exigem cuidados intensos, mas não de monitoramento permanente.
No mês de março o Blog Waldiney Passos mostrou a queixa de alguns leitores sobre a situação de um trecho que liga Petrolina à barragem de Sobradinho (BA). Com a cheia do rio São Francisco a via alagou e a passagem dos veículos foi prejudicada.
Motoristas que transitam pelo local diariamente enviaram fotos e vídeos mostrando um caminhão que atolou no local e voltaram a pedir melhorias na estrada. “Esse é o acesso à Vila Santa Rita, próximo à barragem de Sobradinho. O riacho transbordou e não passa mais nada, essa é a situação de nós, é uma luta diariamente“, contou um leitor.
Os moradores da região afirmam ter entrado em contato com as autoridades de Casa Nova – apesar de o trecho levar à Sobradinho pertenceria ao outro município – e do Governo da Bahia, mas ainda esperam uma sinalização. “Segundo o pessoal do Governo da Bahia, alguém irá entrar em contato com o pessoal da Seinfra para repassar a demanda”, contou outro leitor.
O Sertão tem registrado muita chuva nos últimos dias e em Casa Nova (BA), a barragem localizada na Barra dos Barnabê, região do Poço da Pedra, zona rural do município, sangrou nessa quarta-feira (15). Uma leitora enviou um vídeo ao Blog Waldiney Passos mostrando a cheia no local.
A situação não deve mudar nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuva para a região, válido até 10h desta quinta-feira (16). De acordo com o INMET pode chover entre 20 e 50 mm, com ventos fortes e alagamentos. Em caso de problemas, os casanovenses devem acionar a Defesa Civil.
As lives do prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, que se tornaram uma constante depois que ele pessoalmente assumiu o comando do combate ao Corona Vírus para manter Casa Nova fora da área infectada, chegaram na última segunda-feira (13), a 28 mil visualizações. O gestor municipal disse estar surpreso com o alcance.
“É um alcance que não estávamos prevendo quando iniciamos estas conversas com a população de Casa Nova. É prova que a comunidade está interessada no trabalho que realizamos, nas soluções e medidas que apresentamos. A depender de nossas ações Casa Nova vai se manter livre do Corona”, disse o prefeito.
Na última conversa com a população, o prefeito falou sobre as ações de melhoria das condições do hospital, sobre a abertura da UPA de Santana do Sobrado, da reabertura do SESP que estava fechado para reforma, da compra de mais quatro novos respiradores e compra dos testes rápidos para o corona vírus.