Álvaro Porto é eleito presidente da Alepe

Ele comandará a Casa até o biênio ser concluído em janeiro de 2025 (Foto: Divulgação)

Após a posse dos 49 deputados estaduais, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) elegeu a Mesa Diretora para o biênio 2023/2025. Álvaro Porto (PSDB) foi eleito o presidente da Casa, substituindo Eriberto Medeiros (PP), que agora está na Câmara dos Deputados.

A disputa ficará apenas para o cargo de primeira-vice presidência entre Simone Santana e Aglailson Victor, ambos do PSB. Confira os nomes que vão integrar a Mesa Diretora:

LEIA MAIS

Fernando Filho e Lucas Ramos assumem mandatos na Câmara; Antônio será representante de Petrolina na Alepe

Antônio na Alepe; Fernando e Lucas na Câmara

Hoje (1°) também é dia de posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e na Câmara dos Deputados. Petrolina terá três políticos iniciando seus novos mandatos nesta quarta-feira. Dois na Câmara e um na Alepe. As cerimônias poderão ser acompanhadas nos canais das respectivas casas.

LEIA TAMBÉM

Zó, Roberto Carlos e Jordávio Ramos serão empossados na Alba

Antônio Coelho (UB) vai para seu segundo mandato como deputado estadual. “Hoje terei a honra de tomar posse, pela segunda vez, como deputado estadual de Pernambuco. Renovo o meu compromisso com cada pernambucano, para lutar pelos interesses do meu povo“, disse.

LEIA MAIS

Alepe empossa deputados estaduais na tarde desta quarta-feira

Os deputados estaduais eleitos em 2022 pelos eleitores pernambucanos tomarão posse para a Legislatura de 2023/2027 nesta quarta-feira (1°). Será a 20ª legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Quando será a cerimônia de posse?
A cerimônia está agendada para 15h, na sede da Alepe, no Recife. O evento é aberto ao público, porém, o acesso ao Plenário é restrito aos deputados e imprensa. Os 49 deputados vão participar da eleição da Mesa Diretora, primeiro ato do biênio 2023/2024.

Os deputados
No balanço da Alepe, 24 deputados e deputadas foram reeleitos e outros 22 assumirão seus primeiros mandatos. Outros três retornam após terem passado pela Assembleia em anos anteriores. Esta nova legislatura terá menos mulheres. O número de deputadas caiu de 10 para seis.

Confira a seguir a composição da Alepe, dividida por partidos:

LEIA MAIS

Deputados estaduais aprovam auxílios saúde, alimentação e moradia para eles próprios

Em sessão remota realizada na tarde de terça-feira (17), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou projetos para interesse próprio. A maioria dos deputados estaduais presentes votou a favor da criação de auxílios moradia, alimentação e saúde aos políticos.

Ontem a Alepe também debateu e aprovou a reforma administrativa aprovada pela governadora Raquel Lyra (PSDB). De acordo com o G1 Pernambuco, 43 deputados participaram da votação, mas a Mesa Diretora não informou quem votou favorável ou não.

LEIA MAIS

Relator de projeto na Alepe, Antônio Coelho se mostra favorável a PL que recria Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza nesta terça-feira (17) uma sessão extraordinária para analisar projetos do Poder Executivo. Um deles, que recria o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) foi relatado por Antônio Coelho (UB).

Ele se mostrou favorável ao projeto e antecipou que votará favorável à proposta na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ). A primeira alteração proposta pelo relator é retirar a retroatividade a 1º de janeiro de 2023 prevista pelo projeto, ou seja, a nova cobrança no FEEF só passará a ter validade a partir da sua aprovação na Casa e publicação no Diário Oficial. “Com essa pequena alteração, a nossa intenção é garantir segurança jurídica ao contribuinte pernambucano“, disse.

LEIA MAIS

De forma remota e sem transmissão ao vivo, Alepe votará auxílios para os deputados e reforma administrativa nesta terça-feira (17)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza, nesta terça-feira (17), a sessão Plenária para votação de projetos como a criação dos auxílios-saúde, alimentação e moradia, e a reforma administrativa do Governo de Raquel Lyra (PSDB).

A reunião, convocada no período extraordinário, será feita de forma remota. A reportagem entrou em contato com a Casa e foi informada que devido a problemas técnicos, a sessão não será transmitida ao vivo pelo canal da TV Alepe.

A mesma justificativa também foi dada no dia em que foi aprovado, por unanimidade, os projetos de lei que aumentaram os salários dos deputados estaduais, da governadora, da vice-governadora eleita Priscila Krause (Cidadania) e dos secretários de Estado.

Os reajustes, inclusive, foram promulgados pelo presidente da Alepe, o deputado Eriberto Medeiros (PSB), conforme publicação do Diário Oficial do Legislação, no último sábado (14).

A criação dos auxílios-saúde, alimentação e moradia para os deputados estaduais, por meio de projeto de resolução, podem custar mais de R$ 7 milhões por ano ao Legislativo.

Isso significa dizer que cada um dos 49 deputados estaduais terão direito a receber R$ 12.377,37 somando os três auxílios, o que representa um custo de R$ 606.491,51 por mês para o Legislativo.

Os projetos foram apresentados dez dias após a Alepe derrubado o veto do governador Paulo Câmara (PSB), mantendo o incremento de R$ 90 milhões em seu orçamento para o exercício financeiro de 2023, passando a contar com a receita de R$ 832 milhões.

SAÚDE

Na justificativa, a Alepe afirma que “esse tipo de auxílio-saúde é devido também a membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, conforme previsão do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP”.

MORADIA

Neste caso, o parlamentar deverá solicitar o auxílio, mas é necessário atender a algumas condições. O deputado deve encontrar-se no efetivo exercício de suas atribuições; não pode ter imóvel funcional disponível para uso;

O cônjuge ou companheiro, ou qualquer pessoa que resida com o parlamentar, não pode ocupar o imóvel funcional e nem receber a ajuda de custo para moradia ou o auxílio moradia; Por fim, o deputado ou o cônjuge ou companheiro, não podem ser proprietário de imóvel residencial localizado na Região Metropolitana do Recife.

No projeto de resolução nº 3846/2023, que cria o auxílio-alimentação, cada parlamentar terá direito a receber R$ 2.946,99, o equivalente a 10% do salário. A Mesa Diretora apresenta como justificativa para conceder esse auxílio, “as normas e princípios definidos na Constituição do Estado de Pernambuco”.

Deputados pernambucanos tramitam com urgência projetos que criam auxílios saúde, moradia e alimentação

Três projetos de resolução que criam auxílios-saúde, alimentação e moradia aos deputados estaduais tramitam em regime de urgência na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Os benefícios podem custar R$ 7 milhões por ano à Casa.

De acordo com o Jornal do Commercio, mas matérias foram distribuídas nas Comissões de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), de Finança, Orçamento e Tributação (CFOT), e de Administração Pública (CAP). Após a análise, os projetos vão a votação, prevista para o dia 17 de janeiro, a partir das 14h30.

LEIA MAIS

Dulci destaca diálogo aberto com Raquel Lyra

Dulci Amorim (PT) esteve presente na reunião da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), com os deputados estaduais. O encontro na semana passada teve como objetivo discutir a proposta da Reforma Administrativa do Executivo.

“A governadora está no caminho correto e aberta ao diálogo. Todos nós temos exatamente o mesmo objetivo, garantir o desenvolvimento de Pernambuco. E o momento é esse, os palanques são dispensáveis. Agora é hora de trabalhar”, pontuou Dulci.

LEIA MAIS

Raquel envia projeto da reforma administrativa à Alepe

Encerrando a primeira semana da sua gestão, Raquel Lyra (PSDB) encaminhou na sexta-feira (6) o projeto de Lei do Executivo que trata da reforma administrativa do Governo de Pernambuco. A matéria será analisada e votada na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).

De acordo com a gestão estadual, a reforma “permitirá execução do Plano de Governo com foco nas áreas estratégicas para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos, como Mobilidade, Recursos Hídricos e Saneamento, Defesa Civil, Desenvolvimento Regional e Metropolitano e Transformação Digital”.

Outra proposta do projeto é valorizar o servidor, a partir do aumento de 43% nas gratificações das funções técnico-pedagógicas. Além da reforma, o Governo enviou para a Alepe outro projeto que renova o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) por mais dois anos, buscando a garantia do equilíbrio fiscal do Estado.

Alepe convoca reunião extraordinária para votar reajuste no salário de governadora, vice e deputados 


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) convocou uma reunião extraordinária para 10h30 desta sexta-feira (29). O motivo da sessão é o reajuste salarial da governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), sua vice, Priscila Krause (Cidadania) e dos próprios deputados.

O reajuste passará a vigor em 1° de janeiro de 2023. O valor será aumentado de forma gradual para os deputados, que deixarão de receber R$ 25,3 mil mensal para R$ 31,2 mil mensal, a partir de 2023. Quem também será contemplado são os novos deputados estaduais.

A reunião inicialmente estava marcada para hoje (29), mas foi reagendada para amanhã, pois há um veto do Poder Executivo sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) em votação de última hora.

Teresa Leitão e Priscila Krause se despedem da Alepe

Teresa vai para o Senado e Priscila atuará como vice de Raquel

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou na quarta-feira (21) sua última sessão do ano. O dia foi marcado pela despedida de Teresa Leitão (PT) e Priscila Krause (Cidadania). A partir de janeiro elas estarão, respectivamente, no Senado e no Governo do Estado.

No seu discurso de despedida, Teresa destacou o crescimento da representatividade feminina na política estadual. “A parlamentar mais bem votada na história do Legislativo de Pernambuco foi Gleide Ângelo, a primeira experiência de mandato coletivo na Alepe é de mulheres. A primeira mulher a ocupar a vice-presidência e a presidência interinamente da Mesa Diretora da Casa é dessa legislatura, Simone Santana. Para concluir, duas mulheres estão saindo diretamente da Alepe para exercer o cargo de vice-governadora e de primeira senadora de Pernambuco”, disse.

Em sua fala, Priscila que deixa a Alepe para caminhar ao lado da governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que o diálogo com o legislativo será constante. “Como vice-governadora eleita quero deixar uma mensagem simples e direta: Pernambuco precisa da Assembleia Legislativa. Todos vocês terão do governo Raquel Lyra portas abertas para o diálogo e para a construção de um Pernambuco que nosso povo merece”, pontuou.

Antônio Coelho, Lucas Ramos e Fernando Filho recebem diplomas de deputados

Eles serão os representantes de Petrolina nas suas Casas Legislativas

Além da diplomação da governadora e vice, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) também entregou os diplomas de eleitos à senadora Teresa Leitão (PT) e aos deputados estaduais e federais. A cerimônia foi realizada na tarde de segunda-feira (19), em Olinda.

Alepe

Entre os diplomados como deputado estadual está Antônio Coelho (UB), único representante de Petrolina na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) a partir de 2023. Ele foi reeleito e destacou a responsabilidade que terá. “É uma grande honra poder oficializar a renovação do nosso mandato. Ser diplomado reafirma o meu compromisso com o trabalho e com o nosso povo”, escreveu no Instagram.

Os nomes em Brasília

Já na Câmara dos Deputados, o município sertanejo terá dois representantes: Lucas Ramos (PSB) e Fernando Filho (UB), este último reeleito. Lucas, que trocou a Alepe por Brasília (DF) celebrou a mudança. “Tenho muito orgulho da jornada que trilhamos até este momento, e sei da enorme responsabilidade que temos pela frente“, afirmou.

Fernando Filho afirmou que seguirá trabalhando com responsabilidade e agradeceu pelos votos que recebeu neste ano. “Agradeço a cada voto recebido nas últimas eleições e a todos que me acompanham nesta jornada”, pontuou.

Confira a seguir os deputados e deputadas que foram diplomados:

LEIA MAIS

Alepe faz esforço concentrado para zerar pauta legislativa antes do recesso

(Foto:Jarbas Araújo/Alepe)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco promoveu, nesta quinta-feira (15), sessão extraordinária em plenário para votar todos os projetos de lei que beneficiam os pernambucanos e ainda dependiam de aprovação da Casa.

Em um esforço concentrado para zerar a pauta da atual legislatura que termina este ano, os deputados estaduais deram aval a vários projetos e decretos legislativos, a exemplo da legislação que autoriza o plantio e processamento da cannabis sativa no estado, tanto para fins terapêuticos quanto veterinários e científicos.

LEIA MAIS

Comissão da Alepe aprova prioridade em cirurgias para mulheres que perderam mama em tratamento contra câncer


A Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, na semana passada, a prioridade a mulheres que perderam a mama em tratamento contra o câncer. A proposta contempla tanto reparações totais, quanto parciais.

O projeto de lei n° 1502/2020 – de autoria de Gleide Ângelo (PSB) – teve aval da relatora titular do mandato coletivo Juntas (PSOL). A proposta busca atualizar uma lei estadual de 2007, que já concede regime especial nesse tipo de atendimento de saúde. Para ter validade, é necessária a aprovação da matéria no Plenário da Casa.

O que diz a lei atual?

A lei estadual prevê prioridade no atendimento apenas para mulheres vítimas de violência. E com a revisão da matéria, ampliará o serviço para mulheres em tratamento contra câncer.

Alepe debate projeto que incentiva inclusão social de idosos

Uma reunião remota foi realizada na terça-feira (8), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para debater projetos da Comissão de Saúde. Em pauta estavam nove matérias, dentre as quais, o substitutivo que altera a Política Estadual de Incentivo e Educação Tecnológica para a Terceira Idade.

O projeto busca a integração dos idosos na vida social por meio do uso de ferramentas digitais que estimulem a comunicação com amigos e parentes que não morem na mesma localidade. O substitutivo é baseado num PL do deputado Wanderson Florêncio (SD).

Outro tema debatido ontem foi uma iniciativa do Poder Executivo, que viabiliza a implantação do Hospital do Câncer do Sertão do Araripe. A proposta autoriza o Estado a ceder imóvel, com encargo, ao Instituto Social das Medianeiras da Paz, pelo prazo de 30 anos.